A mosca azul

A mosca azul Frei Betto




Resenhas - A mosca azul


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Victão Lopes 14/09/2013

Excelente
Um livro que aborda política, socialismo, capitalismo, história do PT, neoliberalismo, fé, cristianismo e até consumismo infantil de maneira muito lúcida e precisa. A escrita é meio cansativa, mas o conteúdo é nota dez.

O Frei Betto dá dois murros, um na cara da esquerda e outro na cara da direita. Na primeira, dá um murro dizendo "larga de ser sonhador, bota os pés no chão, entenda contra o quê você está lutando e como fazer esta luta! E para de se achar o salvador da humanidade!". Já na direita, o golpe significa mais um "para de ler Veja e essas merdas e veja como tecer uma crítica menos superficial ao PT e à esquerda.
Victão Lopes 22/10/2018minha estante
*contra o que
*e à esquerda".




Vanessa 12/04/2013

Antes de falar isto ou aquilo sobre isto ou aquilo primeiro conheço.
Frei Betto faz uma análise crítica sobre o governo Lula e o que se transformou os programas sociais.
comentários(0)comente



Bbortolotti 22/09/2018

Betto e a política
Devido ao contexto em que foi escrito (pouco depois de Betto ter saído do governo Lula), o livro possui um tom de ressentimento que por vezes incomoda. No entanto, A Mosca Azul é um ensaio bastante lúcido sobre a relação de Betto e o PT durante os primeiros anos do governo Lula. Além de trazer uma reflexão crítica sobre os erros do PT que parecem persistir até hoje, Betto traz um olhar ético e estético sobre as relações de poder, traça paralelos entre a mística e a política, esboça paralelos políticos entre vários autores e períodos históricos. Frei Betto é até hoje uma das principais referências para se pensar a consoldação da esquerda brasileira nas últimas décadas, além de ter participado da luta contra a Ditadura, foi figura fundamental para a fundação do PT, especialmente pelo papel atuante nas Comunidades Eclesiais de Base. Devido a essa proximidade de Betto em diversos momentos do Partido dos Trabalhadores, ele talvez seja a principal referência para entender os principais erros de Lula e do PT, apontando brechas para uma improvável autocrítica que o partido dificilmente fará.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR