Morte e Vida Severina

Morte e Vida Severina João Cabral de Melo Neto




Resenhas - Morte e Vida Severina


199 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Sweet 06/12/2020

É um ótimo livro, gostei de apreciar e amei muito a leitura dele!
comentários(0)comente



Icaro.Jatoba 01/12/2020

?Minha pobreza tal é que não tenho presente melhor, trago papel de jornal para lhe servir de cobertor; cobrindo-se assim de letras vai um dia ser doutor?. É isso.
comentários(0)comente



Sílvia 30/11/2020

Frustração
Expectiva frustrada. Até li em voz alta para perceber melhor a rima e ritmo poéticos. Gostei mais do primeiro conjunto de poemas que trata do caminho do interior até a capital. A sonoridade do poema título é muito agradável.
comentários(0)comente



Girassor 28/11/2020

Muito bom!!!
É uma leitura tranquila e reflexiva, apesar de eu ter grande dificuldade para entender poemas, gostei muito de ler. Especialmente, o poema morte e vida severina, que nos mostra que somos todos severinos nessa vida, independente do que estamos buscando. É incrível como o autor faz com o significado das palavras. É uma bela obra de arte.
comentários(0)comente



Ester8 26/11/2020

Muito bom
Adorei o livro,muito verdadeiro e lindo só sei sentir ??leiam!!
comentários(0)comente



Thayná S. 15/11/2020

Estou encantada por essa preciosidade da nossa literatura!
A poesia de João Cabral de Melo Neto é de uma excelência inexplicável.
Sou pernambucana, mas mesmo assim, senti que a mim estava sendo apresentada uma realidade que eu desconhecia ou não conhecia tão bem.
Perfeito, perfeito, perfeito ??
comentários(0)comente



Rogi 10/11/2020

História de um retirante
Passei, acho, que quase três meses lembro esse livro. Lia um poema por dia, com calma, cuidado, tentando buscar palavra por palavra pra entender. Lia os poemas até umas três vezes, entendia uma parte, mas fico ainda com sensação se que falta mais pra se entender. Com certeza lerei mais a frente. São poemas que se misturam com a paisagem e com a gente.
comentários(0)comente



springsfairy 06/11/2020

RESENHA: morte e vida severina
li o livro pra escola e achei bem legal. o livro nos apresenta a vida no sertão do nordeste e suas desavenças sendo um nordestino raiz. suas cenas são fortes e amargas mas marcantes. mas símboliza a esperança afinal de tudo.....
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Haddad 02/11/2020

Sensacional
Coletânea incrível do João Cabral. Retrato da vida dura do nordestino enfrentando a desigualdade social e a escassez. O poema que da nome ao livro é um dos maiores clássicos da poesia brasileira musicado magistralmente por Chico Buarque.
comentários(0)comente



Hidalberto 30/10/2020

Um pouco sobre João
O livro trás uma degustação de 4 poemas de João Cabral de Melo Neto: "O Rio", "Morte e Vida Severina", "Dois Parlamentos" e "Auto do Frade". São poemas que pela economia de palavras nos leva a profundas reflexões que vão desde ao cuidado ao meu ambiente, as dificuldades da vida, as condições de vida do interior, esperança, dignidade, valor das histórias e até assuntos religiosos.
Não custa dizer que se tratando de poemas muitas dessas reflexões pode ser pessoais e o leitor pode tirar a sua própria reflexão. Sem sombra de dúvida é uma leitura necessária ao brasileiro e amantes da nossa literatura pelo seu teor regional. João é aquele autor que faz querermos ler mais sobre aquele assunto. Vale muito ler esse livro.
comentários(0)comente



Nilton 20/10/2020

Clássico
Texto-poema com melodias de Chico Buarque de Hollanda.
A realidade do sertão brasileiro não está muito diferente, embora o esforço de voluntários do bem.
Cultura Brasileira!
comentários(0)comente



pamppiiz 18/10/2020

Maravilhoso
Narrando o que futuramente será visto pelo retirante Severino em Morte e Vida Severina, nesse livro, João Cabral de Melo Neto traz o Rio Capibaribe personkficado e ele próprio nos narrando seu trajeto até sua deixa em Recife.
Enquanto segue, muitas críticas são tecidas e a imagem na realidade de muitas pessoas nos são mostradas.
comentários(0)comente



pamppiiz 18/10/2020

Incrível!!
Nunca fui muito fã de rimas, principalmente as metrificadas e com "palavras difíceis", assim como a literatura nacional, infelizmente, até tempos atrás, não me atraia, mas graças, e eu realmente agradeço a eles, esse livro era obra obrigatória da escola.
Nunca pensei que me apaixonaria tanto por um livro como esse. Todas as mensagens dadas na cara ou entre linhas e a maneira como essa visão da morte tão recorrente na narrativa é trabalhada são lindas.. Amei!
comentários(0)comente



Manços 15/10/2020

Morte e vida severina é uma obra magnífica. As demais obras do livro são boas, mas não como morte vida e vida severina.
comentários(0)comente



199 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |