Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Isabela.Felizardo 07/09/2023

Morte e vida severina
Mais um livro do vestibular da UFPR que me fez gostar ainda mais da literatura brasileira. adorei!! achei super fluido e interessante.

Jessica 05/09/2023

Li apenas o Morte e Vida Severina, acredito que vou dar uma olhada nos outros poemas em outro momento. De qualquer forma, é um texto muito simbólico e crítico, que vale a pena a leitura, que também não é de díficil compreensão. Tal retrata a vida de Severino, que imigra do Sertão pernambucano ao Recife, retratando genericamente todos que passam por esse caminho sofrido. A forma como o texto se encerra é muito bonita, se comparada ao restante da história. Por fim, apenas uma sensação que o livro me deixou: por ser breve nas descrições e com a narrativa rápida, após terminar (o que não demorou), não fiquei tão impactada quanto pensei que ficaria... talvez seja coisa minha.

Jessica332 04/09/2023

"E somos Severinos, iguais em tudo na vida"
Fiquei procurando um defeito pra não dar 5 estrelas e não achei, perfeito, pequeno e genial ao retratar o medíocre, o médio, o sem tanta grandiosidade que muitas vezes a literatura renega por não ser estonteante
Quando o autor decide falar sobre o sofrer nordestino, sem por esperança ao por "morte" antes de "vida" no título, a face do sertão que narra é crua e muitas vezes cruel.
E admito que fiquei com vontade de ver a peça depois disso, adorei o posfácio com o Chico Buarque! Não sabia dessa música dele, vou ir atrás dos dois (tanto a peça quanto a musica)

groli 03/09/2023

Morte e Vida Severina
É uma história muito fácil e gostosa de ler, principalmente pela sua musicalidade.
Imersa nos versos, experimentei essa leitura de forma muito rápida e suave, sem grandes dificuldades de entender o vocabulário, e o final é muito gratificante, no meio da vida severina há um motivo para não se jogar da ponte e da vida.

Cabeça 02/09/2023

O choque nordestino
Esse livro me deixou com uma ferida que não vai cicatrizar! É uma ferida moral, poética, sentimental que passa de todas as fé, amores e esperanças. Mostra um corte, no Brasil rico, carnavalesco e esperançoso, mostra um nordeste para além da cultura e mostra a viva árdua realidade repleta de sofrimento mas completada pela esperança de uma vida melhor no mar.

Todo personagem é Severino, toda a história é Severina, toda lágrima de um Severino passa por essa morte e vida Severina!

Se você é minorizado(a, e) brasileiro, sendo negro, pobre, mulher, lgbt, nortista, nordestino ou tudo o que mais se pode englobar aqui, leia a morte e vida Severina e se identifique com os poemas que assim como a todos nós, a cada verso a cada estrofe se sente mais e mais o sofrimento que acaba sendo nulo perto da esperança que nosso povo contém!

Continuemos na vida Severina em busca de um mar, que sendo a nossa redenção chegue antes da morte, da emboscada, da velhice ou do abandono!

Jeanine 29/08/2023

Interessante pensar na morte em vida de diversos Severinos e esse livro é forte e simples de entender. Mais uma vez um cenário de seca e nordeste. Mas poemas não são pra mim.

malu :) 26/08/2023

"E belo, porque com o novo todo o velho contagia."
"[...]
é difícil defender,
só com palavras, a vida,
ainda mais quando ela é
esta que se vê, severina;
mas se responder não pude
a pergunta que fazia,
ela, a vida, a respondeu
com sua presença viva
E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena,
a explosão, como a ocorrida;
mesmo quando é uma explosão
como a de pouco, franzina;
mesmo quando é a explosão
de uma vida severina."

Espetacular, me fez refletir por horas, na verdade, acho que ainda não digeri tudo, que livro incrível!!

Vini Laux 21/08/2023

Interessante?,
Eu odeio poesia, por mais que meu nome venha de um poeta. Porém, descobri que fica mais divertido ler poesia em voz alta, e ir atuando enquanto lê. Continuo detestando poesia, mas, agora, detesto menos

giovanna65 20/08/2023

Morte e vida Severina
Emocionante, impossível não dar 5 estrelas pra esse livro. Morte e vida Severina conta a vida de muitos retirantes que morreram e viveram em busca de uma melhor qualidade de vida.

Carolina.Lazzarett 13/08/2023

A melhor parte do livro é o auto de Natal pernambucano, por ser um pouco menos poético e uma sequência fácil de entender.

manu368 10/08/2023

Li para um seminário, muito interessante a forma que mostra os retirantes do nordeste, a fome e a morte são bem representadas.

Luvale 09/08/2023

Belíssimo
Eu amei a escrita do autor, consegue transmitir tanta coisa.
Morte e Vida Severina é com razão um marco na literatura, perfeito do início ao fim. Me fez refletir bastante. Amei

Guilherme2504 08/08/2023

O caminho do nordestino sertanejo até a cidade grande em busca de melhorias de vida. Todos os percalços que encontra no caminho, e uma vida ?melhor? do que a do sertão quando chega na cidade grande, mais não tão boa assim.

1000vzsdocontra0 08/08/2023

Me deu calafrios
Tive que ler esse livro para a escola, é claro, e nem li o livro todo para falar a verdade só li o poema de morte e vida severina.
Porém eu gostei.
Me deu uma sensação de solidariedade, porque o poema realmente fala sobre as coisas que acontecem todos os dias, e lendo ele, eu pude compreender um pouco melhor acho.