O Conde de Monte Cristo

O Conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juju 28/02/2024

Árdua jornada até a vingança
Passei a primeira metade desse livro morrendo de raiva pelo o que fizeram com o pobre Dantès, coitado. Então, quando esse jurou sua vingança, não pude deixar de me animar com essa ideia. Queria que ele caçasse os malfeitores até não dar mais.

Como estou lendo o livro repartido em duas partes, meio que estou na metade da história ainda e, até onde li (vol.1), não houve sequer intenção do autor de propor um desfecho, possível solução ou qualquer "encaixe de peças" ainda. Sendo assim, sigo na ansiedade para engatar logo o vol.2 e descobrir se a vingança realmente é um prato que se come frio!

Kauã 27/01/2024

Primeiro classico realmente bom que leio
Vou poupar ate agora os elogios e criticas pois li somente o primeiro tomo e nao tomo a capacidade de julgar o livro como um todo.
Ate o presente ponto da história se faz um livro muito bom, capitulos rápidos mas cheios de acontecimentos, fluída e excelente escrita, diversos misterios que envolvem o personagem principal e planos malucos que vao aparecendo e se conectando, fazendo uma trama excepcional de acontecimentos.
Ate agora o unico defeito foi a parte na Italia onde conhece-se morcef e franz pois se trata de uma parte muito enrolada e de poucos acontecimentos de fato, apesar de ainda muito bem escrita

Marciela 25/01/2024

Conde Monte Cristo 1
O começo de uma história envolvente que provoca raiva e aversão a inveja dos homens.
O plano de vingança está tomando forma.....

Alice 26/12/2023

Expectativas minha pior inimiga
Se você está esperando uma vingança colossal, por favor não leia esse livro.

O tanto que ouvi sobre essa história, e me foi prometido uma vingança, mas não teve nenhuma, o livro os momentos em que envolve ele na prisão e os momentos dele dando patadas eluvadas na cara dos bbks que fizeram ele sofrer é muito prazeroso, mas vingança mesmo não vi nada, o que tem muito é planejamento, é um "olha que eu vou fazer isso e aquilo" "só espera quando eu fizer não sei o que lá" por isso, criei muitas expectativas e me decepcionei um pouco, mas o livro é sim muito bom.

Lais 12/11/2023

Que riqueza de livro
O livro é de uma riqueza sem fim, totalmente diferente das leituras atuais, incomparável. No entanto, não tem aquela carga ?difícil? de um livro clássico. A leitura é muito mais fluida do que outros clássicos que já li. Estou bem animada para a parte 2.

Laris 07/11/2023

QUE LIVROOO MEUS SENHORES
Sabe aquele livro que você sente que estava sentado em uma sala de teatro assistindo uma peça enquanto lia? Essa relíquia que tive o prazer de ler me proporcionou isso. Como os personagens, até mesmo os secundários, puderam ser tão bem escritos? Como não se apaixonar pelas reviravoltas em cada capítulo e em cada página? Esse livro é tão cheio de emoções que chega a ser um desafio gigante resumi-lo em uma resenha de valor. Fico com o coração quentinho e completo por ter me dado a chance de ler essa história. Amo os livros por que eles possuem magia dentro deles. Simples assim.

Mi_ 24/10/2023

O primeiro tomo da edição, estou muito encantada com a escrita de Alexandre Dumas e a maestria dessa narrativa.
Um calhamaço muito bem escrito e com personagens e espaço, muito bem detalhados.
Nada é em vão, e todas as histórias e/ou personagens se ligam entre si. É incrível a genialidade do autor.
Edmond Dantès, personagem principal, sofre uma grande injustiça, porém é o reflexo da sabedoria e o quanto o estudo e a inteligência, bem como a bondade podem nos levar ao longe.
Começo o segundo tomo desta obra com muita empolgação.

Eyre.Leone 08/08/2023

Um livro inesquecível
?O ódio é cego, a raiva atordoa, e aquele que serve a vingança arrisca-se a beber uma bebida amarga?.

?Na França de 1815, existia um jovem marujo chamado Edmond Dantès. Conhecido por todos, amado por muitos e invejado por alguns, Dantès acumulava qualidades que o distinguiam dentre os homens. Exímio marinheiro, de vida humilde, coração bondoso e coragem que nunca vacilava. Amava duas pessoas de todo o coração: seu afetuoso pai e sua noiva Mercedes. Era feliz, acima de tudo. Mas o destino reservou um caminho sombrio para Dantès: ser preso por um crime que não cometeu e o pior, por uma armação de seus ditos amigos.

??É, mas da prisão a gente sai. E quando a gente sai da prisão e se chama Edmond Dantès, a gente se vinga?. A partir daí, acompanhamos a trajetória instigante, por vezes triste, mas sempre épica, de Edmond Dantès e sua transformação em um homem extraordinário.

?Um livro inesquecível, um dos melhores da minha vida. Com uma narrativa impecável, Dumas comove, instiga e diverte. Tem como pano de fundo a França após Napoleão I, contexto histórico fundamental para a trama. O livro é recheado de personagens inesquecíveis, humor inteligente, reflexões sobre a complexidade humana e até mesmo fofocas, mexendo com nossa imaginação e sensibilidade. A obra critica a hipocrisia da aristocracia francesa: sua mesquinharia, futilidade e dissimulação escondidas sob artigos de luxo e ideais políticos. Edmond Dantès é um protagonista completamente humano. É muito interessante acompanhar sua evolução com o passar das páginas. De ingênuo para perspicaz. De humilde para milionário. De Edmond Dantès para o Conde de Monte Cristo. Nem o leitor o reconhece mais, quem dirá seus inimigos. Se antes tinha um coração alegre, hoje ele é preenchido com um plano de vingança, enquanto sua humanidade se esvai pouco a pouco. Perde Dantès. Ganha o leitor. Ganha a literatura.

?Lembrando que esse magnífico calhamaço é apenas a 1° parte dessa história. O livro é tão grande que foi dividido em dois. Acredito na redenção de Dantès e no retorno à sua humanidade. Acredito ainda que possa existir um final feliz.

Ediany 24/03/2023

Novelão francês (mas que poderia ser mexicano)
Leitura um pó arrastada em vários pontos, lembra uma novela mexicana na qual o personagem principal tem sequências de coincidências a seu favor ou contrária a si.
Divertido em boa parte.

Pedro Sucupira 04/02/2023

2023 LIVRO 6 – O Conde de Monte Cristo – Tomo 1, por Alexandre Dumas.
Aquele clássico que não pode faltar na estante de um leitor. Esta é uma edição magnífica comentada e ilustrada ricamente com gravuras que integraram a 3ª edição francesa de O conde de Monte Cristo; dividia em dois tomos, com cada tomo com mais de 700 páginas.

De início fiquei um pouco receoso de pegar uma história tão longa para ler, mas que valeu a pena e que tem me surpreendido. A escrita, apesar de ser bem ao estilo rebuscado do século XIX, não é pedante e nem de difícil entendimento, com muitas referências e citações europeias da época, mas as anotas de rodapé dos tradutores resolvem esse problema para o leitor que não precisa se esquivar em demasia da leitura para compreender o texto como um todo.

Logo no início somos agraciados com um texto de apresentação de um dos tradutores, Rodrigo Lacerda, o qual nos conta um pouco da história por trás da construção da obra. E aqui, o que mais me chocou, essa história fantástica foi escrita em colaboração com um dos assistentes de Dumas, Auguste Maquet, que perdeu o direito de assinar como coautor em um processo contra Alexandre Dumas em 1958. Outra curiosidade, Auguste Maquet também trabalhou com Dumas na elaboração do também famoso o romance Os Três Mosqueteiros.

#ocondedemontecristo #alexandredumas #zahar #classico #literaturafrancesa

Rodrigo 25/01/2023

Que história!!!!
A cada página lida fico mais encantado com a maestria de Alexandre Dumas. Que enredo complexo e bem pensado, personagens marcantes, espaço rico e descrições perfeitas.
E pensar que estou apenas na primeira parte dessa grande história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5