Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Evelyn Ruani 19/01/2011

Nosso Lar é um dos livros psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier e que fazem parte de uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual composta de dezesseis obras, todas ditadas pelo espírito de André Luiz. Neste primeiro romance, André nos conta como foram os seus primeiros anos no mundo espiritual.

A narrativa é extremamente cativante e nos emociona em diversos momentos. Do umbral até a colônia espiritual de Nosso Lar você sente junto com André, todas as dificuldades, os sofrimentos, as alegrias e os sucessos que foi alcançando em sua jornada espiritual de aprendizagem e auxílio. É considerado, e com razão, um clássico da literatura espírita brasileira. Levanta questões sobre o sentido do trabalho justo e dignficiante e da lei de causa e efeito a que todos nós estamos submetidos.

André Luiz através dessa preciosa psicografia de Chico Xavier nos transmite maravilhosas e importantes lições para a vida. Uma leitura agradável, simples, repleta de muito amor, muita elevação e que com certeza me trouxe preciosos momentos de reflexão e auxílio na mudança difícil de pensamentos, sentimentos e ações.
Léia Viana 21/09/2010minha estante
Eu li este livro junto com uma grande amiga.
Éla leu primeiro e depois foi a minha vez, ficávamos horas discutindo o livro, foi um momento muito bacana da minha vida.
Mas, ao contrário do que você descreveu do livro, achei a leitura muito difícil, o dicionário foi meu grande companheiro, muitas palavras eram estranhas ao meu vocábulo.

MARY 03/01/2014minha estante
Que gracinha Léia, lembrar desses momentos... :)
Tb lembro de momentos assim, na época da escola..
Ótima resenha Evelyn, mas tb senti um pouco de dificuldade na leitura, acredito que pelo fato de não compreender muito a doutrina espírita... tanto é que nessa época cheguei a comprar O Livro dos Espíritos. Abraços meninas

Luiz 24/09/2010

Dos livros de André Luiz, este é o primeiro e o que tem a linguagem mais simples. A partir do segundo volume da série A Vida no Mundo Espiritual, o nível vai subindo. Isso é uma ideia fantástica, pois assim como o protagonista/autor do livro, o leitor também vai evoluindo enquanto acompanha sua jornada após a morte.

Nosso Lar é obra básica para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre a vida dos espíritos. Portanto, é uma obra didática, ao mesmo tempo em que é um romance com uma história bem envolvente. Aliás, toda a série é uma ótima forma de se estudar a doutrina espírita sem precisar recorrer às obras básicas da codificação. São muitas as informações distribuídas por André Luiz ao longo dos livros.

Esta obra já foi responsável por acalmar o coração de milhares de pessoas que perderam um ente querido e não se conformavam. Livro de fácil entendimento, com muitos esclarecimentos sobre diversos assuntos, e com uma mensagem consoladora e edificante.

Renata CCS 02/02/2013

Um livro que nos coloca à frente da vida eterna
NOSSO LAR é o primeiro e mais famoso livro de André Luís psicografado por Chico Xavier. O livro relata a passagem do personagem pelo umbral (denominação dada às zonas de baixa vibração da região espiritual terrestre), onde viveu por oito anos, e sua redenção, após a subida a cidade espiritual de Nosso Lar. Nosso Lar é uma cidade astral situada mais ou menos acima da cidade do Rio de Janeiro. O Espírito André Luís nos leva, através de sua linguagem clara e empolgante, a conhecer um pouco de sua última existência terrena e sua entrada no mundo espiritual. Após o seu desencarne e chegada em Nosso Lar, ele passa a conhecer e fazer novos amigos que lhe confortam e o conduzem a departamentos distintos que funcionam como lugares de trabalho e aprendizado. Em Nosso Lar André Luís, que foi médico na Terra, vive seus primeiros tempos de crescimento após a morte, descobrindo as maravilhas da vida no outro plano e reaprendendo o valor do trabalho, em funções muito mais humildes às quais ele estava acostumado: inicialmente se torna faxineiro voluntario em locais de grande sofrimento. Reencontra antigos amigos e desafetos, tendo a grande oportunidade de pedir perdão e com isso vem a transformação moral e espiritual, tornando-se capaz de ajudar o próximo, não só em Nosso Lar, mas também na Terra, quando em visita seus entes queridos ainda encarnados. André Luís fez uma trajetória brilhante! Enfim, ele nos conta que a maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria consciência, e que a Terra é oficina sagrada de trabalho, estudo e convivência, por isso nascemos em família, dependente de tudo, até conseguir caminhar e cuidar de si mesmo. Vale a pena ler este livro, não só pelo conhecimento do mundo invisível, mas também pelas grandes lições de vida que ele nos apresenta.
sonia 28/10/2013minha estante
Não gostei do livro, como não aprovo tudo o que a doutrina espírita afirma (espero sinceramente que eles estejam errados em certas coisas) Já o filme, amei! Imperdível.

Maraysa 10/07/2010

Super indico
Livro super indicado para quem tem interesse na Doutrina Espírita, mas talvez ainda não esteja disposto a encarar a Codificação. Vai elucidar muitas coisas, e provavelmente vai despertar o interesse em se aprofundar no tema. Vale a pena ler. Brevemente o filme será lançado, mal posso esperar!

Eder Ribeiro 29/05/2011

Mesmo que não fosse crível a história, o livro já valeria a pena ser lido pela mensagem humanista. Vivemos um momento de cegueira espiritual e perguntamos qual a solução para os problemas atuais. A resposta está no livro o Nosso Lar. Recomendo a todos a leitura do livro. Abri o livro, ou seja, a porta do Nosso Lar e ao terminar, foi eu que abri as portas da minha alma para o livro. Posso dizer com toda certeza que o Nosso Lar habita em mim, e hoje pratico toda a espiritualidade ali escrito.
Valfloripa 28/06/2011minha estante
Eder, as sua palavras descrever o quando um livro pode transformar-se em algo, muito maior que o simples fato de somente ler.
Já faz muito tempo que eu li essa obra mais significou muito na minha vida, e é um ótimo presente que adoro dar para pessoais especiais.

Beijos

Digão Livros 14/08/2010

O livro apresenta o processo após a morte na visão espírita. Livro de leitura suave e fácil, para quem gostaria de entender um pouco da doutrina espírita.

Gui 21/07/2010

Um livro completamente perfeito
Não existem palavras para demonstrar a importância desse livro na minha vida e na minha espiritualidade.Prazeroso do início ao fim, nos faz pensar em uma série de questões e trata a more não como um fim, mas como uma passagem.Nota 10, um dos livros da minha vida!

Paulinha 22/10/2011

O livro "Nosso Lar" me surpreendeu muito em três aspectos.
O primeiro é que, em que pese tenha sido escrito em 1943, trata-se de um livro absolutamente atual, destacando valores que hoje estão sendo tratados com muita atenção. A preservação do meio ambiente é um deles e prevê, inclusive, que quando mal tratado promove reações grandiosas, como as catástrofes que temos visto de uns cinco anos pra cá. A relevância do trabalho para as pessoas é outro destaque. Todos nasceram para servir à sociedade, alcançando assim o bem, a dignidade e a elevação do espírito. Além desses temas, as lições de perdão são encantadoras.
O segundo aspecto que me surpreendeu foi a personalidade do protagonista. Eu tinha visto o filme antes, há tempos atrás, e sua personalidade era arrogante, sem educação, cheio de ganância, mesmo depois de ter entrado em "Nosso Lar". No livro, trata-se de uma pessoa sábia e principalmente humilde, o que dá o encantamento à leitura.
O terceiro e último aspecto interessante é que Chico Xavier era um homem sem grau de instrução, semianalfabeto e o livro tem nobreza literária. Para os cardencistas, é fácil entender isso, crendo eles na psicografia. Para quem não segue a doutrina, é um ponto interessante a ser reparado.
Fica minha sugestão para a leitura!

ely 26/12/2009

Para os espíritas é leitura obrigatória
Eu sou suspeita para falar sobre o espírito André Luiz. Acompanho a sua obra com respeito e carinho. Um espírito que não poupa esforços para nos esclarecer sobre o "outro lado da vida". Aprendo sempre com seus livros. Este é leitura obrigatória, pois é o início de sua obra.

gutoravanello 04/08/2010

Nosso Lar
Conta o momento da passagem do espírito André Luiz para o Umbral e posteriormente a sua vida na colônia Nosso Lar. Aprendi muito sobre o porque da nossa missão na terra, a maneira correta de levar a nossa vida sempre com esforço e procurando fazer o bem a quem quer que seja. Recomendo, leitura de alta qualidade e inúmeros ensinamentos.
Cinthia 25/08/2010minha estante
Frequento um grupo de estudo há 2 anos e vc acredita q eu ainda ñ li esse livro, eu estou com muitos livros emprestados daí ñ dei conta de ler todos antes da estreia do filme, mas o básico da história eu sei, agora estou terminando 50 Anos Depois e vou pelo menos ouvir o livro no youtube, pra não chegar totalmente crua no cinema.

Evelyn Ruani 26/09/2010minha estante
Ótima resenha! Esse livro é maravilhoso e o filme também, emocionante!

Rhéa 18/05/2010

Homenagem
Aprendi aqui a respeitar a espiritualidade. Meu filho se chama André Luiz, homenageio um espírito de luz que me ensinou a ser uma pessoa melhor.

Renata Fialho 23/01/2010

Um dos motivos pelo qual me tornei espirita foi a possibilidade de entender melhor as injustiças e os sofrimentos que vivemos. Nosso Lar me proporcionou uma visao do que acontece apos a morte do corpo fisico e como as nossas atitudes influenciam no plano espiritual, inclusive para os recem desencarnados (Já que Nosso Lar é uma colonia de socorro). Imagino a estranheza que deve ter causado na epoca do seu lançamento...

F.Flammarion 26/01/2011

Despertar Espiritual.
O livro Nosso Lar narra a tragetoria do medico André Luis que desencarnara e passara por todo um processo para se reabilitar no mundo espirital. André Luis passa pelo umbral onde ele é muito perturbado por ser um suicida, ate´fazer uma prece do fundo da sua alma e ser levado para a colonia. Quando é resgatado e vai para a colonia espiritual de Nosso Lar, vive e convive com os espiritos, onde ele entra em uma grande reflexão sobre seu desencarne e seus amigos e parentes que ficaram na terra.
O livro narra toda uma proposta de melhoramento atravez do trabalho e, tmbm, sempre há uma chance para recomeçar, que nada está perdido. É um grande livro, que foi trazido pela pena de Francisco de Paula Candido Xavier. Que foi o Best-seller de suas obras.

Raquel Lima 13/02/2009

Talvez o melhor do gênero.
Faz tempo que não leio livros espiritas, mas o Nosso Lar é para mim o melhor livro do gênero.

Iaia 03/06/2011

Livro edificante
O livro conta a história do espírito André Luiz em sua última vivência na Terra, seu desencarne e sua trajetória de evolução, do Umbral à colônia espiritual Nosso Lar.
Esse livro me trouxe conhecimentos variados, me esclareceu dúvidas e me deixou com uma sensação, como somente o bom livro espírita pode fazer, de aprendizado.
Minha opinião é de leitora espírita.