O inominável atual

O inominável atual Roberto Calasso




Resenhas - O inominável atual


2 encontrados | exibindo 1 a 2


AleixoItalo 10/10/2020

Um ensaio é aquele estilo literário livre, em que o autor pode discorrer sobre qualquer assunto simplesmente dando vazão aos pensamentos. O Inominável Atual é um ensaio sobre política, filosofia e sobre a intangibilidade do mundo moderno.

Em O Inominável Atual, Roberto Calasso divaga sobre a sociedade ocidental (homem secular) e oriental (homem vedico), seus sistemas de crenças e objetivos, através de pensamentos, opiniões e fragmentos de outros escritores e filósofos.

O livro pode ser dividido em duas partes: Na primeira ele faz uma comparação pesada entre o homem v?dico, crente, atrelado aos mitos, com o homem secular, humanista, "desprovido de crenças". A sociedade mudou, mas o homem continua o mesmo, mesmo a sociedade atual crê em algo abstrato (como o progresso ou o algoritmo por exemplo) e a única diferença é que esse ausência de um símbolo gera insubstancialidade.

Na segunda parte ele fala sobre o nazismo, desde a ascensão de Hitler até o fim da guerra, pela óptica dos escritores e pensadores que viveram aquela época. Aqui o resultado é chocante, pois vemos um cenário político nada diferente do atual, onde o próprio anti-semitismo em si era discutido de maneira racional pelos intelectuais. Se não fossem as datas e palavras chave, poderiam ser relatos do Twitter dessa semana.

Um livro denso e pesado, tanto pelas inúmeras citações que deixam o leitor perdido caso não conheça os autores citados, mas principalmente pelo choque de realidade que ele propõe ao mostrar que o progresso prometido pelo mundo moderno sempre foi prometido ao longo da história e que somos basicamente os mesmos. O que é mais assustador? Ainda pensamos igual todos nossos antepassados.

A linha tênue que separa o homem da barbárie, não carece de psicopatias ou de algo patológico para romper, ela é atravessada por simples ideologia e muitas vezes embasada pela razão.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 01/12/2021

"A sensação mais precisa e mais aguda, para quem vive neste momento, é não saber onde está pisando em cada dia. O terreno é frágil, as linhas se dividem, os tecidos esgarçam, as perspectivas oscilam. Então se percebe com maior clareza que estamos no ' inominável atual'."
Em 1983, quando publicou essas linhas em La rovina di Kasch, Roberto Calasso deu inicio a uma ambiciosa empreitada literária para tentar compreender a civilização humana, abrangendo dos mitos á modernidade. Mais de três décadas depois em sua melhor forma, o escritor italiano comprova a atualidade de seu projeto em construção ao esmiuçar a sociedade do século XXI neste novo volume.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça!


site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535933116
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR