Os Quatro Grandes

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Quatro Grandes

Camila 16/06/2022

Mais uma leitura maravilhosa de nossa inesquecível rainha da crime. Nesse volume Poirot tem o maior caso de sua vida (pelo menos até agora kkkkk).
O caso foi bem longo e difícil. Gostei de ver meu detetive favorito tendo um pouco de trabalho.
Adriel 16/06/2022minha estante
Nos últimos meses eu decidi colocar minha leitura em dia. Tenho muitos livros pra ler e os da Agatha Christie estavam na na minha lista, só nao comecei ainda por ficar com um "pe atrás", pois são muitos livros. Vale a pena mesmo?

Camila 17/06/2022minha estante
Sou suspeita pra falar, pq eu amo os livros dela. Acho que valem super a pena. Tanto que estou fazendo um projeto de leitura de acordo com a ordem de lançamento.

Aline MSS 15/09/2023

Poirot sendo ludibriado por gente à altura!
[LIVRO 8] O caso desse livro envolve o Poirot e Hastings e é mto difícil de resenhar sem dar spoiler.

De acordo c/ a sinopse, Poirot tem seu apartamento invadido por um homem enquanto se preparava p/ ir ao RIO DE JANEIRO. Quem é esse homem e o pq dele ter um papel escrito o número 4 em suas mãos? Poirot e Hastings são envolvidos em uma trama p/ capturar uma organização criminosa Internacional e resolver esse mistério.

O mais bacana dessa trama é ver o Poirot com o raciocínio mais lento do q o de seus adversários. ???Geralmente ele está a anos-luz do q está acontecendo e previamente já se nota q ele resolveu o caso, oq não ocorre aqui. É maravilhoso!

Os adversários são MUITO BONS, oq faz o Capitão Hastings quase surtar e o Poirot ficar extremamente obsessivo. É um caso pra quem gosta de conspiração internacional!

Oq tem no livro:
- Obsessão de Poirot;
- Capitão Hastings é feito de gato e sapato e é mto engraçado;
- Vilões MEGA inteligentes;
- Conspiração Internacional;
- Poirot tem q resolver mais de 5 casos DENTRO desse caso p/ chegar ao final da trama. Parece ter uns 5 livros dentro desse livro. Incrível!
- Personagens femininas ousadas e inteligentes! ?

Li a nova edição da Harper Collins, a coleção arco-íris e gostei demais. Além de ficar lindo na estante, o conteúdo vale a leitura. ??
Spy Books Brasil 15/09/2023minha estante
Ótima resenha, Aline. Fiquei até imaginando se essas conspirações internacionais o habilitariam para um lugar no Spy Books Brasil? Tem espionagem no horizonte?

Aline MSS 15/09/2023minha estante
Eu lembrei de vc qdo li. Não tem espionagem em si, apesar de um personagem mudar constantemente sua identidade e a Agatha ter escrito no ambiente pré 2GM.
O objetivo dos vilões não é espionar, mas sim destruir a ordem social existente na época e trocá-la por uma anarquia. Essa frase está escrita na pág 154.?

Fabio 18/09/2023minha estante
Excelente resenha, Aline!
Foi um dos livros mais complexosq

Fabio 18/09/2023minha estante
Excelente resenha, Aline!!!
Pra mim um dos livros, mais complexos que a rainha, já escreveu. Eu lembro que, na época que li, achar que seria o primeiro caso que o Poirot, não resolveria kkkk

Aline MSS 18/09/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Sim, eu tbm achei. Ele surtou real!
Depois assisti um vídeo dizendo q própria Agatha não gostou mto desse livro e não entendi nada. Eu adorei justamente pq o Poirot suou p/resolver. ??

Michela Wakami 29/07/2021

Diferente dos livros habituais da Ágatha, e positivamente surpreendente.
Uma história que nos traz, derrotas e vitórias dos nossos protagonistas, Poirot e Hastings, e com muitas aventuras.

Ah! Tem um personagem citado na trama que eu não sabia da existência. (Na verdade, fiquei na dúvida se ele era realmente real ou literalmente fictício)
Se alguém puder me ajudar com essa questão, agradeço.
Francielly 29/07/2021minha estante
Oi Michela! Qual personagem em questão?

Michela Wakami 29/07/2021minha estante
Vou te mandar privado, para não dá spoiler .

João 29/07/2021minha estante
Uhh madeimoiselle gostou então ? tenho ele aqui vou ler com a Karol em breve ?

CPF1964 29/07/2021minha estante
O que um par de óculos novo não faz na vida da pessoa.....

skuser02844 29/07/2021minha estante
qual o personagem?

Michela Wakami 29/07/2021minha estante
João gostei, espero que vocês também gostem.??
Ansiosa para saber.?

Cassius ?????

Silvana.Foureaux 16/09/2021minha estante
Justamente por ser bem diferente das tramas de Agatha Christie, não gostei muito.

Oi Silvana, que pena!

João 16/09/2021minha estante
Michelângela como você sabe eu já li, e achei mediano ?, com um desfecho de 2 estrelas ?

Michela Wakami 16/09/2021minha estante
Verdade, João ! Será que só eu gostei ? !? ???????

João 16/09/2021minha estante
??? acho que Cassius também gostou...

Será ??

CPF1964 16/09/2021minha estante
Li este livro no século passado. Não me recordo. Agora só leio livros fofinhos.... Não quero ficar "furioso".

João 16/09/2021minha estante
Esperar monsieur Cassius para tirar a nossa dúvida kkk

João 16/09/2021minha estante
Uma ótima tática ler livros fofinhos, para evitar a fadiga, muito apropriado senhor ?

CPF1964 16/09/2021minha estante
Exatamente. Livrinhos não recomendado para diabéticos...

Michela Wakami 16/09/2021minha estante
Então posso ler a vontade. Livro fofos, fazem bem para o coração.

Michela Wakami 16/09/2021minha estante
Ultimamente, ando muito fadigada. ????

????

CPF1964 16/09/2021minha estante
Muitas reflexões né, Michela ?

Michela Wakami 16/09/2021minha estante
Sim, tô pensando em ler um gibis da turma da Mônica.?

??? vocês são uma graça

CPF1964 16/09/2021minha estante
Pode ler, Michela. Porém tome cuidado com o Cascão. Não deixe ele te influenciar... No Brasil ele tem vários admiradores...??

Francielly 16/09/2021minha estante
?????

A.Paula.Sz 24/02/2024minha estante
Originalmente, era pra ser um livro de contos, mas os editores pediram q ela criasse uma história única, então ela entrelaçou os contos e criou uma história linear. Eu não gostei desse, achei extremamente confuso. E gostei de Assassinato no Campo de Golfe, que acabei de ver aqui, Vc detestou kkkkk

Michela Wakami 24/02/2024minha estante
Essa é a magia da leitura. ????

Michela Wakami 24/02/2024minha estante
Eu não sabia que era para ser contos, obrigada pelas informações. ??

Debora.Mello 29/04/2022

Use su?s pequen?s célul?s cinzent?s...
Digamos que a história desse livro foi diferente das outras que já li, pois aqui de início por assim dizer Poirot sabe quem são os suspeitos, porém não pode agir de qualquer jeito por que são pessoas do mais alto escalão. E para isso ele tem que se desdobrar em mil. Fico chocada toda vez que leio os livros da Agatha pois muito me admira tal inteligência em criar situações que como personagem o Hercule intere tão perfeitamente bem.

Vênus_Alice 13/12/2023

Os quatro grandes
Esse livro parece os outros da Agatha em que o Poirot resolve vários casos, mas nesse há um grande (ou quatro grandes) pessoas que aterrorizam e se camuflam muito rapidamente, mesmo para o grande detetive.
Por isso na capa há um jogo de xadrez, antes de mais nada, precisa-se saber os possíveis movimentos dos oponentes para pegá-los. Mesmo conhecendo alguns, era quase impossível achar o quarto, já que tinham muito domínio no desfarce.
Esse caso foi atípico, porque o detetive ficou anos se atentando a eles.
Pregando até uma peça em todos nós.

Ique 06/03/2021

A pressa é a inimiga da perfeição. Interessante, mas faltou algo.
Agatha Christie foi bem direta e objetiva ao construir a história do livro Os Quatro Grandes, principalmente no que se diz a respeito da introdução e conclusão que são extremamente rápidas. Consequentemente a história pode ser resumida em poucas palavras: “Poirot e seu amigo Hastings estão correndo de uma organização criminosa mundial composta por quatro indivíduos em uma aventura que coloca a vida deles em risco a cada passo dado”.

Os 4 grandes, como os criminosos são chamados, são rapidamente identificados: o destruidor, o cérebro mais aguçado da China, um milionário americano e uma cientista francesa. O objetivo deles é destruir a ordem social existente substituindo-a por uma anarquia na qual seriam ditadores. Sendo assim, ambos estavam promovendo uma série de acidentes aéreos e marinhos, por exemplo, provocando o caos. No entanto, a pedra do sapato deles era Poirot.

Diante do cenário, o detetive belga acaba sendo forçado a se livrar de explosões e de outras situações onde seria praticamente impossível sair com vida, o que é justificado pela incrível capacidade de raciocínio e de compreender todos os pormenores da situação. Forçado? Um pouco para quem se acostuma a não ver tal comportamento do detetive em outras histórias.

O desenvolvimento da narrativa é muito envolvente uma vez que o livro é bem eletrizante e com vários momentos de tensão, o que é ajudado pelo formato que assemelha-se com um conto. Exemplificando melhor: em 1924 sob pressão para lançar um novo livro a autora decidiu juntar diferentes contos de mesma temática com início, meio e fim em uma grande história. O resultado? Um dos livros que Agatha Christie menos gostou, afinal a pressa é uma inimiga da perfeição.

Ah, vale mencionar: embora escrito às pressas, a narrativa se passa durante um intervalo muito grande, chutaria um ano, pelo menos. A edição do livro pela Harper Collins está maravilhosa com uma capa simples que ilustra um dos contos (poderia dizer assim?) presentes na narrativa com uma linguagem atualizada e com curiosidades no final do livro.

Falando no final do livro e voltando para história, como eu disse no primeiro parágrafo: rápido, objetivo e complementando: inteligente, e um pouco sem sal. Não espere aqui a investigação de uma morte (há muitas!), mas sim de uma corrida de rato e gato.
Tiago 06/03/2021minha estante
Ótima resenha ?

Pavozzo 06/03/2021minha estante
Devido ao seu último histórico desse livro, esperava uma nota maior! rs.

Resenha bem escrita e informativa, gostei bastante. =)

Ique 06/03/2021minha estante
Obrigado @Tiago e @Pavozzo

Eu também pensava que a nota seria maior, mas os últimos capítulos foram tão rápidos... Devo gravar um vídeo explicando melhor em breve

Thauany 12/06/2023

Poirot no pique 007
Com uma trama bem diferente do que estamos acostumados em histórias da autora, o livro não se trata de saber quem são os assassinos e sim de captura-los.
Eu não gostei muito da história, por muitas vezes parecia tudo fantasioso demais e com muitos furos no roteiro e o final de um dos vilões meio que em aberto não me agradou.
Além disso, o Poirot sempre teve uma auto estima elevada mas neste volume ele só estava chatão mesmo menosprezando e podando o Hastings em todas os diálogos entre eles.

soph 20/07/2021

diferente do estilo agatha christie, mas certeiro
de todos os livros que eu ja li da agatha, 10 para ser exata, em nenhum momento se passou tanto tempo entre os eventos, e nenhum foi com organização internacional, e esse foi simplesmente perfeito.

um dos melhores livros dela, com toda a certeza, chega favoritei, a historia me prendeu desde o começo e eu fiquei chocada em muitas partes, amei amei

therbooks 12/01/2024

4,5/5?
Já faz um tempo que comecei a ler os livros da Agatha Christie e esse com certeza foi um dos que mais gostei. O diferencial desse foi a narração em primeira pessoa.

yas.beatriz 24/07/2022

Não se derrota Poirot tão facilmente!
De todos os livros que já li da autora, esse foi o que achei com a trama mais "acessível", mais submersiva. Você tem o poder de até mesmo imaginar alguns pontos aqui e ali e se sentir tão perto da verdade quanto o próprio detetive, e ver seu progresso indo pro ralo logo após.

A trama principal se cruza com pequenos casos curiosos e "aleatórios" a serem solucionados, e por isso, a narrativa em momento algum fica monótona.

Por fim, você se verá facilmente alucinando com suas próprias teorias, acompanhando Poirot em sua - quase - obsessão pelo tão misterioso e sagaz n° 4.

- O que ele fará a seguir? Como fará? Será este, ele? Isso é uma pista ou mais uma armadilha?

Hercule não contava com as saídas mirabolantes dos 4 G., e você também não estará preparado para elas.

Vitória 30/06/2020

Mistério internacional
Esse mistério da Agatha se tornou um dos meus preferidos, mesmo a autora não o considerando um de seus melhores livros. Nessa aventura, Poirot e Hastings investigam uma organização internacional que quer basicamente dominar o mundo. Como sempre, o mistério é resolvido de forma brilhante pelo detetive, mas não antes de muitas surpresas acontecerem. Li em pouquíssimo tempo, porque é muito difícil largar.

aylaffc 01/03/2024

Mais um da gatinha triste
Um poirot aposentado, um hastings, agora casado e morando na américa do sul, como narrador da história, uma viagem do detetive ao rio que deveria ser feita mas acaba não acontecendo e um homem invadindo o apartamento de poirot. assim se inicia uma guerra entre o belga e os quatro grandes, a organização criminosa internacional mais poderosa até então.

na busca pela verdade, mortes, desaparecimentos, mistérios, viagens, arqui-rivais e a vida do próprio detetive e seu amigo em jogo! uma história surpreendente onde o mistério não é descobrir quem são os 4, o que na verdade, acaba sendo bem óbvio, mas sim como fazer para detê-los. o mistério encontra a aventura nessa obra e mostra ao leitor, uma vez mais, a versatilidade da autora que merece o título de rainha do crime!

diferente de tudo que li da autora até agora, o estilo não parece o modo agatha christie de ser. não sei se por ser apenas a sua oitava obra, dentro de cerca de 80, e representar o início de sua carreira, ou por ter sido escrito em um período peculiar de sua vida. de qualquer forma, gostei. terminei o livro com uma estranheza de não ter lido christie, porém, isso não necessariamente é algo negativo. gostei muito de ler o livro e descobrir um lado da autora que ainda não conhecia!

Victória 02/03/2023

Resenha| Os Quatro Grandes
Adoro acompanhar o Poirot, apesar desse livro não ser muito empolgante, a história e o caso são bem difíceis e os ?inimigos? bem elaborados.

Alberto 06/07/2022

Poirot Bond
Esse livro é um dos mais diferentes que já li da Agatha Christie. Eu não gostei tanto dessa conspiração internacional. Pareceu que Poirot estava mais para James Bond, e achei o final um pouco abrupto. Foi interessante ver o protagonista passar por algumas derrotas e também a interação com o Hastings. A condessa Rossakoff é uma ótima personagem, gostaria de ver mais dela. Não entra para os meus favoritos, mas ainda é um livro muito bom.