Relatos Urbanos

Relatos Urbanos H Tavares

Resenhas - Relatos Urbanos

Guido Alexandre - @lendocomotempo 02/04/2020

O livro é composto por 13 contos que relatam o cotidiano, mas de uma forma trágica e realista. Esses contos se passam nas décadas de 80 e 90, trazendo elementos antigos, como a nossa tão queria fita VHS.

A escrita é muito envolvente, nos colocando dentro da história, fazendo com que a gente sinta cada emoção que o autor quis passar.

Um dos pontos que gostei muito do livro foi que ele está repleto de sangue, um conto mais sangrento que o outro.

Alguns dos contos tem pontos que ligam a outros, e isso é o que eu mais gosto em livros de contos.

Se você está procurando por uma leitura rápida e com muitas mortes, este é o livro. Quando começa, é quase impossível parar de ler até chegar ao fim.

Rafaela Rodrigues 12/02/2020

Leitura fantástica.
Relatos Urbanos, do autor hugo tavaresn

Sinopse:
Relatos Urbanos reúne treze contos com narrativas breves, ágeis e concisas, que abordam a obsessão e a barbárie humana no cotidiano. Ambientadas nos anos 80 e 90, as estórias são marcadas pelo ar sombrio, realista e sarcástico.
#resenhasdarafa
Essa foi o meu primeiro contato com a escrita do Hugo e foi uma grata surpresa, li o livro de uma única vez enquanto aguardava atendimento médico e podem acreditar eu viajei nas páginas desse livro, cada conto tem a sua peculiaridade e muita veze eu me vi andando por aquelas ruas, me vi observando a vida daquelas pessoas e tremi ao presenciar a maldade e a insanidade de alguns cujas histórias ficaram marcadas na minha mente.
O livro reúne 13 contos com as mais diversas histórias, curtas porem marcantes e bem descritas, em todas elas eu notei algo em comum a capacidade que a pessoa tem de manipular e enganar seus semelhantes, um dos contos que mais me marcou foi ?a missa do padre Sergio ? acredito que por abordar um tema tão cruel e cada dia mais atual ,esse conto me fez chorar e ao mesmo tempo me despertou uma grande revolta principalmente por saber que histórias assim acontecem a cada segundo do dia ,inclusive no exato momento em que eu estava lendo e me emocionando com o passar das páginas desse livro. Outro conto que me chamou atenção foi os barbeiros da rua Souza que considerei a ingenuidade como peça principal, quantas vezes confiamos em quem mais deveríamos temer, quantas vezes fazemos algo bom que simplesmente desperta a revolta das pessoas e até que ponto você pode confiar que essa revolta vai virar ódio e domine as pessoas ao ponto de terminar em uma grande tragédia?
Apesar de abordar em sua maioria um tema pesado, cenas de violência, Hugo consegue descrever as histórias de uma forma leve que nos cativa a continuar e em alguns momentos nos leva para contos onde o suspense nos transforma em detetives ávidos por pistas e respostas conseguindo assim guiar o leitor por uma atmosfera sombria e prende o leitor do início ao fim.
Se você é fã desse estilo de leitura, não deixe de ler ?Relatos urbanos?, esse livro com certeza foi feito para você.
Acompanhe o trabalho do autor: @htavares
E-book disponível na @amazonbrasil
#RelatosUrbanos #HTavares #literaturanacional #livros

estanteelivros 09/02/2020

Relatos Urbanos- H Tavares
Relatos urbanos reúne treze contos que se passam durante os anos 80 e 90. São contos pequenos e de rápida leitura, maior parte deles aborda de forma misteriosa alguns assassinatos.

“ - Que porra é essa, Fábio?
- Eu não falei pra ti, cacete? Toda noite tem show dos artistas aí.
- Como assim, cara?
- Desde março começou isso. Acho que eles pensam que vão ter redução de pena pelo showzinho gospel”

Apesar de abordar em sua maioria um tema pesado, a forma com que o autor os descreve acaba cativando o leitor. Eu por exemplo, ao fim de cada conto ficava surpresa pelo desfecho e ansiosa por uma continuação, fiquei tentando descobrir se de algum modo os treze contos teriam alguma ligação.

Os contos tem um ar de investigação policial e a forma com que as histórias são concluídas deixa o leitor com um gostinho de quero mais. O autor termina suas histórias ali, sem aviso prévio e de modo sarcástico o que acaba aguçando ainda mais a nossa imaginação.

Relatos urbanos é a obra de estréia do autor Hugo Tavares. Espero ter o prazer de ler todos os livros que o autor lançar, gostei muito de sua escrita, simples e objetiva.

Se você gosta desse tipo de narrativa, ou se, assim como eu, é novo nesse mundo de “contos”, indico a leitura de Relatos Urbanos. Você vai adorar!

site: https://www.instagram.com/estanteelivros/

Aline.Goettems 14/02/2020

Repleto de contos de suspense, mistério e de atrocidades.

Comecei a leitura e me vi presa logo no primeiro conto, que de cara virou meu favorito, junto com (nome dos contos aqui). Relatos Urbanos conta com 13 contos no total, todos se passam nos anos 80/90 e claro, são contos realistas e irônicos. Histórias curtas que o leitor escolhe ler tudo em uma pegada só, ou um por dia. Sendo surpreendido em cada página com histórias de tirar o fôlego, e que mostram o quanto o ser humano pode ser cruel. Alguns contos deixaram a minha mente flutuar depois do final, deixando a entender que poderiam ter uma continuação.

Algumas cenas de assassinatos me deixaram surpresa com a violência apresentada (inclusive adorei as descrições), mas mesmo assim o autor conseguiu de forma magistral trazer simplicidade. Então leitor, não se deixe intimidar, leia Relatos Urbanos e desvende os mistérios de 13 contos inigualáveis.

Espero ler outras obras do autor em breve, e ver seu nome crescendo na literatura nacional, sem dúvidas ele merece isso.

A resenha de hoje é curta, os contos são curtos e não quero falar em específico sobre algum e tirar o prazer de vocês na hora da leitura. Indico para fãs de romance policial, fãs de contos ou então para quem está começando agora.

site: www.lostwords.com.br

@jaliagoraesuavez 10/03/2020

SAINDO DA MINHA ZONA DE CONFORTO
A convite do autor pude ler esse livro e foi um prazer. Primeiro, porque adoro ler contos e nunca tinha lido contos com essa temática, segundo porque foi mesmo uma leitura bem rápida e prazerosa.
Relatos Urbanos reúne treze contos com narrativas breves, ágeis, fluidas e contemporâneas (apesar de ser ambientado nas décadas de 80 e 90). É, não mudamos tanto assim...
Você começa a ler e quando se dá conta, o livro acabou.
As histórias são bem curtas, mas tão impactantes que chegam no ponto e te atingem com uma crueldade muitas vezes difícil de engolir.
A Missa do Padre Sérgio foi um dos contos que mais mexeu comigo por ser tão atual, forte e pesado. Esta aí, acontecendo cada vez mais.
O autor é direto no recado, em tudo que quer falar, em cada conto escrito e, por isso, consegue ser tão objetivo, mas também, tão poético.
Um livro que você bebe em dose única, mas não te deixa de ressaca. Imperdível para quem gosta de contos ou quer começar a se aventurar no gênero.

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Natalia917 01/05/2023

Esperava bem mais
Por ser um livro com relatos urbanos brasileiros, que prometeu violência e barbaridade, eu esperava mais, bem mais aliás.
Tinham alguns contos q eu nem entendi q q tava acontecendo(alguns eram pelas gírias paraenses, confesso), mas realmente a maioria era ruim, não deixava um único sentimento sequer no final, ficava olhando com cara de trouxa pro Kindle.
Enfim, achei bem ruim e me decepcionou bastante, mas pelo menos o último conto é bem bom.
2/5?.

Leticia_gg 03/03/2020

MEDO DOS VIVOS
Quando a oportunidade de ler a obra de Hugo Tavares surgiu, eu não fazia ideia do que encontraria. Apesar de ter procurado informações a respeito do livro, tudo o que consegui descobrir foi que leria treze histórias, passadas entre as décadas de 80 e 90, as quais retratariam as diversas faces da crueldade e da obsessão humanas.

Com essa única expectativa, virei a primeira página de Relatos Urbanos. O primeiro conto me convidava a adentrar o bar do Seu Clóvis e eu mal sabia o que me esperava a partir dali.

Ao longo dos doze contos seguintes, a sensação de perturbação e de desconforto foram minhas companheiras constantes. Isso porque todos os enredos, sem exceção, propõem a queda de máscaras que, uma vez no chão, revelam as piores facetas humanas. Contudo, essas sensações incômodas possuíam uma contraparte: o divertimento, cuja origem é o humor ácido com que Hugo pincela suas páginas. Dessa forma, durante a leitura, senti como se estivesse assistindo de camarote a uma sucessão de pequenos e grandes pecados, motivados pelas mais diversas circunstâncias e flagrados por lentes um tanto irônicas e mordazes. Assim é a escrita do autor.

Ao nomear sua obra de Relatos Urbanos, Tavares cria um paralelo interessante e bastante coerente com as famosas lendas urbanas, partes do folclore popular amplamente divulgado (quem nunca ouviu falar da Loira do Banheiro ou do Homem do Saco?). Os contos apresentados têm esse ar de história fantasiosa, aquelas que “aconteceram com um amigo de um amigo”. Alguns aspectos similares são: as datas não muito precisas; os personagens recebendo apenas um primeiro nome ou apelido, mas nunca o nome todo (os narradores às vezes não recebem nenhum dos dois); frequentemente, quem narra assume a imprecisão da própria memória. Assim, as histórias ganham um quê vago, fantástico, incrível.
[...]

(CONTINUA NO SITE)

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-120-medo-dos-vivos/

Fox 11/01/2021

Textos ágeis, agudos e viscerais
Recebi o livro do @hugotav no início do ano. E ele foi o escolhido pra me acompanhar em Porto trombetas. Uma coletânea de contos, um dos estilos literários que me agradam e que facilitam “a leitura de consórcio”, aquela feita em várias prestações. Textos ágeis, agudos, viscerais. Desde o primeiro conto lembrei de Rubem Fonseca, Cony e Ednei Silvestre. Um estilo realista, onde violência e comportamento humano se encontram, lambuzando-se na selvageria. Hugo foi meu aluno no início dessa década e lembrou de mim ao presentear-me. Sua obra trouxe-me outras lembranças ... reminiscências da cremação oitentista. Valeu Hugo... espero outros . Ahhh ... e ninguém parou o “Johnny”... ele tem que continuar. São as faces da vida, e da vida em Belém. Grande abraço.

Publicado originalmente no instagram do professor Jean Rendeiro @rendeirojean

Patricia.Christman 21/06/2021

Esta preparado?
Relatos Urbanos é um livro de contos ambientado nos anos 80 e 90 com histórias sombrias e cruas.
São contos de violencia cruel e chocante. Mas que ainda vemos no dia a dia.
Com uma escrita leve, @htavares95 nos embala pelas paginas sem deixar tempo para respirar.
O livro é composto por 13 contos de barbarie humana que vão chocar e entreter.

Recomendo para os leitores de estomago forte que gostam de leituras mais sombrias.

site: instagram.com/floristaliteraria

Edilaine Oliveira 10/02/2023

Relatos Urbanos trás 13 contos impressionantes, são impressionantes pela forma crua que as atitudes das pessoas são tratadas, de forma bem real, vemos o lado obscuro do ser humano.

Como pude perceber a escrita do autor é de simples entendimento, eu acabei devorando os contos todos de uma vez e alguns deles deixou aquele gostinho de quero mais.

As mortes e os detalhes são tratados sem nenhuma romantização, coisa que gostei muito em todos eles.

Vou falar um pouquinho bem por cima dos meus favoritos, pois não quero estragar a experiência da leitura de vocês.

???? ???????: Um homem faminto entra no Bar de Clóvis e aguarda seu pedido ficar pronto. Enquanto isso, dois rapazes entram no bar e começam a atormentar Clóvis e ele reage de uma forma que me surpreendeu, um dono de um estabelecimento portando uma arma de fogo pode acabar de forma desastrosa.

????????? ?? 81: Dois primos aproveitam o Carnaval, quando um deles resolve ir embora, pois seu dinheiro acabou, o outro conheço como Rubão diz para o primo ficar tranquilo que ele dinheiro. Assim vão até um bar, tomam um monte de cervejas e Rubão confessa que não tem um tostão para pagar a conta. O primo fica irado, a partir daí Rubão apronta mais algumas e quando o primo aceita uma carona de Rubão no táxi que ele contratou, eu quase surto com ele entrando no carro, criatura seu primo não tem dinheiro, como vão pagar o táxi?

?? ????? ?? ????? ???????: Aqui conhecemos alguns rapazes que trabalham na igreja, e a história estava tranquila até um rapaz cometer suicídio e aí gente, a coisa pega fogo, um segredo vem à tona, e me deixou com muita raiva.

?? ????????? ?? ??????: Aqui creio que o foi o maior conto, algumas mulheres foram encontradas mortas e com a orelha esquerda decepada. E o investigador Johnny é o responsável por investigar todos os casos, acompanhamos a investigação que vem recheada de mais mortes até um final surpreendente.

Esses foram os que mais gostei, mas todos eles são bons, não teve nenhum que eu não tenha gostado.

Indico demais a leitura se você gostar de narrativas sombrias e sarcásticas.