O Efeito Sombra

O Efeito Sombra Deepak Chopra

Resenhas - O Efeito Sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

danilo_barbosa 22/07/2010

Como sempre fui sincero com vocês, faço aqui um mea culpa: no começo fiquei com receio de ler este livro. Sempre pensei que encontraria um bando de baboseiras sem sentido, típico de pessoas que estão sem rumo na vida e um texto extremamente entediante.
Até que comecei a ler... E não consegui parar.

Somos uma mistura das duas coisas e isso é o que nos torna especiais. Mas, infelizmente, ao primeiro choque com os nossos erros e defeitos ficamos com medo da nossa reação e daquilo que os outros esperam da gente. Em vez de corrigirmos o erro, vivenciando-o e enfrentando-o, nós os escondemos e criamos uma falsa imagem nossa para as pessoas ao nosso redor, uma máscara de bom comportamento para ser mostrada ao mundo.

Resenha completa no www.literaturadecabeca.blogspot.com
Zimermmann 16/02/2018minha estante
Leia Krishnamurti, absorva Krishnamurti... Este livro leva a mais confusão.

Thalita251 15/08/2023

Uma leitura seria e em alguns momentos um pouco pesada mas que nos ajuda a entender, compreender, lidar e aceitar o nosso lado sombrio, nos fazendo entender que ter um lado sombrio não é algo ruim é sim algo natural do qual não devemos ter vergonha

Silvio 04/02/2014

É só mais um livro comum de autoajuda. Como todo livro desse tipo, ele diz, basicamente, duas coisas:
1. O óbvio ululante;
2. O impossível de se fazer.
Nunca diz "como" fazer. Coisas do tipo: se você é dependente de álcool, pare de beber - o óbvio. Não diz "como"; se fosse tão simples quanto ele sugere, não haveria mais alcoólatras, fumantes, gordos, etc. e tal.

Há muitas ideias sócio-filosóficas lindas, maravilhosas, porém utópicas, não condizentes com a prática.
São três autores que, inclusive, se contradizem; seu único ponto em comum é a "sombra"
Sugerem que a verdade seja dita, mas fica claro que, se a verdade não for agradável, torna-se uma crítica e não se deve criticar.

Debbie Ford até apresenta algumas poucas ideias interessantes e algumas absurdas. Segundo ela, a qualidade (ou o defeito) que eu projeto em outra pessoa, é também minha qualidade (ou defeito). Se for verdade, vou escrever um livro e ganhar o prêmio Nobel, como fez José Saramago!!!

Marianne Williamson está mais para pregadora fanática e pouco conhecimento religioso. O amor, a fé, a oração... é tudo muito bom para quem acredita, mas e para ateus? Será que ela não ateus em seu trabalho?
John 05/02/2015minha estante
Parei na parté que cita demônios, por volta da terceira página.

Eduardo Scarabelli 12/05/2022minha estante
Acho que você não entendeu o livro. Caso contrário não ofereceria essas críticas.

Afinal, esse é o seu efeito sombra agindo de forma insconsciente?

Dani Sidaury 04/11/2023

Em busca do meu EU
A algum tempo tenho tentado encontrar meu propósito nesta vida, e precisei lidar com muitas emoções conflitantes (diga-se, sentimentos ruins)... Senti muita necessidade de entender o sentimento de culpa, se era algo que eu sentia DE VERDADE, era uma DOR MINHA. Por que seria errado senti-la?

Lendo e estudando, encontrei a indicação de alguns livros do Chopra, e esse definitivamente me ajudou MUITO nessa busca de me conhecer mais profundamente.

Ele trouxe a possibilidade de uma nova forma de pensar, sentir e agir, assim como aliviou minha jornada de autoconhecimento, de saber que é tudo uma ESCOLHA.

Delly 10/08/2010

O Efeito Sombra nos pega pela mão, nos leva ao nosso próprio âmago e nos mostra lugares que costumamos esconder de nós mesmos; às vezes por vergonha ou por achar que aquela parte de nós é errada e não deveria existir.

De acordo com Deepak Choppa o homem tem uma natureza naturalmente dividida, mas que mesmo assim busca sempre a unificação. Ele desenvolve uma vasta quantidade de questões complexas, empolgantes e misteriosas.

“Mas a nova pesquisa sobre o contágio social é empolgante, porque respalda a noção de que, na verdade, há uma mente que coordena não apenas o modo como as pessoas captam os modismos umas das outras, ou decidem imitar-se; não apenas a que distancia as células cerebrais sabem o que outras células cerebrais estão fazendo, mas remotos fenômenos, como de gêmeos separados por milhares de quilômetros que subitamente sabem o que está se passando com o outro.” Pg. 37.

Debbie Ford tenta nos mostrar o que há por trás das nossas ações e da nossa sombra; a reconhecer uma necessidade por trás de um desejo; e a maneira que nós lidamos com o nosso lado obscuro e o jeito que o lado obscuro reage a nossa tentativa de aprisioná-lo.

“Fantasias imensas de nossa vida surgem da dor de nosso potencial não realizado, mas sonhos verdadeiros são uma realidade pela qual estamos dispostos a trabalhar, lutar, ficar acordados até tarde – esse é um futuro que está ao nosso alcance.” Pg. 113.

Mariane Williamson faz alusão a relação da sombra com o medo e o amor. Para ela se trata de temer e amar o suficiente, ou não o bastante para enfrentar as disfunções da vida.

“O mal é uma energia, assim como o amor. Ele surge a parti do medo, e o medo vem da ausência de amor. Tentar erradicar a escuridão só com meios materiais é lidar com o efeito, e não com a cauda.” Pg. 215.

Um livro ótimo. Provou-me o porquê desse livro ser sucesso no mundo inteiro.

Sid 18/03/2022

Todo mundo deveria ler
Eu ganhei este livro de presente e foi uma grata surpresa. Eu adoro o assunto e o livro traz muito aprendizado e reflexão. Se você está num processo de auto conhecimento, leia!
Freezerburn 18/03/2022minha estante
Obrigada pela recomendação

Vicente Moragas 15/12/2011

Não perca seu tempo.
Nas primeiras 16 páginas do livro, já tinha certeza da grande batalha em lê-lo, uma vez que este já se mostra, descaradamente, cheio de clichês e absolutismos característicos dos livros de auto ajudas americanos, mais preocupados em vender uma ideia do que introduzí-la em seu pensamento com as seduções características das literaturas comuns.

Paradoxalmente, as ideias não são fracas e baseiam-se em estudos de C. G. Jung e Freud, dois grandes pilares da psicologia moderna, porém o livro mistura no mesmo contexto os conceitos principais de sombra e inconsciente dos dois autores acima, com conceitos religiosos de deus, bondade e conceitos filosóficos como os de ética.

Se tiver um grande feito, o livro vem suscitar a questão de auto-embate com a nossa própria sombra, convidando-nos a entender nossa própria sombra, livrarmo-nos do julgamento dela, e carinhosamente, como quem se olha pelo todo, entender que aquilo que tememos ser, os nossos principais medos repressões, quando bem administrado, pode fornecer a chave de nossos anseios.

Claro que para entendê-lo assim, muito tive que limpar dos conceitos espirituais que as três autoras cismaram em atrelar o pensamento que construíam. Por culpa de ser o primeiro livro que abandonaria no meio da leitura, e por persistência que me é peculiar, alcancei a página 198, já na terceira página do livro, e não consegui ir além. Desisti. Não seria o meu primeiro abandono, uma vez que o livro Brida do Paulo Coelho também já teve esse mérito, tampouco foi por inaptidão de confrontar-me com minha sombra.

Não aconselho o livro, este o é confuso, tendencioso e os conceitos nele defendidos estão muito melhor explicitados em outros autores que tratam do assunto. Perdi longos 05 dias querendo termina-lo antes de iniciar o delicioso Ensaio Sobre a Cegueira do José Saramago, mas depois dessa tarde, em que já tenho 15% do último livro lido, tenho a certeza de que fiz uma ótima escolha.
Jeün 25/07/2012minha estante
Eu o comprei por estética, imagino. Obrigado pela dica. Nem vou ler. Dei uma olhada na sinopse e folheei algumas páginas. Acho que o estilo realmente foge de mim. Ensaio Sobre a Cegueira é fantástico!
Ótima escolha, mesmo!

adriana.zanchet 18/07/2016minha estante
Oi Vicente, fiquei curiosa sobre os outros autores que tratam do assunto... você teria outros livros para indicar sobre isso? Obrigada!

Myy 17/04/2022

Intrigante.
As duas primeiras partes são muito boas mas não me identifiquei com a terceira. Mas foi bom pra refletir sobre a integralidade de cada indivíduo inclusive eu própria.

edu.reader 10/12/2022

Um livro que é uma ponte para a plenitude
Li esse livro sem muita empolgação. Mas depois que comecei não deu para parar, é um livro bem filosófico, faz a gente pensar em diversos aspectos de nossas vidas. Reconhecer a dualidade, as qualidades e defeitos, é brilhante. E depois do final, ainda tem uma dinâmica bem interessante que filtra diversos aspectos do leitor, com questionamentos interessantes. Acredito que subi diversos degraus internamente após a leitura desse livro.

Marcos.Rocha 30/09/2020

Tenho uma visão diferente do que foi abordado neste livro , aquilo que chamam de sobra defino como outra coisa.

Luiz H. 18/07/2023

"Para existir a luz, é necessário a escuridão."
Até a página 60 não estava desgostando; muito pelo contrário, é uma leitura prazerosa e cativante. Li 70 páginas e não vi o tempo passar. Porém, tive a infelicidade de postergar a leitura e... O brilho sumiu. Sinceramente, ao chegar na pauta sobre "plenitude", vi que o livro perdeu sua linha original e estava apenas aumentando suas frases de efeito que podem ser facilmente encontradas no google.

Não me entendam mal, o livro é funcional. A página 46 e outras, reflete visões corretíssimas, tal como observar o mundo com outros olhos, a importância do coletivo e a dicotomia da existência do bem e o mal. Eu estava gostando. Porém, era efêmero. Passou.

O livro perde-se em sua base, e não estou com vontade para ler outros dois capítulos de pura procrastinação de ideias. Inclusive, o termo "self" é muito ruim para a compreensão. Em outras palavras, o livro não é ruim, só não é da minha laia.

Pati Setter 25/04/2022

Um mergulho dentro de si mesmo
Leitura obrigatória para quem está buscando se conhecer melhor. De forma muito direta os autores dissertam sobre as dificuldades que encontramos no caminho para sermos
Pessoas melhores, como um dos principais pilares de não julgar o próximo, pois em suma estamos julgando a nós mesmos.
Livro impactante que mudou a forma como enxergo minhas atitudes e a dos outros.

Lima 19/02/2023

E nossa luz, e não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
E quanto ao caminho ao amor? Como seria um mundo de luz? Será que nossos olhos físicos poderiam ver tudo isso?

Eu tenho muitos livros que tenho como meta mas esse realmente me chamou a atenção,não só a capa mas não sei uma força digamos assim.
E meu Deus como gostei desse livro, sofri muito para ler ele, mesmo ele sendo bom , a minha mente ficava vagando muito (ataques espiritual)
Mas vale super a pena ler.

Carol 30/10/2012

O processo terapêutico por trás do livro
O Efeito Sombra abordado em sua definição, causa e solução, por três autores com uma forma de escrever relativamente distinta entre eles, é um convite ao confrontamento de questões que podem estar atrapalhando a sua evolução pessoal. Na sequência sintetizo as três partes do livro:

Desde o primeiro autor, o renomado (e por mim muito admirado) Deepak Chopra, a teoria da psicanálise de Jung é discutida. Os principais termos são definidos e o efeito sombra sobre o falso self é descrito de um modo muito didático e, claro, sob a ótica da sabedoria e vivência oriental.

A segunda parte, de Debbie Ford, ao meu ponto de vista, é muito impactante. A partir de exemplos de vida, a autora fomenta o enfrentamento da raiz da sua auto-sabotagem, de tal forma que é praticamente impossível passar por este capítulo sem experimentar algum tipo de catarse.

Por fim, Marianne Williamson apresenta de uma forma poética como podemos usufruir da sombra e transformá-la em luz.

Bom, minha opinião: Embora eu aprecie muito esse tipo de livro, não vou dizer que é uma leitura fácil, muito pelo contrário. Os autores fundamentam-se na psicanálise de Jung e precisei recorrer muitas vezes à minha mãe, psicóloga, para me ajudar a entender a proposta de determinado parágrafo ou outro. Além disso, eu mesma experimentei algumas revelações, o que torna essa leitura um tanto perigosa se vc não possui alguém que lhe dê suporte. Mas, superando as dificuldades de compreensão, creio que este é um livro muito válido para quem busca compreender a sua própria essência.

Uma boa leitura e se permita a redescoberta!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6