Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Evy 19/01/2011

Nosso Lar é um dos livros psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier e que fazem parte de uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual composta de dezesseis obras, todas ditadas pelo espírito de André Luiz. Neste primeiro romance, André nos conta como foram os seus primeiros anos no mundo espiritual.

A narrativa é extremamente cativante e nos emociona em diversos momentos. Do umbral até a colônia espiritual de Nosso Lar você sente junto com André, todas as dificuldades, os sofrimentos, as alegrias e os sucessos que foi alcançando em sua jornada espiritual de aprendizagem e auxílio. É considerado, e com razão, um clássico da literatura espírita brasileira. Levanta questões sobre o sentido do trabalho justo e dignficiante e da lei de causa e efeito a que todos nós estamos submetidos.

André Luiz através dessa preciosa psicografia de Chico Xavier nos transmite maravilhosas e importantes lições para a vida. Uma leitura agradável, simples, repleta de muito amor, muita elevação e que com certeza me trouxe preciosos momentos de reflexão e auxílio na mudança difícil de pensamentos, sentimentos e ações.
Léia Viana 21/09/2010minha estante
Eu li este livro junto com uma grande amiga.
Éla leu primeiro e depois foi a minha vez, ficávamos horas discutindo o livro, foi um momento muito bacana da minha vida.
Mas, ao contrário do que você descreveu do livro, achei a leitura muito difícil, o dicionário foi meu grande companheiro, muitas palavras eram estranhas ao meu vocábulo.

MARY 03/01/2014minha estante
Que gracinha Léia, lembrar desses momentos... :)
Tb lembro de momentos assim, na época da escola..
Ótima resenha Evelyn, mas tb senti um pouco de dificuldade na leitura, acredito que pelo fato de não compreender muito a doutrina espírita... tanto é que nessa época cheguei a comprar O Livro dos Espíritos. Abraços meninas

Malu 21/07/2020

Trata-se das experiências vividas pelo espírito de André Luiz, o momento em que este desencarnou, sua passagem pelo umbral, sua chegada à colônia espiritual ?Nosso Lar? e as lições lá aprendidas.
É um livro cheio de mensagens positivas e lições de amor ao próximo, as quais devemos aprender enquanto ainda estamos na Terra, pois aqui estamos para evoluir.
Me emocionei em diversos pontos do livro, nos últimos três capítulos em específico.
Recomendo a leitura.

Reginato 07/01/2024

André Luiz - Cidadão de "Nosso Lar"
O espírito André Luiz, por meio da psicografia por Chico Xavier, faz o relato esclarecedor sobre a realidade espiritual. O livro aborda a questão da evolução espiritual só pode ser alcançada por meio de sucessivas reencarnações, onde o espírito adquire cada vez mais experiência e acima disso sabedoria com as adversidades apresentadas pela vida. Ou seja, reencarna-se para evoluir moralmente.

A história conta sobre a cidade espiritual que possui esse nome de Nosso Lar, a qual foi criada no século XVI por portugueses distintos desencarnados no Brasil e se localiza sobre a cidade do Rio de Janeiro. A cidade contém uma governadoria e seis ministérios (regeneração, auxílio, comunicação, esclarecimento, elevação e união divina). Cada ministério é administrado por doze ministros.

Com a Luz do coração, nesse capítulo é abordada inicialmente a questão do suicídio, onde a pessoa acredita que acabando com a própria vida seus problemas também são findos, contudo, como para o espiritismo a vida continua após a morte do corpo físico, essa verdade se mostra errônea, sendo assim uma transgressão as leis do Universo.

A questão do despertar de André Luiz com relação à falta de religiosidade da parte dele, onde na vida carnal o conhecimento intelectual ele detinha domínio, na esfera espiritual onde ele se encontrava agora não era na mesma proporção. Assim como ter uma religião e não colocar em prática aquilo que é ensinado não possui valia.

O tempo de cada um. Nesse capítulo é abordado o assunto sobre perder tempo. Contudo, essa perda de tempo pode ser tanto na Terra, enquanto não aproveitamos as oportunidades que nos são oferecidas ao longo de nossas vidas, e também a questão de os darmos conta desse tipo de atitude no plano espiritual. No caso, o que se diz é que não precisamos desencarnar para termos esse tipo de consciência, visto que a partir do momento que as leis de Deus estiverem em nossa consciência. Contudo, mais que isso, esse tipo de pensamento dependerá do momento de evolução de cada ser humano.

Quando André Luiz se dá conta de que nunca deu verdadeiro valor às pequenas coisas da vida. Ou até mesmo que ele poderia estar em sincronia equilibrada entre o ter e o ser. Já que em algum momento, quando damos demasiadamente atenção a uma delas, a outro fará falta. Pois isso é estar em equilíbrio. Os últimos capítulos, traz o desprendimento e a elucidação necessário ao bem, roga a ajuda de narcisa e conhece os irmãos das matas e florestas compreendendo a necessidade de sintonia para cura do irmão Ernesto que estava enfermo e com Eucaliptos e Mangueira fizeram a manipulação onde o irmão respirava e pelos poros absorvia o remédio espiritual. André torna-se cidadão de “Nosso Lar” informado por Clarêncio no último capítulo.

O livro traz diversas compreensões do mundo espiritual
O livro é muito gostoso de ler, leve e fala da vida.

luzuanon.appromances 16/03/2024

Explorando as Fronteiras da Espiritualidade
"É interessante notar como minha busca espiritual abrange diversas tradições religiosas. Fui educada na fé católica e por muito tempo frequentei igrejas evangélicas, como a Congregação Cristã do Brasil. Mas há quase 20 anos, no entanto, me encontrei na doutrina espírita, especificamente no Espiritismo Kardecista.

A leitura de "Nosso Lar" tem uma narrativa envolvente e esclarecedora sobre a vida após a morte, os estágios espirituais e a busca de evolução do ser humano. A descrição detalhada dos ambientes espirituais, como o Umbral e a colônia "Nosso Lar", oferece uma visão interessante sobre o mundo espiritual.

Além disso, a obra convida os leitores a refletir sobre suas próprias vidas e escolhas, destacando a importância do autoconhecimento, da responsabilidade e do crescimento espiritual. A leitura também pode despertar novas perspectivas sobre a existência humana e renovar a esperança na vida e no trabalho como instrumentos de evolução.

Ao deixar o desfecho da obra em aberto, o autor incentiva os leitores a explorarem a narrativa por si mesmos, promovendo uma experiência de descoberta pessoal e reflexão. Enfim, "Nosso Lar" oferece uma busca emocionante e enriquecedora, repleta de lições espirituais e morais que podem impactar profundamente a vida daqueles que se aventuram em suas páginas. Recomendo!"

Andréa Almendros 03/01/2022

Edificante
"Nosso Lar" é uma bela obra que retrata a vida espiritual, nos dando uma noção do que é a passagem pelo Umbral e do trabalho que podemos fazer para nosso aprendizado e evolução.
Sou suspeita, pois já a li umas 4 ou 5 vezes.

Danilo.Sousa 14/05/2020

O presente livro apresenta de forma bem compreensivo para seu leitores, a caminhada do espirito André Luiz. É um ótimo livro para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o espiritismo, e como tudo acontece com o espirito após a morte.

Luiz 24/09/2010

Dos livros de André Luiz, este é o primeiro e o que tem a linguagem mais simples. A partir do segundo volume da série A Vida no Mundo Espiritual, o nível vai subindo. Isso é uma ideia fantástica, pois assim como o protagonista/autor do livro, o leitor também vai evoluindo enquanto acompanha sua jornada após a morte.

Nosso Lar é obra básica para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre a vida dos espíritos. Portanto, é uma obra didática, ao mesmo tempo em que é um romance com uma história bem envolvente. Aliás, toda a série é uma ótima forma de se estudar a doutrina espírita sem precisar recorrer às obras básicas da codificação. São muitas as informações distribuídas por André Luiz ao longo dos livros.

Esta obra já foi responsável por acalmar o coração de milhares de pessoas que perderam um ente querido e não se conformavam. Livro de fácil entendimento, com muitos esclarecimentos sobre diversos assuntos, e com uma mensagem consoladora e edificante.

DTK 11/04/2021

Ainda que tenha curtido as reflexões do livro bem mais do que imaginava originalmente, acabou que fui cansando no último terço por uma falta de dinamicidade.

Ângela Bittencourt Cardoso 09/09/2022

A vida no mundo espiritual
A liberdade que as leis sociais do planeta conferem ao sexo masculino, ainda não foi devidamente compreendida por nós outros. Raramente algum de nós a utiliza no mundo em serviço de espiritualização. Amiúde, convertemo-la em resvaladouro para a animalidade. As mulheres, ao contrário, têm tido, até agora, a seu favor, as disciplinas mais rigorosas. Na existência passageira, sofrem-nos a tirania e suportam o peso das nossas imposições; aqui, porém, verificamos o reajustamento dos valores. Só é verda- deiramente livre quem aprende a obedecer. Parece paradoxo e, todavia, é a expressão da verdade.

Mel 18/04/2020

Reflexão
Incrível como um livro escrito a tanto tempo, ainda hoje nós trás tantas lições e reflexões visto que o mundo muda constantemente, vale a pena a leitura
Fillipe 22/04/2020minha estante
? eu ainda não li, mas reassisti o filme hoje. Muito bom realmente.

Mel 22/04/2020minha estante
Leia, vai gostar

Sabrina.Xavier 11/03/2024

Aprendizado contínuo
O livro "Nosso Lar" nos proporciona uma reflexão profunda sobre a continuidade da vida após a morte. Percebemos que, mesmo após deixarmos o corpo físico, nossa jornada de evolução e aprendizado continua. A vida, de fato, é uma escola constante, e ao ler essa obra, compreendemos que a transição para o plano espiritual não nos retira dessa jornada, mas nos conduz a um ambiente de ensinamentos mais avançados. É uma perspectiva que nos faz questionar o verdadeiro significado da morte e nos instiga a buscar merecimento para alcançar esses estágios superiores de aprendizado.

Adriel Cassini 28/08/2021

Nosso Lar, a elucidação do pós vida em colônia
Nosso Lar foi o primeiro livro espírita o qual li por indicação de minha avó. A clareza de detalhes descrito o plano espiritual por André Luiz a intermédio de Chico Xavier é exuberante.

Estudar e compreender as questões de imortalidade da alma, bem como os processos que ela passa após seu desencarne, te faz ver a vida encarnada com outros olhos, e Nosso Lar, com sua riqueza de detalhes tem esse poder.

Karla.Kassiane 30/06/2023

André Luiz
Um clássico da literatura espírita, Nosso Lar figura entre um dos mais famosos livros psicografados do médium Chico Xavier.
Conta a história do médico André Luiz, que ao desencarnar se viu sozinho no umbral, após ser resgatado aprende sobre a verdadeira vida eterna e como ela funciona em uma colônia chamada Nosso Lar.

dia 14/08/2022

Nosso Lar
André Luiz traz, em Nosso Lar, um pouco de sua história após a morte do corpo físico, registrando e descrevendo algumas de suas experiências.

Já não me recordo quantas vezes assisti o filme, por isso estava ansiosa para a leitura do livro. Como esperado, a obra tem muito mais coisas do que o filme, fui lembrando de várias coisas que constam nas obras básicas do espiritismo. Teve um ponto que não gostei muito, mas o resto me fez refletir sobre diversas coisas. Li principalmente antes de dormir e foi uma leitura que me acalmava bastante e dormi bem nesses dias.