Um Mistério na Serra do Mar

Um Mistério na Serra do Mar P. M. Mariano

Resenhas - Um Mistério na Serra do Mar

Tania Regina 30/09/2018

Um Mistério na Serra do Mar
Com o sumiço do professor de biologia Flamarion, Douglas e um grupo de jovens vão investigar por conta própria. Só não sabem que botam a própria vida em risco. Renato, um jovem, aparece misteriosamente querendo fazer parte do grupo. Muito suspense envolvido na trama e até extraterrestre se encontra nesta emocionante história.

Jadiael.Viana 23/10/2020

Uma senhora aventura
Eu estava muito ansioso para ler esse livro e ele não me decepcionou. Junto ao protagonismo, dividido por um grupo de crianças, o clima de mistério e aventura me lembrou bastante a saudosa série Vaga-Lume. Fazendo jus ao título, a P. M. Mariano caprichou no suspense. Acho que nunca li mais de quatrocentas páginas tão rápido em toda a minha vida. Estava tão louco para descobrir o que diabos disso era aqui, e o que infernos tinha na bendita Serra do Mar, que devorei tudo numa sentada. Não devia ter ido com tanta sede ao pote, pois o final, recheado com cenas de ação, me deixou sem fôlego. Enfim, virei a última página com a certeza de que, dentre todos os personagens que essa autora já criou, o Renato é o mais fascinante de todos. Eu já era fã da Priscila, e depois desse enredo, pode apostar que sou mais ainda. Que venha a continuação.

Juliana 16/03/2022

Quero mais!
O professor de biologia Roberto Flamarion está desaparecido. As únicas informações que se têm é que ele recebeu um envelope antes de nunca mais ser visto. Algumas fotos encontradas, somadas ao comportamento estranho do professor e suas amizades recentes se fazem pistas de que algo assustador possa estar acontecendo. Douglas, Felipe, Miguel, Beatrice, Antônio Carlos e Ana, alunos de Roberto Flamarion, passam a suspeitar de algo conspiratório e muito maior do que um homicídio ou algo do tipo, por isso decidem investigar por si, a começar pela casa do professor, onde outras pequenas pistas encontradas demonstram a eles que tudo é mais sério e envolve muito mais gente do que se imaginava.
O livro é um senhor calhamaço (tem 424 páginas), mas li em três dias; li não, devorei, de tanta que é a habilidade da autora em sustentar o clima de suspense pelas páginas. É uma história em que você desconfia de tudo e de todos e que nada parece estar certo. A narrativa é dinâmica e envolvente, do tipo que não dá vontade de parar a leitura sequer para descansar a vista, hahaha.
Ah, e não pense que dinamismo, aqui, signifique ausência de detalhes. Tudo é muito bem descrito na medida certa e suficiente para o cenário ser visualizado e sentido. Houve momentos em que pude até exalar aquele ar geladinho de neblina.
Alerto uma coisa: não tentem adivinhar nada nem criar teoria alguma, vocês errarão. A história surpreende por todos os lados e em todos os níveis. Como os demais livros da autora, tudo é mostrado nas cenas, portanto é de se esperar personagens bem construídos e caracterizados, o que concede realismo à trama, convencendo o leitor de que aquilo pode ter acontecido em algum momento ainda que de forma parcial.
Além disso, destaque aos diálogos ricos; explicativos, porém nem de longe entendiantes, mas com a função de descortinar o pano de fundo filosófico da história.
É o tipo de livro "para todos", adolescentes e adultos. Uma leitura maravilhosa, que só me aproximou como fã do trabalho da autora.