Jurassic Park

Jurassic Park Michael Crichton

Resenhas - Jurassic Park

oliver.skywalker 10/03/2024

Um terrorzinho!
Não tenho muito costume com livros de terror, mas, pelo pouco que sei, foi o que jurassic park me proporcionou. assim como o livro de coraline, eu não penso que o livro se equipará com o filme, perante a, no caso de jurassic, um filme mágico com (na minha opinião) belos animatronics e um cgi de bater palmas. mas, acho que tanto o livro como o filme tem as suas diferenças, sendo o livro talvez até mais pertubador, tirando um pouquinho da mágica do filme e transformando num pavor realístico. o livro é cheio de partes de tensão que te fazem prender na leitura e aproveitar mais ela, ele também te faz simpatizar com personagens e coloca eles em situações de conflito frequentemente. acho que o personagem alan grant me passou a mesma personalidade que o filme propôs, sendo um personagem valente, tolerante e carismático. mesma coisa com personagens como ellie e ian, são personagens gostáveis e que se destacam por suas ótimas personalidades e carisma. o livro é ótimo, e mal posso esperar pra ler agora o mundo perdido.

Camila1856 18/02/2024

História fantástica (10/10)
Começar falando da edição desse livro de 2015 pela editora Aleph. Linda diagramação, a arte lindíssima também, com desenhos de elementos que nos lembram do filme. Parabéns. No começo estranhei a margem áspera das folhas, mas entendi que essa margem nos ajuda a virar as folhas sem pular páginas, o que acontece as vezes sem querer.
A história do Jurassic Park é uma história maravilhosa, engoli o livro em alguns dias. Personagens cativantes, principalmente o Malcolm, que além de consciência moral também serve de alívio cômico, eu me rachava quando ele irritando o Hammond. O velho nesse livro é um verdadeiro vilão, fiquei bem surpresa de ele não ser aquele velhinho simpático do filme.
O autor do livro, além de contar uma história intrigante, mostrou que estudou para fazer a história e que estava super alinhado com o pensamento científico da época.
Por fim as decisões do filme, pra mim foram super acertadas, principalmente da personagem da Lex, distribuir as habilidades entre as crianças, com uma manjando de dinossauros e a outra de computadores, fez todos os personagens serem importantes para filme.

Geovana348 03/02/2024

Razoável
Excelente premissa, ideias originais, porém a partir da metade do livro era muita repetição, sempre os mesmos problemas e nenhuma solução. A escrita que estava boa, ficou cansativa?

Kaivine 26/01/2024

Inesperado !!!
Sempre fui fã dos filmes. Iniciei a leitura esperando uma história que completaria os filmes e a realidade foi totalmente diferente. Foi um novo Jurassic park, uma nova perspectiva, uma nova versão da história, e isso me fez sentir a mesma emoção que tive quando assisti os filmes pela primeira vez quando criança. Foi inesperado e muito envolvente.

Usagui 03/01/2024

Uma aula de biologia regada à violência
"O planeta não corre perigo. Nós é que corremos perigo. Não temos poder para destruir o planeta, nem para salvá-lo. Mas talvez tenhamos o poder de salvar a nós mesmos."

É inegável a diferença entre a obra original e o film que dela originou-se. Spielberg imaginou a beleza de um mundo perdido e a aventura que poderia conter por trás da exploração dele, enquanto que Michael Crichton viu o horror e o perigo que haveria caso humanos tentassem adaptar-se à esse mundo de predadores e presas. Não acho, no entanto, que a maneira podre que Crichton descreve seus personagens principais seja proposital - como uma tentativa de demonstrar a pouca importância deles em um mundo de dinossauros, onde os humanos não passariam de uma refeição fácil.

Livro interessante, sem dúvida, mas pela primeira vez, prefiro o filme do que o livro.

Julia.Roloff 11/12/2023

Muuuuito bom!!
Eu amei esse livro! Eu já amo muito os filmes, mas não tinha certeza se os livros iam ser tão bons. Quem diria que seriam ainda melhores?

Isso aqui que é ficção-científica, do jeito mais genial e bem executado possível. Foi uma leitura super fluída e muito gostosa.

Jessica 11/10/2023

?Because the history of evolution is that life escapes all barriers. Life breaks free. Life expands to new territories. Painfully, perhaps even dangerously. But life finds a way.?

sosophia 11/05/2023

Esse livro é fantástico! Bem mais que o filme, que já é divertido, essa leitura foi de tirar o fôlego. Não tem como fugir da comparação, então vou dizer os pontos que eu mais gostei aqui que não estão presentes nos filmes: cenas de ação, fugas, comportamento dos animais, falatórios do Ian Malcom, críticas ao Hammond.
Bem mais que o filme, o livro é recheado de cenas fortes e impactantes, as falas do Ian são mais ácidas e desenvolvidas, e o Hammond é duramente criticado como um bilionário idiota que só pensa em dinheiro e não tem responsabilidade nenhuma (bem coerente com a realidade). Enfim, as críticas seriam a certas suposições sobre os dinossauros, principalmente os Velociraptores, que hoje sabemos que são bem diferentes do que o demonstrado, mas isso seria injusto porque primeiramente... é um livro de ficção.
Jurassic Park vale a pena de mais!

Lukas 01/05/2023

Um clima mais sério
Pra começar é bom ressaltar as diferenças com o filme, não vá esperando que será uma cópia do filme.
O livro além de mais completo, possui outro tom, um clima mais científico e sério, com momentos de tensão mais severos.
Os dinossauros são outro nível de terror, principalmente os Velociraptores que são mais astutos e terríveis.

Tavares 25/04/2023

Incrivel
Primeiro livro em inglês que leio do início ao fim, o começo de um novo horizonte.

O livro retrata o caos que o interesse no dinheiro pode trazer e todo o impacto na vida dos Drs envolvidos na empreitada em busca de trazer de volta os terríveis lagartos da antiguidade.

JoAo366 28/03/2023

Jurassic Park
O livro ja começa bem interessante, mostrando alguns acontecimentos fora da ilha. E apresenta alguns personagens. Achei a escrita facil de entender. Todo o livro é narrado em 3° pessoal.
No decorrer da historia tem muito suspense e cenas agonizantes, essas cenas nos prende na historia. Eu recomendo você ler esse livro, mais se for ler prepara seu celular porque acada pagina você vai ir no google pesquisar o nome de um dinossauro kkkkk.

Caio328 23/02/2023

Quem não assistiu o filme não é desse planeta. Um grande sucesso e várias continuações. Gostaria de dizer que li o livro muito antes do filme ser lançado, na época foi uma indicação da Folha de São Paulo.
Um livro que utiliza conceitos científicos com uma dose de imaginação para criar um universo novo. Essa fórmula seria seguida por outros autores a longo do tempo.
Engenharia genética para trazer os dinossauros a vida novamente em uma ilha isolada. Para aprovar o projeto são chamados dois paleontologos e um matemático do caos.

Rafael529 27/01/2023

Bem melhor que o filme, personagens mais desenvolvidos e história alucinante. Recomendo muito a leitura para todos aqueles que gostem de uma boa ficção

Nathi 30/12/2022

Primeiro livro em inglês a gente nunca esquece, amei, muito bom e bem parecido com o filme original

Leandro423 09/10/2022

Curti mais que o filme, e quem dera se o filme fosse igual... ia fazer muita criança chorar... as mortes são bem detalhadas, eu conseguia sentir o cheiro dos animais, achei muito bem escrito, muito bem detalhado... com ênfase principalmente para o parque em si...