O lado bom do lado ruim

O lado bom do lado ruim Daniel Martins de Barros

Resenhas -

Vania.Magrini 16/04/2024

O livro è bom
No final ele se ficou um pouco massante devido a quantidade de citação de estudos ou pesquisas ..
Mas em geral gostei, ensina bem que cada sentimento tem um porque e seu lado bom e porque não devemos anular nenhum deles.

viajando.entre.livros 29/03/2024

Esperava outra coisa
No começo o livro não é ruim, achei bastante interessante a ideia de ver o que os sentimentos ruins e tristes pode trazer de benefício, mas...

Da metade pro fim, o livro se tornou repetitivo e chato. Era mais do mesmo, tirando as mil passagens nada interessante que o autor trazia ao longo do livro.

Line 12/03/2024

Sem opinião
Não achei grandes coisas e dias depois já havia me esquecido da história, só consegui terminar pq estava ouvindo faxinando a casa.

Barbara Miho 29/02/2024

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Este livro me surpreendeu por vários motivos, um deles foi por que antes de iniciar a leitura, imaginei que fosse um livro de autoajuda onde mostrasse o lado positivo de tudo, no entanto, eu estava enganada.

O autor, que é médico psiquiatra, trouxe um material rico de pesquisas científicas onde mostra a parte genética e até química do nosso cérebro, mas de uma forma que qualquer pessoa fora da área (leiga) possa entender, fazendo comparações com personagens de séries (amei que ele é fã de The Big Bang Theory assim como eu kkk), músicas, livros e filmes, para que assim, possamos entender que até as emoções negativas são positivas quando sabemos distingui-las e compreendê-las.

Ele destrincha algumas emoções como a tristeza, medo, raiva, nojo e a alegria, mostrando o lado positivo dos sentimentos ruins e o lado negativo dos sentidos bons.

É um excelente livro para entender que os sentimentos existem para serem sentidas e não para serem ignoradas.

Ate por que, temos a tendência de querer só sentir coisas boas, mas precisamos validar os sentimentos ruins exatamente para conseguirmos viver em equilíbrio e harmonia.

Livro maravilhoso!

Priscila 22/02/2024

O livro traz as diferentes emoções que o ser humano pode sentir. O ponto interessante é que precisamos sentir as emoções ruins. Isso me lembrou muito o filme Divertidamente que aborda esta mesma questão. Um bom livro para entender que as emoções precisam ser sentidas e não ignoradas.

brunaloureiro 28/01/2024

Guia de emoções
Este livro, para mim, atuou como um guia de emoções, trazendo um maior entendimento do porquê sentimos más emoções e queremos evitá-las, e o motivo de querermos sempre sentir as boas emoções, mesmo que elas possam ser prejudiciais se sentidas sem responsabilidade!

A divisão do que nos parece ruim e do que nos parece bom é desconstruída, mostrando o real "lado bom do lado ruim" e trazendo ensinamentos que devem ser levados para a vida.

Cosme 12/01/2024

Sentimentos ruins
Hoje é vendido que temos que nos livrar de sentimentos ruins e viver sem eles, porém o que não sabemos é que esses sentimentos apenas são variações sobre o sentimentos bons. O que autor ensina não é que você tem que viver de sentimentos ruins e sim entender o que eles são e de onde vem suas ramificações.

PedroGrande 08/01/2024

Resenha
Livro bem interessante que nos chama atenção para um olhar positivo ao "lado ruim"

chama atenção sobre como o "lado ruim" é importante em nossas vidas para poder desfrutar melhor dela durante o caminho. nem tudo que é ruim, de fato é ruim, temos essa crença porque as vezes foram ensinados para nós a estar alegre ou sorridente o tempo todo mas na verdade não pois ficar tempo demais alegre pode ser um sinal ruim (no livro explica no capítulo "alegria")

devemos tomar cuidado com as nossas emoções sobre nós, os outros e durante o dia porque somos bem influenciados por elas, saber distinguir e entender o alerta daquela emoção é interessante compreender qual é para tomar melhores decisões.

Thabs 07/01/2024

Tudo é uma questão de equilíbrio
Gostei muito da escrita do autor, que explica tudo de maneira clara e objetiva, com exemplos muito interessantes.
Recomendo muito a leitura, super curtinha, mas que já me trouxe novas perspectivas sobre o tema. Acredito que todos deveriam conhecer e ter a oportunidade de mudar sua visão sobre algo que temos em comum ? as emoções ?negativas?.
Além disso, é um texto muito rico em informações, muito legais de conhecer, por se tratar de vivências que podemos observar em nosso dia a dia, deixando o texto muito mais fluido!

pg. 75 - Medo
?[?] A evolução ajustou nossa ansiedade ideal num ponto intermediário em que tememos ficar sozinhos, mas não gostamos muito de estranhos. Quando estamos entre desconhecidos, prontamente nos colocamos a monitorar o comportamento alheio, tentando adivinhar as intenções de todos ao redor, sobretudo as possíveis más intenções, ativando o sensor para qualquer sinal de ameaça.?

Dita 31/12/2023

Se conhecer melhor
Diria que um dos maiores problemas da sociedade adulta e milenial seria a falta de compreensão em relação a questões emocionais.

Esse livro mostra o >por quê< NÃO evitar nenhuma dessas emoções importantes e lidar com cada uma delas de uma maneira saudável, as reconhecendo como experiências, e não como fardos. Além de claro, explicar a função de cada emoção e da razão de suas existências.

Fiquei feliz depois de ver que era uma obra escrita por um psiquiatra brasileiro, me passou confiança sobre o conteúdo e me surpreendeu pela leitura leve, coerente e rápida.

Sensacional, um dos meus livros favoritos ???

Wesley - @quemleganhamais 30/12/2023

A importância das emoções
Essa foi uma leitura bem informativa e que jogou luz às principais emoções que temos: alegria, tristeza, raiva, medo e nojo.
Cada emoção tem sua importância, até mesmo as que julgamos serem emoções negativas. Compreender sua utilidade em nossas vidas e assim agir de maneira mais saudável é o grande objetivo deste livro.
Um livro prático e rápido para ler

Yasmin 06/12/2023

Eu amo livros de autoajuda, mas esse não me conquistou. Foi arrastado e difícil de ler. Comigo, não deu certo.

SofiaSimeao 05/12/2023

Mais uma auto ajuda
Sou um pouco crítica e tenho minhas ressalvas quanto a livros de auto ajuda, mas esse traz um diferencial, que é abraçar seus sentimentos, e não fazer de tudo para contê-los - como costumamos ver por ai. Simples e rápido de ler

Pucca.Farion 22/10/2023

Um ótimo livro para ouvir na audible
Ouvi a versão do audiolivro e achei que funcionou muito bem para o título.

O autor mostra, de forma simples e interessante, como as emoções que nós consideramos ruins são importantes e fazem uma diferença positiva na nossa vida.

Ao explicar teorias e trazer exemplos, o autor consegue transmitir de forma simples como o medo, tristeza, raiva e nojo podem ser positivos, e formas de usar essas emoções a nosso favor.
O livro foi narrado pelo próprio autor e ele tem uma voz agradável, que tornou a experiência muito melhor.

É um livro (audiolivro) curto, e está dentro do catálogo dos assinantes. Para quem quer dar uma chance ao audiolivro, e gosta de títulos de não ficção, sugiro esse livro.

"COMO A CIÊNCIA ENSINA A USAR A TRISTEZA, O MEDO, A RAIVA E OUTRAS EMOÇÕES NEGATIVAS A SEU FAVOR.

Aprendemos desde cedo que o correto é estar feliz o tempo todo, e com isso acabamos desvalorizando as emoções negativas. Queremos negá-las, sufocá-las, eliminá-las do nosso caminho.

Neste livro, o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros nos mostra que as emoções desagradáveis não são sons incômodos que devem ser silenciados. Em vez disso, são alertas preciosos que nos chamam atenção para algo mais profundo que não vai bem na nossa vida.

Com leveza e uma linguagem simples e acessível, o autor conta vários casos pessoais e apresenta estudos científicos para nos ajudar a compreender esses avisos e a desenvolver mecanismos para atuar na origem dos nossos problemas.

Dessa forma, poderemos encontrar o equilíbrio entre as emoções, desenvolver nosso autoconhecimento e ter uma existência mais plena."