Histórias Liliputianas

Alex Mir
Mário Bentes

Resenhas - Histórias Liliputianas

Cris 25/08/2021

Antologia, microcontos e vários temas
Este livro reúne 50 microcontos, que são histórias bem curtinhas, com, no máximo 600 caracteres.

As histórias são escritas por autores brasileiros, alguns iniciantes. Alguns autores eu já conhecia de outras histórias, mas a maioria eram desconhecidos para mim. São contos de vários tipos: amor, tragédia e até comédia.

Achei a ideia do livro muito interessante. Fiquei imaginando como deve ser difícil escrever uma história interessante e que faça sentido com tão poucas palavras. Até para escrever uma resenha seria difícil.

Como são histórias pequenas, é o livro ideal pra ser de uma vez só, em alguns minutos. Eu gosto de intercalar este tipo de leitura com outras leituras mais densas. Mas não são histórias muito surpreendentes ou com muita profundidade.

Embora alguns contos tenham me agradado, infelizmente, eu não gostei da maioria das histórias. Algumas inclusive não fizeram muito sentido para mim. Em compensação, algumas histórias apresentam um texto que até parecem que foram escritas com mais palavras.

Estas são algumas das que eu mais gostei: "Passional" da Cidinha Hosoya "A fadinha e a canção" do Alex Mir e "Compaixão infantil" da

Flommar .

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Suellen-san 25/01/2012

O bom do livro é que fino e escrito com no máximo seiscentos caracteres e a primeira coisa que veio a cabeça foi o Twitter apensar de que o micro blog são 140 caracteres. Mas a ideia é massa a principio. Pois não gostei muito de alguns micros contos já que são menores que os contos. Teve um que eu não entendi nada e olha que li mais de cinco vezes. Uma frase pode significar nada ou tudo.

Apesar de que um dos micros contos que li tinha duas frases que entendi perfeitamente. O surpreendente é que li em um dia, ou melhor, em 45 minutos – voltando da faculdade no ônibus - li o livro todo e fiquei sem entender o motivo dos contos. Acho que esse é a menor resenha que faço até agora. Pois não tem nada o que falar.

Nota: Senti que essa resenha não foi uma das melhores. Mas a falta de tempo para ler e os textos que tenho que ler para fazer os trabalhos e as provas me deixaram sem saída. Espero que agora eu consiga pelo menos postar umas duas resenhas ou essa e mais outra.

Gabriel 02/02/2016

Interessante, mas não surpreende como o esperado
Olá leitores! Tudo bom? Estou aqui novamente para trazer a resenha da antologia “Histórias Liliputianas” organizada pelo autor Édson Rossatto e publicado pela Editora Andross. O livro é composto por mais de trinta microcontos. O livro é bem fininho, mas bastante interessante.

Não há muito o que falar sobre o livro, até porque se trata de histórias bem pequenas e qualquer descuido posso acabar contanto algum spoilers. Como a própria sinopse do livro deixa explícito cada microconto possui menos de mil caracteres contando os espaços, o que é equivalente à dos parágrafos dessa resenha.

Eu já tinha ouvido falar sobre os microcontos através do livro “Sr. Daniels”, quem leu sabe o momento em que eles são citados e no mesmo livro tinha uma frase de Ernest Hemingway, autor de minicontos (também chamados assim) que era: “Vende-se um par de de sapatos de bebê. Nunca usados.” e esse miniconto na época que eu li o livro me chamou bastante atenção. E quando recebi esse livro fiquei bastante curioso por se tratar de um tema que eu já tinha ouvido falar e já nutria uma ansiedade para conhecer.

Mas no fim da leitura eu acabei me decepcionando um pouco com o livro, pois as minhas expectativas no início estavam bastante altas. Alguns minicontos eu tive dificuldade de entender, e os que eu entendia eu não sabia ao certo se a minha interpretação estava certa. Eu precisei ler várias vezes alguns e mesmo assim não conseguia interpretar.
Diferente de outros minicontos que são muito bons, tenho alguns favoritos como “Sr. Coelho pensou em sair da toca, mas...” (esse é o título), “Sobre as águas”, “Amore” e outros que realmente se destacaram entre os outros o que acabou deixando a leitura mais prazerosa e tranquila.

O material do livro é bastante simples, a diagramação é bem confortável, mas nada que chame bastante a atenção e as páginas são brancas, o que eu particularmente, não gosto, mas não dificultou a leitura em nenhum momento. A revisão está boa e não encontrei nenhum erro de ortografia durante a leitura. A capa é bonita, mas também não seria um livro que eu compraria pela capa.

No fim, o resultado é bem mediano, mas que foi uma ótima surpresa, pois eu não esperava uma antologia que fosse apenas de minicontos, algo que eu estava querendo conhecer. Por mais que alguns minicontos deixam muito a desejar, é inevitável o fato de eles causarem reflexão. Como a própria sinopse diz: cada história que ler serão os sessenta segundos mais interessantes da sua semana.