O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

VICKY 14/03/2013

O Conde de Monte Cristo é um romance longo, de muitas gerações, e talvez por esse motivo seja considerado tão complexo, no entanto, ele é emocionante, do início ao fim muito emocionante.

A estrela desse livro é Edmond Dantes que, em minha opinião, é um dos personagens mais completos que já li, totalmente humano. Toda sua transição é talentosamente retratada.

Dumas nos presenteia com um enredo rico em detalhes, não desperdiçou uma palavra sequer e no final tudo se encaixou perfeitamente.

Este é um livro rico em tudo: cenários, escrita, enredo, personagens. Apesar de ser longo, ele é tão envolvente que a leitura passa rapidamente. Recomendo muito!
Joy 16/04/2013minha estante
Não sou muito fã de clássicos, mas assisti ao filme e fiquei interessada. Fiquei agora mais curiosa pela sua resenha!

Fabiana Pessoa 24/03/2015minha estante
Joy, não leia o livro por causa do filme, é bem diferente, o filme pegou a ideia do livro e os personagens principais ,só isso. Concordo plenamente com sua resenha Vicky, o livro é perfeito e maravilhoso!!!

Lili 16/09/2020minha estante
Bem, eu me interessei em ler o livro pelo filme. Espero me encantar ainda mais com a história

Carol 17/08/2022

Comecei tensa por ser um clássico, mas a leitura é leve e gostosa, flui bem e a cada página vamos nos envolvendo mais e mais na história! Difícil largar!! Doida pra terminar o tomo 2!!

joaopvgus 06/08/2020

Achei que seria uma boa leitura...
E me enganei terrivelmente... Foi maravilhosa!!! Poxa, que livro fantástico!
Até o momento tinha apenas visto o filme, comprei o livro após ver a indicação da Tatiana Feltrin, e essa moça não desapontou. Cria que conhecia a maior parte da história em razão das telas, mas digo para você que ainda não leu: o filme não tem nada do livro, praticamente. O começo com o abade, ok, mas quanto ao resto do livro, é completamente diferente, mais complexo, ainda que de fácil entendimento, e muito mais maravilhoso e divertido. O conde é um homem fantástico, e mostra isso como no filme não foi mostrado, mas também é terrível, o que o filme também não conseguiu transmitir. Enfim, um personagem muito interessante, e bastante humano, marcado pelos traumas que sofreu e com sua vendetta jurada, ainda que acompanhada de um enorme coração.
Se você tem esse livro na estante, leia. Se não tem, compre ou pegue emprestado, você não vai se arrepender. O único arrependimento que pode surgir é o de ter concluído rápido a leitura. Porque apesar das 700 páginas do primeiro volume, a leitura voa como nenhuma outra.
Essa edição da Zahar é uma maravilha, tradução premiada, merecidamente, e a qualidade de material a qual estamos acostumados. Folhas amareladas, espaçamento e fonte perfeitos, capa dura e lombada em tecido. Minha única tristeza quanto à edição é que no encontro da capa com a lombada, fica um relevo natural da beirada da folha que cobre a capa, o que ocasiona, no entra e sai da box, uns machucados nas extremidades, mas nada que uma folha de papel não resolva.

Gi 14/04/2022

Leiam!
"Não, quero viver; quero lutar até o fim; quero reconquistar a ventura que me foi roubada."

A história de Edmond Dantés me foi contada pela primeira vez pelo meu pai que é um fã do filme e me fez assistir.

A produção cinematográfica é tão boa que se tornou um dos nossos filmes favoritos aqui em casa, nunca nos cansamos de assistir.

Mas, mais velha, e como uma boa leitora, eu sabia que chegaria o dia de me arriscar a ler livro, mesmo sabendo se tratar de uma obra extensa e que podia ser considerada difícil de ler.

Acontece que ganhei um dos livros (minha edição é dividida em dois volumes) de amigo secreto e me forcei a comprar o outro e me obrigar a ler, e ainda bem que fiz isso.

Não há como não se envolver com a tragédia da vida de Edmond, um jovem marinheiro de bom coração que desperta a inveja e a ganância de seus pares. Acaba acusado de um crime que não cometeu e passa boa parte da vida preso.

Mas como sempre há uma forma de se reerguer, Dantés encontra na figura do Abade Faria sua chance de salvação, e junto com ela um tesouro escondido.

Eis então que a misteriosa figura do Conde de Monte entra em cena causando alvoroço na sociedade francesa. E eis também que os inimigos do pobre Edmond Dantés começam a pagar por seus crimes.

O filme, como esperado, é bem diferente do livro, mas gosto muito da visão que tiveram e das escolhas que fizeram. A essência dos personagens é muito bem transmitida e consigo apreciar tanto livro quanto filme independente das diferenças.

É um livro denso, foi uma leitura lenta, mas há momentos no livro em que me vi completamente tomada pelos acontecimentos. As histórias paralelas são bem encaixadas e totalmente entendo porque se trata de uma obra tão conceituada.

Leiam O Conde de Monte Cristo!

Mauricio Gonçalves 15/01/2021

Muita expectativa
Ótima leitura. O livro é bem linear numa primeira parte, que é de onde tudo se deriva. Poderia ser uma história feliz de 20 páginas não fosse o desfecho desse episódio inicial. Após isso, ainda na linearidade da narrativa, tem toda a construção de novos ideais e visões do personagem principal, sua decadência e ascensão, que traz tristezas e felicidades na leitura.
Na sequência o livro foge dessa narrativa linear e começa a apresentar ao leitor diversos capítulos sem conexão com o anterior ou o próximo, mostrando muitos pequenos detalhes que em alguns momentos podem parecer uma leitura enfadonha, e novos personagens, até então sem importância no qual o leitor se pergunta o porquê dessa sequência de narrativa sem sentido e desconectada, gerando a expectativa citada. Porém tudo isso é apenas uma apresentação, como ensinar alguém a jogar xadrez (exemplo proposital, que resume bem o livro com o nome do jogo), apresentam-se as peças e seus movimentos distintos, que não parecem fazer muito sentido, mas que ao longo do jogo se percebe suas importâncias e objetivos. Como o livro tem dois volumes, apenas lendo o segundo que se percebe a importância de todos esses eventos e percebe como tudo é milimetricamente pensado, o que o torna sensacional.

Laris 07/11/2023

QUE LIVROOO MEUS SENHORES
Sabe aquele livro que você sente que estava sentado em uma sala de teatro assistindo uma peça enquanto lia? Essa relíquia que tive o prazer de ler me proporcionou isso. Como os personagens, até mesmo os secundários, puderam ser tão bem escritos? Como não se apaixonar pelas reviravoltas em cada capítulo e em cada página? Esse livro é tão cheio de emoções que chega a ser um desafio gigante resumi-lo em uma resenha de valor. Fico com o coração quentinho e completo por ter me dado a chance de ler essa história. Amo os livros por que eles possuem magia dentro deles. Simples assim.

FilipeSS 23/06/2021

Me surpreendi. Por algum motivo pensei que a narrativa seria lenta. Mas pelo contrário, assim como a história, a forma de contá-la é dinâmica e envolvente. Termino esse primeiro volume curiosíssimo em desvendar a enorme teia que Edmund Danté está tecendo sobre suas presas. Que venha essa deliciosa vingança!

Firmino 31/08/2011

uma lição de vida
Primeiramente, vou citar o que o livro trouxe pra mim em termos gerais: Começando pela linguagem clássica - que é apreciada por muita gente, acredito com uma riqueza que a torna eterna. E a grandes lições de vida que listo as seguir uma a uma:

- o valor que todo ser humano tem. Edmund achava que não havia quem o invejava por se considerar um ser sem valor algum. O destino o mostrou enganado fazendo cruzar seu caminho dois que lhe invejavam a sorte. Por mais simples que um ser humano possa parecer, sempre irá existir aquele que lhe inveje, seja pelo dinheiro, pela mulher, pelo esforço, pela dedicação ou até mesmo pela bondade.

- Não existe vitória, sem uma luta. Na vida sempre vamos passar por decepção, mágoas, sofrimentos e tristezas; e só cabe a nós a capacidade de ultrapassar esses capítulos que preenchem nossas vidas. O nosso destemido personagem passou cerca de 13 anos preso em um calabouço onde permaneceu sofrendo sem mesmo saber por que fora preso, vitima de um golpe por aqueles que o invejavam. Entretanto ali era o começo de uma luta que por fim lhe traria uma vitoria esplêndida! E todo aquele sofrimento depois fora visto por mim como uma escola! Isso mesmo foi naquele calabouço que o jovem aprendeu, conheceu e se transformou...

- A generosidade para com os bons. Dantes mostrou-se muito generoso para aqueles que permaneceram fiéis para com ele depois da prisão. E a bondade desse jovem é assim... Apaixonante! Sem dúvida um rapaz com um coração de ouro e não é exagero nenhum que todos venham a perceber isso depois... Até mesmo os inimigos.

- O amor. Tanto para com a pessoa amada como para com o próximo, o amor é uma das coisas mais lindas nesse livro. Impossível não se emocionar com o amor puro entre Edmund e Mercedes; e o romance secreto entre Valentine e Maximiliano, que passaram momentos de pura felicidade por apenas se falarem através de umas tábuas onde mal se viam e que o Maximo que acontecia era Maximiliano beijar o dedinho mínimo de sua amada; essa cena me emocionou muito, pois me mostrou um exemplo de amor verdadeiro e que por sinal duvido muito que encontre hoje em dia. Até por que qual são o homem e a mulher que namoraria assim conversando através de tábuas, em que o homem só teria direito a alguns beijinhos no dedinho mínimo? Abafa! E outro amor inesquecível era o que Edmund sentia pela família Mellos e pelo Abade Faria; outro exemplo de amor verdadeiro e que é muito raro atualmente.

Em fim o livro e sensacional, marcante e encantador!!
Isy 14/09/2014minha estante
.. Realmente perfeito do começo ao fim .. Lembro-me muito bem da parte entre Valentine e o amado.. Confesso que choreeii *-*

Pedro Sucupira 04/02/2023

2023 LIVRO 6 – O Conde de Monte Cristo – Tomo 1, por Alexandre Dumas.
Aquele clássico que não pode faltar na estante de um leitor. Esta é uma edição magnífica comentada e ilustrada ricamente com gravuras que integraram a 3ª edição francesa de O conde de Monte Cristo; dividia em dois tomos, com cada tomo com mais de 700 páginas.

De início fiquei um pouco receoso de pegar uma história tão longa para ler, mas que valeu a pena e que tem me surpreendido. A escrita, apesar de ser bem ao estilo rebuscado do século XIX, não é pedante e nem de difícil entendimento, com muitas referências e citações europeias da época, mas as anotas de rodapé dos tradutores resolvem esse problema para o leitor que não precisa se esquivar em demasia da leitura para compreender o texto como um todo.

Logo no início somos agraciados com um texto de apresentação de um dos tradutores, Rodrigo Lacerda, o qual nos conta um pouco da história por trás da construção da obra. E aqui, o que mais me chocou, essa história fantástica foi escrita em colaboração com um dos assistentes de Dumas, Auguste Maquet, que perdeu o direito de assinar como coautor em um processo contra Alexandre Dumas em 1958. Outra curiosidade, Auguste Maquet também trabalhou com Dumas na elaboração do também famoso o romance Os Três Mosqueteiros.

#ocondedemontecristo #alexandredumas #zahar #classico #literaturafrancesa

Rodrigo 25/01/2023

Que história!!!!
A cada página lida fico mais encantado com a maestria de Alexandre Dumas. Que enredo complexo e bem pensado, personagens marcantes, espaço rico e descrições perfeitas.
E pensar que estou apenas na primeira parte dessa grande história.

@PinkLemonade 20/03/2021

Livro incrível
Este livro já havia me sido recomendado por mais de uma pessoa, felizmente, ouvi o conselho e resolvi ler.
Achei essa primeira parte bem escrita com o pacing bem controlado.
A história é cheia de aventuras, traições e reviravoltas. Tenho certeza que quem ler não se arrependerá.
Recomendo a leitura :)

Kyra 12/06/2022

Perfeito ??????
Edmond Dantès é um ingênuo jovem que cai numa cilada ardilosa planejada pelas pessoas que lhe eram próximas: Danglars queria seu lugar no navio, Caderrousse não queria que ele prosperasse e deixasse de pedir dinheiro emprestado a juros, Fernand queria casar com sua namorada e Villefort quis proteger seu nome e seu importante cargo de procurador do rei.

Na prisão de If, Dantès conhece o abade Faria que o ensina tudo que aprendeu durante toda sua vida fora e dentro da prisão, inclusive sinaliza onde deixou sua riqueza. Durante os 14 anos preso, Dantès se vê diante de vários dilemas e finalmente consegue sair dela para planejar a vingança contra aqueles que tramaram sua ida para a prisão. Nesse momento, morre o ingênuo Edmond Dantès e nasce o esperto e milionário perspicaz com sede de vingança Conde de Monte Cristo.

Curiosa para começar o tomo 2 ???

Aline Guedes 24/11/2020

Apaixonada
Minha meta de 2020 era ler esse livro, e confesso que demorei para começar...

Porém, desde que comecei, não pude parar!

Que leitura incrível. O livro me surpreendeu muito, por ser extremamente fluído apesar da escrita mais antiquada e com diversas palavras desconhecidas para mim.
Eu passei por tantas emoções e sentimentos durante a leitura, que não sei como continuar a vida agora que terminei. Os personagens já fazem parte do meu dia a dia.

Natalia Noce 02/02/2021

Parte I - dá muita raiva de todas as injustiças sendo cometidas e você tem vontade de entrar no livro e estrangular alguns personagens. O relacionamento de Dantès e do cardeal Faria é sem dúvida a melhor parte. Devorei!! Muito bom!!

Parte II - começou super legal e li a metade mega rápido porque precisava saber o que ia acontecer. No capítulo 10 a história dá uma virada bem confusa e o resto dessa parte fica bem chatinha, entretanto no final é possível delinear aonde isso tudo vai dar e volta a ficar interessante.

Parte III - finalmente parece que vamos ver nossa jornada de vingança avançar. Monte Cristo está finalmente perto de seus desafetos e vemos ele começar a enreda-los. Vemos os personagens da Parte I novamente. Curiosa para saber onde vamos a partir de agora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5