O Bosque das Ilusões Perdidas

Resenhas - O Bosque das Ilusões perdidas

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Claire Scorzi 12/10/2022

Doce Amargo

Publicado pela primeira vez em 1913, um ano antes da morte do autor, O Bosque das Ilusões Perdidas firma-se como um clássico moderno.
Parece uma história simples - mas será? Passagem da infância à vida adulta, fala de amor, amizade, perdas... E quanto mais eu me lembrava do livro após terminá-lo, mais ainda eu encontrava.
Símbolos? A passagem da infância à vida adulta, a festa - maravilhosamente narrada, talvez o melhor momento do romance - que dura dias representando, talvez, o ápice dessa infância e inocência que está partindo. Além: a perda da inocência. A ideia de que a felicidade é sempre efêmera neste mundo. Ou, que esperando a felicidade - aquilo que a simboliza - podemos perdê-la, e a nós mesmos, quando desistimos de aguardá-la, e de nos guardarmos. E que cometemos erros que sempre terão consequências, não importa o quanto tentemos fugir delas, ou adiá-las - elas nos encontrarão.
O que se foi, não pode ser recuperado, porque nós mudamos, e para pior; e o tempo não volta.
Quanto à ideia de que a felicidade é efêmera neste mundo, o próprio autor deixa uma alusão: neste mundo não se alcança felicidade perfeita, só instantes felizes. Como nos lembrou a escritora Gertrud von Le Fort, "Felicidade, só no Céu; justiça, no inferno; na Terra, há a Cruz".
Andre234 12/10/2022minha estante
Que resenha linda!! Grande sensibilidade em sua análise, vou colocar na lista de desejados para ler futuramente

Claire Scorzi 12/10/2022minha estante
Obrigada. O livro é bonito apesar de melancólico.

Andrea Garcia 20/02/2023minha estante
Claire, comecei a ler e, nas primeiras páginas, já senti que muitas emoções virão pela frente. Consegui comprar uma edição antiga, de 1972. Lindíssima.

Andressa Bufulin 31/03/2024minha estante
?que lindo Claire! Você é minha heroína preferida! Adoro livros melancólicos, ansiosa por avançar na leitura. Muito obrigada.

Eliane Sousa 29/08/2022

Achei a história muito confusa, acontecimentos aleatórios que não são explicados. Achei muito nada a ver

Reina0 06/08/2022

Melancolia
Lembro que essa leitura me pareceu boa, mas melancólica. Parece que todos ficavam presos no passado.

Vitinho 07/06/2022

livro gostosinho, história leve para você se distrair por uns bons dias, porque não quase 300 páginas. mesmo não tendo entendido muito e tendo ficado um pouco perdido, eu consigo entender o motivo de ser um grande clássico francês, só acho que não me pegou direito. Vi uma resenha que o comparava com o Apanhador no Campo de Centeio que, mesmo eu tendo achado meio chato e confuso, foi mais legal que esse livro.

Thiago662 14/05/2022

Onde está a felicidade?
"Eu os ensinaria a encontrar a felicidade que já está bem ao lado deles, embora não pareça".

Para um leitor do século XXI algumas passagens podem soar estranhas. Fui criando várias teorias e nenhuma delas chegou nem perto do final... Acaba sendo sobre a busca pela felicidade e toda a dificuldade inerente a isso.

A impressão é a de um grande desencontro entre os personagens principais, o que leva a uma série de atitudes tresloucadas. É um romance de formação, reflexão. Fiquei pensando nas múltiplas idealizações que fazemos ao longo da vida sobre experiências que vivemos, sobre as promessas que cumprimos ou não.

Mais um clássico francês pra conta!

simao 24/04/2022

tudo por muie
muito bom a construção da amizade dos dois, as aventuras e os obstáculos so nao gostei que o prota tinha objetivo de comer muie e virou professor
LucasTheReal 24/04/2022minha estante
Tudo por muie

LucasTheReal 24/04/2022minha estante
Me lembrou alguém. Ahhhh, vc

¡yasmine! 08/06/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKA

Ozzy 01/04/2022

Um Fitzgerald Francês
É uma história interessante, com um charme melancólico que um bom clássico cult tem, mas não me cativou tanto assim...

Veh Peter 09/02/2022

"O Grande Meaulnes"
Sinceramente até chegar no posfácio eu não entendi o propósito do autor com esse livro. A história mistura o real com o imaginário e tem uma escrita bem poética o que me deixou bastante confusa em vários momentos.
Apesar do narrador ser o Fraçois Seurel, claramente o protagonista da história é o Augustin Meaulnes, o grande aventureiro, o qual todos veneram (pra mim ele não passa de um adolescente irresponsável).
O autor se preocupou em detalhar cada cena e cada lugar que se passa no livro, trazendo uma escrita beeeeeeem descritiva o que pessoalmente não me atrai nem um pouco.

Achei um livro bem cansativo, chato e triste.

Sofia.Baldin 26/01/2022

o bosque das ilusões perdidas
Esse livro é perfeito, melhor do que eu esperava. Muito intenso e lindo, se você tem oportunidade de ler, leia e desfrute do melhor romance que já li em toda minha humilde vida

TCN 17/10/2021

Apesar da história ser bem gostazinha de se ler, eu não gosto muito desse estilo romântico de sonhar com o amor e aí quando se consegue ficar remoendo que não merece.
A ideia do romantismo não me agrada e por isso achei o livro um pouco entediante.

Carolina Hahn 25/06/2021

Talvez tenha lido esse livro no momento errado ou com muita expectativa por ter sido recomendado com tanta ênfase, porém, não consegui me apegar tanto aos personagens e a história. Tem sim um lado triste e melacólico, um quê de uma boa história, bem escrito, no entanto não conseguiu me captar.

FyndThow 21/04/2021

O Bosque das Ilusões Perdidas | O Grande Meaulnes
O livro traz um enredo surpreendente que caminha por acontecimentos muitas vezes inimagináveis, o final traz uma certa angústia o que mostra a beleza da escrita do autor, a obra traz diversos sentimentos muitas vezes tão conflituosos quanto dos personagens, o que se evidencia de maneira mais forte é a busca incessante do personagem pelo que ele considera ser sua felicidade e ao mesmo tempo a lealdade de seu amigo em nunca desistir de oferecer essa felicidade, porém se percebe que nem sempre o que buscamos é realmente a nossa felicidade.
Como a própria Yvonne disse precisamos aprender a enxergar a felicidade pelo que temos ao nosso lado mesmo sem deixar de buscar nossos sonhos.

Quando finalizei a leitura me veio umas certa raiva porque uma palavra mudaria todo o final da história e teríamos aquele tão esperado no final feliz, mas a ideia do autor era justamente fugir dessa perspectiva e trazer uma maior reflexão, ao meu ver.

Evy Sena 28/03/2021

Um grande clássico da literatura francesa, muito bem escrito, mas não me conquistou por completo.
A leitura ficou mais interessante na última parte do livro, onde a história começa a se desenrolar mais. Um final bastante triste.
Acho que criei muuita expectativa para a leitura desse livro, por isso me decepcionei um pouco. Talvez uma releitura daqui uns anos me faça gostar mais e apreciar mais a leitura desse grande clássico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5