Morte e vida severina

Morte e vida severina João Cabral de Melo Neto

Resenhas - Morte e Vida Severina

MathFeitosa 06/03/2024

Era uma leitura que deveria ter realizado há bastante tempo, mas fui adiando e adiando. Por fim li. Retrata a história da pobreza e seca no nordeste, mas especificamente a realidade pernambucana, mas que - por que não? - foi algo (e é) característicos de todo o nordeste (em especial os fatos do sertão).

May 27/02/2024

Morte e vida Severina
O livro trata em viés poético, a fome, a seca, a Caratinga, os rios, cultura canavieira e engenhos em Pernambuco... O autor traz as dificuldades de uma vida Severina e a luta do sertanejo para sobreviver...

Gninha 19/02/2024

Clássico e normal
É um livro bom e clássico, mas não é um tipo de livro que me cativa e que me prende, é mais um clássico sobre a vida nordestina em que a gente lê o tempo todo na escola.
Qqqqqqqq 23/02/2024minha estante
É o melhor livro de todos os tempos, infelizmente não foi feito para pessoinhas bem ruinzinhas mesmo que nem vc

Gninha 23/02/2024minha estante
Ah sim

Gninha 24/03/2024minha estante
Apenas morte e vida severina e alguns fatos curiosos sobre o autor e tals

andyp16 16/02/2024

?E se somos Severino
mesma morte severina?

Não era muito fã de poesia até conhecer o João Cabral de Melo Neto. O livro é maravilhoso, a escrita é perfeita e eu fiquei encantada lendo os capítulos.
A forma que o autor retrata os problemas do sertão pernambucano e a vida de um retirante é muito impactante.

Marcyuza 11/02/2024

Nordeste Severino
Ler essa antologia foi uma experiência única, sempre fui muito interessado sobre a história de nossa região nordeste, e nessa obra literária é possível observar uma abordagem mais subjetiva para retratar as dificuldades vivenciadas por nosso povo.

Leticia 29/01/2024

Vida severina
Fiquei sumida por aqui, mas vim com esse livro maravilhoso pra discutir. Morte e vida severina fala da seca e das dificuldades encontradas pelo retirante Severino. Comparei um pouco com vidas secas e com as dificuldades da miséria e da pobreza somadas a seca nordestina. Retirante, Severino traz a todo momento referências muito conhecidas por mim paraibana. Santa Cruz do Capibaribe, Rio Capibaribe, Toritama, Recife. O autor João Cabral de Melo Neto fez essa obra e pensou em cada detalhe. Realmente impressionante! Amei, e indico muito a leitura pra quem gosta de poemas, poesias, narrativas regionais e contagiantes.

Pequena Cyn 26/01/2024

Um livro com vários poemas mas ?Morte e Vida Severina? é o melhor deles. História bonita apesar de tão triste sobre o percurso de um retirante na seca nordestina. Por muitas vezes até me arrepiei com o que lia, fiquei emocionada com a leitura. Indico demais a todos. Sempre amo ler livros nacionais. Esse foi uma incrível experiência

Choquei.amo-te 24/01/2024

Não há mt que dizer além do que já foi dito por outros usuários. Livro de linguagem simples porém bem reflexivo e profundo, aborda temas necessários como a miséria na região do Nordeste. Enfim, um clássico.

Lana 21/01/2024

Fugindo um pouco do meu estilo de leitura, explorei um dos livros há tanto tempo parados na minha estante, após escutar por tanto tempo a respeito da obra de João Cabral tive a oportunidade de conhecê-lo. Por não estar tão acostumada com este tipo de escrita, tive algumas dificuldades, porém foi uma boa experiência!

Pedro 19/01/2024

Um clássico moderno da poesia nacional
Essa obra não se limita em trazer apenas o poema mais famoso desse autor, deste modo, temos aqui uma coletânea de diversos poemas escritos pelo mesmo que datam de 1953 a 1955.
A prosa de João Cabral de Melo Neto se diferencia da de outros poetas, principalmente pela sua forma única de visão do mundo. Em sua estilística, ele expõe o sofrimento que atingiu tantas pessoas pelas disparidades sociais. Criando um retrato real e conciso da vida dos Pernambucanos no século XX.
Embora, livros de poemas sejam relativamente curtos e rápidos de ler, este não deve ser lido levianamente, mas sim em pequenas doses para ser aproveitado e refletido da forma como se deve.

vivianedesouzasc 18/01/2024

Um mergulho na nossa miséria e a vivência da morte.
?E se somos Severinos
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia.?

É fascinante como o autor faz com que entremos na história junto ao personagem. Há um convite feito por ele. Toda a travessia que ele faz durante o enredo é duramente compartilhado com o leitor. Logo, toda a vivência do personagem, com a miséria, dor, fome, sede e morte, nós sentimos também.

?Morte e vida severina? nos ensina e vivenciar a morte para desfrutar da vida. É uma leitura silenciosa porque em muitos momentos nos vemos em transe refletindo por cada palavra escrita. É um mergulho na mais pura realidade sofrida.

Algo interessante na leitura é que mesmo sendo um livro escrito em 1954, todos nós vivemos a mesma travessia que Severino, ou melhor, de todos os Severino?s, citados no livro.

A maior associação que fiz na minha leitura, com a dura realidade que vivemos, foi a dor expansiva da pandemia, causada pelo COVID-19, em que a em certo ponto, a morte foi naturalizada e numerada como algo comum. Quando se foi esquecido, em meio a tantos medos, receios, corpos e dores, o que cada pessoa que tinha finalmente sua travessia na vida, não tivesse importância.

João Cabral de Melo Neto, é atual e escreveu uma das histórias mais marcantes, que já li em minha vida.

Obra necessária!

Vinicius_Alves.45 24/03/2024minha estante
Essa edição possui somente o Morte e Vida Severina ou contém outros poemas?

Uma Dose de Literatura 24/03/2024minha estante
Somente Morte e Vida Severina.

Leitorconvicto 16/01/2024

A linguagem dura
Com a precisão da linguagem do sertão expõe com uma métrica cortante a realidade de um sertão profundo

Gregory.Faguaga 09/01/2024

O primeiro clássico do ano
Como pode uma escrita ser tão bonita e dolorosa ?

E se somos Severinos
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia

Bruna Valentim 04/01/2024

"E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, e de fome um pouco por dia (de fraqueza e de doença é que a morte severina ataca em qualquer idade, e até em gente não nascida)".

João Cabral de Melo Neto descobriu o Brasil. Esse livro devia ter leitura obrigatória nas escolas.
larissa.sxts 04/01/2024minha estante
pra mim esse foi o melhor livro de poesia que já li até agora. e acho difícil que algum outro o supere