Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 12/04/2020

Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta - João Cabral de Melo Neto
Publicado em 1955, “Morte e Vida severina” ou “auto de natal pernambucano” é um poema dramático, e nele é narrado a saga de Severino, um retirante que sai do interior do estado de Pernambuco para a capital, Recife em busca de uma vida melhor.

Os autos pastoris influenciam a obra, como base para a construção do texto o autor utiliza a cultura nordestina, assim, os cenários que o protagonista atravessa são narrados, revelando toda a miséria que a população do nordeste, principalmente os que moravam no interior, viviam. Pelo caminho Severino, encontra pessoas, com as quais mantém diálogos e esses vão lhe contando o desamparo com que vivem diariamente. Em outros momentos o monólogo rouba a cena, demonstrando a retomada de consciência acerca dos fatos feita pelo protagonista. O poema, em quase todos os versos conta com sete silabas poéticas e contendo também algumas repetições desses versos, sempre presente nos textos do autor e que também são características dos autos.

Uma coisa que o leitor irá notar durante a leitura, é a dualidade entre as palavras "morte" e "vida", feita de forma proposital, servindo como metáfora para demonstrar a força do povo nordestino, que mesmo contra todas as adversidades da vida, continua lutando.

Assim, podemos perceber que a história está dividida em duas partes: a caminhada e a chegada a capital, Recife. Na primeira parte, podemos notar a “morte” acompanhando severino pelos lugares que passa, alinhado à fome e a pobreza. Aqui fica nítida uma das características marcante das obras de João Cabral, que é o caráter social, mostrando a realidade nua e crua dessa população. Acredito que seja de maneira consciente que o escritor traga esse realismo para causar desconforto no leitor, ao mesmo tempo que utiliza da sua poesia como denúncia da situação que viviam essas pessoas.

Na segunda parte, já em Recife, Severino descobre que mesmo lá, no lugar onde ele pretendia recomeçar e ter uma vida mais confortável, o destino continua sendo a morte. Embora, a esperança nasça, materializado em uma criança que acaba de nascer, revitalizando, nas palavras dos que acompanham esse nascimento, a fé na mudança e na capacidade que homem tem de se reinventar e consegui resolver os problemas sociais que lhes rodeiam.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/
Brisa.Duque 05/11/2020minha estante
Arrasou na resenha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Fabio Shiva 04/05/2018

áspera poesia
Por uma emocionante sincronicidade, ontem ao ligar a TV me deparei com um documentário sobre João Cabral de Melo Neto, justamente quando faltavam apenas duas páginas para terminar a leitura do “Auto do Frade”, quarto e último poema dessa antologia, que traz ainda “O Rio”, “Morte e Vida Severina” e “Dois Parlamentos”.

Que dizer de João Cabral, que se propôs a escrever uma Poesia áspera, incômoda, que trouxesse um obstáculo e obrigasse o leitor a pensar a cada palavra? Só posso dar testemunho de que sou tocado no âmago da alma por essa rude magia que emana da poesia cabralina. Não consigo ler “Morte e Vida Severina” sem chorar, pois é tão triste que é tão belo, e é tão belo de tão triste, meu Deus!

Sinto também muita gratidão pela vocação de Poeta, por ouvir em meu coração o canto da Musa, ainda que seja canto bem diverso do ouvido por João... ao menos no momento em que vivo hoje, buscando a Poesia mais simples possível, fácil e atrativa como um copo de água fresca.

Mas houve época em que eu buscava algo parecido com a Poesia de João, mesmo sem saber que era isso que eu buscava. É que João é, dentre outras coisas, o grande mestre da “rima na trave” (termo que inventei na falta de outra expressão melhor), que provoca um efeito muito curioso na mente, uma espécie de embriaguez de sobriedade...

Hoje busco prazeres mais simples. Mesmo assim, ao ouvir o canto da Musa de João, percebo com cada célula de meu corpo como a Poesia é coisa Sagrada, e que servir à Poesia é investir na parte mais nobre de minha existência...

Viva a Poesia! Viva João Cabral de Melo Neto!

Morte e Vida Severina | Animação - Completo

Morte e Vida Severina | Filme - Completo

Documentário sobre João Cabral de Melo Neto (parte 1)

Documentário sobre João Cabral de Melo Neto (parte 2)

***
“Mesmo sem querer fala em verso
quem fala a partir da emoção.”

#1livropordia

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

jon 02/03/2020

O Rio e Morte e vida severina
Em “O Rio”, o curso do rio Capibaribe é brilhantemente narrado por um eu lírico que mescla características humanas, assim, a todo o momento, o próprio rio assume a posição humanizada de um retirante em busca do mar. É um rio que vê; que sente e vive o seu caminhar. Desde seu nascimento, sabe que seu destino é o mar: “Sempre pensava em ir / caminho do mar. / Para os bichos e rios / nascer já é caminhar” (p.13). Então, segue seu predestinado curso, no qual vê as paisagens passarem, mudando e escolhendo os caminhos, divide-se em braços e une-se aos outros rios no que descreve como um abraço. A trajetória, portanto, é repleta de referências geográficas, como nomes de cidades pernambucanas, que indicam o percurso do rio e a percepção de espaço deste. Por fim, a relação entre o rio e as pessoas que viajam do interior à capital é selada como lição final do poema.
Mais adiante, em “Morte e vida severina”, a trajetória do rio é narrada agora pelo olhar do retirante. Em uma caminhada recheada de questionamentos, indagações e observações sobre seu destino, o retirante depara-se com a morte e a vida constantemente. O que é viver, afinal? Que vida é essa a que ele leva? A de seguir o caminho do rio, morrer ao chegar no mar...? Esse poema tem muitas camadas, nuances, pra mim, pode ser lido diversas vezes e será diferente em todas elas. Certeza está na lista dos favoritos de sempre

Nah @vamoslerumahistoria 19/06/2020

Maravilhoso!
Que texto impactante!
Mesmo curto, a construção e o desenvolvimento em cada linha tornam 'Morte e Vida Soberana' escrita por João Cabral de Melo Neto que foi meu primeiro contato com a escrita do autor e mesmo sendo intelectualmente pobre para compreender tudo, ainda assim achei maravilhoso.
Beatriz 19/06/2020minha estante
????

Renata Molina 18/03/2021

Surpreendente
Eu tinha começado a ler uma vez e desisti. Acho que não era o momento. Ontem peguei pra ler e li em um dia. Viajei com o rio em suas histórias, como se estivesse em um barco. Sofri com Severino em sua saga e com o bebê que veio ao mundo, aenti esperança de mudança.
É uma obra-prima.
vicqs 18/03/2021minha estante
Livro maravilhoso

Renata Molina 18/03/2021minha estante
Sim! Perdi tempo não lendo antes.

João Bruno 18/05/2021

SENSACIONAL
Que livro maravilhoso ... É escrito em forma de poema, mas não necessariamente se trata de uma poesia, é uma história linear, uma historia amarga, porém real.
"Só morte tem encontrado quem pensava encontrar vida "
Um retrato cruel e verídico do povo nordestino nos seus tempos mais difíceis, é uma história de morte, a vida severina, é a vida que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, e de fome um pouco por dia, então é uma vida sombreada pela morte.
"É dificil defender, só com palavras a vida, ainda mais quando ela é esta que vê, severina"
Agora eu entendo pq é leitura obrigatória em diversos vestibulares, nenhum profissional será verdadeiramente capacitado sem conhecer esse obra de arte.
"Sei que a miséria é mar largo, não é como qualquer poço: mas sei que para cruza-la vale bem qualquer esforço"

Fiquei encantado com a leitura, um dos melhores livros que já li, uma pena ser tão curto.
Não sou muito de reler nada, mas antes de acabar esse livro já pensava na releitura.

Paula 23/06/2021

Como não amar "morte e vida Severina"!!! Com certeza é uma poesia que retrata a história do nordestino brasileiro, representado por Severino, um retirante que parte em busca de uma vida melhor. No caminho tudo que encontra é morte, tristeza. Sua busca acaba em Recife onde encontra seu José Carpina que vai tentar convence-lo do real sentido da vida. É uma poesia tocante, profunda e verdadeira, acima de tudo. Uma obra de arte!

Emanuele47 03/05/2023

Mais um de vestibular
Muito melhor do q eu achei. Aproveitei a leitura mas não entendi algumas partes. Esperando ansiosa para a aula desse livro.

Beto | @beto_anderson 16/07/2021

Queria ter gostado mais
Ainda tenho dificuldades em ler poemas. Especialmente poemas modernistas. Morte e vida Severina é mais fácil de compreender por contar uma história, mas os outros poemas presentes no livro alguns me deixaram perdido.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

andyp16 16/02/2024

?E se somos Severino
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina?

Não era muito fã de poesia até conhecer o João Cabral de Melo Neto. O livro é maravilhoso, a escrita é perfeita e eu fiquei encantada lendo os capítulos.
A forma que o autor retrata os problemas do sertão pernambucano e a vida de um retirante é muito impactante.

eelis 25/04/2022

Morte e a Vida Severina
Eu gostei muito, mesmo sendo uma leitura cobrada que geralmente me obrigo a ler por ser leituras maçantes, essa foi bem diferente.
A crítica que o livro faz é muitoo boa, gostei bastante das poesias e como tudo foi retratado.
Sério, essa foi uma das melhores leituras de 2022.

O livro é bem curtinho e é elaborado por meio de poesias. Eu aconselho pra quem for ler, ler em voz alta.
Ajuda muito no entendimento do livro, eu li o livro em 50% sem ser em voz alta e fiquei sem entender nada.
Acho que fica bem melhor se optar por ler em voz alta ou ler enquanto ouve audiobook

MarianedaRosa 19/01/2023

Brilhante
Livro brilhante, emocionante, real e impressionantemente atemporal. Escrita impecável de João Cabral de Melo Neto.
Amei.

Sandy Leão 28/08/2020

Morte e vida severina
Li esse livro por causa da minha arte educadora, para fazer uma prova, e amei, bem rapidinho e gostosinho de ler, com uma mensagem forte, bonita e triste. recomendo, é um clássico.