De amor e amizade

De amor e amizade Clarice Lispector

Resenhas - De amor e amizade

Surrender_Nih 28/08/2021

Muito mais que apenas "Amor e Amizade"
Acho que essa foi a primeira leitura obrigatória do colégio que eu realmente gostei. Talvez porque foi um livro "tranquilo" de ler, ou pelo período, ou pela temática... Não sei dizer. Apenas gostei!

Não tenho o costume de ler crônicas, mas acabei gostando dessa temática de historias pequenas. Mas, o que mais gostei nesse livro é que parece que a autora está realmente conversando com a gente, como se estivessemos em um domingo chuvoso tomando chá quente e conversando sobre as histórias da vida, enquanto estamos enroladas em cobertores quentinhos.

Eu sei que a temática é "Amor e Amizade", mas senti mais que isso. Houve momentos em que pude sentir dor, conforto, saudade. Lembrei de pessoas enquanto lia certas crônicas específicas, pessoas que me fizeram sorrir triste e outras que me fizeram rir. Posso até mesmo dizer que me senti nostálgica.

Espero poder ter a experiência de ler esse livro fisicamente um dia, acho que seria interessante reler ele. Coloquei-o na minha pequena lista de releituras obrigatórias no futuro!

Bruna 18/01/2022

Mais uma coleção incrível
Igual a todos os outros contos e crônicas da Clarice, estes de amor e amizade te fazem refletir e trazer os textos para o seu cotidiano.
Ela descreve esse tema de uma forma complexa, mas que ao mesmo tempo é simples. Escreve de uma forma íntima e real.

Camila 14/12/2022

Gostei bastante, mas do que imaginava. As crônicas são leves e divertidas, bom jeito de começar a ler Clarice.

Nina 29/01/2022

expectativas
eu comecei lendo essa coletânea de crônicas para o vestibular e fui surpreendida com o quanto eu gostei dessa leitura, é realmente um ótimo livro para jovens porque a leitura é fácil, rápida e simples, mas as discussões que cada crônica traz é incrível, li crônicas em 1 minuto e fiquei horas pensando e debatendo sozinha sobre os seus significados e possibilidades.
Todos deveriam ler Clarice.

aninhastt 31/01/2021

Foi o primeiro livro que li da autora e achei muito bonito, o jeito que ela escreve é único! Mas crônica não é muito meu estilo de leitura, por isso não aproveitei tanto... acredito que daqui um tempo vou procurar novos livros da autora ?

deverasvieira 31/01/2023

ótimo livro, cumpre bem seu papel
Deixo aqui o meu amor à Clarice, sua investigação minuciosa do cotiado que dividem textos com grandes passeios em seus devaneios, essa dinâmica cria uma profundidade abissal, logo é muito fácil qualquer um que sofre ou já sofreu se identificar com a melancolia da autora, acredito que essa obra está longe de ser uma de suas obras primas como "perto do coração selvagem", "a moreninha" ou "a vida íntima de Laura" porém cumpre o seu papel de aproximar mais o leitor de sua escrita, tem uma leitura gostosa e leve (apesar de que em alguns momentos tive que pausar a leitura por uns minutos antes de retomar com suas palavras).
deverasvieira 31/01/2023minha estante
cotidiano*

Larissa3174 03/10/2023

Simplesmente Clarice!
Amei a leitura deste livro, estou simplesmente obcecada pelos livros da Clarice. O livro conta histórias sobre amor e amizade, mas senti que falava sobre muito mais. A leitura me cativou do começo ao fim.

Marina516 09/09/2023

Em meio a uma escrita um tanto confusa, Clarisse conseguiu me cativar com suas crônicas e no final eu percebo que foi uma bela experiência ler este livro.

Vou anotar aqui algumas das minhas crônicas favoritas:

Os grandes amigos;
Nossa truculência;
Por causa de um bule de bico rachado;
Amor, quati, cão, feminino e masculino;
Amor;
Uma história de tanto amor;
Supondo o certo;
Uma experiência;
O sueter;
Prece por um padre;
Um pedido;
Olhava de longe, sem rancor;.
Tanto esforço;
Por quê?;
O primeiro beijo.

Eu poderia ter marcado no livro se ele fosse meu, mas é da escola e eu tenho que entregar amanhã, então aproveitei pra anotar as que eu lembrei. Tem umas que são muito perfeitas, nossa!!!!! Muito bom de ler???

Juuj 09/08/2021

"Porque nem todos morrem."
Tive que ler a obra por causa da escola. Geralmente quando são livros obrigatórios, para mim, acho um saco, porém esse livro realmente me surpreendeu...

Não é a toa que Clarice Lispector é considerada uma das maiores autoras do Brasil, é impressionante a escrita do livro e como ela consegue te passar todos os sentimentos que ela escreve, principalmente nas últimas crônicas como a angústia, a solidão, o arrependimento de algumas ações que ela fez ao longo da vida e até mesmo o desejo da morte.

Obviamente teve algumas crônicas favoritas, como homem se ajoelhar, a comunicação muda e por causa de um bule de bico rachado. Com certeza pretendo ler outros livros dessa autora, sendo que é um livro rápido mas exige um pouco mais de atenção. ?
Michel.Almeida 09/08/2021minha estante
Ótima resenha, me inspirou a ler o livro e me ajudou em assuntos didáticos futuros. Obrigado e um ótimo parabéns ?

ppedraum 21/09/2021minha estante
São crônicas memoráveis, mesmo. Clarisse é incrível. Mesmo.

Kedma.Favero 20/04/2023

De amor e amizade
Eu amei!!! É tudo o que posso dizer.
Estava para ler esse livro há um bom tempo, mas sempre deixava de lado (pura preguiça).

Parece uma conversa de amigas durante um cafezinho às 15h no centro do Rio!!!!!! É incrível como Clarice consegue se fazer tão próxima do leitor!

Todo mundo, com certeza, vai se identificar mais com um texto ou outro, mas vai se identificar com alguma coisa.

Recomendo a todos!!! Principalmente para começar a ler Clarice Lispector.

”Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”

bea 30/11/2022

Vários tipos de amor
Li esse para o vestibular da UFSC e mesmo sendo bem diferente dos livros que eu normalmente leio foi legal poder ter esse contato com a escrita de Clarice

Helena1004 31/08/2023

Escrita carinhosa!
Clarice tem Paixão com P brilhando nos olhos e isso fica explícito em cada palavra e pensamento que escreve.

Estou muito feliz por ter achado esse livrinho com pouco mais de 100 páginas, pois é realmente um presente. Numa seleção de crônicas que ela escreveu no período de 1967 à 1973, estas inclusive presentes no livro A Descoberta do Mundo, ela se despe dos personagens de seus romances e temos alguns vislumbres de como seria ser próxima dela.

Com crônicas que abordam muito além de amor e amizade, Clarice descreve com mãos de fada as coisas mais simples do cotidiano e eleva até o ápice da condição humana. Ela ainda tem o charme que é o poder de escrever sobre absolutamente qualquer coisa da forma mais linda.

Encontrei nessas páginas um lugar de acolhimento e aconchego que, com o tumulto da vida, nem sempre consigo reservar. Me vejo voltando às suas páginas constantemente.

Recomendadíssimo!

geovana 13/03/2024

Quando o amor é grande demais torna-se inútil.
Esse livro foi perfeito, uma escrita "mais clara" do que geralmente sao os textos da Clarice, pra quem quer começar a ler os livros dela eu recomendo com certeza colocar esse pelo menos nos três primeiros.

?Meu mundo é feito de pessoas que são as minhas - e eu não posso perdê-las sem me perder.?

?O que nos salva da solidão é a solidão de cada um dos outros. As vezes quando duas pessoas estão juntas, apesar de falarem, o que elas comunicam silenciosamente uma á outra é o sentimento de solidão.?

Mais um nacional muito bom!!

carol 26/05/2023

Que experiência, que livro!!
A cada página terminada era uma facada no coração, a Clarice tem aquelas leituras onde você não quer acabar nunca, nunca mesmo.
Me identifiquei com 95% do livro, o que certamente me deixa preocupada, mas sigo apaixonada e obcecada por Clarice Lispector.
Enrolei um pouco pra terminar, mas foram coisas do cotidiano.

leitordamadrugada68 21/08/2022

Achei super interessante a ideia de juntar várias crônicas e textos da Clarice em um livro. Adoro as obras dela e nunca havia tido a oportunidade de ler essas obras menores antes.