Os Quatro Grandes

Agatha Christie

Resenhas - Os Quatro Grandes

Carlos531 27/03/2024

Os Quatros Grandes
Mais um romance de Agatha Christie, escrito em 1927, este foge do usual. Hercule Poirot o detetive, personagem principal de suas histórias, normalmente investiga crimes passionais, motivados por herança, por vingança e outros mas neste trata-se de política, espionagem e conspiração internacional e como Poirot sempre diz em suas investigações precisou realmente usar muito as suas "células cinzentas" para investigar essa trama.
Livro muito divertido e interessante lendo tem-se a impressão de estar assistindo a um dos filmes do 007 e dá até para pensar que Iam Fleming se inspirou em Agatha Christie para escrever suas histórias estreladas por James Bond.

Karina 27/03/2024

Agatha Christie apostou numa trama internacional e complexa, quase mística, sobre quatro figuras de diferentes nacionalidades que estão por trás de todos os principais incidentes mundiais numa briga de gato e rato com Poirot.
Muito criativo, superficial e mirabolante, particularmente não gostei.

Jorge.Raitz 27/03/2024

Livro meio complexo, mas com uma história muito boa e surpreendente a cada página , vale muito a pena a leitura.

Sah 26/03/2024

Narração Impecável (áudio livro)
Confesso que, apesar de achar as história da Agatha Christie interessantes, nao consigo me apegar a elas. acho que só concluí essa (em formato de audiobook, pelo app Audible) pelo narrador, e que narração impecável, devo dizer. gosto do Poirot como personagem, me sinto cativada por ele, mas eh daqueles que eu nao suportaria na vida real KKKKKKKKK eh uma boa história para levar como uma sessão da tarde, é gostosinha de ouvir, há momentos em que cativa e instiga a refletir, tentar adivinhar o mistério e, pra mim, essa eh a parte mais divertida.

_Du_ 26/03/2024

Ótima história. Uma conspiração mundial! Aqui Poirot me lembrou muito Sherlock, apesar das claras críticas e cutucadas que Ágatha Christie geralmente faz ao personagem.

Amanda3913 25/03/2024

4 ? Fluidez de leitura

5 ? Elementos de gênero

5 ? Desfecho e Epílogo

Nilton.Savoine 24/03/2024

Os Quatro Grandes? é um caso do famoso Hercule Poirot, junto com seu amigo Capitão Hastings.
Em ?Os Quatro Grandes? os dois investigam uma organização criminosa internacional formada pelo número 1, um chinês poderoso, conhecido como o cérebro do oriente; o número 2, um americano rico; o numero 3, uma mulher francesa; e o número 4, conhecido como ?Destruidor?.
A princípio me senti perdido com a história até que me encontrei, não é um livro que amei, porém é bom.

Regiane.Consulin 22/03/2024

Esperava um pouco mais dessa leitura por ser da grande Agatha Christie.
Gostei de como as personagens se camuflam e interagem em suas histórias deixando dúvidas sobre seus atos, mas acho que Poirot não me agradou em suas narrativas.

Taci.Souza 21/03/2024

Quando a gente acha que já conhece minuciosamente a receita dos enredos de Agatha Christie, ela vem com uma trama envolvendo teorias da conspiração, plano de dominação mundial, máfia internacional e um conjunto de elementos dignos do mais eletrizante filme de ação.

Como se não bastasse esses fatores, desenvolvidos numa narrativa cheia de mistérios e reviravoltas, ela ainda resgata a dupla dinâmica do seu imaginário: Hercule Poirot e o Capitão Hastings. Se os outros elementos falhassem, apenas a perspectiva de acompanhar a dinâmica divertida dessa amizade já seria o bastante para fazer a leitura valer a pena.

Embora reconheça que "Os Quatro Grandes" apresente alguns aspectos de enredo que o deixam aquém de outras obras da autora que tive o prazer de ler, desconfio que sou incapaz de criticar qualquer coisa escrita por essa mulher, pois minha admiração por ela chegou a um nível que até uma lista de supermercado de sua autoria seria favoritada.

AndrAa 16/03/2024

Diferente de tudo que li da Agatha
Eu gostei muito dessa leitura, foi uma leitura para curtir e não desvendar!
Os Quatro Grandes são descorto ao logo da história, mais o mistério está em como eles irão agir em cada situação. Gostei muito de ver o ego do Hércule Porot ser muitas vezes desafiado. A história é narrada por um dos personagens o que me fez gostar ainda mais, é como se ele nos chamasse para um café e relatase todo ocorrido. Amei! No o final queria maus detalhes, por isso dei 4 estrelas. Recomendo muito essa aventura internacional de Hércule Porrot

Ilmar 15/03/2024

Mais um livro da Rainha. Sempre acho divertido e a abordagem usando como leitura pra relaxar. O fato da trama ter se tornado global com múltiplos "chefões" foi algo que achei interessante. Sabemos do inimigo principal mas não sabemos quem é nem como lidar com ele. Mas ao mesmo tempo ficou um pouco "de mais". Acho que por estar acostumado com a maioria das histórias ocorrendo em uma área delimitada.

Herick 11/03/2024

Não é lá dos mais brilhantes.

depois de O Assassinato de Roger Ackroyd esperava mais, confesso.

Os Quatro Grandes parece uma coletânea de contos que foi "amarrada" para funcionar como história única, mas que não consegue cumprir seu objetivo.

bem aquém do potencial da rainha do crime, Os Quatro Grandes conta com um final bastante previsível, anticlimático e, por fim, decepcionante.

nem mesmo Poirot, com sua mente brilhante, foi capaz de salvar este livro.

natcalderini 05/03/2024

Poirot e Hastings
Mais um caso desvendado pelo detetive Hercule Poirot com ajuda de seu amigo,capitão Hastings.
Como eu li o primeiro livro, no qual é onde eles se conhecem, entende mesmo que em poucos capítulos a amizade entre os dois.
Clássico de Agatha Christie,livro de 18 capítulos bem escritos e diretos.

Maíra 04/03/2024

De todos os livros que li até agora da Agatha, esse foi o que mais saiu da realidade pra mim, porém tenho certeza que outras pessoas gostarão, não deixa de ser um livro bom e interessante.

Wallace50 01/03/2024

"O cérebro do Oriente,a ciência do Ocidente...e dois outros cujas identidades ainda desconhecemos"

Acho que por apresentar uma temática muito divergente da típica apresentada pela escritora,sua média não esteja tão alta quanto as dos outros dela,até porque seu início é consideravelmente frenético e envolvente,depois dele,o que lemos é um compilado de assassinatos e crimes misteriosos desafiando Poirot e seu amigo Hastings,conforme eles chegam perto da identidade de "Número Quatro",a tensão assume uma função predominante,embora às vezes seja anulada entre a transição de capítulos.Certos momentos do desenvolvimento não são tão interessantes quanto outros,o mistério envolvendo a morte de Mr. Whalley e o estranho falecimento de um enxadrista durante uma partida,são os casos mais memoráveis.A presença do integrante mais sigiloso dos Quatro Grandes é tão frequente devido aos seus inúmeros disfarces que em determinadas situações foi amedrontadora.Infelizmente,entre os capítulos 16 e 17,seu ritmo deixa de ser tão eficaz,mas nada que tenha arruinado minha experiência.