Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Lucy 05/04/2022

Lindos ensinamentos do espírito André Luiz trazidos sob a bela escrita de Chico Xavier.
Traz esclarecimentos sobre a continuidade da vida e lições de amor.

Paulinha 22/10/2011

O livro "Nosso Lar" me surpreendeu muito em três aspectos.
O primeiro é que, em que pese tenha sido escrito em 1943, trata-se de um livro absolutamente atual, destacando valores que hoje estão sendo tratados com muita atenção. A preservação do meio ambiente é um deles e prevê, inclusive, que quando mal tratado promove reações grandiosas, como as catástrofes que temos visto de uns cinco anos pra cá. A relevância do trabalho para as pessoas é outro destaque. Todos nasceram para servir à sociedade, alcançando assim o bem, a dignidade e a elevação do espírito. Além desses temas, as lições de perdão são encantadoras.
O segundo aspecto que me surpreendeu foi a personalidade do protagonista. Eu tinha visto o filme antes, há tempos atrás, e sua personalidade era arrogante, sem educação, cheio de ganância, mesmo depois de ter entrado em "Nosso Lar". No livro, trata-se de uma pessoa sábia e principalmente humilde, o que dá o encantamento à leitura.
O terceiro e último aspecto interessante é que Chico Xavier era um homem sem grau de instrução, semianalfabeto e o livro tem nobreza literária. Para os cardencistas, é fácil entender isso, crendo eles na psicografia. Para quem não segue a doutrina, é um ponto interessante a ser reparado.
Fica minha sugestão para a leitura!

Bela 24/07/2022

Leitura rica de ensinamentos
E não somente ensinamentos para uma área específica, como para uma vida ao todo, para mim que cresci assistindo ao filme foi uma experiência incrível ler o livro, como sempre o livro sendo bem mais amplo e melhor, é uma leitura que recomendo bastante, apesar de um início um pouco mais lento, em um determinado momento você se encontra devorando as páginas, e querendo saber mais e mais, com certeza amei saber de todas as informações aqui, e questionei até mesmo pensamentos que tinha comigo a longo prazo, e livro bom faz assim não é mesmo? Kkkkk finalizo então dizendo que foi uma ótima leitura.

Maisa 08/06/2022

A vida no mundo espiritual
O livro descreve perfeitamente a vida de André Luiz no mundo espiritual.

Cada página é um aprendizado.

Uma releitura que fiz para o curso e que é de extrema importância.

Milena 02/10/2020

Minhas impressões:
Há alguns anos eu vi o filme inspirado no livro e por muito tempo quis lê-lo mas por algum motivo eu tinha receio, cheguei até a fazer uma tentativa mas parei no começo por que na época me pareceu uma linguagem difícil, mas realmente existe um tempo certo para tudo e agora ao pegar o livro não consegui deixá-lo para depois.
Achei a escrita interessante e fluída, me emocionei com muitas passagens e descrições, e mesmo estando familiarizada com muitos conceitos espíritas sei que o livro acrescentou lições valiosas. É um livro que no momento certo eu recomendaria para todos. No momento certo.
Mas tem dois poréns que sinto de pontuar. Me deu uma dor no coração uma passagem em que uma senhora (já no outro plano) fala que empregos administrativos não são para mulheres. Doeu mas tive que contextualizar que o livro foi psicografado nos anos 30 e para além disso somos todos filhos do nosso tempo, encarnados ou não. O outro porém é algo que não ressoa comigo no Espiritismo em geral e não especificamente desse livro, embora aqui também se use muito desse conceito que é a exaltação da dor e do sofrimento. Eu entendo a função da dor e do sofrer no processo evolutivo do ser mas ao meu ver soa exagerado, como se só se crescesse sofrendo e realmente não acredito nisso.
Fora isso, considero uma leitura rica de conhecimentos sobre os processos da vida-morte-vida.

Quotes:
"Quando o servidor está pronto, o serviço aparece."
"A surpresa, a perplexidade e a dúvida são de todos os aprendizes que ainda não passaram pela lição."
"Seria extremamente infantil a crença de que o simples 'baixar do pano' resolvesse transcendentes questões do Infinito. Uma existência é um ato. Um corpo uma veste. Um século, um dia. Um serviço, uma experiência. Um triunfo, uma aquisição. Uma morte, um sopro renovador."
"[...] urgia reconhecer que a Humanidade não se constitui de gerações transitórias, e sim de Espíritos eternos, a caminho de gloriosa destinação."

Leandro 09/07/2020

Livro inspirador
O livro nos inspira a ser uma pessoa melhor, ajudar o próximo e ter consciência dos nossos atos.

Juliana 31/03/2021

Fantástico
Quando li esse livro pela primeira vez era adolescente e não tinha a maturidade para compreender muitas coisas...Ao reler pude assimilar conhecimentos trazidos por André Luiz que trouxeram muitas reflexões. Seguirei agora os próximos livros da série.

Beatriz1059 16/04/2023

André Luiz nos traz conforto ao relatar a vida depois da vida. Apesar das dores, dos desafios e das frustrações, a paz de saber o quanto somos amados, e de saber como ainda temos e teremos oportunidades de fazer algo para melhorar a nós mesmos.

Gostaria que o livro fosse mais desenvolvidos, tenho a impressão que ele daria mais outros dois livros!

Diego980 14/12/2022

1 dos mais de 10 livros de André Luiz sobre a nova vida na colônia espiritual "Nosso Lar"; onde nos revela descobertas sobre o pós vida terrena, os estágios de recuperação e educação espiritual entre outros assuntos.

Mazza 09/01/2022

???
Lançado em 1944, o romance Nosso Lar é um clássico da literatura espírita brasileira, que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz, após seu desencarne, em Nosso Lar, uma colônia espiritual onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante, e da Lei de causa e efeito, a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

Juliana @4livreira 13/08/2021

Bela narrativa
Resenha de Nosso Lar, por Chico Xavier (Espírito André Luiz), livro 1 da série A Vida no Mundo Espiritual.

Escrito em 1943, Chico conheceu esse novo amigo espiritual através de Emmanuel e distribuiu em 50 capítulos todo o seu aprendizado ao chegar no outro lado da vida, após desencarnar de forma repentina. O nome fictício de André foi adotado por ele pra que não houvesse problemas com a família e com a sua real identidade terrena, como é explicado no início por Emmanuel.

"A vida não cessa. A vida é fonte eterna, e a morte é jogo escuro das ilusões."

André nos conta com detalhes toda a passagem e impressões do seu desencarne, sua passagem perturbadora pelo Umbral durante oito anos e o seu resgate pelo ministro Clarêncio, da colônia espiritual Nosso Lar, que ficou muito famosa após o lançamento do livro e do filme. É uma leitura doutrinária - segue os princípios da doutrina espírita codificado por Allan Kardec - e de difícil entendimento para um leitor iniciante.

"Uma existência é um ato.
Um corpo - uma veste.
Um século - um dia.
Um serviço - uma experiência.
Um triunfo - uma aquisição.
Uma morte - um sopro renovador."

Personagens incríveis e acontecimentos surpreendentes permeiam a narração de André e, com muito humor e humildade, nos ensina muito sobre os caminhos que percorremos até o plano celeste, nossas derrotas, o defronte com erros e falhas nas missões terrestres. O tanto de oportunidade de perdemos por orgulho, vícios e maldades, sem que percebamos o atraso que sofreremos. As paisagens são de belezas sublimes e o nosso autor as vezes admite a falta de expressões em narrar tamanhas criações divinas.

Valores que aprendi com esse amigo simpático é algo indescritível. Leiam o começo dessa série de 13 volumes e tirem suas conclusões. Recomendo a todo espírita!

"Como vê, nada existe de inútil na Casa de Nosso Pai." ?

Obs: Muitas são as considerações que notei, inclusive sobre diversos assuntos polêmicos e atuais, que não são mais aceitos e nem devem, mas pela época e pelo nível evolutivo daquele momento, é compreensível (Machismo, divórcio, aborto, são alguns dos temas tratados).
André é um aprendiz.

Carla.Parreira 20/10/2023

Nosso Lar
A historia conta sobre a cidade espiritual que possui esse nome de Nosso Lar, a qual foi criada no século XVI por portugueses distintos desencarnados no Brasil e se localiza sobre a cidade do Rio de Janeiro. A cidade contém uma governadoria e seis ministérios (regeneração, auxílio, comunicação, esclarecimento, elevação e união divina). Cada ministério é administrado por doze ministros. André Luiz relata sobre o umbral, donde ficou por oito anos até rogar aos céus e receber a ajuda de Clarêncio (seu benfeitor do ministério de auxílio) e dois acompanhantes auxiliares. O umbral é uma zona inferior obscura para os recémdesencarnados, donde existem núcleos de malfeitores, verdugos e vítimas. Começa na crosta terrestre, sendo um local repleto de formas-pensamento tidos pela sintonia mental de encarnados e desencarnados. Em passeio posterior, André vê cães e íbis junto às equipes socorristas, vindo a saber que prestam precioso auxílio quando das incursões no Umbral. Além disso, também tem a região das trevas, ou seja, as mais inferiores conhecidas em Nosso Lar, abaixo do próprio nível terreno. Ao ser acolhido, André foi levado para Nosso Lar, um local de oração coletiva com médicos espirituais que tratam dos vários tipos de enfermos que para lá são transportados. Em tal local ele começa a auto-reforma dos pensamentos silenciando as próprias lamentações e pouco a pouco vai se adaptando e conhecendo as maravilhas existentes ali. Dentre estas ele conhece (não nessa ordem aqui citada) o aeróbus (veículo aéreo semelhante a um grande funicular, ou seja, cuja tração é proporcionada por cabos acionados por motor estacionário e que é geralmente usado para vencer grandes diferenças de nível), o Bosque das Águas (a água é considerada o veículo mais poderoso para os fluidos de qualquer natureza, sendo empregada, sobretudo, como alimento e remédio), o Rio Azul, os Salões Verdes (parques com árvores acolhedoras formando locais de conferências ministeriais: foram criados sob inspiração superior da Ministra Veneranda, que possui o maior número de bônus-hora - um milhão de horas de trabalho útil em duzentos anos de atividade), o Campo da Musica e a colônia vizinha chamada Alvorada Nova. Ao iniciar sua tarefa como voluntário conhece o bônus-hora (ponto relativo a cada hora de serviço). De todo modo, as aquisições fundamentais constituem-se de experiências, educação, enriquecimento de bênçãos divinas e extensão de possibilidades. Como ele desencarnara enquadrando-se entre os suicidas involuntários, não pôde trabalhar como médico, mas apenas como aprendiz e isso devido aos pedidos de sua mãe e graças às seis mil consulta a necessitados nos quinze anos de clínica médica terrena, dente os quais, quinze ainda faziam preces a seu favor. Algum tempo depois ele recebe visita de sua mãe, espírito excelso, que o consola com extremado amor e conta-lhe de sua vida em esfera mais elevada. Além disso, ela informa-lhe que seu pai está há doze anos em zona de trevas compactas, conseqüência de mau procedimento quando encarnado, com ligações clandestinas e promessas não cumpridas a mulheres, do que resultou amealhar obsessoras vingativas. Em seqüência, sua mãe dá-lhe notícias de suas três irmãs também desencarnadas. Daí a historia segue contando seus novos aprendizados e afazeres. Achei impressionante a narração sobre a mulher que foi impedida pelo vigilante-chefe de adentrar no Nosso Lar por se tratar de ?forte vampiro? (trazia impressos em seu perispírito cinqüenta e oito pontos negros, correspondentes a igual número de abortos que praticara). Sua admissão nas dependências da colônia colocaria em perigo os pacientes lá internados. Além disso, André tem a oportunidade de pedir perdão a um conhecido que fora prejudicado por si e por seu pai quando encarnados. Outra parte interessante é quando ele sonha e se desloca com o corpo mental (envoltório sutil da mente) indo encontrar-se com sua mãe. Dentre as narrações do livro, o medo é classificado como um dos piores inimigos do ser humano. As informações são muitas e nem sei dizer de cabeça todos os trechos que realmente me tocaram. Graças à abnegação de André e seus trabalhos incansáveis de auxílio ao próximo, alguns anos mais tarde ele conquista a faculdade da volitação. Sem duvida ele é um personagem que oferece dignificante exemplo de auto-reforma e de como a conseqüente evolução espiritual traz intensos e multiplicados momentos felizes para todos aqueles que vivenciam do amor sublime. Também me encantei com a parte que fala sobre o lar e descreve-o como a instituição essencialmente divina donde se deve viver com todo o coração e a alma. Por fim a verdade que mais aprecio: existe maior alegria em dar que em receber. Sem dúvida esse é o maior ensinamento para concretizarmos no esforço diário e sermos conduzidos a nossa própria felicidade. E realmente finalizando eis a frase que mais gostei: ?há questões que precisamos entregar ao Senhor, em pensamento, antes de trabalhar na solução que elas requerem?. Para mim esse livro é um daqueles cuja leitura deve ser refeita de tempos em tempos de tão valioso que considero. Não foi a toa que o peguei para ler por três vezes e não conseguia finalizar minha leitura-estudo. E como se não bastasse, minha mente fantasiosa fica fazendo-me pensar como serei eu em meu pós-desencarne, rs.

Taísy 15/12/2023

Relendo...
Relendo depois de muitos anos da primeira leitura. Vi com outros olhos e aprendi muito.

Leitura super recomendável para todos os espíritas.

Lorenza 20/10/2021

Abrindo "A vida no plano espiritual"
"Nosso Lar" é o livro que abre a série de livros "a vida no plano espiritual" e é super famosinho por ter um filme.

É livro que já foi tema de muitas críticas, como "utopia" ou "mundo da imaginação".

Contudo, acredito que o aprendizado é grande para os companheiros espíritas.

Além do relato de André Luiz passando pelo umbral, resgate pela colônia, visita aos familiares, podemos trazer muitos questionamentos e reflexões sobre o nosso dia a dia, nossos hábitos e como nos preparamos para enfrentar as nossas consciências.

Preciso dessncarnar pra isso? Como a minha alimentação me prepara? Vivo pensando que tenho um espírito ou que SOU um espírito? O quanto de amor e dedicação eu coloco no que faço? O quão sou apegado a minha família é positivo ou negativo?

Essas e várias outras perguntas podem se passar pelas nossas cabeças.

É um lembrete de que muitas vezes endeusamos a colônia, nos esquecendo que ela está bem perto de nós, que não é composta por espíritos perfeitos, apenas por seres de boa vontade.

Fora isso, ainda temos aprendizado sobre pensamento, energia e importância do trabalho.

Não é a primeira vez que eu leio, mas saí com várias outras ideias pipocando aqui.

Recomendo a leitura.