Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Luvale 09/08/2023

Belíssimo
Eu amei a escrita do autor, consegue transmitir tanta coisa.
Morte e Vida Severina é com razão um marco na literatura, perfeito do início ao fim. Me fez refletir bastante. Amei

Guilherme2504 08/08/2023

O caminho do nordestino sertanejo até a cidade grande em busca de melhorias de vida. Todos os percalços que encontra no caminho, e uma vida ?melhor? do que a do sertão quando chega na cidade grande, mais não tão boa assim.

1000vzsdocontra0 08/08/2023

Me deu calafrios
Tive que ler esse livro para a escola, é claro, e nem li o livro todo para falar a verdade só li o poema de morte e vida severina.
Porém eu gostei.
Me deu uma sensação de solidariedade, porque o poema realmente fala sobre as coisas que acontecem todos os dias, e lendo ele, eu pude compreender um pouco melhor acho.

Larissa.Almeida 03/08/2023

Extremamente tocante e triste
O livro já começa com a triste realidade dos retirantes que fogem de seus locais de origem para tentar sobreviver mais do que apenas trinta anos. Infelizmente a realidade de todo o sertão nordestino é o mesmo, com a morte sempre a espreita, a fome e a seca sempre presente. A vida dura, difícil e triste é compartilhada por muitos Severinos.
Um livro extremamente tocante, triste e realista.

Pietra.Scorzato 01/08/2023

Muito bonito e verdadeiro
Por conta do tempo li apenas algumas poesias pro vestibular, mas pretendo retornar e finalizar por completo, ler com mais calma e sem compromisso.
Achei a escrita muito tocante e comovente, bem verídica e quase com um tom pessoal.

Lais.Lagreca 23/07/2023

Bonito demais!
Você termina a leitura e pensa "preciso começar de novo"!
Acho que isso acontece devido à capacidade desse poema de criar imagens tão simbólicas da dureza que é a vida de um Severino.
Sair de sua terra, onde já não se tem como viver, em direção a uma terra outra em que se busca meio de vida melhor, é coisa dura só de se pensar. Imagina juntar o pouco que se tem e que se pode levar para, por um longo e árduo caminho, perceber que por onde se passa, por onde se olha parece que a morte insiste em acompanhar. Danada de companhia! Não se deseja morrer, se quer viver, mas viver parece algo decidido de não acontecer que se pensa até mesmo em morrer.
Vendo a vida dura da pouca vida que se vê por onde passa, Severino, chega a pensar que se basta de tanta falta de vida. O pobre não tem vez, não tem teto, não tem alimento, não tem terra para si, a não ser aquele pouco, estreito e raso, onde irão encaixar seu corpo.

Se há forma de seguir, Severino quer saber, será que há chance de se gostar de se viver?
Embora a morte pareça insistir em antenceder a vida, a vida aparece também, e com sua beleza das promessas ainda que simples, mas promessas, parece esperançar também a vida daqueles que a recebem.

Ah! Bonito demais.

Felipe.Durau 20/07/2023

Muito bom!
Livro que relata a dura vida de nordestinos que muitas vezes precisam ir atrás de melhores condições de vida melhores, onde a vida é pouco exaltada, tendo sempre evidente a morte de um severino.

Clara.Duarte 16/07/2023

Morte e vida severina - joão cabral de melo neto
O livro retrata a tristeza da certeza da morte trágica desde o sertão até o litoral pernambucano.
"e se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina"

Peteck 13/07/2023

Impactante é dolorosa leitura
Confesso que li por conta do vestibular, mas me apaixonei. O sofrimento escancarado sem a adjetivação torna ainda mais impactante a leitura. O livro ser segmento conforme o título, ora a morte e ora a vida, é genial. Triste pensar na existência ainda de diversos Severinos?

Daniel.Conrado 12/07/2023

Zero estrelas
Odeio poesia e esse livro é o culpado, o único lado positivo desse livro é que é pequeno e a tortura dura pouco, só leia se for obrigatório ?

neto 11/07/2023

Qualidade
Literatura que descreve a realidade de Severino, o qual migrou do sertão nordestino a recife. O mesmo pensa na morte como válvula de escape, visto que a vida é muito ?severina?, mas desiste quando nasce o filho do lavrador, José, fazendo uma analogia com o nesciamente de Jesus Cristo - o filho de um lavrador

renacentist 11/07/2023

Que coisa mais linda!!!! eu não sei elaborar com palavras oq eu senti lendo mas é tão lindo e bem elaborado
euamohomero 24/07/2023minha estante
??? excelente

Marya_ 10/07/2023

"[... E se somos Severinos
iguais em tudo na vida.
morremos de morte igual
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida) ...]"