Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

maryelli0 27/12/2023

Emocionante
Uma narrativa impactante e sincera. O autor deixa bem claro as dificuldades, a rotina e a dura realidade de uma parte da população. Um clássico que deve ser lido por todos!

Rita Nascimento 27/12/2023

Morte e Vida Severina
O livro traz outros poemas, mas o destaque é para Morte e Vida Severina que conta o percurso de Severino até o litoral em busca de uma vida melhor, enquanto este se depara com a morte por onde passa. Um texto lindo, profundo e comovente que fala diretamente com a memória celular do nordestino.
ladyjess 27/12/2023minha estante
tão boa essa leitura minha cara Rita.

Marina.Duarte 27/12/2023minha estante
É triste, mas adoro esse poema. Já assisti uma peça de teatro dele que também era muito boa.

Priscila700 27/12/2023

Morte e vida Severina
É uma poesia dramática que captura a dura realidade do sertanejo nordestino. Através de uma linguagem precisa e imagens impactantes, a narrativa segue Severino, um retirante em busca de uma vida melhor. A denúncia social proporciona uma reflexão profunda sobre as adversidades da vida no sertão.

Carol Gondo 26/12/2023

Clássico brasileiro
Leitura fluida, que traz muito regionalismo e poesia! Talvez seja um pouco difícil para leitores mais iniciantes!

Brenda Santos 21/12/2023

E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena
a explosão, como a ocorrida;
mesmo quando é uma explosão
como a de há pouco, franzina;
mesmo quando é a explosão
de uma vida severina.

DESAFIO LITERÁRIO 2023
Leitura nº10

Izzie 11/12/2023

E somos todos Severinos
Não sou muito de ler de os clássicos, é mais por falta de costume mesmo. Mas, eu adorei esse livro e to muito apaixonada pela escrita e por todo o desenvolvimento!

Luma.Oliveira 10/12/2023

Foi um dos livros que li mais rápido em toda a minha vida, apesar de não ser grande, mas o fato de ser em verso deixou a leitura muito mais fluida, quando eu pisquei, o livro acabou ?

yara.dias.7927 10/12/2023

Uma belíssima coletânea com destaque para Morte e Vida Severina que, é de longe, o melhor de tudo.

Não costumo ler poemas, mas este livro merece 5? com certeza.

Livia.Maria 09/12/2023

Acredito que não entendi nem metade do que o autor queria dizer, mas amei mesmo assim hihi.

O estilo de escrita é marcado por elipses de verbos, muitas metáforas e uma colocação de vírgulas que nem sempre atende à risca a norma culta. Isso faz você ter que ler com calma, ao mesmo tempo que demarca a originalidade do autor.

Meus poemas preferidos foram: "Auto de Natal", a famosa história dos Severinos que lidam com a desesperança das secas, e "Auto do Frade", que percorre o caminho do separatista Frei Caneca em direção à morte, num claro protesto contra sua condenação.

O mais difícil foi "Dois Parlamentos". Pra mim ficaram alguns mistérios: por que a numeração aleatória das estrofes? Por que usar o cassaco pra personificar o retirante? Como identifico a ironia que Cabral afirmou, em entrevista, ter passado despercebida pela crítica?

"O Rio" é uma tentativa acertada de nos levar a percorrer Pernambuco, como um retirante-rio que desagua no mar. Mas a alusão às cidades de Pernambuco quenao conheço me desconectou um pouco do poema.

OtAvio164 08/12/2023

Não há resposta melhor q a explosão de uma vida severina...
Morte e vida severina conta, em forma de poema, a vida de um retirante em busca do mar por uma vida melhor. Severino, o personagem principal, em toda vila ou lugar que chega depara-se com a morte, por isso morte vem primeiro no título e depois vida. Leitura bem fluida e com ritmo. Recomendo.

Dani.Felicio 04/12/2023

Definitivamente um auto atemporal! A história representa bem a vida no sertão, e o final tem um significado bastante bonito!

gentilvete 04/12/2023

É uma leitura muito boa, te põe para pensar acerca dos empecilhos que assolam trabalhadores. Ambientado no nordeste, Severino é a perfeita representação dos problemas que um imigrante enfrenta, sem contar que suas vivências nos mostram a realidade - muitas vezes, miserável- de muitos brasileiros.

@adriana_ lerlivros 29/11/2023

Lendo poemas sobre o nordeste escrito por um autor nordestino.
Os poemas descrevem as paisagens nordestinas e suas belezas. Descrevem as pessoas, suas crenças e agruras. João Cabral de Melo Neto é o ilustre autor, um nordestino arretado.

???Severino de Maria do finado Zacarias???
Morte e vida Severina conta a história de um retirante, fugindo da fome e da morte precoce, fala sobre suas andanças e seus encontros, suas expectativas e desilusões...