Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Maria19642 26/03/2024

O engenheiro da palavra
João Cabral de Melo Neto é um dos melhores poetas da literatura brasileira, tendo ganhado destaque entre os modernistas da geração de 45 e, por isso, ganhou a alcunha de o "engenheiro da palavra", pois a manuseava como ninguém.
Um de meus poemas favoritos da vida "A voz do canavial" foi escrito por ele e é perfeito, principalmente pela sua sonoridade, mas não é ele não é a estrela dessa resenha. Conhecido como o auto de natal pernambucano, o poema "Morte e Vida Severina" retrata a imagem do retirante nordestino, seus sonhos, suas subjetividades, seus medos e angústias. É notável, ao longo da leitura, o motivo de ser um dos melhores da língua portuguesa como um todo. J.C.M.N não poupa ninguém e nem utiliza palavras bonitas ou grandes demais para expressar a vida severina, mas a grandeza do que ele escreve supera a simplicidade de sua linguagem.
Muitos já se propuseram a falar do "coitado nordestino" ou do "retirante angustiado", mas poucos lhe deram voz como J.C.M.N deu. Essa voz, creio eu, não pode ser resumida em uma resenha, mas merece uma aula inteira, ou melhor, um clube inteiro dedicado a escutá-la e a entendê-la. Às vezes, na academia, entender é bem mais difícil do que estudar.
De qualquer modo, leitura fantástica, fluente e totalmente necessária. Não leio muito poesia, mas quando leio João Cabral de Melo Neto, sinto que estou o lendo há muito tempo.

Bruno236 25/03/2024

Cruel, violento, sanguíneo, Realidade crua.
O texto de João Cabral de Melo é belíssimo.

Sua escrita é bastante marcada por recursos métricos e estilísticos de uma poesia mais clássica.

Me fez pensar muito na herança ibérica das tradições e cultura nordestino e funciona bem pra construir o clima de seus poemas.

Retrata de maneira sem igual a triste realidade das secas, e das várias emigrações dos retirantes nordestinos.

Como potiguar que sou me senti muito tocado pela temática.

Pâm 23/03/2024

Morte e vida Severina
Retomar essa leitura traz consigo uma oportunidade de conhecer outros aspectos da poesia. Ademais, a narrativa possui um contexto histórico, político e social. É interessante observar o sentido e significado do rio, como esperança, vida e fartura. No entanto, o rio não é para todos. E, nessa trajetória, Severino, apresenta as desventuras de uma vida dura, sertaneja.

leiturasdabiaprado 20/03/2024

Poema não é o meu forte, mas eu precisava ler João Cabral de Melo Neto!
Admito que as outras obras não me pegaram muito, entendo a beleza da narrativa e a importância do relato, mas como não sou fã de poema não me impactou!
Mas, Morte e vida severina é diferente, o texto é esplêndido, forte e impacta, não tenho capacidade para analisar a sua importância, então, tomo a liberdade de transcrever apenas um pequeno trecho, para que você também possa sentir um pouco dessa força:
"Morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia".

Cleber 18/03/2024

Lendo o Brasil Pernambuco
Através do desafio literário Lendo o Brasil, representando o estado de Pernambuco.
Um clássico da literatura brasileira.

"E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia"
J. Silva 18/03/2024minha estante
Comecei agora essa obra, estou maravilhado com a escrita

Leonhard 18/03/2024minha estante
Que desafio legal. Onde tem as orientações?

Regis 18/03/2024minha estante
Estou acompanhando as leituras desse clássico Nacional e já estou ansiosa para começar a ler também.

Lua 12/03/2024

Estava lendo há alguns dias
Finalizado hoje.
Fiz uma leitura rasa. E esta não é a maneira mais proveitosa para ler o arquiteto das palavras.
Senti menos dificuldade em ler Morte e vida Severina por já conhecer o texto. Mas confesso que Paisagens com figuras e Uma faca só lâmina me deixaram atordoada. É preciso variados conhecimentos prévios para não perder a mensagem principal desses poemas. Acredito também que revisar um pouco sobre o estilo da estrutura mesmo que ele utiliza em sua poesia também seja de grande ajuda na compreensão. Farei uma segunda leitura, dessa vez com algumas anotações e bem devagar. De todo modo, recomendo. Cabral é Cabral. ?

Eric Moss 12/03/2024

Poesia e tals
"Morte e Vida Severina" foi passado como leitura obrigatória pra disciplina de literatura brasileira, e aproveitei pra ler todas as outras obras presentes nessa edição. "O Rio", "Paisagens Com Figuras" e "Uma Faca Só Lâmina", não gostei! Confesso que nem prestei muita atenção, já o "Morte e Vida Severina" foi uma leitura mais atenta, portanto gostei bem mais. Não tenho muito o que falar sobre a escrita do autor, mas não adianta, não gosto de poesia!

Vinicius_Alves.45 23/03/2024minha estante
Essa edição contém somente o Morte e Vida ou tem outros poemas?

MathFeitosa 06/03/2024

Era uma leitura que deveria ter realizado há bastante tempo, mas fui adiando e adiando. Por fim li. Retrata a história da pobreza e seca no nordeste, mas especificamente a realidade pernambucana, mas que - por que não? - foi algo (e é) característicos de todo o nordeste (em especial os fatos do sertão).

May 27/02/2024

Morte e vida Severina
O livro trata em viés poético, a fome, a seca, a Caratinga, os rios, cultura canavieira e engenhos em Pernambuco... O autor traz as dificuldades de uma vida Severina e a luta do sertanejo para sobreviver...

Gninha 19/02/2024

Clássico e normal
É um livro bom e clássico, mas não é um tipo de livro que me cativa e que me prende, é mais um clássico sobre a vida nordestina em que a gente lê o tempo todo na escola.
Qqqqqqqq 23/02/2024minha estante
É o melhor livro de todos os tempos, infelizmente não foi feito para pessoinhas bem ruinzinhas mesmo que nem vc

Gninha 23/02/2024minha estante
Ah sim

Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição contém somente o Morte e Vida Severina ou possui outros poemas?

Gninha 24/03/2024minha estante
Apenas morte e vida severina e alguns fatos curiosos sobre o autor e tals

andyp16 16/02/2024

?E se somos Severino
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina?

Não era muito fã de poesia até conhecer o João Cabral de Melo Neto. O livro é maravilhoso, a escrita é perfeita e eu fiquei encantada lendo os capítulos.
A forma que o autor retrata os problemas do sertão pernambucano e a vida de um retirante é muito impactante.

Marcyuza 11/02/2024

Nordeste Severino
Ler essa antologia foi uma experiência única, sempre fui muito interessado sobre a história de nossa região nordeste, e nessa obra literária é possível observar uma abordagem mais subjetiva para retratar as dificuldades vivenciadas por nosso povo.

Leticia 29/01/2024

Vida severina
Fiquei sumida por aqui, mas vim com esse livro maravilhoso pra discutir. Morte e vida severina fala da seca e das dificuldades encontradas pelo retirante Severino. Comparei um pouco com vidas secas e com as dificuldades da miséria e da pobreza somadas a seca nordestina. Retirante, Severino traz a todo momento referências muito conhecidas por mim paraibana. Santa Cruz do Capibaribe, Rio Capibaribe, Toritama, Recife. O autor João Cabral de Melo Neto fez essa obra e pensou em cada detalhe. Realmente impressionante! Amei, e indico muito a leitura pra quem gosta de poemas, poesias, narrativas regionais e contagiantes.

Pequena Cyn 26/01/2024

Um livro com vários poemas mas ?Morte e Vida Severina? é o melhor deles. História bonita apesar de tão triste sobre o percurso de um retirante na seca nordestina. Por muitas vezes até me arrepiei com o que lia, fiquei emocionada com a leitura. Indico demais a todos. Sempre amo ler livros nacionais. Esse foi uma incrível experiência