O Aprendiz

O Aprendiz Joseph Delaney

Resenhas - O Aprendiz

Thiago Leite 26/09/2009

Interessante
Se você pegar esse livro pra ler, vai com cuidado. Ele é a introdução de uma saga que promete ser excelente, mas esse primeiro livro é uma introdução a um universo novo, cheio de mistérios e de bruxas, fantasmas e demônios e, portanto, pode deixar alguns leitores decepcionados.

Delaney trata seu livro com muito cuidado e seus personagens também. A intenção dele é mostrar como o ofício de ser Mago é solitário e durante as 224 páginas acompanhamos o nosso aprendiz de Mago Tom, o sétimo filho de um sétimo filho, na sua tentativa de se tornar o que sua mãe tem certeza de que ele será: um dos maiores Magos do mundo.

Mas ser Mago não é nada fácil, lidar com demônios, bruxas, fantasmas, imagens fantasmagóricas que tentam por tudo causar pavor nos cidadão do Condado exigem muito esforço. Afinal, ao contrário de Harry Potter que pode usar sua varinha, o jovem Tom tem que cavar buracos enormes para prender bruxas e tampá-los com barras de ferro e coisas desse tipo, ou então usar misturas de ferro e sal!

Talvez seja esse o grande trunfo de Dela Ney, a simplicidade.

E não posso deixar de falar de Alice. Sim, ela é ótima e promete deixar o resto da série mais e mais misteriosa, afinal, de que lado Alice esta? Existe bem e mal simplesmente, ou todos têm esses dois lados? E qual seguir?

O Aprendiz é um ótimo livro para quem quer algo diferente, algo novo, simples e nem por isso menos empolgante.

As Crônicas de Wardstone estão só começando... pensando bem, que bom que esse é só o primeiro!
Alexandre 14/12/2012minha estante
Tudo bem. Achei interessante o seu comentário. No meu caso será uma leitura futura. Você gostou da leitura, como foi?
Abraço. Obrigado.

Italo 26/12/2012minha estante
cara, vc escreveu muito bem.

Sophie K. 06/03/2013minha estante
Mago? Me desculpe, mas Tom Ward nem o seu mestre é mago. Mago é aquele que pratica magia ou ocultismo, Tom é um aprendiz de Caça-Feitiço e caça magos e bruxas, assim como outros seres das travas.
Bom, tirando isso eu realmente achei interessante o seu comentário e devo acrescentar que não me decepcionei ao ler os 6 primeiros livros da série.

Clarice Treml 21/04/2013minha estante
Cara, gostei bastante da Resenha, mas Tom Ward nem seu mestre são magos. Eles são caças-feitiço e o dever deles é lidar com as criaturas das trevas, tais como ogros e feiticeiras, entre outros demônios. Queria muito saber onde encontrar o primeiro livro da série pois não encontrei em lugar algum. Mas certamente me apaixonei pelo segundo livro, com o sanguinário Flagelo e a ameaça do Inquisidor, e também do terceiro,com Golgoth, Morgan e as feiticeiras lâmias. Os dois que li eu peguei na biblioteca e quero muito ler o resto desta série que promete. Não encontro os outros em lugar algum, como eu faço para poder lê-los?

Tchau!!!!

alexandresanthi 13/04/2017minha estante
Eu comecei a ler este livro e não gostei justamente por isso. A crônica é muito inerte, sem contar que a literatura é formal demais, do tipo dos anos oitenta, donde utilizava-se muito os pronomes vocativos, de tratamento e os oblíquos (não sei se isso foi escolha da editora ou se faz parte da tradução; só sei que não me agradou muito). A história é legal e confesso que parei na metade do livro - na parte quando o protagonista luta com uma figurinha aew (sem spoilers, claro) - mas tenho receio de voltar a ler por causa do estilo de escrita. O que me diz sobre isso?

Pedro 25/07/2010

vocês perceberam que, na capa, o caça feitiço segura o bastão com a mão direita?
Pedro 27/07/2010minha estante
IUAHIAHIUAUAUIA! boa observação!

Elis 20/11/2011minha estante
é porque ele usa a corrente de prata com a esquerda...

Carol 11/05/2012minha estante
Mas na capa do livro quatro ele segura a corrente com a direita e o bastão com a esquerda.

Heidi Gisele Borges 10/09/2010

Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho, e por isso tem a árdua missão de se tornar um Caça-Feitiço.

Torna-se aprendiz do Sr. Gregory, que aparentava ser um homem rude, triste e mal humorado, mas às vezes demontrava afeto para com Tom - que nem sempre merecia tão atenção.

Thomas sabia o que implicava em ser aprendiz, como não ter muitos amigos, afinal as pessoas evitavam ao máximo a companhia deles.

O trabalho de um Caça-Feitiço era basicamente o de enfrentar e destruir ogros, feiticeiras e fantasmas.

Em algumas partes da história dá vontade de jogar Tom no buraco reservado a ogros e bruxas, pois ele desobedece descaradamente as ordens mais básicas de seu professor.

O Sr. Gregori disse: não confie em garotas de sapatos de bico fino. E a primeira coisa que Tom faz ao ver uma garota com essa descrisão, conversa com Alice, e ainda lhe fez uma promessa, mais uma das recomendações do Caça-Feitiço.

Deveria também ficar longe do túmulo onde Mãe Malkin - a malévola bruxa do condado - estava enterrada viva, de cabeça para baixo, pois feiticeiras são ainda piores quando mortas, e Tom desobedeceu essas duas regras.

Esta é uma bela série, que, ao contrário do que se diz, não deve substituir Harry Potter, pois há tantos livros, e cada nova série parece estar fadada a ser a sucessora do bruxinho de J. K. Rowling.

********
Mundo de Fantas no mundo dos livros
www.mundodefantas.blogspot.com

Nando 22/11/2011

É sem dúvida um dos piores livros que eu já li!!!
lucas.carrilho.7 10/05/2015minha estante
Pq? To pensando em ler, o q ele tem de ruim?

Samara MaiMa 26/01/2009

Livro agradável de ler. Tem um plot inicial parecido com o do filme "Seis Signos da Luz" quando fala sobre o sétimo filho do sétimo filho...

Neste primeiro volume somos apresentados aos personagens principais, mas o autor ainda deixa umas pontas soltas como o relacionamento de Thomas com sua mãe; bons ganchos para serem resolvidos nos próximos volumes.

Confesso que em alguns momentos, entrei tanto na história que levei até sustos.

Fico aguardando que a Bertrand Brasil traga os próximos volumes.

Pandora 27/06/2011

Não leia a noite =)
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse é o primeiro livro da trilogia "As aventuras do Caça-Feitiços".

A frase impressa nesse livro "Não leia a noite" vem bem a calhar. Nunca uma história feita para um público infantil teve tanto sangue e morte quanto esse livro. E eu adorei!

Tom é um jovem garoto, o sétimo filho de um sétimo filho e precisa aprender o ofício de um Caça-feitiços.
Para isso, acompanha o velho Gregory em suas jornadas, aprendendo a lidar com ogros, fantasmas, feiticeiras e toda sorte de criaturas das trevas.

O enredo pode parecer simples e batido, mas garanto que a leitura é extremamente prazerosa e de qualidade.
Para o público a qual se destina é até pesada. Mas isso não é ruim! Mostra como lidar com os medos interiores e as inseguranças.

Achei a narrativa ágil e perspicaz, com ótimos personagens (suas personalidades são muito bem trabalhadas). É recheado de aventuras, mistérios e perigos.

Leitura envolvente para crianças e adultos, super recomendada :)

Vinicius 15/10/2014

Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho, sete vezes sete, como diz sua mãe. Agora que já tem treze anos, está na hora de deixar a vida na fazenda e conseguir se primeiro ofício de verdade, e por essa razão sua mãe envia uma carta ao caça-feitiço, pedindo que o aceite como aprendiz.
Tom parte para a casa de verão do caça-feitiço, onde aprende tudo o que deve saber sobre ogros, feiticeiras, fantasmas e todo tipo de criatura das trevas, além de outras línguas. Mas essa vida dura e solitária de caça-feitiço faz com que duvide se realmente deve continuar o aprendizado.
Sua mãe dizia que ele era o presente dela para o Condado. Dizia que um grande mal estava ressurgindo e que apenas Tom seria capaz de detê-lo, e que nem mesmo Sr. Gregory, o caça-feitiço, poderia. E por isso devia seguir seu destino.
Por ser um garoto humilde e de bom coração, Tom é enganado por uma garota, e liberta um feiticeira muito poderosa. E para piorar, seu mestre está fora, obrigando-o a enfrentar Mae Malkin sem sua ajuda, contando apenas com o pouco que já aprendeu.
O Aprendiz é um livro fácil e rápido de se ler, com uma história impressionante. Já li até o 7° livro e sou um grande fã da série. Recomendo a todos que gostam do tema. Meus agradecimentos à Joseph Delaney pelo ótimo livro.

Vejam essa e mais outras resenhas no blog Bookshelf Nerd.

site: goo.gl/Z27QBk

Felipe Buccini 31/10/2013

O Aprendiz
O Aprendiz é o primeiro livro de uma série infanto-juvenil escrita pelo britânico Jopseph Delaney sobre Thomas J. Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, que pode ver criaturas das trevas e outras coisas que os outros não podem. Por esse motivo ele é tomado como aprendiz de um experiênte Caça Feitiços e passa a enfrentar perigos incomuns em sua jornada.
A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amarrar ogros. Quando porém, é enganado e cai na armadilha e liberta uma terrível feiticeira, a mais malévola do Condado.

"Muito bem, rapaz. Você está aprendendo. Somos os sétimos filhos de sétimos filhos, e temos o dom de ver coisas que os outros não podem ver. Mas esse dom, de vez em quando, pode se tornar uma maldição. Se tivermos medo, às vezes poderão aparecer coisas que se alimentam desse medo. O medo piora tudo para nós. O truque é nos concentrarmos no que vemos e pararmos de pensar em nós mesmos. Sempre resolve."

Ambientado no período histórico que os ingleses chamam de Pendle Witch Trials (1612) ou Os julgamentos de Pendle, onde várias pessoas foram acusadas de bruxaria. O Caça-Feitiço é um homem que protegia os aldeões das perversidades de bruxas e monstros, contudo era temível por todos. Aqui, a narrativa usa o temor do desconhecido, o medo e o horror para contar a história de um jovem aprendiz de um profissional que luta com o sobrenatural, numa época em que tudo era motivo de se ter medo.
O autor também aborda o medo, como ele aparece, como age e o porquê que se fortalece nos seres humanos. Tal como o jovem Tom aprende, o trabalho de um Caça-Feitiço é solitário, pois todos temem o que fazem para ganhar a vida. Certamente pelo clima de terror e medo, a série não é muito apropriada para aqueles propensos a pesadelos, principalmente por algumas cenas que são descritas com muita intensidade, como no caso dos fantasmas dos soldados que morreram pendurados em árvores ou quando um menino tem um de seus dedos cortados.

Joseph Delaney consegue, já desde o inicio, prender a atenção do leitor de uma forma peculiar, descrevendo o ambiente da história como um lugar frio, assustador, perigoso e imprevisível, pois nunca se sabe o que se vai encontrar na próxima encruzilhada. E o Jovem Tom partilha deste mesmo medo com o leitor. É inseguro, inocente, mas é corajoso e leal, o que o torna um aprendiz dedicado e respeitador.
Escrito na forma de diário pelo próprio Tom, um acerto do autor que, com isso, consegue dar maior peso às sensações e medos do protagonista na medida em que avança na narrativa, o livro toma emprestado momentos históricos da vida do próprio Delaney, como a casa mal assombrada descrita no teste de Tom e o período em que a história se desenrola descrito acima, um período de muita tensão, sobrenatutral, e desconhecido.
O Aprendiz é o primeiro volume de uma série de 10 livros em que Joseph Delaney irá contar a história de Tom Ward e como ele se tornou um Caça feitiço. O segundo volume, “A Maldição”, o terceiro “O Segredo” e o quarto “A Batalha” já estão à venda no Brasil. O Quinto “O Erro” tem previsão de estréia em Outubro deste ano.

Você encontra os livros que já foram publicados para comprar nas livrarias...

site: http://fanaticreader.blogspot.com.br/2011/06/as-aventuras-do-caca-feitico-o-aprendiz.html

Alisson 26/08/2016

O Aprendiz é uma introdução a saga As Aventuras do Caça-Feitiço e, realmente, deve ser lido como se fosse uma introdução. Thomas Ward é um garoto de 12 anos que desde seu nascimento já estava predestinado a se tornar um Caça-Feitiço por ser o sétimo filho de um sétimo filho. Os nascidos nessa natureza possui habilidades especiais e possuem a missão de proteger os povoados dos ogros, das feiticeiras e outras criaturas horripilantes.
A história passa a ser contada a partir do momento em que Tom passará a ser treinado por Gregory, o Caça-Feitiço - uma pessoa com palavras duras, mas com lições extraordinárias.
Por falar em lições, são o que o livro tem de melhor. O Aprendiz nos apresenta um mundo difícil, mas vencido pela união familiar. Fala também da solidão, já que o Ofício de Caça-feitiço acaba afastando as pessoas. Mostra a importância dos mentores e a confiança que deve ser depositada, mesmo com a frustração sendo óbvia. Faz com que aprendamos que os erros fazem parte da vida e superá-las faz parte do processo.

“Muito bem, rapaz. Você está aprendendo. Somos os sétimos filhos de sétimos filhos, e temos o dom de ver coisas que os outros não podem ver. Mas esse dom, de vez em quando, pode se tornar uma maldição. Se tivermos medo, às vezes poderão aparecer coisas que se alimentam desse medo. O medo piora tudo para nós. O truque é nos concentrarmos no que vemos e pararmos de pensar em nós mesmos. Sempre resolve.”

O livro é escrito em primeira pessoa pelo Tom. Como ele tem 12 anos, há verossimilhança nos sentimentos do garoto. Fraqueza, ansiedade e insegurança. Algumas partes no livro ficamos apreensivo. Na parte de trás do livro está escrito "não deve ser lido a noite!". Claro que quem está acostumado a ler Stephen King e Willian Platty vai achar fichinha, mas é sempre bom lembrar que essa é uma saga infanto-juvenil, que pode ser lida pelos fãs de Harry Potter.

Jorge 06/10/2011

Muito bom.
A história é muito boa e esse primeiro livro montou uma ótima base pro restante da saga. Algumas histórias são realmente de assustar e a descrição dos personagens é a melhor parte. Alice é linda!! Espero ansiosamente pelo filme.

Eddie Araújo 02/01/2012minha estante
Estou louco pra ler essa serie. Parece ser realmente muito boa!

vic 10/01/2010

Acha que exorcizar fantasmas,amarrar ogros,matar feiticeiras é uma tarefa fácil?
Pois não é.Ainda mais se você é só um garoto longe da familia,com um velho estranho,numa casa estranha,tendo de encarar as dificuldades de seu aprendizado,seus medos,o preconceito contra o que está fazendo,os perigos nos quais é obrigado a se arriscar,mistérios mais que sinistros,casas assombradas,histórias aterrorizantes de outros que já foram um aprendiz,promessas insanas e o peso de saber que é o único que pode impedir as trevas de reinarem sobre a terra.
Achei muito bom,mesmo.Fiquei presa no livro,na história do Tom.
Realmente amei.
Leiam.Esse eu recomendo.

Guilherme F. 07/05/2012

O Simbolista, http://www.osimbolista.blogspot.com - Guilherme Franco
"-Por que os únicos amigos que terá será os que puder comprar!"

Esse é uma série que estava ansioso demais para começar, o tema me agrada, sempre quis ler e quando vi que vai virar filme, sebo nas canelas acelerar a leitura!
Como vocês conferiram na sinopse Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho, e foi designado para ser o Aprendiz do Caça-Feitiço, ele passará por uma primeira prova para saber se será o próximo caça-feitiço...

"O Medo piora tudo para nós.O truque é nos concentrarmos no que vemos e pararmos de pensar em nós mesmos.Sempre resolve."

Minha leitura foi bem rápida, o livro é pequeno e o autor vai dando uma introdução sobre quase tudo e nos fazendo pensar em possíveis situações que poderão ocorrer com os personagens no futuro, o livro é narrado em 1ª pessoa por Thomas, com uma narrativa simples e sem delongas.
é muito legal o folclore e as criaturas que estão ou estarão presentes na história, como ogros, bruxas e outros.

"Dei uma gargalhada ao ouvir isso.Quero dizer, aquilo era uma loucura.Como uma sombre poderia ter cheiro?"

Vi várias resenhas do pessoal falando que não deveria ser colocado na estante dos infanto-juvenis, bom não discordo totalmente, pois algumas partes podem ser meio fortes para alguns que estão somente acostumados e acomodados com a com as coisas "belas" da vida; mas em minha opinião leitura traz conhecimento e é melhor você ficar assustado com algumas coisas e descobrir o quanto antes, desde que não te traumatize do que ser um ignorante, mas para um adolescente é um livro divertido e com suspense.

"Todo mundo tem seu preço.É só uma questão de fazer uma oferta que agrade o outro, mas que não te prejudique demais."

Agora ficarei no aguardo esperando pelas próximas aventuras do Thomas e os outros, pois como disse esse 1º é uma super introdução a vários assuntos, e vamos ver o que vem nos próximos...

"Pela primeira vez, senti na carne o que era ser aprendiz do Caça-feitiço.Eu as vira estremecer ou fazer o sinal-da-cruz só porque tínhamos atravessado sua aldeia, mas não tomara isso como algo pessoal."

Luiza 14/07/2011

Muito bom! :)
“Não deve ser lido à noite” Essa frase deve ser levada a sério. Não é um livro infantil, pois contem vários acontecimentos macabros. Confesso que sou fácil de se impressionar, pois me peguei pensando na estória antes de dormir, com a mesma sensação de quando acabamos de ver um filme de terror light.

Tom é o sétimo filho de um sétimo filho e por esse motivo se torna um aprendiz do Caça-Feitiço. Embora isso não queira dizer que ele terá êxito, já que todos os outros também eram e não terminaram seu aprendizado...

Agora é a sua vez e terá fazer a diferença. Infelizmente o oficio não é nada agradável e muito solitário... Ele terá que estudar sobre e conviver com ogros, fantasmas, sombras, feiticeiras, etc, além de sofrer o preconceito por parte das pessoas que o temem.

“Agora só resta você, filho. Você é a última chance. A última esperança. Alguém tem que enfrentar as trevas. E você é o único que pode”.

Como todo aprendiz, ele está sujeito a cometer erros, com o agravante de que se acontecerem (e é claro que vão acontecer) pode colocar não só ele mas a todos em perigo!

É o primeiro volume de uma série que não só promete, como começou MUITO boa!
Os personagens são extremamente cativantes, mesmo ainda não sabendo direito o que pensar de alguns.

Devorei-o! 5 estrelas sem nem pensar duas vezes!

Rusbis 27/04/2014

Confira a vídeo-resenha de "As Aventuras do Caça-Feitiço: O Aprendiz" no canal literário do Youtube, Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=G-p5AKx6kw8