A História do Doutor Dolittle

A História do Doutor Dolittle Hugh Lofting

Resenhas - A História do Doutor Dolittle

Mega.Master 14/07/2023

Pedi: médico engraçadinho q fala com animais Ganhei: racismo
// primeiramente peço perdão pela bíblia, mas eu TINHA que esculachar esse aqui

Eu comecei esse livro com muitas expectativas, porque é uma história infantil que já inspirou filmes legais. Tava esperando algo como a Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl, mas em troca ganhei um livro que cujo enredo é simples e puramente racismo.
Eu entendo que foi publicado em 1920 por um homem extremamente branco, mas pelo amor de Deus, em mais de CEM ANOS não teve NINGUÉM pra revisar???? E eu digo isso porque a Fantástica Fábrica de Chocolate também era extremamente racista quando foi publicado pela primeira vez, vocês não tem noção. Claro, ainda tem problemáticas, mas dá pra ser apreciada como livro, ao contrário dessa palhaçada aqui.
A verdade é que eu não sei nem se sobraria alguma coisa se a gente tirasse o racismo do livro do Dr. Doolittle, já que a história central é ele viajando para a África para tratar uma praga dos macacos e o vilão do filme é (pasmem) o rei africano que não quer que ele invada o país dele do nada. Os conflitos com o rei são resolvidos na premissa de que o rei é estupido, assim como os guardas e todos o reino (preto). A história toda baseia-se numa visão completamente eurocêntrica de uma pessoa que obviamente nunca PISOU fora do leste europeu. E o Doolittle só tem o MÍNIMO respeito por pessoas que vivem na cidadezinha europeia dele, enquanto os outros ele trata e são representados como idiotas.
Eu queria muito gostar desse livro. Vocês não tem noção. Mas é simplesmente impossível o racismo nisso aqui, porque não existe enredo na história, é só racismo puro mesmo.

bibi_nk 26/01/2023

...
O livro me encantaria se não fosse pelo racismo presente no enredo inteiro da história. Eu achei os personagens muito fofos, a história bem leve. Mas me incomodou muito a representação dos negros como bichos totalmente selvagens e horríveis. Não sei em que época foi escrito, mas com certeza tem características bem retrógradas. Que pena, tinha potencial :(
Mega.Master 13/07/2023minha estante
eu procurei,
o livro foi publicado em 1920, e foi escrito durante a primeira guerra mundial por um carinha que (pasmem) tava do lado dos aliados

Jezreela Kemilly 01/05/2022

É bem diferente dos filmes do Eddie murphy e mais parecido com a versão do robert downey jr. Mas nenhumas das duas é muito fiel a obra original. Tem algumas questões bem problemáticas, ainda mais se tratando de uma obra infantil.
Esperava mais, porém é uma leitura facil e rápida.

Taís 02/05/2021

O Doutor Dolittle é médico e atendia pessoas, elas levavam também seus animais achando que ele poderia salvá-los também e ele sempre conseguia curar os bichinhos, até que com a sua papagaia ele aprendeu a falar com os animais para que pudesse atendê-los melhor e decidiu não atender mais os humanos. Assim rapidamente ganhou fama de veterinário pelo mundo. Ele também adotou vários tipos de animais, pois eles pediam seu abrigo. Um dia chegou até ele a informação de que havia uns macacos da África doentes e outros morrendo e que a doença estava se espalhando muito rápido. Para que ele pudesse salvar os macacos comprou fiado os alimentos para a viagem e emprestou um barco prometendo pagar a todos na volta da missão. Enfim, deu início a viagem e antes de chegar na ilha dos macacos, seu destino, o seu barco naufragou deixando ele e os bichinhos a ver navios, onde ficaram ilhados na terra do rei negro que os aprisionou, a papagaia foi a única que conseguiu escapar dessa prisão e teve a ideia de ir assustar o rei, esse que estava dormindo, dizendo que era o Doutor Dolitlle que estava invisível e fez várias chantagens, até que o rei com medo decidiu livrar eles, só que no momento que a papagaia saia do castelo a rainha viu e foi contar ao rei, mas não dava mais tempo, pois todos os prisioneiros haviam escapado, todos os empregados do castelo foram atrás dos fugitivos, porém o macaquinho do Doutor conseguiu escondê-los e pedir ajuda aos macacos da região, até que enfim conseguiram fugir pela ponte de macacos para chegarem a terra deles e curar todos os macaquinhos que estavam doentes, nesse tempo de aflição para curar esses animaizinhos pediram ajuda dos leões, leopardos, antílopes, girafas e zebras, todos esses recusaram e depois voltaram atrás na decisão, sendo muito importante essas ajudas na hora da cura. Como presente pela ajuda os macacos deram ao doutor o bicho Puxa-Empurra para que ele pudesse ganhar muito dinheiro e pagar as suas dívidas após a sua volta para casa. Quando estavam indo embora da terra dos macacos eles se perderam e acabaram caindo dentro do terreno do castelo do rei negro, que conseguiu prendê-los, de novo a papagaia conseguiu escapar e o macaquinho também, ao verem o filho do rei indo para o jardim resolveram pregar uma peça nele, a papagaia disse que ele deveria arranjar um barco, soltar os presos e que poderia pedir o que quisesse ao Doutor que ele atenderia, pois ele era um mágico e médico, ao anoitecer o menino foi até a prisão e falou com o Dolittle que exigiu um barco com mantimentos e tudo o que fosse necessário para uma viagem, o menino o atendeu e então o Doutor fez uma porção que o deixasse branco assim como o foi pedido, nesse momento enquanto o menino estava se admirando saíram correndo e conseguiram fugir e alguns animaizinhos resolveram ficar em sua terra de origem, a África. No meio do caminho quase que um barco pirata consegue alcançar o barco deles, as andorinhas os ajudaram carregando eles até a ilha dos canários, onde elas descansaram e eles repuseram as energias e pegaram o precisavam repor no seu estoque, nesse meio tempo os piratas chegaram e invadiram o barco deles, enquanto isso as andorinhas avisaram o Doutor e seus bichinhos do ocorrido e nisso também roubaram o barco dos piratas e foram embora, deram uma lição de moral nos piratas para que deixassem de ser e virassem agricultores como promessa. Em pouco tempo de viagem descobriram que havia um menino no barco e que ele queria o tio dele, muitos animais o procuraram e não encontraram, até que o cachorro do Doutor pelo seu faro conseguiu achar o local onde o tio do menino havia sido abandonado pelos piratas. Depois desse resgate, ao chegarem ao Brasil, a terra natal, o doutor pagou todas as suas dívidas e gerou tanto dinheiro com o Puxa-Empurra que não sabia onde mais guardar o que ganhava.