Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

MarianedaRosa 19/01/2023

Brilhante
Livro brilhante, emocionante, real e impressionantemente atemporal. Escrita impecável de João Cabral de Melo Neto.
Amei.

Sandy Leão 28/08/2020

Morte e vida severina
Li esse livro por causa da minha arte educadora, para fazer uma prova, e amei, bem rapidinho e gostosinho de ler, com uma mensagem forte, bonita e triste. recomendo, é um clássico.

Fer 25/05/2021

"que é a morte que se morre/ de velhice antes dos trinta,/ de emboscada antes dos vinte,/ de fome um pouco por dia."
A literatura brasileira tem tanto a oferecer e infelizmente é tão desvalorizada. Nunca me interessei muito por clássicos nacionais por precisar ler eles no colégio, estou redescobrindo essas obras agora, e sério, são muito boas.

Morte e Vida Severina é tão bem pensado e escrito que fica difícil não gostar. Leitura fácil e rápida, triste e verdadeira, angustiante e necessária. Super recomendo.

skuser02844 13/12/2020

A terra dada, não se abre a boca
Talvez a melhor e mais emocionante experiência com uma obra de literatura brasileira que eu já tive o prazer de vivenciar.

Tive o primeiro contato com essa história ainda no ensino médio quando assistimos ao trecho do Funeral de um Lavrador em sala de aula. No começo desse ano, tive o prazer da oportunidade de assistir à peça realizada pelo grupo de teatro do Espaço Cultural de minha cidade,uma experiência viva e impressionante.

Hoje, finalmente consegui o contato com a obra integral e estou maravilhado. Morte e Vida Severina é uma obra completa, genuinamente nordestina e brasileira, emocionante e crítica. João Cabral tece um rosário de dor e sofrimento e morte ao mesmo tempo que conduz todas as suas linhas para o nascimento e a vida. Passando as páginas, vemos uma teia de morte severina se desenrolar em direção ao salto para dentro da vida. Ao mesmo tempo em que nos adoecemos com a realidade, nos deparamos com a luz da esperança.

Jessy R. 28/10/2023

Leitura Nostálgica
Que leitura!! Se não fiquei tão emocionada quando li em 2022, dessa vez senti o drama até na cadência poética.

A obra narra o sofrimento enfrentado por Severino, o qual passa por diversas cenas, pessoas e situações apresentando em forma de um poema dramático que relata essa dura trajetória de um migrante sertanejo (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável na capital pernambucana.

O autor dá visibilidade para vozes que se encontram a margem da sociedade (até nos dias de hoje): ciganos, retirantes, trabalhadores etc.
O poema encanta de forma profunda!

Julio.Argibay 02/09/2022

Latifúndio
Eh uma obra sertaneja com certeza. Ela reflete bem o cotidiano do sertão: sua vida precária, sua fé, suas dores, suas desilusões, a fuga para buscar melhores condições de vida, assim como, sua fé, resiliência e a esperança de dias melhores.

? Essa cova em que estás,

com palmos medida,

é a terra que querias

ver dividida.

? É uma cova grande

Michele 14/04/2021

Relendo um dos poemas preferidos
Foi uma releitura, já que adquiri o livro com a obra. Se trata de um auto em forma de poema que acompanha a saga de um retirante do sertão pernambucano em busca de oportunidades melhores em Recife. No entanto, por onde ele passa, esbarra sempre com a morte. Os versos enfatizam muito as questões sociais, a exclusão, a gritante diferença entre a riqueza e a miséria e o sonho até hoje suspenso da reforma agrária. Minha estrofe preferida: “- Essa cova em que estás,/ com palmos medida,/ é a conta menor/ que tiraste em vida./ - É de bom tamanho,/ nem largo nem fundo,/ é a parte que te cabe desse latifúndio.”

Jana 12/05/2021

Enfim um que a escola me mostrou e eu gostei
Esse livro não é apenas didático sobre uma realidade diferente, ele mostra como o privilégio as vezes se mostra em diversas formas, mas não percebemos, mostra como a morte nos acompanha, mas muitas vezes não a notamos. É um livro que vale a pena ler

Daniel432 09/02/2012

Sensacional!!
Esta resenha poderia ter somente uma linha, melhor, uma palavra: Sensacional!!!

Mas como o livro tem também outros poemas além de Morte e Vida Severina, há que se estender um pouco mais.

Não sou leitor de poesias, não é a minha leitura favorita. De João Cabral de Melo Neto somente tinha ouvido falar do clássico Morte e Vida Severina. A poesia O Rio me surpreendeu, gostei muito! Teve passagens que consegui me ver ao lado do Capibaribe, vendo-o descer para o mar.

Das pequenas poesias várias, destacou-me o interesse do autor em retratar a morte, o cemitério e seus personagens.

Já da poesia Uma Faca Só Lâmina não gostei! Talvez, não! Certamente, porque ela veio logo depois de Morte e Vida Severina. Nenhuma outra poesia pode ser lida depois que se lê Morte e Vida Severina, devemos esperar alguns dias!!

Do poema Morte e Vida Severina não vou falar, não tenho como expressar tamanha beleza e, ao mesmo tempo, crueza.

Finalmente, deixo uma dica ao leitor que se dedicar à leitura deste livro: leia-o somente até Morte e Vida Severina, melhor, comece lendo o poema Uma Faca Só Lâmina, depois volte para o início do livro e finalize com o climax... Morte e Vida Severina.

Lendo este livro não se perde tempo, ganha-se emoção!
Danielle 27/12/2012minha estante
Quando eu finalmente conheci o Capibaribe (aos 25 anos), eu até chorei de emoção.
Vou ler outra vez, obrigada pela dica de começar por Uma Faca Só Lâmina.
Beijo.

Ana 11/08/2022

Não tenho nem muito o que falar sobre esse. É curto e uma leitura realmente rápida, mas é tocante e muito realista.

MãeLiteratura 01/12/2022

Forte e triste
Eu não tenho hábito de ler poesia e confesso que ainda tenho bastante dificuldade, mas fiquei muito animada com a leitura deste mês do nosso Clube Companhia MãeLiteratura.

Finalmente conheceria um livro que estava na minha lista há tempos, Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

João foi poeta e diplomata. Transformou a geografia e as questões nordestinas em poesia.

Seguindo a sugestão de uma das leitoras do nosso grupo, li o livro em voz alta e fiquei impressionada como esta forma aguçou a minha percepção da leitura.

Publicado em 1955, não é um livro fácil. Vamos descortinando um Nordeste árido, do povo sofrido que foge da seca, da fome e da morte.

Um auto de natal nordestino, muito forte, bonito e simbólico. Severino é a representação de cada nordestino, de cada retirante. Severina remete à vida severa.

Achei genial a forma como o autor estrutura seus versos. São versos curtos, rimados e com grande sonoridade. Adoro poesia com rimas!

Vinícius de Moraes ficou encantado com o poema, embora João tenha feito este livro pensando que agradaria o leitor nordestino e não seus amigos intelectuais como ele.

Edição linda da Alfaguara, capa dura, traz duas entrevistas, entre elas com Chico Buarque que musicou o poema para a peça que foi encenada na PUC. Temos também as belas fotos desta montagem. Também foi transformada em teleteatro pela Globo em 1981.

site: https://www.instagram.com/p/CljCQapNNGA/

eelis 25/04/2022

Morte e a Vida Severina
Eu gostei muito, mesmo sendo uma leitura cobrada que geralmente me obrigo a ler por ser leituras maçantes, essa foi bem diferente.
A crítica que o livro faz é muitoo boa, gostei bastante das poesias e como tudo foi retratado.
Sério, essa foi uma das melhores leituras de 2022.

O livro é bem curtinho e é elaborado por meio de poesias. Eu aconselho pra quem for ler, ler em voz alta.
Ajuda muito no entendimento do livro, eu li o livro em 50% sem ser em voz alta e fiquei sem entender nada.
Acho que fica bem melhor se optar por ler em voz alta ou ler enquanto ouve audiobook

Lezinha 17/01/2009

"É a parte que te cabe deste latifúndio!"
História triste, que relata o sofrimento dos retirantes nordestinos, mas que ao mesmo tempo nos passa a lição que apesar de todas as dificuldades que a vida nos reserva, ainda vale a pena viver!!! Recomendo...

Hidalberto 30/10/2020

Um pouco sobre João
O livro trás uma degustação de 4 poemas de João Cabral de Melo Neto: "O Rio", "Morte e Vida Severina", "Dois Parlamentos" e "Auto do Frade". São poemas que pela economia de palavras nos leva a profundas reflexões que vão desde ao cuidado ao meu ambiente, as dificuldades da vida, as condições de vida do interior, esperança, dignidade, valor das histórias e até assuntos religiosos.
Não custa dizer que se tratando de poemas muitas dessas reflexões pode ser pessoais e o leitor pode tirar a sua própria reflexão. Sem sombra de dúvida é uma leitura necessária ao brasileiro e amantes da nossa literatura pelo seu teor regional. João é aquele autor que faz querermos ler mais sobre aquele assunto. Vale muito ler esse livro.