Morte e Vida Severina

Morte e Vida Severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

otempoeeulendo 18/01/2021

Valeu a releitura
Quando li a primeira vez foi pra fazer a prova para ingressar na universidade, aquela leitura obrigatória e foi bem mais ou menos.

Por ser poesia (amo) resolvi dar uma segunda chance, cheguei até a assistir a peça, e não me arrependi.
É muito boa a poética que João Cabral de Melo Neto traz nessa obra fabulosa. Recomendo demais. Um dos favoritos. ?

Mateus 16/01/2021

Uma dor familiar.
João Cabral de Melo Neto tem uma capacidade única para nos fazer sentir aquela estranha sensação de identificação, quando você repara nas minúcias de sua vida em comparação com a história perfeitamente narrada nos poemas. Estes retratam uma história dura e dolorosa, mas muito bonita - aliás, assim também é a vida.

thaw 16/01/2021

auto de natal Pernambuco
uma reunião de diversos poemas belíssimos de João Cabral de Melo Neto, entre eles seu carro chefe: morte e vida severina, maravilhoso e doloroso. não há palavras capazes de descrever o quão emocionada essa obra me deixa. todo mundo deveria ler e sentir a dor de tantos severinos.
carol 18/01/2021minha estante
SIM? o auto de natal pernambucano é a coisa mais linda já escrita. a mais sensível. a mais dolorosa. o mundo inteiro deveria conhecer a obra de João Cabral. ele foi um gênio.

carol 18/01/2021minha estante
e o final? a esperança em dias melhores, em vidas melhores...

thaw 18/01/2021minha estante
SIMMMM, belíssimo, não tem como não se emocionar com a sensibilidade dessa obra

carol 18/01/2021minha estante
claro!! é arte, eu recomendo pra todo mundo sem medo!

amanda.peixoto. 15/01/2021

Nesse livro, além de Morte e Vida Severina que carrega o título, João Cabral de Melo Neto nos presenteia com outros três importantes poemas. Em O Rio, o personagem principal é o próprio rio Capibaribe, onde relata acontecimentos ao longo do seu curso, desde o interior de Pernambuco até o mar mostrando o abandono do povo sertanejo e as consequências da exploração econômica em suas margens.

Em “Paisagens com figuras”, também regionalista e usando de descrições bastante visuais e metafóricas, o autor definiu como ponto central do poema as lembranças de Pernambuco em alternância com versos dedicados a paisagens da Espanha, explicitando a influência em sua obra do período em que foi diplomata no país.

“Morte e Vida Severina” é o mais famoso dos poemas de João Cabral, com diversas adaptações para teatro, cinema e televisão. O poema nos conta a história de Severino, um retirante que vai em direção ao litoral em busca de condições mais favoráveis e que durante a trajetória cruza com outros tantos Severinos, com vidas marcadas por desamparos e opressões. A morte sempre aparece como pano de fundo, mudando apenas de cenário, saindo das pedras para o mangue. A obra mostra a desigualdade social presente na década de 50, estampada através de uma crítica aos latifundiários e o escancaramento da miséria que acometeu a vida do povo nordestino limitada pela falta de comida, injustiças e privações. O ponto alto é o encontro de Severino com Mestre Carpina, onde há uma alusão a José e o nascimento de Cristo.

Por último, dividido em dez partes e dedicado à Vinicius de Moraes, João Cabral em “Uma Faca Só Lâmina” através de metáforas das palavras faca relógio e bala, refere-se à vida, ao tempo e à morte, à existência humana e seus pensamentos como um todo.

Não tenho costume de ler poemas e tive dificuldade de contextualizar em algumas passagens, mas ainda considero o livro uma boa entrada para conhecer o gênero.

Jackson 08/01/2021

Morte e Vida
Não tenho familiaridade com a cultura nordestina, mas o livro conta a história de Severino através de poemas que colocam a morte e a vida do retirante como o personagem constante, em todos os lugares em que ele passou.

Muito bem construída a narrativa da cultura nordestina. Difícil de ler porque não conheço as palavras do nordeste, mas é até legal olhar a vida por esse ângulo tão alheio à minha.

Heitor 03/01/2021

A perfeição é pernambucana
Ler Morte e Vida é como sentir um soco no estômago; por mais que já saibamos sobre o que se trata, é abrasador, é estonteante e fugaz. A escrita de João Cabral é uma simples e perfeita eloquência. A voz de João Cabral é a voz do Brasil. Vale a pena ler e reler.

cristina 31/12/2020

Morte e Vida Severina, de J. C. de Melo Neto - Nota: 8.5/10
Reli as últimas páginas nesse final de ano para me alegrar um pouco.
É um livro que consegue transmitir muita esperança e fé para um futuro que não parece muito promissor.
Uma leitura que flui muito bem apesar do formato em versos.

Silvio 31/12/2020

2020 marca o centenário deste que é um dos maiores poetas brasileiros, cuja obra, escrita com cuidado e atenção de um verdadeiro artista, nos conta histórias do Sertão em forma de poesia.

O Ciclista 23/12/2020

Arrependido de não ter lido antes
Um clássico, que todo brasileiro deveria ler. Morte e Vida Severina ilustra uma realidade que muitos retirantes enfrentaram e ainda enfrentam fugindo da seca. É tão mágico que só lendo para entender o que quero passar.

tomperadinha 22/12/2020

clássico
um clássico poético que valoriza a literatura brasileira, morte e vida severina nos mostra que, no fundo, somos todos severinos, abordando de forma crítica uma vida cruel e miserável.

D.Faria 21/12/2020

Pois somente essa faca dará a tal operário olhos mais frescos para o seu vocabulário.

Gabriel Seixas 21/12/2020

Em algum nível, somos todos Severinos
Mais uma obra clássica da literatura Brasileira que leio nesse ano. Viajar para uma época e lugar distantes da nossa realidade é um exercício de empatia muito grande. Ainda mais depois que a gente começa a pesquisar mais sobre a obra, sobre o autor, sobre o contexto em que foi escrito e quais suas circunstâncias. Isso ajuda a entender um pouco mais do que é expressado, muito além do que analisar a escrita, o enredo, as concordâncias...
“Morte e Vida Severina é um livro de poema regionalista e modernista do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, escrito entre 1954 e 1955 e publicado em 1955. A obra narra o sofrimento enfrentado por Severino apresentando um poema dramático que relata a dura trajetória de um migrante sertanejo (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável na capital pernambucana.”
Acredito que mesmo depois de quase 50 anos muito do que foi retratado pelo João ainda aconteça. A forma como ele traz a realidade é única, através da sua poesia e do processo fluído de caminhada de Severino. A voz dele vai se misturando com a voz de muitos outros Severinos e nos leva por vários momentos a nos colocar no lugar dele, mesmo distantes fisicamente. É isso também que faz essa obra ser um clássico, atemporal e imersivo. Cada um com a sua caminhada, encontrando nossos semelhantes pelos caminhos.
Essa obra é tão lida que existem várias resenhas, análises e inclusive um filme de animação 3D feito pelo cartunista Miguel Falcão. Procure por “Morte e Vida Severina em Desenho Animado – Completo” no YouTube.
#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #literaturanacional #morteevidaseverina #joaocabraldemeloneto #kindle #kindlebrasil

Nicole.Coelho 18/12/2020

Morte e vida Severina
Eu não sou de ler muitos clássicos nem poesias então eu não tenho muita propriedade pra falar. Ao meu olhar as poesias são tocantes, nordestinas. Quando eu li eu sentia a história e via ela acontecendo por mais que algumas partes eu precisasse de um pouco mais de tempo pra assimilar. Mas de qualquer modo eu gostei do livro e achei de uma leitura fácil, mais do que eu imaginava.

Sobral 16/12/2020

Perfeito!
Um clássico da literatura brasileira que eu tive o primeiro contato agora. Impressionado com a qualidade desse texto.