Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

OtAvio164 08/12/2023

Não há resposta melhor q a explosão de uma vida severina...
Morte e vida severina conta, em forma de poema, a vida de um retirante em busca do mar por uma vida melhor. Severino, o personagem principal, em toda vila ou lugar que chega depara-se com a morte, por isso morte vem primeiro no título e depois vida. Leitura bem fluida e com ritmo. Recomendo.

Dani.Felicio 04/12/2023

Definitivamente um auto atemporal! A história representa bem a vida no sertão, e o final tem um significado bastante bonito!

gentilvete 04/12/2023

É uma leitura muito boa, te põe para pensar acerca dos empecilhos que assolam trabalhadores. Ambientado no nordeste, Severino é a perfeita representação dos problemas que um imigrante enfrenta, sem contar que suas vivências nos mostram a realidade - muitas vezes, miserável- de muitos brasileiros.

@adriana_ lerlivros 29/11/2023

Lendo poemas sobre o nordeste escrito por um autor nordestino.
Os poemas descrevem as paisagens nordestinas e suas belezas. Descrevem as pessoas, suas crenças e agruras. João Cabral de Melo Neto é o ilustre autor, um nordestino arretado.

???Severino de Maria do finado Zacarias???
Morte e vida Severina conta a história de um retirante, fugindo da fome e da morte precoce, fala sobre suas andanças e seus encontros, suas expectativas e desilusões...

Ligia168 15/11/2023

Demorei mais pra ler esse livro. É surreal a escrita fazendo desumanizar as pessoas e humanizando o animal Baleia.
Leitura dura.

naho 13/11/2023

Severa vida Severina
Esse é um dos que pega no fundinho da alma e a dilacera em pedaços, que te faz refletir sobre a propia realidade (claro, se você for pobre) e tentar, junto com o Severino, encontrar boas motivações para viver em uma sociedade que sempre irá nos desprezar.

yuu 12/11/2023

Pra não falar que odiei o final eu gostei e foi o que mais fez sentido, de resto eu não entendi nada e talvez seja por isso que não gostei mas sla?só no final tem algo de interessante e que me prendeu. Não sei se recomendo

Bu 05/11/2023

Clássico
Todos deveriam experimentar a leitura de Melo Neto, nessa edição ele mescla algumas coisas da Espanha com o nordeste do Brasil, mas sua estrutura é aqui.

Rico em descrição e também mostrando o folclore da região, bem como os costumes e locais reais e em muitas passagens o que ocorreu e ocorre até então.

Pra alguns passagens tristes por ter vivido,
outros felizes por ter reconhecido os costumes e lugares,
e uns tantos com incômodo de enxergar a nua e crua realidade.

ElisaBrubs 01/11/2023

Delícia de livro do João Cabral.
É de doer o coração mas também é de se deliciar com as rimas e métricas dessa história refletindo a vida sofrida de muita gente que saia do Nordeste para fugir da seca, da fome e da miséria. Mas no fim, sempre renasce a esperança na beleza de um nascimento. Amo!

Simone Pagliari 30/10/2023

Morte e vida severina
Morte e vida severina - Os poemas focados na vida do povo pernambucano. Contém muitas referências culturais e geográficas, retrata o sofrimento do povo nordestino de forma crua e direta. É o retrato do retirante sertanejo, lutando pela sobrevivência em versos encantadores.

Jean375 29/10/2023

Um clássico da literatura nordestina
A saga do retirante nordestino que foge da seca e miséria.
Podemos sentir nos versos o drama que muitas famílias sentiam ao deixarem seu torrão natal para sobreviver e "não envelhecer aos trinta"