Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir Kate Kirkpatrick

Resenhas - Simone de Beauvoir

Bia 23/07/2023

A vida de Simone de Beauvoir é um acontecimento que inspira em muitas coisas.
E poder conhecer detalhadamente foi uma experiência desafiadora, por ser minha primeira biografia, logo a expectativa era muito alta.

Mas devo admitir que achei a leitura muito cansativa, a escrita não me pegou.
Aproximando do final, onde é a parte mais madura de Simone, ficou Interessante novamente.
A vida dela como já disse é inspiradora, deve ser conhecida.

sarahoqueiroz 18/06/2023

" Para ser feliz, eu devia a mim mesma me realizar na vida."

Abrangendo desde a infância até o final de sua vida, esse livro desfaz mitos e interpretações errôneas de falas e relacionamentos interpessoais da Simone, além disso, imprime a essência de seu pensamento e serve como uma bússola pelas suas obras. Magnífico. Recomendo a leitura.

Euller 04/05/2023

Por muito tempo li e ouvi o nome de Simone de Beauvoir. É inegável o quanto essa mulher foi gigante, o quanto ela se tornou necessária em seu tempo e presente até os dias de hoje. Através desse livro, dessa biografia tão bem escrita, me senti mais perto dessa mulher. Eu optei por ler a biografia antes de ler qualquer obra que ela tenha escrito justamente para que eu conseguisse criar uma "intimidade" com a autora, para entender um pouco mais de sua vida. Não me arrependo nem um pouco dessa escolha e estou extremamente ansioso para ler suas criações.
Uma mulher à frente de seu tempo, com coragem de ser quem é, com determinação para lutar por outras pessoas, por não deixar-se ocultar pelo seu companheiro.
Simone de Beauvoir foi e é gigante até os dias de hoje.

Romeu Felix 23/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Simone de Beauvoir: Uma vida" é uma biografia detalhada sobre a vida e obra da filósofa, escritora e feminista francesa Simone de Beauvoir. A obra foi escrita por Kate Kirkpatrick, professora de filosofia e gênero na Universidade de Huddersfield, na Inglaterra, e conta com diversas fontes inéditas, incluindo diários e cartas pessoais da própria Beauvoir.

O livro é dividido em duas partes, a primeira abordando a juventude e formação intelectual de Beauvoir, incluindo seu relacionamento com Jean-Paul Sartre, a Segunda Guerra Mundial e sua experiência como professora. A segunda parte foca na sua obra como escritora, feminista e ativista, abordando seus principais trabalhos, como "O Segundo Sexo" e "A Cerimônia do Adeus".

A autora apresenta uma Beauvoir complexa e multifacetada, que lidava com suas próprias contradições e incertezas enquanto defendia com vigor suas ideias feministas e existencialistas. O livro também aborda a relação de Beauvoir com outras personalidades importantes do século XX, como Albert Camus e Nelson Algren.

Kirkpatrick descreve as lutas de Beauvoir em um mundo dominado por homens e sua busca por liberdade e igualdade para as mulheres. O livro é uma ótima introdução para aqueles que querem conhecer mais sobre a vida e obra dessa importante figura do feminismo e da filosofia.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/09/2022

Uma das principais filósofas francesas e ícone feminista, a escritora Simone de Beauvoir já foi tema de diversos livros e estudos no mundo. Apesar do vasto material sobre a autora, a biografia Simone de Beauvoir: Uma vida, de Kate Kirkpatrick, destrincha outros fatos inéditos da vida da filósofa.

Por meio de diários e de cartas do seu último amante, Claude Lanzmann, Kate reforça os princípios éticos e morais de Simone, e analisa tornaram-se posições políticas depois da guerra. Lançada no início de 2020, a biografia relembra ainda momentos em que a escritora ajudava jovens, tanto pessoalmente quanto por cartas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788542218862

Jéssica 08/05/2022

Se há uma existência pela qual sou curiosa é a da Simone de Beauvoir.

Simone teve a vida marcada por estereótipos que a colocavam em segundo lugar; ao lado de um homem. Porém, nesta biografia Kate Kirkpatrick oferece um retrato de múltiplas camadas de Beauvoir. Muitas delas ocultas por bastante tempo. É através da análise de seus diários pessoais (escritos desde a juventude) e cartas enviadas a Sartre que conhecemos outras faces da Simone.

Ao invés de elaborar um tratado filosófico e discutir um sistema de ideias através de livros eruditos, esta filósofa escolheu a literatura para dar vida ao seu pensamento existencialista.

Fecho o livro ainda mais curiosa e admirada!

veroneze.ta 16/03/2022

Do início ao fim
Uma vida de intensa produção, politica, literária, filosófica.
Ótima leitura, cheia de conteúdo e de referências.

Gertrudes 13/03/2022

Uma revisita a essa importânte (e polêmica) figura histórica
Uma das coisas que eu mais gostei nessa biografia foi a caráter de revisão de tudo que já foi dito sobre Simone de Beauvoir. Contudo, senti falta da autora abordar algumas polêmicas de sua vida (como a petição de idade de consentimento). Mas no geral, adorei a biografia.

Prof. Angélica Zanin 14/02/2022

"Não se nasce mulher, torna-se mulher".
Simone amou Sarte, mas isso não a impediu de amar outras pessoas. Sua obra amadureceu com ela e com o amadurecimento validaram o tão polêmico "O Segundo Sexo", que já prenunciou sua luta em favor das mulheres, de seus direitos, de seu poder e da inquestionável competência de que são capazes. Foi muito julgada, mas soube, com talento e determinação, provar seu valor e entrar para história como uma grande mulher e pensadora, não que isso tenha sido, em algum momento, sua ambição. O livro conta detalhes de sua vida e obra o que, por vezes, o torna cansativo. Os fatos estão sempre rodeados pela análise de sua obra, portanto a biografia é bem específica e detalhada. Mesmo após sua morte, Simone foi julgada como uma sombra de Sartre, mas inegavelmente ela teve e tem o seu valor independente de seu "amor" por ele. "Todas as vitórias ocultam uma renúncia". SB
Prof. Angélica Zanin 14/02/2022minha estante
Entenda-se SARTRE

Alan kleber 17/11/2021

É possivel separar a pessoa da sua obra?
É um livro de várias nuances, para ler aos poucos. Não tem como ficar indiferente. Depois de terminar a leitura a sentimentos ambivalentes sobre a personagem Simone de Beauvoir.

Como pensadora Simone de Beauvoir teve muito a dizer, e coisas que ela disse são bem interessantes. Durante sua vida Beauvoir escreveu sobre a opressão da mulher, sobre o sexismo, a velhice, o preconceito que mulheres sofriam por querem seguir o próprio caminho. O Segundo Sexo é a Biblia feminista de autoria de Beauvoir, livro que é bastante influente ainda hoje. Mas Simone de Beauvoir não é um exemplo moral, isso tem que ser dito também. Ela defendia o feminismo, mas alguns comportamentos seus foram tipicos dos que muitos homens tem.
Beauvoir tinha alunos e alunas com quem ela se relacionava sexualmente, e até com o namorado depois marido de uma amiga intima sua ela manteve um relacionamento sexual, por bastante tempo e sem a amiga saber de nada, a amiga morreu sem saber.
É aquilo: é possível separar a pessoa da obra, ou sua obra está contaminada por seu comportamento reprovável?

Let Carvalho 13/10/2021

Ler sobre a vida de Simone foi revelador. Conhecer a fundo as dores, motivações, amores e angústias dessa mulher que fez história foi incrível.

Mary 27/09/2021

Simone de Beauvoir ??
Ler sobre Simone e perceber que ela era tão gente como a gente, as dúvidas, os questionamentos, as crises, a vida como um todo. Uma mulher incrível! Inspiradora até na voz de outra pessoa.
LEIAM BIOGRAFIAS!!! (de pessoas interessantes)
Mariza Matheus 04/09/2022minha estante
Estou nessa fase, buscando ler mais biografias