O Efeito Sombra

O Efeito Sombra Deepak Chopra

Resenhas - O Efeito Sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

15/04/2024

Mas o livro O Efeito Sombra é muito diferente do que eu imaginei. A Lua De Papel acertou em cheio em trazer o livro para o Brasil, e não é a toa que o livro está há três semanas consecutivas na lista dos mais vendidos da revista Veja.

Contudo, vamos ao livro. O livro é dividido para os três autores Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson. A leitura do livro começa com um texto de introdução escrito por Ford. Logo após a introdução vem a primeira parte (A Sombra Coletiva) do livro escrita por Chopra, que nos conta como surgiu a sombra coletiva e onde ele nos dá muitas dicas para vivermos bem com a nossa sombra.

Já Debbie Ford nos mostra sua própria experiência com a sombra e como a enfrentou. Também nos dá exemplos de como ela age e de onde podemos encontrá-la. Ford reflete também sobre a Projeção ? assunto que já fora tratado por Chopra ?, mas que ela explica de maneira mais perceptiva.

Marianne Williamson finaliza nos mostrando maneira de nos conectarmos com essa sombra e como devemos agir. Simples soluções capazes de combater o Self sombrio que nos toma através de pequenos acontecimentos.

Esta foi a resenha do livro O Efeito Sombra que eu li mais ou menos em um noite, o que vocês acharam?

Adriel69 24/03/2024

O efeito sombra
Fala sobre encarar nossos lados meio sombrios. Eles dizem que é importante dar uma olhada nas partes mais escuras da nossa mente e coração. Ao aceitar e entender esses lados negativos, a gente consegue crescer e se tornar uma versão melhor de si mesmo.

Os autores explicam que essas partes escondidas podem influenciar como a gente age e pensa, sem a gente nem perceber. Então, a ideia é confrontar esses aspectos sombrios com compaixão e honestidade, o que pode nos ajudar a viver com mais equilíbrio e integridade.

Eles dão dicas práticas e exercícios para ajudar a galera a lidar com essas sombras internas e encontrar mais paz e autenticidade. É tipo um convite para se conhecer melhor, se perdoar e buscar uma vida mais plena. É um livro que desafia a gente a ir além do que tá acostumado e buscar uma transformação pessoal e espiritual.

Muito bom, recomendo.

Fox.. 20/03/2024

???
O livro fala sobre seus lados sombrios(mal) no qual a grande maioria de nós quer esconder por não querermos ser julgamos e tals, e ele nos explica como conviver com o nosso lado ?mal? pra não termos que ficar fingindo ter outra personalidade, pós com o tempo não vamos mais conseguir esconder ela.

Gabriel1994 09/03/2024

Esse livro é uma bomba literária
Não sei se o problema tá em mim, mas esse livro NÃO DÁ. Muita repetição pro meu gosto, muita coisa nada haver, não desceu tlgd?
Só dei uma estrela a mais do que eu daria pq tem umas frases legais, pq de resto é uma bomba!
Eu nem consigo apontar direito oque eu não gostei, pq foi o livro todo. Ele é chato, em um nível de ser tão tedioso que eu quase dormir lendo.

Acho que você tem que gostar muito dessas coisas pra gostar desse livro, mas se for pra ser o primeiro contato com livros do gênero, não recomendo EM HIPÓTESE ALGUMA.

Carla.Parreira 19/01/2024

O Efeito Sombra (Deepak Chopra, Debbie Ford, Marianne Williamson). Melhores trechos: "...Há uma mente que coordena não apenas o modo como as pessoas captam os modismos umas das outras, ou decidem imitar-se; não apenas a que distância as células cerebrais sabem o que outras células cerebrais estão fazendo, mas remotos fenômenos, como o de gêmeos separados por milhares de quilômetros que subitamente sabem o que está se passando um com o outro. Esses conectores invisíveis vêm trazendo o inconsciente coletivo a muitas, muitas áreas da vida. O contágio social está se transformando em notícia, porque todos gostamos de confiar em dados, embora a possibilidade de sermos todos integrantes de uma só mente desafie a religião, a filosofia e o significado da própria vida... Aqui estão as formas típicas que a projeção pode assumir: 1. Superioridade - Eu sei que sou melhor que você. Você deveria ver e reconhecer isso. 2. Injustiça - É uma injustiça que essas coisas ruins aconteçam comigo ou Eu não mereço isso. 3. Arrogância - Tenho orgulho demais para me incomodar com você. Até sua presença me irrita. 4. Defensiva - Você está me atacando, então, não estou ouvindo. 5. Culpar os outros - Eu não fiz nada. É tudo culpa sua. 6. Idealizar os outros - Meu pai era como um Deus quando eu era pequeno, Minha mãe era a melhor mãe do mundo ou O homem com quem eu me casar será o meu herói. 7. Preconceito - Ele é um deles, e você sabe como eles são ou Cuidado, esse tipo de gente é perigosa. 8. Ciúme - Você está pensando em me trair; posso ver isso. 9. Paranoia - Eles querem me pegar ou Eu vejo a conspiração que ninguém mais vê. Sempre que um desses comportamentos surgir, há um sentimento oculto na sombra que você não consegue encarar. Aqui estão alguns exemplos: A superioridade camufla o sentimento de fracasso ou o de que os outros o rejeitariam se soubessem quem você realmente é. A injustiça camufla o sentimento de pecaminosidade ou a sensação de que você é sempre culpado. A arrogância camufla a raiva acumulada e, abaixo dela, há uma dor profundamente arraigada. A defensiva camufla a sensação de que você é indigno e fraco. A menos que você se defenda dos outros, eles começarão a atacá-lo. Culpar os outros camufla a sensação de que você está agindo errado e deveria se envergonhar. Idealizar os outros camufla a sensação de que você é uma criança fraca e indefesa, que precisa de proteção e cuidados. O preconceito camufla o sentimento de que você é inferior e merece ser rejeitado. O ciúme camufla seu próprio impulso de desvio ou um senso de inadequação sexual. A paranoia camufla uma ansiedade entranhada e sufocante. Como você pode ver, a projeção é muito mais sutil do que se imagina. No entanto, é uma porta aberta para a sombra. É uma porta dolorosa, já que aquilo que é visto como falha nos outros mascara seu sentimento em relação a você mesmo. O ideal seria que pudéssemos parar de culpar e julgar de uma vez por todas. Na realidade, desfazer a sombra é sempre um processo. Para interromper a projeção, você precisa enxergar o que está fazendo, entrar em contato com o sentimento oculto sob a superfície e fazer as pazes com esse sentimento... Depois de ter aprendido a lidar com a projeção, você pode fazer a pergunta seguinte. Por que precisa se defender? Essa se torna uma questão-chave, pois leva ao questionamento do principal motivo da existência da sombra... Os sentimentos antigos ficaram por perto para protegê-lo de se ferir do mesmo modo. Agora, faça as pazes com isso, e você terá transformado algo negativo em positivo. O medo não permaneceu para feri-lo; ele achou que você precisasse estar atento no caso de outra mágoa — caso outra garota o rejeitasse, outro parente debochasse de você, outro patrão o despedisse. Mas essas coisas não vão mais acontecer, pelo menos não exatamente da mesma maneira... A ilusão na qual recaímos é pensar que a vida nos força a escolher entre o bem e o mal. Na realidade, há um terceiro caminho, que é ser pleno. Da perspectiva da plenitude, você pode equilibrar a escuridão e a luz sem se tornar escravo de nenhuma delas. A oposição entre as duas pode se transformar em tensão criativa... Todos esses pares de opostos existem em nosso interior porque somos seres dualistas, feitos de forças opostas. Isso significa que cada qualidade que enxergamos nos outros existe em nós. Somos o microcosmo do macrocosmo — em nossa estrutura de DNA temos a impressão de todas as características. Somos capazes dos maiores atos de abnegação e dos crimes mais autopunitivos e destrutivos. Quando vista sob a luz da consciência, a sombra expõe a dualidade e a verdade tanto do self humano quanto do self divino, conforme ambos provam ser ingredientes essenciais de um ser humano autenticamente pleno. Temos de revelar, possuir e abraçar tudo aquilo que somos — o bom e o ruim, a luz e a escuridão, a abnegação e o egoísmo, e as partes honestas e desonestas de nossa personalidade. Ser pleno, possuir tudo, é nosso direito de nascença. Porém, para isso, é preciso estar disposto a lançar um olhar honesto sobre si mesmo e ir além da própria mente julgadora. É aí que surge uma mudança transformadora em nossa percepção, uma entrega do coração... A sombra prospera quando temos segredos. No instante em que fechamos a porta para um ou mais aspectos particulares, colocamos em movimento uma vida secreta... Hoje há versões atualizadas de sedutores, encantadores, bajuladores, eternos otimistas, descolados, mártires, boas garotas, caras bacanas, durões, abusivos, intimidadores, ardilosos, intelectuais, salvadores, depressivos, piadistas, solitários, vítimas e daqueles acima do padrão. São expressões repetitivas, arquétipos do mundo contemporâneo. O problema em viver dentro dessas máscaras é o que eventualmente nos faz perder de vista quem realmente somos e as possibilidades para nossa vida. Ao ignorar a escuridão, inconscientemente extinguimos nosso poder autêntico, nossa criatividade e nossos sonhos..."

Dani Sidaury 04/11/2023

Em busca do meu EU
A algum tempo tenho tentado encontrar meu propósito nesta vida, e precisei lidar com muitas emoções conflitantes (diga-se, sentimentos ruins)... Senti muita necessidade de entender o sentimento de culpa, se era algo que eu sentia DE VERDADE, era uma DOR MINHA. Por que seria errado senti-la?

Lendo e estudando, encontrei a indicação de alguns livros do Chopra, e esse definitivamente me ajudou MUITO nessa busca de me conhecer mais profundamente.

Ele trouxe a possibilidade de uma nova forma de pensar, sentir e agir, assim como aliviou minha jornada de autoconhecimento, de saber que é tudo uma ESCOLHA.

Maria13367 24/09/2023

O efeito Sombra
Em resumo fala sobre a importância de reconhecer nossos sentimentos, sejam eles positivos ou negativos. Reconhecer, aceitar e seguir... Quanto mais escondemos e negamos os sentimentos ruins mais eles crescem e nos causam grandes problemas.

Apesar de ser um tema bem interessante achei a leitura muito repetitiva e entediante. ?

Thalita251 15/08/2023

Uma leitura seria e em alguns momentos um pouco pesada mas que nos ajuda a entender, compreender, lidar e aceitar o nosso lado sombrio, nos fazendo entender que ter um lado sombrio não é algo ruim é sim algo natural do qual não devemos ter vergonha

Luiz H. 18/07/2023

"Para existir a luz, é necessário a escuridão."
Até a página 60 não estava desgostando; muito pelo contrário, é uma leitura prazerosa e cativante. Li 70 páginas e não vi o tempo passar. Porém, tive a infelicidade de postergar a leitura e... O brilho sumiu. Sinceramente, ao chegar na pauta sobre "plenitude", vi que o livro perdeu sua linha original e estava apenas aumentando suas frases de efeito que podem ser facilmente encontradas no google.

Não me entendam mal, o livro é funcional. A página 46 e outras, reflete visões corretíssimas, tal como observar o mundo com outros olhos, a importância do coletivo e a dicotomia da existência do bem e o mal. Eu estava gostando. Porém, era efêmero. Passou.

O livro perde-se em sua base, e não estou com vontade para ler outros dois capítulos de pura procrastinação de ideias. Inclusive, o termo "self" é muito ruim para a compreensão. Em outras palavras, o livro não é ruim, só não é da minha laia.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/03/2023

Encontre o poder escondido na sua verdade! Imagine que existe uma parte em cada ser humano esperando ser descoberta e que tem o poder de nos ensinar, treinar e guiar para que alcancemos força, criatividade e felicidade. No entanto, essa parte não é paciente e, quando ignorada, pode sabotar nossas vidas.
Então o que é essa parte misteriosa escondida nas profundezas de nossas consciências?
Essa é a sombra humana.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563066138

Andy 24/02/2023

Bom pra quem não gosta e perfeito pra quem gosta.
Não sou muito adepta de livros de auto-ajuda, mas esse aqui até que conseguiu me prender em alguns momentos.
Tem determinadas reflexões que de fato me tocaram.
Mas ainda assim, não é AQUELA leitura.

Lima 19/02/2023

E nossa luz, e não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
E quanto ao caminho ao amor? Como seria um mundo de luz? Será que nossos olhos físicos poderiam ver tudo isso?

Eu tenho muitos livros que tenho como meta mas esse realmente me chamou a atenção,não só a capa mas não sei uma força digamos assim.
E meu Deus como gostei desse livro, sofri muito para ler ele, mesmo ele sendo bom , a minha mente ficava vagando muito (ataques espiritual)
Mas vale super a pena ler.

Ivanete 04/02/2023

O poder da sombra reprimida
O livro fala sobre a sombra individual, a nossa sombra e leva bastante a tona a sombra coletiva, a sombra que não é só nossa, mas do grupo em que vivemos e/frequentamos. O autor tenta mostrar os problemas dos principais sentimentos que nos prejudicam e como perdoá-los, reduzí-los. Revela o conflito de duas forças que existem dentro de nós: uma força que nos leva a viver de acordo com os nossos valores, a dar e receber amor e a ser uma pessoa íntegra; e a outra força que nos impede de progredir. Gostei da leitura, mas se fez um pouco cansativa do decorrer dos capítulos.

Izabelly 18/01/2023minha estante
O motivo dele pensar assim é sua crença.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6