Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Jeanne 06/02/2012

O livro em si é realmente bom, bastante informativo, porém é muito seco. Ele não emociona, não envolve o personagem página por página. O autor preocupa-se com uma linguagem tão rebuscada que o livro perde a essência, deixa vagas margens à interpretação.
sulian 06/09/2012minha estante
nao consegue emocionar uma pessoa fria

sulian 06/09/2012minha estante
nao consegue emocionar uma pessoa fria

Jeanne 06/09/2012minha estante
Não lembro de ter pedido opinião sobre a minha personalidade. Graças a Deus, tenho ela muito bem integralizada e não estou precisando de palpites. Apenas expressei meu pensamento sobre o livro.

gutoravanello 04/08/2010

Nosso Lar
Conta o momento da passagem do espírito André Luiz para o Umbral e posteriormente a sua vida na colônia Nosso Lar. Aprendi muito sobre o porque da nossa missão na terra, a maneira correta de levar a nossa vida sempre com esforço e procurando fazer o bem a quem quer que seja. Recomendo, leitura de alta qualidade e inúmeros ensinamentos.
Cinthia 25/08/2010minha estante
Frequento um grupo de estudo há 2 anos e vc acredita q eu ainda ñ li esse livro, eu estou com muitos livros emprestados daí ñ dei conta de ler todos antes da estreia do filme, mas o básico da história eu sei, agora estou terminando 50 Anos Depois e vou pelo menos ouvir o livro no youtube, pra não chegar totalmente crua no cinema.

Evy 26/09/2010minha estante
Ótima resenha! Esse livro é maravilhoso e o filme também, emocionante!

Flamboyant Literário 24/06/2020minha estante
Assisti o filme por acaso passando no corujão da Globo. Me encantei com a história. Comecei 50 anos depois mas parei a leitura na correria da universidade. Irei voltar a ler, tentando fazer a sequência dos 3 livros.

Mel 18/04/2020

Reflexão
Incrível como um livro escrito a tanto tempo, ainda hoje nós trás tantas lições e reflexões visto que o mundo muda constantemente, vale a pena a leitura
Fillipe 22/04/2020minha estante
? eu ainda não li, mas reassisti o filme hoje. Muito bom realmente.

Mel 22/04/2020minha estante
Leia, vai gostar

Thiago Toscano Ferrari 09/01/2022

"Quando o servidor está pronto, o serviço aparece"
Célebre frase de Genésio a receber o autor espiritual, André Luiz, em seu primeiro traballho nas câmaras de retificação da colônia espiritual de Nosso Lar! Muitos de nós acreditam que não há nada após a morte, ou apenas o céu e inferno! Entretanto, ao conhecer a trajetória de André Luiz, após sua morte, o plano espiritual se descortina em um horizonte de possibilidades! Parafraseando o autor, uma existência é um ato, um corpo - uma veste, um século - um dia, um serviço - uma experiência, um triunfo - uma aquisição, uma morte - um sopro renovador!
Ricarda Caiafa 27/03/2022minha estante
Chorei muito ao final desse livro!!!!

Thiago Toscano Ferrari 27/03/2022minha estante
Li esta obra em 1996 e reli este ano, após assistir ao filme em 2010 no cinema! Realmente ela é muito impactante!

Kety 22/06/2022

Francamente, não consegui acreditar em 1 palavra descrita desse livro, aonde já se viu no céu ter computador?., não quero nem entrar em detalhe sobre o filme. Realmente não me encantou em nada, mas terminei para poder ter uma opinião e concluir que é um livro péssimo, ilusório demais para se dizer que foi psicografado.
Jarbas15 29/06/2022minha estante
O livro foi escrito em 1944, nem computador na terra tinha ainda kkkkk

Gabriela.Vargas 07/09/2022minha estante
Concordo com vc! Além disso questionei o posicionamento machista, a aceitação do trabalho desgastante é no final do livro a falta de acolhimento dos espíritos vindos da Guerra. Percebi um discurso muito similar aqueles que fecham as portas aos refugiados.

Evy 19/01/2011

Nosso Lar é um dos livros psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier e que fazem parte de uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual composta de dezesseis obras, todas ditadas pelo espírito de André Luiz. Neste primeiro romance, André nos conta como foram os seus primeiros anos no mundo espiritual.

A narrativa é extremamente cativante e nos emociona em diversos momentos. Do umbral até a colônia espiritual de Nosso Lar você sente junto com André, todas as dificuldades, os sofrimentos, as alegrias e os sucessos que foi alcançando em sua jornada espiritual de aprendizagem e auxílio. É considerado, e com razão, um clássico da literatura espírita brasileira. Levanta questões sobre o sentido do trabalho justo e dignficiante e da lei de causa e efeito a que todos nós estamos submetidos.

André Luiz através dessa preciosa psicografia de Chico Xavier nos transmite maravilhosas e importantes lições para a vida. Uma leitura agradável, simples, repleta de muito amor, muita elevação e que com certeza me trouxe preciosos momentos de reflexão e auxílio na mudança difícil de pensamentos, sentimentos e ações.
Léia Viana 21/09/2010minha estante
Eu li este livro junto com uma grande amiga.
Éla leu primeiro e depois foi a minha vez, ficávamos horas discutindo o livro, foi um momento muito bacana da minha vida.
Mas, ao contrário do que você descreveu do livro, achei a leitura muito difícil, o dicionário foi meu grande companheiro, muitas palavras eram estranhas ao meu vocábulo.

MARY 03/01/2014minha estante
Que gracinha Léia, lembrar desses momentos... :)
Tb lembro de momentos assim, na época da escola..
Ótima resenha Evelyn, mas tb senti um pouco de dificuldade na leitura, acredito que pelo fato de não compreender muito a doutrina espírita... tanto é que nessa época cheguei a comprar O Livro dos Espíritos. Abraços meninas

Lincoln 19/07/2011

Nosso Lar complicado
É tão surreal tudo isso, um outro mundo, outra dimensão, aquecida pelo mesmo sol?, tão complicado acreditar em tudo isso, por mais bonita que o nosso lar seja, é muito triste para nós, surgir longe de seus entes queridos, de seus amigos e ainda ter que voltar em outro corpo, não me senti confortado, é tudo muito louco, vou tentar entender melhor lendo os outros livros da série. Se for assim paciência fazer o que?
Leonardo Rosa 08/09/2011minha estante
Lincoln, lendo o livro não me senti triste pelo fato de desencarnar e "trabalhar" longe dos entes queridos pois, depois de um certo tempo, reencontraremos aquelas pessoas pelo qual temos alguma afinidade. Sem contar o prazer que deve ser ao desencarnar e ser recebido por aqueles que já tinham ido antes de nós e que gostamos tanto. Cada caso é um caso. Depende do estágio de desapego material em que nos encontramos. Agora, que é estranho este "outro mundo" eu concordo. Talvez ainda não tenhamos esta compreensão científica para nos ajudar a entender. Mas imagino que não seja diferente do descrito. Abraços.

Gabriela 26/12/2011

Obra básica para quem quer compreender melhor a doutrina espirita.

Marcelo 23/09/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Esta é a quarta vez que leio este livro. Desta vez resolvi reler pois queria fazer um estudo comparativo com outros livros que tratam sobre o tema, e que de alguma forma me geraram alguns questionamentos.

Nosso Lar é um dos livros mais importantes do Espiritismo. Na época de seu surgimento (1944) houve muitos questionamentos sobre seu conteúdo e sua veracidade doutrinária, uma vez que os que eram contra dentro do movimento espírita diziam que estas revelações não constavam nas obras de Kardec. Mas com o tempo ele foi aceito e André Luiz ganhou o devido reconhecimento e relevância dentro do movimento. Hoje é considerado um dos espíritos com a obra mais relevante para a doutrina. Nosso Lar é considerado o melhor livro espírita do século XX, segundo pesquisa realizada pela Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura em 1999.

Neste livro (que compõe uma série de 13 volumes) o espirito André Luiz descreve sua passagem ao mundo espiritual, sua vivencia no umbral onde é denominado de suicida e sua chegada na cidade espiritual Nosso Lar, colônia espiritual supostamente fundada em meados do século XVI, por portugueses distintos, desencarnados no Brasil, localizada "sobre uma extensa região do Estado do Rio de Janeiro (entre as cidades do Rio de Janeiro, Campos / Itaperuna).

Descreve o dia a dia da vivência nesta colônia espiritual, os trabalhos, os departamentos, as atividades, o lazer, as formas de vivência, trabalho, etc... Um livro fundamental para quem tem interesse no tema.
@carletogabriel 25/09/2021minha estante
Show ???

Eder Ribeiro 29/05/2011

Mesmo que não fosse crível a história, o livro já valeria a pena ser lido pela mensagem humanista. Vivemos um momento de cegueira espiritual e perguntamos qual a solução para os problemas atuais. A resposta está no livro o Nosso Lar. Recomendo a todos a leitura do livro. Abri o livro, ou seja, a porta do Nosso Lar e ao terminar, foi eu que abri as portas da minha alma para o livro. Posso dizer com toda certeza que o Nosso Lar habita em mim, e hoje pratico toda a espiritualidade ali escrito.
Valfloripa 28/06/2011minha estante
Eder, as sua palavras descrever o quando um livro pode transformar-se em algo, muito maior que o simples fato de somente ler.
Já faz muito tempo que eu li essa obra mais significou muito na minha vida, e é um ótimo presente que adoro dar para pessoais especiais.

Beijos

Fimbrethil Call 23/08/2012

Muita conversa.
Esse livro é bom, mas é preciso ter em mente que é um livro espírita, então não é pra qualquer público. André Luiz chega com muitas perguntas, então grande parte do livro é uma conversa de gente que já está em "Nosso Lar" a mais tempo que ele tirando suas dúvidas. Duas coisas me chamaram a atenção: primeiro os nomes, como Zenóbio,Nemésia, Lascínia, nomes bizarríssimos, segundo, algumas sentenças que não tinham nenhum sentido, não sei se o Chico Xavier não entendeu o que o André Luiz disse, ou se ele se comunicava estranhamente, mas surgiram frases do tipo dessa: 'Todos gostam de futebol, mas a galinha do vizinho é amarelinha.' Sentenças completamente sem sentido, é verdade, mas que nã tiram o mérito do livro.

Jeane 14/10/2010

Nosso Lar é uma obra mediúnica sobre o que acontece no pós-vida e fala de aprendizagem, regeneração, trabalho, amor e perdão.O espírito André Luiz relata o seu ‘despertar para o outro lado’, sua passagem pelo Umbral (pra mim lugar parecido com o inferno, a zona inferior ligada aos maus pensamentos onde recapitulamos experiências negativas) e seu processo gradual de aprendizagem/recuperação na colônia Nosso Lar, um lugar de trabalho e socorro espiritual.

Assisti ao filme no cinema e tive curiosidade em ler o livro, mas demorei pra terminar! Não é um livro empolgante, o começo da história é um tanto tedioso, com uma narrativa morna e cheia de floreios e até confesso que dei alguns cochilos ao final de alguns capítulos! Acho que foi fundamental ter assistido ao filme primeiro porque resumiu alguns conceitos e tornou a leitura mais interessante (lembrei de algumas cenas do filme). Que fique bem claro que não estou criticando o conteúdo, mas a forma de contar a história!
Elton Sipp 09/11/2010minha estante
Saudações Jeane!
Gostei da sua resenha. Gostaria de comentar a questão da leitura após o filme. Fiz o contrário e fui muito feliz. Li antes e depois assisti o filme e não deixei de perceber que o filme é uma grande condesnsação do livro (até por que é impossível passar TODO o livro para um filme), mas acho importante ler antes do que assistir pois assim deixamos nossa imaginação trabalhar, o que é muito mais proveitoso. Em outras ocasiões vi filmes antes do que o livro e me arrependi (principalmente no livro À Espera de Um Milagre). Apenas minha opinião.
Quanto à linguagem, você tem razão... Chega a ser um pouco entediante em certos momentos. Acredito que André Luiz fez isso para que tenhamos uma descrição detalhada e muito viva do que ocorreu com ele.
Forte abraço e muitas felicidades.

@eu_rafaprado 22/02/2016

320
Muitas lições em um livro só, aprendizados incríveis !!!
Com certeza vale sempre a leitura e a releitura !!!
Klaus Costa 09/08/2020minha estante
Vou começar a leitura!

Natalie.Boscato 03/12/2021

Esclarecedor
André Luiz nos traz de forma tão didática informações e ensinamentos "do lado de lá" que nos acalma, faz rir e entender como as coisas são ou deveria ser. Livro essencial para estudo da doutrina.
Leandro.Pereira 03/12/2021minha estante
No YouTube tem um áudio book desta obra com vários dubladores e trilha sonora , é muito bom.

Renata CCS 02/02/2013

Um livro que nos coloca à frente da vida eterna
NOSSO LAR é o primeiro e mais famoso livro de André Luís psicografado por Chico Xavier. O livro relata a passagem do personagem pelo umbral (denominação dada às zonas de baixa vibração da região espiritual terrestre), onde viveu por oito anos, e sua redenção, após a subida a cidade espiritual de Nosso Lar. Nosso Lar é uma cidade astral situada mais ou menos acima da cidade do Rio de Janeiro. O Espírito André Luís nos leva, através de sua linguagem clara e empolgante, a conhecer um pouco de sua última existência terrena e sua entrada no mundo espiritual. Após o seu desencarne e chegada em Nosso Lar, ele passa a conhecer e fazer novos amigos que lhe confortam e o conduzem a departamentos distintos que funcionam como lugares de trabalho e aprendizado. Em Nosso Lar André Luís, que foi médico na Terra, vive seus primeiros tempos de crescimento após a morte, descobrindo as maravilhas da vida no outro plano e reaprendendo o valor do trabalho, em funções muito mais humildes às quais ele estava acostumado: inicialmente se torna faxineiro voluntario em locais de grande sofrimento. Reencontra antigos amigos e desafetos, tendo a grande oportunidade de pedir perdão e com isso vem a transformação moral e espiritual, tornando-se capaz de ajudar o próximo, não só em Nosso Lar, mas também na Terra, quando em visita seus entes queridos ainda encarnados. André Luís fez uma trajetória brilhante! Enfim, ele nos conta que a maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria consciência, e que a Terra é oficina sagrada de trabalho, estudo e convivência, por isso nascemos em família, dependente de tudo, até conseguir caminhar e cuidar de si mesmo. Vale a pena ler este livro, não só pelo conhecimento do mundo invisível, mas também pelas grandes lições de vida que ele nos apresenta.
sonia 28/10/2013minha estante
Não gostei do livro, como não aprovo tudo o que a doutrina espírita afirma (espero sinceramente que eles estejam errados em certas coisas) Já o filme, amei! Imperdível.