O Bosque das Ilusões Perdidas

Resenhas - O Bosque das Ilusões perdidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Driely7 01/03/2024

Ilusões perdidas
De início, eu tinha uma perspectiva completamente diferente do livro, tendo apenas sido levada pela sinopse e pela capa, imaginei ser algum tipo de fantasia maravilhosa. Me enganei feio na fantasia.

O início é bem lento e confuso, mas faz seu trabalho em nos apresentar os personagens dessa história e desenvolver de maneira DELICIOSA a atmosfera dessa jornada.

Enquanto lia, percebi que muito provavelmente não seria uma leitura agradável para algumas pessoas, e tive certeza ao ver algumas resenhas após terminar de ler. Porém, não achei chato, na verdade, a curiosidade logo me fez ler sem parar. A fim de descobrir sobre a aventura do Grande Meaulnes, logo terminei em dois dias.

Acompanhamos pelos olhos de François, um garoto de 17 anos, vivendo uma vida tediosa e solitária, como ele mesmo descreve. Até a chegada de um novo rosto, Meaulnes, um garoto da mesma idade que é bem o contrário do protagonista, aventureiro, extrovertido e que de cara faz sucesso em sua classe.

O livro peca (infelizmente) no desenvolvimento da amizade deles, que DEVERIA ser muito densa, levando em conta os futuros acontecimentos. Por causa disso, vemos muito mais o François pelo Meaulnes (já que é narrado em primeira pessoa), ou seja, aquela amizade parece ser investida somente por ele.

O abandono é algo que o protagonista, Franz, Valentine e Yvonne sofrem por Meaulnes em diferentes contextos, mas que se entrelaçam em sua conclusão, deixando um profundo buraco no peito.

O final foi muito chocante e repetindo para mim, que estava esperando um encerramento feliz. Por fim, François foi o único abandonado de verdade, o único que apoiou seu companheiro em suas aventuras desde o princípio, e o único que não foi recompensado no final.

Deivid53 13/02/2024

O bosque das ilusões perdidas.
Acabei de ler neste instante, e estou impressionado...Que história bem construída, em que os personagens se unem e se separam, e suas ligações são muito mais profundas do que o esperado!!

Um livro que fala da relação entre amigos adolescentes e segue por toda sua vida adulta, permeando a história de dor e perdas!
Adorei!!!

Vênus_Alice 01/02/2024

Tristeza
A obra foi publicada no ano da morte do autor em 1913. O bosque das ilusões perdidas é uma história que dá a sensação de ser leve, mas é um fardo ao mesmo tempo.
Me lembrou muito o filme Boyhood, por contar a trajetória do menino desde a infância e motivos pelo qual se tornou um adulto com receios, traumas e certos hábitos.

O livro traz uma dualidade: o real e a fantasia, o doce e o amargo da vida, o desejo e o trauma e há o mistério que se configura o amigo do protagonista, o Meaulnes, que segue suas aventuras e instaura o trauma de abandono no protagonista.
A história tem momentos difíceis de interpretação por passar, em certas partes, dentro da mente do protagonista, então os fatos vão se embolando em conjunto com a mente do leitor.

Uma história que fala das emoções, das configurações da adolescência, das perdas, aventuras, e da constituição do crescer. Fala da face humana, que é um paradoxo do simplório e do complexo.

Thais645 07/10/2023

Um lindo bosque
Uma história linda e cheia de controversas, de fantasias e da própria realidade. Mostra a adolescência para a vida adulta no final do século 19. Várias aventuras misteriosas e também confusas fazem nos aprofundar na linda vida dos dois companheiros q com vários sentimentos a flor da pele passam por aventuras gostosas e dolorosas.
A história em si chega em uma final quase feliz, mas q para Meaulnes, q foi em outra aventura para assim conquistá-la de verdade.

Juluzsg 28/07/2023

A aventura compensa
O início do livro é bem lento, mas eficaz para produzir uma ambientação e apresentação dos personagens. Logo eu já achei bem estranha a fascinação François pelo Meaulnes, pois não se estabelece ali uma abertura para a amizade dos dois.
Ocorre então o famigerado acontecimento, que até então é misterioso, com o nosso querido e inconsequente Meaulnes, o qual é apenas mais um jovem sendo atrapalhado. Me comoveu um pouco como ele foi corajoso com toda a situação. Simpatizei bastante com ele aqui.
Finalmente é descrito o acontecimento mais importante do livro, a festa que guiará os demais eventos. Para mim a festa é um pouco decepcionante. Ela poderia ser um pouco mais envolvente e mágica e o encontro do Meaulnes com a Yvonne também deixa um pouco a desejar.
Quero dizer que o autor dá enfase em como esses eventos são importantes, mas não consegue transmitir isso.
Chega uma marca, entre 40 a 60% do livro, que ele se torna bem cansativo, enfadonho, você perde muito a vontade de ler. Quando eu estava em 60% eu queria dar 2 estrelas para história. O que mais me pegou foi que os personagens não chegam a ser bem desenvolvidos para que você se apegue o suficiente a eles. Além disso, a amizade entre o François e o Meaulnes tem um desenvolvimento mequetrefe e ela é tecnicamente um pilar da história.
Chega então a 70% do livro e as reviravoltas começam a acontecer e a história começa a se amarrar. E é muito legal que as tramas finalmente se desfazem quando eles deixam a infância e aquele véu de misticismo. Finalmente começa o ponto final nas questões quando eles são adultos.
O fim da história é angustiante, mas recompensadora.
Sinto que o final do François engrandeceu a história. Ele sempre teve aquele temperamento tão calmo e continuou assim até o fim. Ele viu tudo se desenrolar diante dos seus olhos e só é uma pena que não tenha tido a recompensa que todos conseguiram por suas aventuras.
Esses últimos 30% do livro me fizeram dar as quatro estrelas para ele.
No fim, viver todas essas aventuras valeu a pena para os personagens que se dispuseram a arriscar, mesmo tendo enfrentado tantos momentos difíceis, por serem recompensados no final, diferente do François que seguiu o fluxo calmamente.

Batata (-_-) 26/07/2023

Pela capa
No início pensei que seria um livro dele fantasia e suspense por conta da capa e do título que chamou minha atenção.

O livro não é ruim, é mais de gosto mesmo, achei meio calmo e forma de mais( provavelmente é por conta da época que foi escrito), além de acha meio entediante.
O livro chamou mais minha atenção no final, que por sinal achei um pouco trágico, e conclui que alguns dos personagens não batem bem ?.

Mariana1303 21/07/2023

Mediano
Bem o assunto do livro é bom é interessante e instigante, mas confesso que a leitura pra mim foi cansativa além do romance só ter se desenrolado quase no final do livro.

Leila 10/07/2023

A literatura tem o poder de nos transportar para mundos fictícios, nos fazer sentir profundamente e deixar uma marca duradoura em nossas memórias. Infelizmente, o livro O Bosque das Ilusões Perdidas de Alain-Fournier não conseguiu alcançar esse objetivo. Embora tenha sido uma leitura razoável, a história em si é simples e não conseguiu despertar grandes emoções em mim.

Publicado originalmente em 1913, o livro conta a história de Augustin Meaulnes, um jovem estudante que se envolve em uma série de aventuras em busca de sua amada perdida, Yvonne de Galais. A ambientação rural e a atmosfera nostálgica são pontos positivos da obra, criando um cenário encantador e evocativo. Alain-Fournier também apresenta habilidades descritivas, transmitindo com maestria a paisagem e os detalhes da época.

No entanto, apesar desses elementos, o enredo deixa a desejar. A história se desenvolve de maneira lenta e, em certos momentos, confusa. Os personagens são pouco desenvolvidos, dificultando o envolvimento emocional com suas jornadas. Meaulnes, o protagonista, carece de profundidade e suas motivações são vagas, tornando difícil se conectar verdadeiramente com suas experiências.

Além disso, a trama apresenta poucos momentos de tensão ou reviravoltas significativas, resultando em uma narrativa previsível. A falta de desafios significativos para os personagens impede que o leitor se sinta inserido na história. A sensação de que algo mais poderia ter sido explorado ou que a trama poderia ter sido mais intensa é constante.

Outro ponto fraco do livro é a falta de uma mensagem central ou temas profundos que o sustentem. Embora seja uma obra romântica, as reflexões sobre o amor e a juventude são superficiais e não deixam uma impressão duradoura. Não há uma análise aprofundada sobre as ilusões perdidas mencionadas no título da edição brasileira, o que poderia ter acrescentado camadas de significado à narrativa.

Enfim, O Bosque das Ilusões Perdidas é uma leitura razoável, mas que não alcança a excelência. Embora a ambientação e as descrições sejam satisfatórias,na minha humilde opinião é livro facilmente "esquecível". Me conte a sua impressão caso já tenha lido, ok?

Jessiane.Myckelly 17/06/2023

Os Bosques Das Ilusões Perdidas
Um livro fascinante do começo ao fim! Uma leitura muito fácil e divertida de se acompanhar, porém, no livro há momentos melancólicos em relação ao passado - o que justamente me fez gostar mais ainda.
Vamos acompanhar as aventuras e conversas de dois adolescentes (François e Augustin Meaulnes) até a sua idade adulta.
Augustin some por vários dias, gerando preocupação e desconfiança nas pessoas do vilarejo. Quando sumiu, ele ficou restabelecido em um bosque de uma família rica, que acontece uma festa de casamento do filho mais velha, Franz de Galais. O garoto "intruso" conhece a filha mais nova do sr. De Galais, uma garota de uma magnimidade e beleza estonteante. Uma linda menina loira de olhos cabisbaixo e de rosto infantil.
Meaulnes fica obcecado pela mulher magnificiente e no que aconteceu na festa do bosque. Agora augustin e françois tem como objetivo encontrar aquele lugar novamente. Eles consegue?

Raquel.Santos 12/06/2023

Lindo! Amei!
Vale a pena! Livro lindíssimo e de fácil leitura! A estória me prendeu do início ao fim! Recomendo para quem gosta de livros inesquecíveis.

Isabelle 21/03/2023

Confuso
Eu pensei que ia ser algo mais romântico e poético pelo título, mas depois já vi que nem era o título certo.
Achei que ia gostar mais do Mealunes mas não me apaguei nem um pouco ao personagem. E não gostei do final, com o tanto de páginas com histórias desnecessárias dava pra escrever um final melhor.

Leonardo.H.Lopes 24/02/2023

Chato
No final do século XIX, no interior da França, Augustin Meaulnes chega numa escola, meio que um internato, de propriedade do pai de Françoi Seurel. De estatura alta, o garoto é apelidado de “O Grande Meaulnes” e se torna o melhor amigo de Françoi. Após se perder num bosque, o Grande Meaulnes acaba parando numa mansão onde participa de uma festa à fantasia e se apaixona por Yvonne. Ao voltar daquele experiência, que acontece meio que numa atmosfera onírica e fantástica, Meaulnes não consegue voltar ao local ou finalizar um mapa que o levaria à mansão de sua felicidade, até que a chegada de um garoto na região muda os rumos dos acontecimentos e dá à Augustin a possibilidade de encontrar sua amada. A partir de então, a obsessão de Meaulnes será encontrar Yvonne e tentar, a todo custo, retornar àquele tempo e espaço que já estão perdidos.

Confesso que esse foi um dos livros que mais me decepcionaram na vida. Sempre tive uma curiosidade muito grande por lê-lo, tudo um pouco por causa do título pomposo e cheio de poeticidade: O Bosque das Ilusões Perdidas, mas que o é somente aqui no Brasil: O título original é Le Grand Meaulnes. Não sei, alguma coisa não me conectou com a história. Achei a narrativa arrastada, o Françoi me pareceu muito chato, tudo acontece de forma estranha ao longo de toda a narrativa: a chegada de Meaulnes, sua perca na floresta, a festa na mansão, os acontecimentos com Frantz e Yvonne, bem como o derradeiro final. Eu não consegui me interessar pelos acontecimentos a ponto de não me importar com o que iria acontecer no final com aqueles personagens, só queria finalizar o livro logo depois de uma semana. Algumas passagens são até poéticas, mas a linguagem literária de nada vale se não se presta a contar uma boa história, o que este livro não o é. De todas as ilusões perdidas, as que ficaram mais perdidas foram as minhas ante a este que já é considerado um clássico por muitos.

Vanessa 27/10/2022

Maravilhoso!
Eu tive curiosidade de ler esse livro ao vê-lo pela primeira vez em uma estante da biblioteca da minha escola. Logo o peguei para ler, mas não esperava uma história tão melancólica e foi isso que eu adorei nesse livro.
Jessiane.Myckelly 17/06/2023minha estante
Simm