Rota 66

Rota 66 Caco Barcellos

Resenhas - Rota 66

Douglas.Braga 12/07/2019

Retrato sem fim de um Brasil cruel
Algumas coisas me incomodam no livro, como a falta de destreza para criar situações de ficção, como diálogos, ações, relações, que foram naturalmente criadas por Caco Barcellos para aumentar o envolvimento com a história, mas de conhecimento geral que era impossível que ele soubesse tudo aquilo e com a riqueza de detalhes. Há uma fragilidade e uma utilização de clichês na hora de criar as falas dos personagens reais, mas nada disso tira a beleza do livro, que é, mais do que algumas inserções de ficção, um tremendo retrato da realidade da violência policial no Brasil. É um livro-reportagem que compreende um profundo estudo do comportamento de violência institucionalizada contra a população negra e pobre das periferias de São Paulo, mas que é facilmente aplicado a várias outras metrópoles do Brasil.
Cada página é marcada pelo suor de um dos maiores jornalistas do Brasil em apurar mais de 20 anos de dados e relatos absurdos e revoltantes. Cada página carrega o sangue das histórias tristes e desumanas de vidas tiradas injustamente. E cada página traz uma angústia maior para quem lê, como uma torneira que goteja em um copo e ele nunca enche, não transborda no final. Afinal, o livro narra história de um período de tempo, de uma cidade do Brasil, de uma instituição pública de segurança, mas que está longe de serem os únicos lugares onde isso acontecia e muito menos a única época. É uma pesquisa que não tem fim, o final do livro marca apenas a continuidade de comparações de todas aquelas informações à realidade contemporânea do Brasil.
É impossível sair ileso depois da leitura desse livro, seja ao sair da bolha de segurança e privilégios, ou ao assumir uma extrema revolta aos culpados por essa realidade brasileira, o sentimento no final é de que precisamos de muito tempo para superarmos todos esses problemas do país. E são necessário muitos livros mostrando o "avesso" da história, como Rota 66, e também carnavais como o da Mangueira de 2019, para dar um gostinho de que a honra dessas pessoas mortas, humilhadas, esquecidas pelo Estado, foi vingada pelo povo.
A Rota 66 é o Brasil e esse livro não tem fim. Essa história continua nas favelas, periferias, subúrbios, ruas perigosas e lares de gente pobre, negra, mestiça, marginalizada.

Thaís 09/06/2019

Leitura fundamental
Leitura muito importante sobre a pesquisa realizada por um dos jornalistas mais corajosos do país.

Otavio Contente 24/04/2019

Um soco no estômago
A narrativa ora em primeira pessoa e ora em terceira pessoa nos posiciona sob várias óticas durante o decorrer do livro. Isso amplifica ainda mais o poder do grafismo das agressões e sensação de revolta contra a impunidade de bandidos que, para satisfazer desejos sádicos, se infiltram em instituições criadas para proteger a população e para prevenir situações de risco para essa mesma população. Difícil ficar indiferente aos relatos e cenas. Leitura necessária para dias sombrios. Uma pergunta fica no ar: quando teremos políticas públicas de segurança e educação que dialoguem?
A frieza momentânea de presenciar algumas cenas, aliada à coragem de escrever este livro, demostram porque Caco Barcellos é respeitado no meio jornalístico.
Deixando de lado alguns probleminhas de edição, o livro é excelente.

Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2019

Rota 66: a história da polícia que mata é um livro do jornalista brasileiro Caco Barcellos editado pela primeira vez em 1992.
A obra ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Reportagem em 1993.
O livro trata da morte de um grupo de jovens de classe média de São Paulo por uma ação de uma unidade das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA), uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A partir deste ponto o fato se torna o elo entre tantos outros assassinatos sem explicação realizados pela polícia.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8501065269

Gizele 19/09/2018

Chocante
As informações oficiais contrapostas com as versões das famílias e testemunhas são no mínimo desconfortantes frente às irregularidades claramente documentadas. Abusos e absurdos.

A riqueza desta obra é inominável.

A reportagem do Jornal Nacional, relatada no final, pode ser encontrada no Globo Play e demonstra com precisão o desfecho do livro. É revoltante ver as cenas.

Estou em contradição sobre o sistema criminal, carcerário e policial desde Estação Carandiru, de Drauzio Varella. Rota 66 acrescenta mais distorção a mim.

Elisiane Dinis 10/04/2018

Resenha do livro Rota 66 de Caco Barcellos
O livro Rota 66, criado pelo jornalista Caco Barcellos, relata a maneira que a polícia atuava em meados dos anos 70 e 90, na cidade de São Paulo. ?A História da polícia que mata?, tem como foco principal os policiais da Rota, envolvidos em muitos assassinatos, em especial a de três jovens, executados pela criação de um grupo de extermínio que a Polícia Militar enfatizava como heróis.
Publicado no ano de 2003, o livro teve repercussão mundial, pelo fato de se tratar de uma denúncia contra o abuso do poder e as injustiças que os militares vinham impondo juntamente com a Ditadura Militar. A crueldade e a maldade desses profissionais, que se diziam cumpridores da lei, é o que impressiona e em certos momentos decepciona quem lê esta obra. As mortes são estabelecidas como um ato de coragem pelos batalhões da PM, que criava a cada dia, mais tristeza por onde passava.
O então repórter Caco Barcellos, trabalhou 22 anos sobre a atuação irregular dos policias militares e detalhadamente explica cada execução, cada assassinato, cada morte e o sofrimento dos familiares, que com provas, mostravam a inocência de seus entes queridos. Criou um banco de dados, com o perfil e a idade de cada pessoa assassinada, para assim, pode expressar em dados e informações todos os crimes praticados pela Rota.
O livro é sem dúvidas um belíssimo trabalho de Barcellos, tem sua ideia comprovada por inúmeras provas e coloca com certeza, que o policiamento naquela época era de extrema crueldade. A linguagem é clara e rica em detalhes, que proporciona o melhor entendimento do leitor sobre os fatos. Portanto, a obra é obrigatória para quem quiser saber sobre a diferença no policiamento dos anos 70 e nos dias atuais, se é que ela existe.

Beatriz.Contelli 26/03/2018

Avassalador
Caco consegue, de uma forma direta e fácil, sintetizar casos absurdos envolvendo a PM e pessoas de várias regiões de São Paulo.
Mostra todos os lados da investigação, como um jornalista deve fazer.
Vale a pena a leitura para abrir os olhos diante de uma realidade nem tão distante.

Julia 10/12/2017

Quem é a vítima?
Há anos acompanho e admiro o trabalho do Caco Barcellos. Contudo, este livro foi muito além das minhas expectativas! O cuidado que ele tem ao mesclar os fatos a história de vida das vítimas, todo o trabalho primoroso de pesquisa...
É um tema triste e que eu não gostaria que existisse, mas o livro é sensacional.

Gabriel.Santos 20/10/2017

Rota 66
O livro mostrou o que realmente e a rota, seus desfechos que vimos na atualidade, mostrou histórias que aconteceram a décadas atrás mais e o que nós vivemos hoje. Caco Barcelos nos trouxe uma visão mais detalhada sobre o que ele passou, tornado q leitura mais emocionante.

Lídia Dias - @lendoquandoda 05/10/2017

Defensor da vida
Quando Caco afirma que 'a policia que mata' está nas ruas ele não se baseia em achismo. O livro é repleto de dados que sustentam as histórias dissertadas. É meio obvio que o repórter como formador de opinião, iria falar também de sua perspectiva sobre os fatos narrados.A obra é super bem escrita e trás consigo o peso do jornalismo investigativo. Caco defende a vida.

Gabriel.Augusto 04/01/2018minha estante
Vc definitivamente não sabe interpretar textos. Nesse caso da rota 66, por exemplo, ele critica a ação da polícia para matar os 3 moleques, que gastou um dinheiro equivalente a 90 toca-fitas por minuto para deter quem roubou um toca-fitas

lucasbuzele 09/08/2017

Relato riquíssimo e muito bem estruturado de Caco Barcellos sobre a máquina de matar da polícia de São Paulo. Incrível a capacidade narrativa do autor e como os capítulos se interligam na construção do livro. Um trabalho brilhante que exigiu coragem, disciplina e metodologia. Obrigatório nas faculdades de jornalismo.

Antonio Maluco 19/07/2017

Rotina Brasileira
o livro não conta o que já sabemos de alguns policiais que matam inocentes ao invés de matarem bandidos que estão soltos pelas ruas brasileiras e mundiais e espero que 1 dia isso mude no meu Brasil

Ket do @fanficai 15/06/2017

ROTA 66: A violência sistemática
Instigante é o adjetivo que melhor caracteriza Rota 66, a história do jornalista Caco Barcellos, que expõe em 274 páginas a violência urbana e sistemática causada por uma parcela da Polícia Militar.
O enredo policial do livro exibe sem cautela a brutalidade da ROTA em suas operações. A ação não se concentra apenas em assassinos, mas em qualquer cidadão da periferia que provocasse desconfiança nos olhares de águia dos policiais.
Na primeira parte de Rota 66, Barcellos narra o caso que mais repercutiu na mídia, em que três jovens foram perseguidos e assassinados pelos PMs, mas não se encaixavam no perfil dos matadores, pois eram brancos e ricos. Esse acontecimento foi a base para que o jornalista investigasse casos semelhantes.
A denúncia é rica em detalhes devido ao uso de depoimentos das testemunhas e se aproxima de uma narrativa fictícia pelos dados expostos de maneira natural.
Rota 66 oferece a sensação de impotência e desconfiança para com a segurança do país ao apresentar a impunidade de policiais em situações de violência sistemáticas contra cidadãos de baixa renda.

site: ketleypaixao.tumblr.com/

Inlectus 31/05/2017

Não é confiável.
Falta isenção, imparcialidade, e evidências confiáveis.