Rose Procura Jack

Rose Procura Jack Mel Darbon

Resenhas - Rose Procura Jack

Jorge 23/02/2022

Dissipando os mitos da deficiência cognitiva.
Capacitismo é o termo usado para descrever a discriminação e a opressão contra pessoas com algum tipo de deficiência, que abrange desde a acessibilidade até a forma como a sociedade trata essas pessoas. "Rose procura Jack" é um livro que lança luz sobre essa questão.

A protagonista aqui se chama Rose, tem 16 anos, e é uma adolescente com síndrome de Dawn emocionalmente aberta, bondosa e incrivelmente educada. Ela não só protagoniza essa história, como também é a voz narradora de todos os acontecimentos. E acredito que esse é o detalhe que torna essa narrativa tão especial, tão única, tão envolvente.

Rose namora um moço chamado Jack, pelo qual ela é perdidamente apaixonada. Só que os pais de Rose não apoiam de forma alguma esse namoro, principalmente o pai dela. Ele simplesmente abomina a ideia. Isso porque Jack é um garoto com a saúde mental instável, com crises constantes de raiva, o que faz com ele muitas das vezes, apresente um comportamento violento.

Num determinado dia, Jack tem uma crise muito forte, e é internado pela família numa clínica de recuperação, o que deixa Rose em pânico. E isso acontece porque a família dela não permite que ela receba notícias do namorado durante os dias de internação dele. A família acredita que essa é uma boa forma de quebrar o vinculo, nada saudável na visão deles, que existe entre os dois.

Logicamente Rose não aceita essa condição de jeito nenhum e decide fugir de casa, sozinha, disposta a atravessar a cidade de Londres debaixo de uma nevasca fortíssima, até a cidade onde fica a clinica em que Jack se recupera. Sozinha, ela vai tentando se esforçar para se virar como pode, às vezes, não da melhor forma, mas da forma que ela julga ser o certo.

"[...] O telhado é como uma bolha. Está nevando. Neve é como mágica. Deixa o mundo tranquilo. Cobre toda a sujeira e a faz parecer limpa e branca. Quando o sol brilha, faz um milhão de diamantes cintilarem no chão. Então você pode andar sobre as estrelas."

Acontece que a tempestade de neve nem de longe será o maior perigo que essa adolescente vai precisar enfrentar para reencontrar o seu Jack. Parece que eu contei demais, mas não, esse é só o ponto de partida da jornada de Rose.

É importante dizer que é um livro de estreia. Portanto, não é um livro perfeito, mas é excelente naquilo que ele se propõe a ser. Ao término da leitura, em uma carta aberta, a autora da obra deixa um recado importante aos leitores, que acredito resumir bem a mensagem que o livro procura transmitir: Quando a gente julga alguém por sua deficiência, desconsideramos as suas singularidades e habilidades. E isso não é nada bom, afinal todos nós temos uma voz interna que precisa ser ouvida, visto que experimentamos as mesmas emoções e desejos, queremos ser amados, queremos amar, queremos ser aceito, sem limitação.

Aqueles que curtiram a leitura de "Extraordinário" e "Em Algum Lugar Nas Estrelas", com certeza vão adorar conhecer esse livro. Recomendo fortemente a leitura.

SueSouza 07/03/2021

MARAVILHOSO
Hey Pockets!!
Li o livro Rose procura Jack para o desafio do Pocket e que leitura maravilhosa, que nos ensina, aquece nosso coração e ao mesmo tempo gera um sentimento de frustação, por não poder defender Rose e saber que muitos pessoas como Rose ou com outras síndromes sofre preconceito e não é aceito pela sociedade.
Na história temos Rose uma jovem com síndrome de down que tem 16, namora Jack a 6 meses e os dois se amam, e já fizeram vários planos para o futuro. Mas Jack embora pareça “perfeito” fisicamente ele bateu a cabeça quando criança e não consegue controlar seus acessos de fúria. Jack não aparece para encontrar Rose, ela acaba indo atrás dele e o encontra dentro do armário da escola, eles são pegos, são separados e dessa vez Jack é levado para uma fazenda onde deve aprender a manter sua fúria controlada, lá ele escreve vários cartões para Rose, porém ela não recebe.
O pai de Rose tem medo que Jack acabe machucando Rose e esconde os cartões, Rose está sofrendo pois não sabe viver sem Jack, e ao escutar que ele mandou cartões fica furiosa com o pai, a noite pega os cartões e arma um plano de encontrar Jack e eles ficarem juntos. Rose embarca numa aventura em busca de Jack, e vai enfrentar várias situações difíceis, pois acham que ela é incapaz por ter down, e muitos pessoas a trataram mal e farão mal, enquanto outras pessoas se mostram solidárias e ajudam.
Rose nos ensina que não importa se você tem uma síndrome, se você tem objetivo você pode fazer o que desejar, e ir atrás. E mostra o quanto ainda existe preconceito contra pessoas com síndrome de down. Uma história verdadeira, repleta de ensinamentos e reflexões, onde a empatia, a família, as amizades e o amor são o que enriquece o enredo. Além disso, no final a autora faz um relato lindo sobre seu irmão.
Vocês conhecem outro livro com personagem que tenham alguma síndrome para indicar?
#culturapocket #books #sindromedown #desafioliterario2021CP #roseprocurajack #pocketsuellen
Bianca 04/04/2021minha estante
Indicações de livros com personagens com algum tipo de síndrome/transtorno:

Passarinha - síndrome de asperger
Flores para Algernon - transtorno de desenvolvimento intelectual
Não era você que eu esperava - síndrome de down

Aline164 27/05/2021minha estante
O filho eterno - Síndrome de Down

SueSouza 27/05/2021minha estante
Obrigada Meninas. Passarinha é linda já li. Vou procurar os outros.??

Aline164 28/05/2021minha estante
Sue, lembrei também da HQ "A diferença invisível" - a quadrinista relata sua descoberta e convivência com a síndrome de Asperger. Eu amei essa HQ.

SueSouza 28/05/2021minha estante
Li em abril essa Aline, amei demais, acho que uma das mais realista do tema que já li. Adorei tbm. Acho tão necessário esses temas. Obrigada ?

Jorge 23/02/2022minha estante
Em Algum Lugar nas Estrelas.

Mariana 18/05/2021

Uma aventura meiga
Logo em sua estreia, Mel Darbon construiu uma história muito fofa entre um casal de namorados.

A personagem principal é Rose, uma garota de 16 anos que, escondida de seus pais, segue sozinha até Brighton, cidade onde seu namorado Jack está. Mesmo com síndrome de down, Rose é capaz de chegar ao seu destino com a ajuda de uma amiga da escola. Contudo, a forte nevasca durante o mês de dezembro impede os trens de transitarem normalmente e são inevitavelmente cancelados.

Com isso, Rose dependerá de ajuda de pessoas ao traçar uma nova rota para chegar até Brighton.

Sempre quando recebe ajuda, Rose consegue ser educada até quando dá suas pequenas "indiretas do bem" como: fumar é ruim, comer muito hambúrguer faz mal à saúde e que roubar é errado. Por muitos momentos, enganei-me pensando que o livro poderia ser somente sobre as dificuldades que Rose teria por ter down.

O livro narra diversos personagens que são considerados minorias e muitas vezes são alvos de aversão e deboche da sociedade. Mesmo esbarrando com uma jovem traída pelo namorado, uma garota forçada a se prostituir e um mendigo, Rose consegue perceber que todos possuem uma boa índole.

Do início ao fim, ocorre algo inusitado que impede Rose de seguir seu caminho. Muitas vezes, não são suas limitações com a deficiência, e sim devido às ações de outras pessoas.

Foi uma aventura acompanhar Rose em busca de Jack. Adorei ler os pequenos ensinamentos da autora ao falar sobre as principais características de quem tem down. Com certeza ajudará muitos leitores a descobrirem melhor sobre o tema.

Ju Harue 31/05/2021

Foi uma leitura surpreendente, uma vez que foi muito além do que esperava/imaginava e esse é um dos impasses que tive, ao mesmo tempo que gostei da forma como a história se desenvolve, eu achei que algumas situações foram para um rumo que as vezes em pareceu uma história dentro da história. Foi uma leitura bem intensa com picos de felicidade quando iam "bem" as coisas, a autora abordou muitos preconceitos e situações difíceis que tornaram a leitura uma experiência única, e destaque para a excelência na tradução, uma vez que transporta-nos a uma identificação maior com a história de Rose e Jack, sua maneira de se expressar e os sentimentos e sensações. O final foi emocionante e poder ler ele em conjunto com o Piquenique Literário foi mais agregador ainda as reflexões.

Natalia Livia 31/01/2022

Não sei dizer o que o livro representou pra mim. Estava muito ansiosa para ler, desde que descobri que a personagem principal é uma menina com síndrome de down. Meus amigos mais próximos sabem que eu tive o prazer de ter tido um tio síndrome de down (ele era um dos mais velhos da minha cidade). Infelizmente ele já faleceu e eu sinto a falta dele todos os dias. Por isso o livro foi tão importante pra mim...
Enfim, gostei muuuuuito do livro! Super fácil e rápido de ler.
Amei a Rose e sua determinação em achar o Jack. Achei os dois muito fofos!
Algumas coisas me incomodaram um pouco, senti falta do fechamento de algumas histórias e tal, mas no geral eu gostei muito.
Suuuper recomendo a leitura!

Duda 28/06/2022

Rose não é Rose sem Jack? Jack não é Jack sem Rose?
Gente QUE AMORRRR,pensa em um livro fofo,a Rose é um amor e vem quebrando todo esse tabu imposto pela sociedade de que pessoas com síndrome de down não podem fazer as mesmas coisas que outras pessoas,ela prova que tanto elas podem fazer igual como até mais,com sua determinação e coragem ela enfrenta desafios,quebra barreiras e vai atrás do seu objetivo sem medo de nada. Tudo com um único propósito,seu Jack,o amor/relação deles é algo lindo de se ler,você se apaixona pela relação deles e em como um fortalece o outro. É um livro com uma leitura fácil e com várias mensagens importantes que cabem ao leitor compreender e entender, que você pode pode tudo só basta você ser de-ter-no-na-do.
DANILÃO1505 28/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Duda 28/06/2022minha estante
Muito obrigada??

Tina 24/11/2022

Enjoativo
Literalmente é um livro enjoativo
Vc não sabe o que está lendo e o que está se passando, fiquei cada vez mais confusa. (Coloquei no lendo so pra aparecer ali em cima)

Fabiana.Ribeiro 26/05/2021

Livro favoritado com sucesso.

Rose procura Jack, me encantou de mil maneiras diferentes. E me fez lembrar que o amor é capaz de renovar nossas forças mesmo quando elas já estão esgotadas.
Em muitas partes do livro tive vontade de entrar na história pegar a Rose, colocá-la em um portinho e levá-la em segurança até o Jack, mas ela sempre me mostrava o quanto é IN-DE-PEN-DEN-TE e que ela é capaz de fazer tudo.

j.psse 15/10/2021

Acho que a Rose foi uma personagem bem determinada e independente. Apesar de que sua felicidade dependia do Jack.

Achei o final meio aberto, queria saber como ficou as meninas da casa ruim.

Eu nem sabia que esse livro falava sobre esse assunto, e me supreendi e fiquei triste porque infelizmente, é a realidade de muita gente...

Ana 06/01/2022

5?/5
Neste livro vamos acompanhar a jornada de Rose, uma menina de 16 anos (e 10 meses) com síndrome de Down, que procura o namorado que foi levado para outra cidade após ter acessos de raiva.

A história e a Rose são cativantes, é o tipo de livro que você não desça até acabar.

Infelizmente não conheço ninguém que fale (apenas uma bebê) com a síndrome para poder me aprofundar no assunto, então não é meu lugar de fala falar se foi ou não foi fiel.

MahluH 29/06/2022

Perseverança
O livro ensina muitas coisas, assim como também nos mostra uma nova visão das pessoas com algum tipo de deficiência, principalmente Down, autismo, etc. Única coisa que eu realmente não gostei foi que certas partes eram muito enroladas e o livro só fica emocionante de verdade no meio do livro. Entretanto, o final é incrível e lindo! Recomendo ler com muita paciência no início, pois o final vale a pena, ele não é aquele super final de ficar de boca aberta, mas realmente vale a pena e deixa o coração quentinho.

Júlia 29/12/2021

Nhe
Não curti muito não, muitas coisas me irritaram de verdade durante a leitura, como por exemplo os erros de gramática, tem MUITOS erros durante todo o livro, eu entendo que talvez tenha sido proposital diante do contexto mas não deixa de ser horrível se concentrar na leitura assim.
Outro detalhe que me incomodou foi que parece que o livro inteirinho é apenas uma completa enrolação, no começo do livro é até legal e interessante ?enxergar? o mundo do ponto de vista da Rose, mas depois desses primeiros capítulos tudo fica muito ?igual?, claro tem algumas partes inesperadas e que tratam de assuntos importantes ali no meio mas no final tudo se resume a: ?JackJack quero o Jack?