Iniciação à Umbanda

Iniciação à Umbanda Wagner Veneziani Costa...

Resenhas - Iniciação à Umbanda

Lari 02/10/2023

Interessante para quem está começando
Gostei do livro.
É um livro para quem está começando e quer começar a entender um pouco da umbanda.

Katita 10/05/2013

Livro incrivel!!!!

Eu procurei um livro que falasse sobre a história da Umbanda por ser leiga no assunto.

Este livro conseguiu tirar várias dúvidas sobre, mas algumas perguntas sempre ficam.

Indico a todos!
Andre.Luiz 02/10/2017minha estante
como le o livro

Deyse.Lima 02/05/2019minha estante
Você tem ele em PDF?

Karimam 01/05/2023minha estante
Como consigo abrir o livro

arthyurii 05/04/2023

Obra interessante.
O seu livro traz uma base magnífica sobre à Umbanda. Abrindo espaços para reflexão e discernimento, além de ajudar muitos em busca de um desenvolvimento espiritual. O autor sintetiza de forma mais simples possível conhecimentos complexos.

valmirlins 09/02/2020

Excelente livro, mas precisa de atualização!
Buscando os fundamentos da religião centenária mais conectada com a natureza entre as existentes, me deparei com a obra de Ronaldo Linares, que abrange de maneira prática e eficiente os principais pontos da cultura umbandista: quem são os orixás, exus, pombagiras, como surgiu a umbanda, porque, quais os princípios das casas umbandistas e dos seus filhos, os principais objetos, ervas e outros artigos de proteção. Me surpreenderam positivamente a abrangência e a qualidade do material. Minha única observação negativa é acerca da ?desatualização? do vocabulário. A edição é de 2019, mas ainda trás termos pejorativos à população afrodescendente, como ?magia negra?, ?ovelha negra? e afins. Erro básico que não pode mais ser cometido, né? Ou, se citados ainda sob esta configuração, acompanhar uma nota de rodapé explicando que a afirmação do termo se dá por uma referenciação histórica mas que caíram em desuso. Fica o feedback. Apesar disso, recomendo a leitura aos interessados ou àqueles que buscam eliminar de si o preconceito.

Verônica 29/03/2022

Um ótimo livro para compreender as origens da umbanda e conhecer a forma mais pura do culto umbandista, suas simbologias e o básico da religião

Gabriela.Cruz 30/01/2024

Uma umbanda cheia de caridade
No começo desse livro se tratamos de um jovem que cresceu em uma família católica, mas ele era diferente, possuía o dom da mediunidade, mas naquela época as únicas incorporações eram de alto escalão, no caso seria pessoas brancas, ou seja, nada de caboclos, pretos-velhos e crianças, mas esse jovem foi diferente na mesa de Kardecista, ele além de incorporar um caboclo, deu início a nossa querida Umbanda, onde nesse livro mostra que umbanda é caridade, e uma frase que marcou muito é faça de graça o que é foi concedido de graça, além de muitas explicações sobre nossos Orixás e símbolos de rituais.

Anne 26/06/2021

Aprendi muito com o livro ele é realmente um ótimo guia para se iniciar. Espero aprender cada vez mais sobre essa linda religião

Giselle Cruz 25/01/2022

Lindo!
De todas as religiões a Umbanda é a que mais me apetece por vários motivos: Não se tem luxo na Umbanda, se prega o amor e caridade na Umbanda, sua salvação ou doença não pode ser comprada na Umbanda: "Daí de graça o que de graça recebeste"
Livro lindo e esclarecedor! Só aumentou minha admiração por essa linda religião!

@clubethebookonthetable 20/01/2017

Uma aula de História muito interessante!
Visando a compreensão de novos universos, resolvi desmistificar essa tão falada religião Umbanda, objetivo muito bem suprido por esta obra que apresenta os fundamentos da Umbanda e um dos seus autores é nada menos que o Diretor-Presidente da Federação Umbandista Ronaldo Linhares.

Mais do que o esclarecimento sobre a religião em questão, este livro é uma verdadeira aula de história. Eu não sabia que o preconceito rompia as barreiras da vida e da morte também! Nas seções espíritas Kardecistas só eram permitidas a incorporações de pessoas que foram notáveis em vida e brancas. Assim surgiu a Umbanda, que permitia a incorporação de todos.

Obviamente por este motivo, atraiu em sua maioria os negros (vivos e mortos) e conforme a religião foi evoluindo, seus adeptos, foram agregando suas culturas. Eis que hoje usa-se tambores, agogôs, etc.

Na época da escravidão os negros eram obrigados a praticar o catolicismo então eles esculpiam os santos católicos em madeira e os deixavam ocos, tornando possível então inserir pedras que simbolizavam seus deuses/orixás, desta forma eles poderiam cultuá-los disfarçadamente.

O senhor do engenho perguntava sobra a tal pedra no interior do santo e o escravo dizia que era para dar estabilidade. Eis que o branco teve uma ideia! Começou a comercializar "santos", que na realidade traziam outras mercadorias em seu interior, afim de driblar os impostos devidos à coroa. Daí a expressão "santo do pau oco".

É por isso também que cada orixá tem seu santo católico correspondente. Esta correspondência chama-se sincretismo religioso. Exemplo: Jesus é Oxalá, Santa Bárbara é Yansan, Sáo Jorge é Ogum, etc.

Além da viagem histórica que esta obra oferece, da qual eu me deliciei, também aborda a questão do Poder do Pensamento. Curiosamente eu havia resenhado recentemente o livro "O Segredo" que trata exatamente deste assunto, confirmando mais uma vez a tese da Lei da Atração.

Descobri ao final desta leitura que no fim todas as religiões que andei pesquisando até o presente momento são parecidas, tudo é uma questão de ponto de vista e circunstâncias! As religiões apenas recebem roupagens novas conforme seus seguidores e regiões, agregando e absorvendo seus costumes e rituais.

Yoko Yu

site: https://www.facebook.com/Thebookonthetable/

Renata.Seta 02/05/2019

Muito esclarecedor
Super recomendo esse livro. De escrita fácil,li em 2 dias. Para quem quer conhecer a Umbanda, é uma ótima forma de começar.

Karina.Carvalho 03/10/2020

Ótimo livro introdutório à religião.
Descobri várias coisas que não sabia.
Anabel.Antunes 20/02/2021minha estante
Como eu faço pra conseguir ler ele ?

Karina.Carvalho 20/02/2021minha estante
Eu peguei emprestado com uma amiga, mas deve ter alguém aqui no skoob querendo trocar

oariellucas 06/09/2022

Ótima leitura
Tem muito a agregar apesar de também ter muita coisa a não ser usada logo de cara. Mas é muito bom recomendo

Katharina 10/11/2022

Muito bom pra quem quer aprender um pouco sobre a umbanda, bastante esclarecedor e bem didático. Explica desde o inicio, como se deu a criação da umbanda no Brasil, esclarecendo também detalhes dos rituais

layenem 19/01/2023

Esclarecedor
Um livro de fácil compreensão para quem está iniciando ou para quem é simpatizante e gostaria de aprender mais sobre a religião. Umbanda é amor e caridade.

lucy 23/07/2023

Extremamente enriquecedor!
De uma forma simples e prática, Ronaldo de Linares e cia, conseguiu sintetizar os aspectos mais importantes da religião Umbandista, desde sua origem, sua influência sociocultural até os trabalhos realizados dentro do terreiro. Recomendo a qualquer pessoa que tenha interesse na religião e que gostaria de conhecer, só acho que deveria ter deixado um pouco mais claro que alguns fundamentos podem variar de terreiro em terreiro. No mais, excelente!