A Sociedade Feudal

A Sociedade Feudal Marc Bloch

Resenhas - A Sociedade Feudal

GeanPerius 18/03/2017

Para adentrar no Feudalismo.
Nesta obra, Bloch nos mostra a relação entre suseranos e vassalos. Sinceramente esperei ler uma obra que esmiuçasse a vida feudal em seus pormenores, como por exemplo, a mentalidade das pessoas, seu dia-a-dia, sua maneira de viver, enfim. Mas não é isso que você encontra neste livro. Ele é bem abrangente, mas genérico, e trata quase todo ele sobre as questões legais de dependência entre senhor e camponês. Até a questão clerical é rasamente tratada. Apesar disso, é um bom livro, e como historiador, aconselho a leitura para os leigos terem uma base ou primeiro contato com o Feudalismo.
Rodrigo.Santana 04/03/2018minha estante
Qual livro você me recomendaria que abrangesse mentalidade e dia-a-dia do período feudal?

Regene 13/01/2019minha estante
É ! Qual?

Disotelo 05/05/2020minha estante
Vc tá querendo sacanear com os leigos, hehehehe...

Disotelo 05/05/2020

Grande trabalho, mas não é introdutório.
Marc Bloch fez um grande trabalho histórico aqui, mas indicar esse livro pra iniciantes é sacanagem, é uma das cosias que realmente afastam as pessoas do estudo da história.
1-O livro não trata da idade média como um todo, mas da época feudal que seria uma das etapas da idade média, um iniciante pode começar a leitura sem estar ciente disso, pois é normal que leigos confundam a fase feudal com a Idade Média como um todo.
2-O livro não é conciso, é bem grande, ele se ocupa mais de detalhes do que de construir uma visão geral.
3-O livro faz um sem-número de referências à personagens ou a locais na Europa muito específicos, sem situar o leitor, alguém que não seja um bom entendedor de história medieval pode ficar perdido.
4-O livro já é antigo, existem livros mais atualizados.
5-O livro costuma sair bem caro nas livrarias ou sebos

O livro A Idade Média do Hilário Franco é muito mais interessante como introdução.

Sídnei 03/10/2020

O livro é bem chato na verdade, trata do sistema de vassalagem durante o feudalismo .