A Escuridão de Kyoshi

A Escuridão de Kyoshi F.C. Yee

Resenhas - The Shadow of Kyoshi

1 | 2 | 3 | 4

Lenas 07/07/2022

Olha, o primeiro livro foi *chef's kiss*
Mas esse segundo livro... foi ainda melhor, eu to que não sei nem o que dizer.

Absolutamente tudo nesse universo/livro é incrível...
Os personagens, os arcos, os plot twists e a escrita.

Se fosse pra fazer alguma crítica "negativa" seria devido ao fato de não ter muito da Opera Voadora nesse livro (mas tem um pouquinho, então tudo bem, sem reclamações)

Muito bom!

bubbleart 11/11/2020

Kyoshi: a melhor avatar
Queria muito que essa duologia fosse uma série de livros. Kyoshi viveu por mais de 200 anos e nós só lemos 17 deles E FOI SENSACIONAL!

Eu digo tranquilamente que a Kyoshi é a melhor avatar. As melhores lutas e os melhores personagens da franquia estão nesses livros! Além disso, gostei DEMAIS de aprender tanto sobre a Fire Nation e sinto que poderia ler muito mais sobre.

Acho que The Rise of Kyoshi (o primeiro livro!) foi mais emocionante, mas The Shadow of Kyoshi teve um desenvolvimento tão fenomenal da Kyoshi que, sério, me apaixonei de montão. Cabe destacar que o antagonista é excepcional. Nossa, quantas emoções.

Eu amo que o livro desmistifica a imagem que o fandom criou da Kyoshi. E eu ganhei refrescos, porque minha Avatar favorita é bissexual igualzinha a mim. Poxa, só amores por esse livro
Franci 16/01/2021minha estante
Senti exatamente o mesmo que você. E ela e Rangi que perfeitas.

Victor 14/03/2024

A historia da Kyoshi me impressionou muito! Eu peguie os dois livros para ler sem saber muito o que esperar, mas foi algo surpreendente! Esse segundo livro principalmente, o primeiro é mais fofo, mas esse é cada plot twist que eu ficava chocado a todo momento!! Amei os personagens e o desenvolvimento; amei saber mais da historia de Kyoshi e Kuruk. Ansioso para as proximas Cronicas do Avatar
Victor 14/03/2024minha estante
Só para completar: fiquei nos ultimos 3 capitulos nao querendo terminar porque tinha me apegado aos personagens e nao queria os deixar.

Jhé 31/12/2020

É uma caminhada massante sobre o cadáver da grandeza
Enquanto The Rise of Kyoshi conquista nosso coração nos dando uma boa introdução de uma das avatares mais poderosas e emblemáticas, The Shadow of Kyoshi é justamente o que seu nome diz: uma sombra, uma escura e densa sombra, desagradável e talvez até mesmo fedida.
As decisões tomadas na construção das relações culturais e sociais na Nação do Fogo são quase uma ofensa. A importância dos agni kais reduzida a brigas de homens barbudos querendo honra, e a própria honra, que moveu a trama do Zuko, aqui parece uma tolice de mortais. Talvez realmente seja. Mas a imagem de uma nação fragilizada por conflitos não é construída de forma que possamos sentir orgulho pelo que sabemos que ela se tornou ao contrário, é só desgostosamente amarga e enervante.
Mas decisões duvidosas que interferem no universo já haviam sido tomadas em The Rise of Kyoshi e eu fui capaz de perdoa-las, porque havia uma trama ali que me angustiava e me deixava preocupada com os personagens.
The Shadow of Kyoshi não tem isso. O roteiro caminha, caminha, caminha e não chega a lugar nenhum. Ao invés de narrações tão expositivas sobre coisas que o leitor pode interpretar por si mesmo, F. C. Yee poderia ter focado em desenvolver o enredo.
Os ferimentos dos personagens não tem consequências que afetem de fato a trama. Tudo parece tão superficial. É como vislumbrar uma bela e imponente estátua de mármore para depois descobrir que na verdade ela foi construída por isopor.
A grandiosidade de Avatar, seja em a lenda de Aang que continua sendo a melhor em termos de construção de enredo ou em a lenda de Korra, é que nós somos conquistados e presos pelos personagens. Nos importamos com eles, nos divertimos por eles, tememos por suas vidas e tememos pelos seus ideais. Em The Shadow of Kyoshi é extremamente difícil se importar com algo que não seja a incômoda sensação de ver algo que você tanto gosta sendo estragado.

Lous.Paulin 22/09/2022

É maravilhoso ver a kyoshi continuar amadurecendo nesse livro, mesmo depois de tantos erros. Me incomodou um pouco como alguns elementos levantados no primeiro livro foram deixados um pouco de lado nesse
Rafa 28/01/2023minha estante
Você acha que rola ler esse sem ter lido o primeiro?

Lous.Paulin 31/01/2023minha estante
Pior que acho que não, toda a construção das personagens e o contexto vêm do primeiro

lari 09/02/2022

"This was the era of Kyoshi. There would be no other."
Mais um livro da kyoshi terminado e tenho que admitir que achei esse mais fraco que o primeiro.

Esse livro foi mais focado nos B.O da nação do fogo, oq foi muito interessante. Vc consegue ter uma ideia sobre como eles eram antes do rolê todo do Ozai.
Gostei de saber um pouco sobre o Kuruk e da Yangchen. Acho que Avatar tem história pra fazer 1000 livros e 1000 séries pq nossa, que universo bem feito, que personagens incríveis.

Não gostei muito do pessoal da Flying Opera Company só aparecer no final do livro. Os personagens são tão bons e divertidos! Queria mais aparições deles ?

Enfim, foi uma ótima leitura.
Kyoshi e Rangi eu amo vcs pra sempre!!
Rafa 28/01/2023minha estante
Você acha que rola ler esse sem ter lido o primeiro?

lari 29/01/2023minha estante
melhor ler o primeiro antes!

K4U3 14/11/2022

O Fim do Começo da Jornada de Kyoshi
Uma dúvida que havia ficado em minha cabeça quando eu terminei o primeiro livro foi se realmente seria necessário uma sequência. E conforme eu fui lendo esse, eu percebi que sim.

Aqui a história nos mostra a Kyoshi já estabelecida como Avatar tendo que ir até a Nação do Fogo para resolver um conflito político, enquanto investiga mais a respeito do seu Avatar passado: Kuruk.

A ambientação aqui já é bem diferente do primeiro, que se passava no Reino da Terra. Agora, na Nação do Fogo nós vemos que a situação do país está muito mais ligada a status. E eu adorei todo esse paralelo de classes sociais estabelecido entre os dois livros.

O autor continua mantendo uma boa narração cheia de metáforas que eu particularmente gosto bastante e ajudam a compreender melhor as cenas.

A ação não está tão presente aqui quanto no primeiro, mas mesmo assim ainda são momentos empolgantes.

A trama possuí diferentes lados que de certa forma estão entrelaçados e acabam influênciando um ao outro.

Outra coisa que eu amei nesse livro foi todo o desenvolvimento que nós vemos da Kyoshi referente a responsabilidade que ela tem como Avatar, e todos os problemas e injustiças que ela tem que enfrentar, e toda a sua revolta referente a tudo isso. É incrível a forma como o autor trabalha esse sentimento nela.

No geral, esse é um bom livro. Confesso que teve algumas coisas que me desapontaram, mas no geral ainda assim é uma boa história. Foi muito bom ver a origem dessa Avatar incrível, sem dúvidas a minha favorita.

Gio_Bri 24/05/2023

Kyoshi a avatar da diplomacia
O livro é a continuação da história da reencarnação do dito ponte entre o mundo físico e espiritual, a avatar Kyoshi. Após os acontecimentos do vol 1, a dominadora se encontra ainda se adaptando ao seus deveres como o avatar do mundo.

A guerreira após sua crescente fama entre as quatro Nações, é convidada para conhecer a elegante e rígida nação do fogo. A convite do senhor do fogo Zoryu, Kyoshi juntos aos companheiros de viagem descobre grandes armações que ameaçavam a paz da nação do fogo.

A dominadora dos quatro elementos, busca formas de manter o equilíbrio da nação, mas um fantasma de seu passado volta para se tornar o seu maior dilema e o peso de ser a reencarnação do avatar, não melhorava a situação.

Kyoshi se encontra entre descobertas e decepções, amadurecer e sua dominação torna-se mais primorosa.

O livro cria uma grande imersão nos sentimentos dos personagens, de forma que sentimos as dores e aflições deles em cada dificuldade, tornando assim eles mais humanos.

As páginas que carregam grandes batalhas durante o livro, são quase sentidas. Conseguimos imaginar quando um ataque um Jato de fogo sai das mãos de Rangi com força ou se água de cura da Atuat está brilhando tão forte e conseguimos sentir os impactos das movimentações das grandes rochas dominadas por kyoshi.

O livro é bem construído e é uma leitura leve para todos que sentirem vontade de conhecer um pouco mais da origem da avatar Kyoshi.

????

iara170 15/11/2021

Kyoshi como você se sente sabendo que é a melhor Avatar?

A definição desse livro foi lacre atrás de lacre, juro. Teve romance, teve luta, teve angst, teve morte, teve found family, teve piada, teve política, isso aqui tem tudo gente.

Não imaginei que o segundo livro conseguiria ultrapassar a beleza que tinha sido o primeiro, mas olha, ele conseguiu. O desenvolvimento da história foi incrível e sinto que o autor conseguiu estabelecer e manter a personalidade da Kyoshi de uma maneira muito boa e cativante.

hermes.willyan 15/12/2021

Não tão bom quanto o primeiro, mas...
Posso dizer que o primeiro livro é melhor. Tem mais reviravoltas. Contudo, também vejo esse livro como essencial, pois, conta um pouco da história de dois avatares, em especial a de Kuruk. Dá pra se saber o que levou a desgraça de Kuruk, vindo a ser conhecido como o pior avatar.

Carol @solemgemeos15 17/07/2022

Agora que Kyoshi foi reconhecida como a Avatar, ela irá ter que enfrentar novos desafios: um deles é descobrir o que aconteceu com Yun e outro é impedir o caos na Nação do Fogo. E as coisas ficam mais complicadas quando Kyoshi percebe que lidar com a Nação do Fogo é lidar com um espaço repleto de regras muito específicas sobre honra e poder – e lidar com pessoas poderosas de forma a evitar conflitos nunca foi seu forte.
O final de The Rise of Kyoshi é, aos poucos, retomado nesse novo volume. E mais do que apenas retomado, há explicações sobre o Avatar Kuruk que serão explorados e que afetam a compreensão de Kyoshi de seus antepassados.
Os conflitos anteriores do Reino da Terra ainda estão presentes, o apoio dos nômades de Ar aparece no personagem do secretário de Kyoshi e a presença das Aldeias do Polo Norte são representadas na cuidadora de Hei-Ran. Mas é a tensão política da Nação do Fogo que toma repercussões que Kyoshi não tinha imaginado.
A discussão sobre espiritualidade, junto dos combates são muito envolventes. E a resolução de Yun e a tensão política do Senhor do Fogo são fascinantes de se observar. O time Avatar é complexo, com personalidades bem distintas e habilidades muito únicas.
F. C. Yee fez um trabalho fenomenal ao criar uma história anterior aos acontecimentos da série Avatar: a Lenda de Aang, quando muito dos eventos já são conhecidos, mas o fazer de forma a surpreender; e construir uma Kyoshi antes e depois de suas funções de Avatar que fazem jus a lenda mencionada na série.

Yasvie 22/01/2021

Eu amo a Kyoshi.
?You either accept the risk of winning, or the guarantee of losing.?

A história da Kyoshi talvez seja uma das mais interessantes em todo o universo de avatar, a ideia de escrever livros sobre ela foi genial pois os fãs já fantasiavam e questionavam coisas sobre ela a bastante tempo, ela sempre atiçou muito a curiosidade de todos.

O começo desse segundo livro da saga dela não é diretamente ligado com o primeiro em questões de passagem de tempo, acontece quase dois anos após os eventos do primeiro livro, porém a história segue diretamente a continuação do primeiro, logo no começo a Kyoshi já começa lutando contra um inimigo presente no primeiro livro.

O livro já começou sendo cativante e prendendo o interesse mais do que tudo porém quando ela é convidada e chega na Nação do Fogo as coisas só ficam mais e mais interessantes, ja que essa nação em específico nunca foi muito explorada ela acabou por ser a mais misteriosa e que chama mais a curiosidade, e esse livro não decepciona nesse sentido.

Os personagens também não deixam nada a desejar, todos eles são interessantes e cativantes, a Kyoshi com certeza é a melhor avatar e a que mais me fez dar umas risadinhas com o quão cansada ela está de tudo o tempo todo, ela demonstra mesmo que só quer um pouco de paz e sossego mas nem os amigos dela deixam isso conhecer, e eles fazer de propósito o que deixa tudo mais engraçado.

Para mim a melhor parte tanto desse quanto do primeiro livro é a brutalidade, a forma com que as coisas acontecem e pessoas morrem ou se machucam e que tem que ser assim mesmo, é bem mais cru e cruel do que os comics books dos outros avatares e é esse o diferencial.

Esse livro deixa coisas bem claras, como por exemplo como até as pessoas mais poderosas cometem erros e merecem uma chance de concerta-los, mesmo que para isso sofram bastante tendo que aceitar o que tem que ser feito, esse livro também é sobre como achamos que conhecemos alguém e as vezes algo precisa acontecer para compreendermos que todos mudam ou nem sempre são o que achamos que são.

Sinceramente, até quem não conhece nada sobre avatar deveria ler os dois livros, aposto que prende a atenção de qualquer um.

thamaralho 13/04/2021

O segundo livro fluiu bem mais rápido que o primeiro, porém fiquei um decepcionada com a forma que a Kyoshi é retratada durante algumas situações e com o final.

1 | 2 | 3 | 4