As cores do coração

As cores do coração Dani Assis

Resenhas -

Aione 04/08/2020

As Cores do Coração é o romance de Dani Assis publicado pela editora Harlequin. Entre luto, arte e uma importante conscientização social, o que conecta cada aspecto da trama é, sem dúvidas, o amor.

Antonella encontrou em seu trabalho em uma instituição de apoio a transplantados e familiares a força para superar o luto pela morte de seu namorado, cujos órgãos foram doados. Por isso, um de seus maiores desejos é o de encontrar as pessoas que receberam os órgãos de seu amado para que ela possa encontrar, na vida delas, um sentido na morte dele. Quando ela conhece Vittorio, artista plástico que recebeu um transplante de coração e passou a frequentar a instituição onde Antonella trabalha para compreender as estranhezas que o acometeram após o transplante, ele se oferece para ajudá-la em sua busca. Contudo, a atração que surge entre eles também traz dúvidas: os sentimentos existem entre os dois ou pertencem ao coração que agora está em Vittorio?

A narrativa em primeira pessoa intercalada entre as perspectivas de Antonella e Vittorio permite ao leitor uma visão mais ampla das emoções e anseios de cada um, de maneira que Dani Assis constrói bem os conflitos internos de seus protagonistas. A linguagem empregada, embora proporcione uma leitura fluida, abriga um tom de formalidade, o que dá à narrativa uma atmosfera de maior romantização e de certo requinte, que combina tanto com a personalidade elegante de Antonella quanto com a característica artística de Vittorio.

Ao longo das páginas, o que move a narrativa é a busca de Antonella e a relação que se desenvolve entre ela e Vittorio, o que gera angústias em cada um: nele, por não saber distinguir se os sentimentos são de fato seus; nela, por ainda estar presa ao sentimento e ao luto pelo namorado que morreu. O romance é delicado e faz inúmeras conexões com a arte, tanto através das telas de Vittorio quanto pela ligação que Antonella sente com a música. Aliás, o livro traz diversas referências musicais, tendo uma playlist própria no Spotify com toda a trilha sonora.

Para além do romance, As Cores do Coração traz também as temáticas sociais. Em primeiro lugar, há a conscientização sobre a importância da doação de órgãos, além de uma perspectiva sensível sobre as dificuldades envolvidas: as de quem aguarda por um transplante, as de quem é transplantado e teve sua rotina alterada pelo uso de tantas medicações — além das demais questões emocionais envolvidas —; as dos entes de um doador. Além de ter achado importante a presença do tema por conta de seu caráter conscientizador, foi interessante pelo que agregou à leitura, trazendo toda uma bagagem de informações até então desconhecidas por mim. Também, pelo fato de Antonella ser negra, há passagens que retratam o racismo por ela sofrido.

As Cores do Coração, assim, entrega uma bonita história na qual o amor é o protagonista: amor romântico, amor ao próximo, amor por tudo aquilo que nos move e que dá cor à nossa existência. É, também, uma história sobre como o amor nos auxilia no processo de superação, seja das dores de um passado, seja dos nossos temores mais profundos.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/08/04/resenha-as-cores-do-coracao-dani-assis/

Nicoly Mafra 26/06/2020

Sobre "As Cores do Coração"!
Duas almas reaprendendo a viver e um coração que os une. Antonella estava prestes a viver o dia mais feliz de sua vida, mas um acidente de trânsito tira a vida do amor da sua vida. Neste mesmo dia, Vittorio ganha a sua segunda chance na vida; após ter lutado a vida toda contra uma insuficiência cardíaca, finalmente há um coração disponível para transplante, e é nesse momento que a vida de Antonella e Vittorio se unem para sempre.

Um ano após o fatídico dia em que sua vida mudou para sempre, Antonella ainda não se sente bem; o luto ainda é constante, a saudade insuportável, e a vontade de encontrar as pessoas que receberam os órgãos de Enrico, seu namorado, é constante, e para buscar ajuda, Antonella começa a frequentar um grupo de apoio para transplantados e familiares.

Já Vittorio, perturbado por sonhos apaixonantes e intensos, vai buscar ajuda para entender as mudanças que está sentindo; mas, ao adentrar a casa de apoio indicada pelo seu médico, Vittorio dá de cara com a mulher que vê todas as noites ao deitar a cabeça no travesseiro. Um coração os une, mas será que a paixão que existe ali é real ou apenas a memórias de um coração?

Eu sei, eu sei, "As Cores do Coração" para ser uma obra clichê, com uma trama que já assistimos muitas vezes na sessão da tarde, porém, este é um livro é surpreendentemente delicado, comovente e muito especial. Com personagens marcantes devido suas histórias e lutas, Dani Assis narra a história desses dois jovens tentando reencontrar a paz, o amor e as respostas desta atração tão intensa que eles sentem um pelo outro.

A obra é lindamente narrada e ainda passa mensagens importantíssimas, como a necessidade de doar órgãos, buscar apoio e não desistir de encontrar felicidade. Dani Assis mostra a realidade sem filtros, conta a história de um amor que nasceu da tragédia, um relacionamento lindo, delicado e com lições importantíssimas que mostra o poder do amor e a beleza das cores da vida.

site: www.instagram.com/nickmafra

Pollyanna Reis 25/05/2021

AS CORES DO CORAÇÃO
Nesse romance tocante e emocionante, vamos conhecer Vittorio e Antonella. Vittorio é um artista plástico que passa os dias e horas olhando para o teto de um hospital, à espera de um transplante de coração. Já Antonella está passando pelo pior momento de sua vida: Seu namorado acabou de sofrer um acidente e não sobreviveu.
Depois de quase um ano, Vittorio felizmente está transplantado e seguindo sua vida da melhor maneira possível. Já Antonella encontra no Salute seu novo emprego, forças para superar o luto e seguir em frente, ajudando outras pessoas.
Quando Vittorio e Antonella se encontram a atração entre os dois é muito forte. Vittorio fica confuso pois a mulher que invade seus sonhos desde o transplante agora se encontra bem real à sua frente.
Vittorio e Antonella terão momentos únicos e também grandes surpresas. Eles terão que enfrentar alguns obstáculos e dúvidas para ficar juntos e felizes.
Eu amei essa história e me emocionei a cada página lida. Que sensibilidade! É uma história que todos deveriam ler, uma leitura super necessária. Mexeu comigo de uma forma única! A escolha do tema: Doação de órgãos foi fantástica e mudou muito minha visão sobre, de uma forma positiva.
Super recomendo a leitura.

Citação favorita:

?Conhecer indivíduos que aprendem a viver com marcas e cicatrizes faz com que eu me sinta melhor, me faz ver que todos nós temos momentos ruins. De um jeito estranho, me ampara, me faz sentir que não estou sozinha. Todos os dias, uma infinidade de pessoas chora ao passo que outras sorriem, e tudo bem, porque ninguém chora para sempre.?
Gigi 25/05/2021minha estante
A resenha lembrou o livro ?Eu e esse meu coração? parece ser bom

Caro 13/05/2021

O livro que coloriu meu dia
Comecei a ler por conta da leitura coletiva e acabei em 2 dias. Adorei a escrita da autora: fluída, descomplicada e tocante.
Sobre a história e as personagens, só amor! Mesmo achando que Vittorio estava errado!
Antonella perfeita, sem defeitos. Achei um romance com bastante carga dramática e emocional, porém leve, consegue imaginar? Sempre tive medo de ler e me surpreendi!

Kelli 07/07/2021minha estante
Também não gostei da atitude da mocinha em relação aos receptores. De início até entendi. Mas depois virou uma obsessão o que me incomodou bastante.

Jéssica Souza @perdidaemlivros_ 07/02/2020

Lindo e inspirador
A autora já me conquistou por escrever sobre um assunto que eu sempre achei interessante e que acho que é pouco abordado, com uma escrita muito fluida e sensível a autora nos apresenta uma história sobre luto,racismo, doações de órgãos, amor e esperança. Com personagens incriveis e inspiradores esse livro vai aquecer seu coração e te fazer refletir sobre muitas coisas.
Um livro sensível que você tem que ler, tem que sentir como diz a Dani esse livro é para ser lido com o coração.

Vanessa Gramkow 02/10/2023

O que traz cor à sua vida?
Dani Assis nos entregou uma história linda onde retrata sobre o preconceito racial e a importancia da doação de órgãos. O tema da história é incrível, mas algumas vezes a narrativa foi desenvolvida tornou a história cansativa. O personagem que me cativou vou Vittorio. A Antonella tinha vezes que queria sacudir ela para ver que homem especial tinha ao seu lado. É uma história sobre como o amor pode nos auxilia no processo de superação. Um livro em que dei 3 estrelas.

Amei esses quotes:

Me ame pelo que eu sou.

Doar órgãos é muito mais do que isso: é doar vida.

Onde falta conhecimento, sobram dúvidas.

Meus quadros são reflexos do que sinto, uma espécie de fusão entre o que sou e os pincéis...Um quadro meu dia o que minha boca não tem coragem. É por isto que não pinto algo específico.

Não achei que seria egoísta a esse ponto, mas eu não quero dividi-la, não quero que ela me olhe diferente ao saber que carrego o coração de Enrico. Não quero que ela me ame mais por isso. Quero que ela me ame apenas por mim, na medida que mereço.

O que trás cor a sua vida?

Geci 20/05/2021

"O que traz cor à sua vida?"
Esse livro é muito necessário, envolve temas importantes (doação de órgãos, racismo, luto), mas, não é pesado, muito pelo contrário. É de uma leveza muito bacana, de uma leitura fluida na maior parte da história, mas, sem maquiar ou deixar de informar fatos importantes. É um romance com final feliz, com algumas coincidências que a gente pensa "só em livro mesmo", mas com cara de vida real (pq, quem disse que vida real não tem finais felizes ou coincidências?). A capa é linda, mas, confesso que, se eu visse o livro na internet, ou numa livraria, nunca imaginaria que fala sobre temas tão importantes de serem debatidos.

Mi Rubin 31/10/2022

Acho que é um assunto muito válido de ser levantado e discutido.
Doação de órgãos deveria ser uma pauta constante, mas sabemos que ainda há muitas dúvidas e questões que envolvem.

Mas acho que faltou profundidade. Principalmente na construção do Vittorio. Poderia ser melhor desenvolvido e até a sua rebeldia poderia ser melhor, e não apenas algo que parece apenas uma pessoa que não aceita as frustações da vida.

Jen 25/12/2021

É bom, mas nem tanto
Gostei do livro e do personagem principal, mas a mocinha foi meio irritante as vezes.
Teve falhas relacionadas a história, e umas coisas que não deveriam ter(ex: psicóloga tratando a mocinha e sendo amiga dela ao mesmo tempo) mas fora esses errinhos o livro é legal.

Jéssica Lustosa 01/06/2021

Como eu amei este livro!
Com um tema tão importante e que ainda existem tantas dúvidas, inseguranças, crenças e medos envolvidos,a Autora conseguiu mostrar de uma forma muito linda, a importância da doação de órgãos.
Conhecer um pouco mais sobre memória celular de um transplantado foi incrível e trouxe ainda mais significado para este ato de amor.
O casal é muito fofo e achei as dúvidas e inseguranças bem desenvolvidas, você consegue se conectar com o casal e sentir os seus medos. Fora que a playlist do livro é realmente maravilhosa, a experiência é ainda mais interessante quando você escuta e ler as cenas.
Recomendo muito este livro!!
Thais 01/06/2021minha estante
Concordo, e sim, a playlist é muito boa. Fiquei curiosa pra ler outros dela.

Thais 01/06/2021minha estante
Eu queria ler ele rápido pra saber como ela ia descobrir que o coração era do namorado dela. Me deixava curiosa e não queria parar de ler kkkkkk

Jéssica Lustosa 01/06/2021minha estante
Simmm
Fiquei viciada!!
Na playlist só lembrei de ti, que gosta ?

Thais 01/06/2021minha estante
E acho legal quando as músicas são citadas no livro kkkkk

Carolina.Teixeira 31/08/2020

Para aprender sobre doação de órgãos
Apesar de achar que a personagem Antonella pisou na bola feio, inclusivo a nível ético, e algumas outras questões que me deixaram chateadas. O livro ganhou minha atenção pela temática sobre doação de órgãos, com certeza, foi isto que me fez caminhar até o final. Eu ia conhecendo mais sobre este universo e os envolvidos, e achei bem, bem legal.

A escrita da autora é bacana, apesar de alguns momentos ter sentido um pouco de repetição, e ter tido dificuldade de aceitar Vita como cidade grande (para mim sempre será cidade do interior). Não é um livro para se apaixonar pelos personagens, é um livro para pensar e refletir sobre a doação de órgãos.

site: http://bit.ly/ascoresdocoracao

Barbara.Begalle 31/03/2021

Muita cor e amor
Eu sou suspeita para falar dos livros da Dani, ela tem um escrita incrível, que toca no coração, todo deveriam conhecer o trabalho dela, o livro é lindo, emocionante, incrível

Só Paula 04/09/2021

Lindo por dentro e por fora!
As cores do coração, de Dani Assis, traz a história de duas personagens que vivem em Vita, cidade próxima a São Paulo, que têm vidas totalmente diferentes, mas vivem a experiência de um transplante: Antonella sofre a dificuldade de voltar a viver após perder o noivo, que sofreu um traumatismo craniano num acidente e doou os órgãos para algumas pessoas e Vittorio, que tem uma doença congênita e recebe um coração após anos de espera e, ao buscar respostas para suas aflições após o transplante, encontra Antonella, que representa um mistério para ele, descoberto ao longo do livro.
O livro retrata a realidade e os dilemas tanto de quem doa órgãos quanto de quem os recebe, mostrando dor, luto, medos, inseguranças, recomeços e sobretudo amor! Com uma história linda do início ao fim ??
Além disso, entendemos um pouco o que sentem as famílias, amigos e profissionais envolvidos no processo.

"É muito difícil entender as escolhas dos outros, é ainda mais difícil quando essas escolhas não condizem com as nossas. É fácil ter a amizade de alguém que concorde com você o tempo inteiro, contudo é um exercício devotado ser amigo de alguém que enxerga além de você, além de seus desejos, alguém que não tem medo de dissentir e lhe fazer enxergar por outros prismas."