Bodas de sangue

Pierre Lemaitre

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ronaldo 04/05/2020

Sophie é uma babá, com um passado nebuloso, que sofre de alguns lapsos inexplicáveis, e numa noite, quando está cuidando do filho de seus patrões, encontra a criança estrangulada com um cadarço. Acreditando ter feito aquilo durante uma privação de sentidos, até porque a porta estava trancada por dentro, ela foge e, procurada pela polícia, tenta refazer sua vida mudando de identidade. O início da leitura é muito confuso, com uma escrita formada por frases desconexas, como luzes espocando no seu rosto numa pista de dança, o que tornou difícil a conexão com a história. Mas logo se percebe que o autor quis transmitir com essa sua prosa, a desordem mental da própria personagem, cuja sanidade se encontrava por um fio. Tanto que, conforme a leitura avança e a jovem recomeça sua vida numa outra cidade, o texto se torna mais consistente. Devido ao assassinato do qual a protagonista é acusada, não há como sentir empatia alguma por ela, mas o que te prende é saber como ela fará pra se tornar outra pessoa e, o que é mais instigante, a que indignadades terá de se submeter para alcançar seu intento. E quando isso está prestes a acontecer, a história tem uma reviravolta que muda toda a perspectiva. Até cheguei a desconfiar de que havia algo bem mais sinistro por trás dessa história de louca varrida, quem está acostumado com esses tipo de suspense já sabe que nem tudo é o que parece, mas a maneira como tudo é revelado aos poucos, te deixando intrigado pra saber como cada acontecimento foi arquitetado é uma delícia de se ler. Conforme cada cortina é arrancada, mais horrorizado você fica com o que a maldade humana é capaz. O livro nos mostra o quanto estamos vulneráveis, que nossa vida pode ser totalmente manipulada por alguém que sequer conhecemos e que não há lugar que nos deixe totalmente seguros. Mas as surpresas não param por aí. Quando compreendemos tudo, o autor nos revela uma surpresa que é de uma ironia perversa e aí fica a pergunta: onde é que tudo aquilo vai dar? Porque a partir daí não há como prever o rumo dos acontecimentos. A curiosidade, a indignação e o desespero vão se acumulando nessas últimas páginas até o desfecho catártico e com mais uma revelação surpreendente, daquelas que dão uma sensação de desforra que é maravilhosa.

Maíra Marques 04/08/2021

Livro com capítulos curtos e um ritmo acelerado já nas primeiras páginas. O plot é até interessante, apesar de alguns acontecimentos serem clichês.
Contudo alguns fios ficaram soltos e esperava um pouco mais do enredo (e dos protagonistas) após a reviravolta.
Não está entre os melhores suspenses psicológicos que li, mas também não está entre os piores. Para quem gosta desse tipo de livro, pode ser uma leitura interessante.

Deca 12/11/2020

Escrito pelo francês Pierre Lemaitre, Bodas de Sangue tem como protagonista a jovem Sophie. Ela tem uma vida muito boa. Um bom emprego, um marido por quem é apaixonada, se dá bem com o pai, mora em um bom apartamento…Enfim, tudo vai bem. Até que ela começa a ter alguns lapsos de memória e esquecer onde colocou objetos, esquecer compromissos pessoais e profissionais, e sua vida vira um caos, rapidamente.

Sophie questiona a própria sanidade quando percebe que os “esquecimentos” saíram do controle. Após duas mortes acidentais, Sophie se vê envolvida em um homicídio. Ela apenas estava no local errado, na hora errada? Ela não faz ideia, mas sabe que precisa fugir.

A princípio achei o livro meio louco e confuso. Não sabia o que pensar a respeito da Sophie. Mas fiquei muito intrigada em saber as respostas para tantas perguntas. Mesmo matando a charada ainda no começo, foi prazeroso acompanhar a história até o fim. Sophie é uma personagem que começa bem sem graça mas acaba muito interessante.

site: @sserialbooks

Araujo20 23/05/2022

Aterrorizante
Narrativa rápida e bem estruturada. Tive muitas sensações: vivenciando a famigerada e possível loucura da protagonista, o terror da leitura do diário de Franz e o alívio do desenrolar da trama.
Ainda ficarei com essa história na cabeça por um tempo.

Rafa 31/01/2021

Sophie acorda certa manhã e descobre que a criança que está sob seus cuidados está morta!!! Ela não se lembra do que aconteceu e nada elimina as evidências contra ela! Ela decide organizar uma fuga, e seu único esconderijo passa a ser uma nova identidade e uma nova vida! Mas Sophie não é a única que profundos segredos...

SENSACIONAL! É assim que começo a resenha sobre Bodas de Sangue, que se tornou um dos melhores livros que eu já li! A história aqui apresentada é incrível e montada de uma maneira que instiga a leitura o tempo inteiro. Você quer e precisa saber tudo da vida de Sophie! O clima de suspense e tensão vai crescendo a cada capítulo, com reviravoltas impactantes e um final de explodir a cabeça!! As duas últimas páginas parecem conter apenas diálogos simples, mas revelam de maneira surpreendente o final de uma trama fantástica!

Um dos pontos altos é a escrita de Pierre Lemaitre. É uma escrita simples, mas direta e inteligente. Ele sabe brincar com as palavras, mas ao mesmo tempo não te faz se sentir burro, porque tudo é muito bem explicado. Nada fica subentendido ou nas entrelinhas!

São pouquíssimos personagens, o auê ajuda bastante na compreensão da história, e todos muito inteligentes e muito bem construídos. É muito fácil se conectar a eles, mas se você sentir raiva ódio por eles!!

Outro fator que ajuda no entendimento da trama é que o autor é direto. Não tem subtramas ou tramas paralelas. Ele focou em uma história só!

Mesmo com uma estrutura mais simples, Bodas de Sangue consegue ser uma história bastante densa, que te surpreende a cada página e cada revelação e que mexe com tua cabeça de uma maneira muito especial!

Leia Bodas de Sangue o mais breve que você puder!!

site: https://www.youtube.com/watch?v=1RFQFlCWn4g&t=1s
Patricia 31/01/2021minha estante
Eu amei demais esse livro, está entre os meus favoritos da vida. Obrigada pela indicação Rafa, ler com vc e a Nani é sempre enriquecedor

Rafa 31/01/2021minha estante
Amo ler com vocês, Pati!!!!

PsicoThriller 03/02/2021

Um livro totalmente diferente de tudo que já li!
Esse livro se divide em va?rias partes em que temos viso?es diferentes dos personagens. Confesso que na primeira parte do livro eu fiquei inteiramente perdida e confusa, a cabec?a de Sophie e? uma loucura so? e o autor conseguiu que entra?ssemos nessa loucura de cabec?a e fica?ssemos confusa junto com a personagem.

Se na?o bastasse a maestria em nos deixar loucos, esse livro deve ser lido de forma minuciosa, pois a cada linha ou para?grafo, existem mudanc?as significativas que podem passar despercebidas e nos deixar ainda mais confusos, o que faz com que tenhamos voltar va?rias vezes nas pa?ginas anteriores para ver se perdemos algo. Apesar de toda essa confusa?o, o autor consegue amarrar todas as informac?o?es e explicar tudo ate? o final do livro de forma magni?fica.

O autor brinca com as palavras e consegue passar todas as emoc?o?es possi?veis nessa leitura. Eu senti raiva, tristeza, ali?vio, ansiedade, pena, incapacidade, etc...

E na?o faltou plot twists incri?veis daqueles de explodir a cabec?a do jeito que eu gosto, com um final simplesmente genial e de cair o queixo! ?

Bodas de Sangue me fez questionar meus valores e minha sanidade, ale?m de ter despertado emoc?o?es nunca sentidas antes.

NA?O LEIA a u?ltima linha do livro pois conte?m um mega spoiler que pode estragar a leitura.
@aangeladani 03/02/2021minha estante
Uaaaaal ? que resenha excelente! ???? Me deu ainda mais vontade de ler! Obrigada por compartilhar!?

PsicoThriller 03/02/2021minha estante
Que legal saber!!! Obrigada!! Depois me conta o que achou ?

Barbara.Pinheiro 30/01/2021

Me surpreendeu mas...
Achei interessante a divisão de partes de cada personagem e a forma de escrita correspondente a cada um. O início é de fato bem confuso e perturbado assim como se encontra a mente de Sophie, a segunda parte é bem metódica, direta e determinada assim como Frantz.

Apenas achei um pouco fraco a forma que as coisas se sucederam após a Sophie descobrir quem era Frantz e como ela descobriu, foi de uma forma rasa e simplória comparada a todo enredo do livro.
Achei também muito rasa a explicação da motivação de Frantz, não faz você se conectar com o personagem de forma mais profunda.

É um bom livro, mas talvez eu tenha colocado muito expectativa nele, não sei!

Jaque - Achei o Livro 11/03/2020

Resenha de VESTIDO DE NOIVO (Editora Vestígio)
Narrada em terceira pessoa, a estória se passa em Paris é sobre Sophie, uma mulher misteriosa e cheia de problemas psicológicos.
Ela trabalha de babá de uma criança bem pequena e à princípio você não entende muito bem o que está acontecendo, caímos de paraquedas em algo que já estava em andamento.
Logo no começo ela já se vê envolvida num crime brutal e consciente dos seus ataques de loucura e apagões, ela foge da cidade.
Enquanto ela procura maneiras de escapar da polícia e racionalizar os últimos acontecimentos, ela mais uma vez é protagonista de outro crime e com esse vêm a oportunidade que ela tanto queria.
Ela passa os próximos meses se mudando para dificultar que a encontrem, pois é uma das mulheres mais procuradas.
Nesse tempo em que vamos acompanhando tudo que ela faz para sobreviver, suas crises e angústias, a trama vai te prendendo cada vez mais e mesmo que o início possa parecer um pouco confuso, com o passar dos capítulos ficamos bem situados na estória.
Assim que sua nova meta de vida toma um rumo, o leitor é conduzido à uma segunda parte da estória.
É aqui meus amigos que o livro te pega e é impossível largar.

Narrado em primeira pessoa por um outro personagem, vamos conhecer toda a estória - desde o início - sobre um outro ponto de vista.
Através desse diário toda a trama começa a ser construída de uma maneira inteligente e envolvente.
Depois de conhecer as duas partes da estória, iremos ter seu desenrolar e mais uma vez ficamos vidrados na leitura.
Aqui não há mistérios sobre culpa ou culpados, vai ficar bem claro ao longo da narrativa, o que vai deixar o leitor ansioso é como tudo isso será finalizado.
Sabe quando bate aquele medo de depois de uma trama incrível o autor estragar o final? Fiquei muito ansiosa e curiosa.
Teve algumas coisinhas que incomodaram, principalmente a facilidade com que um dos personagens tem acesso ao que para nós mortais parece praticamente impossível, fora que ele conta muito com a sorte, porém mesmo que seja muito difícil de acontecer, não é impossível.
E o motivo que leva a pessoa a fazer o que fez me pareceu exagerado mas mais uma vez não questiono, pois em se tratando de loucura podemos esperar de tudo.
Nem esses pontos conseguiram diminuir meu prazer pela leitura. Devo dizer que é um dos melhores thrillers psicológicos que li esse ano e esse autor ganhou meu respeito.
O final é excelente também. Depois que me passou os primeiros questionamentos sobre o porquê daquele comportamento, eu entendi que teria que ser assim. E quem sou eu para questionar um enredo desse?
Super recomendo esse livro! Mesmo que não tire seu fôlego, tenho certeza que no mínimo você vai curtir :)

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2018/08/vestido-de-noivo-pierre-lemaitre.html

Jaque @blogmalucadoslivros 14/03/2020

UM THRILLER VICIANTE
Bodas de sangue, anteriormente publicado pela editora Gutenberg como "vestido de noivo" é um thriller eletrizante de tirar o fôlego, um dos livros mais loucos que eu já li.

"(...) Ela solta um longo suspiro de autocompaixão: o jeito é se render, se entregar à polícia, dizer a verdade, que não se lembra de nada..."

A PREMISSA:
Sophie acorda certa manhã e se dá conta de que o menino que ela cuidava está morto, não há o que fazer e ela sabe que é a única suspeita. Mas o problema é que ela não se lembra de nada. Entre fugir e arcar com as consequências de um assassinato que ela nem se lembra como cometeu, Sophie decide fugir e usar uma nova identidade.

Este não é o único assassinato que Sophie se vê envolvida, mas ela está confusa, não se lembra de ter cometido nenhum deles, está se afundando na loucura. Criando uma nova identidade ela busca em um casamento a fuga e um recomeço. Mas será que Sophie está louca? Será que ela realmente cometeu estes assassinatos?

O QUE EU ACHEI:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O autor construiu um thriller que conseguiu me deixar doida junto com a personagem, eu fiquei tão imersa na trama que enquanto Sophie se questionava se tinha mesmo cometido aqueles crimes, me sentia tão perdida, e tão "em transe" quanto ela. Por isso, e devido a narrativa fluída do autor, eu simplesmente não conseguia largar esta história.

O livro é divido em três partes, mas o autor soube dosar bem as surpresas e reviravoltas ao longo da trama, tornando a leitura ainda mais instigante e fazendo com que o desfecho fosse impactante, que ao mesmo tempo entregou aquilo que eu esperava, e me surpreendeu mesmo assim.

Bodas de sangue se tornou um dos melhores thrillers que eu já li. Visceral e eletrizante, é um thriller com personagens complexos, impossível de largar.

site: https://www.instagram.com/p/B9h0lIyj3Am/

Milena @albumdeleitura 21/03/2020

Bodas de Sangue
Sophie Duguet levava uma vida pacata ao lado do marido, até que começou a sofrer lapsos de memória. Sua vida resumia-se em apagões inexplicáveis, dos quais ela despertava sem fazer ideia do que acontecera anteriormente; era como se não tivesse mais o controle da própria vida.

Começou perdendo itens pessoais, os quais misteriosamente acabavam aparecendo em lugares inusitados, depois passou a esquecer-se de compromissos, que surgiam remarcados em novas datas, também acabou se envolvendo em roubos dos quais não se lembrava e, por fim, teve seu nome associado a vários crimes que aconteceram ao seu redor. Primeiro foi a sogra, depois o marido enfermo, e agora, o menino de quem cuidava. Será que alguém acreditaria na sua inocência diante de tantos indícios se nem ela mesma acredita?

Com a certeza de estar ficando louca, agora só lhe resta sumir de vez e tentar reconstruir sua vida longe de tudo e de todos. Mas até quando ela será capaz de fugir de sua própria mente que a atormenta até mesmo em sonho?

Neste thriller psicológico carregado de suspense e mistério, nos deparamos com uma trama contundente de tirar o fôlego e que nos envolve do início ao fim. Mesmo se tratando de ficção, algumas situações me incomodaram um pouco, pois não pareciam totalmente críveis, mas quem sou eu para questionar até que ponto chega a insanidade de uma pessoa motivada pela vingança?

Em todo caso, esse livro mexeu muito comigo e, apesar de o enredo se mostrar um tanto confuso na primeira parte, na segunda, onde acompanhamos a trama pela perspectiva de Frantz, um narrador-personagem extremamente decisivo dentro do enredo, é que as peças vão se encaixando e as lacunas anteriormente observadas são gradativamente preenchidas, resultando em inúmeras teorias e hipóteses que serão respondidas apenas na terceira parte, onde nos deparamos com o desfecho surpreendente desta história tão bem amarrada e engenhosa.

Inquietante, eletrizante e perturbador, Bodas de Sangue fala sobre obsessões, medos, delírios, solidão e vingança, mas, acima de tudo, sobre perder tudo, inclusive o controle da própria vida.

site: https://www.instagram.com/p/B-P_ZXzjsvn/

Geovana 16/12/2021

O livro que mais demorei para terminar na vida
Até eu chegar na página 80, que foi onde o livro começou a engatar para mim, demorou meses... Eu largava o livro e depois de um tempão voltava, determinada a chegar ao fim.
Estava achando bem ruim, mas ai um novo ponto de vista aparece e começamos a entender melhor o que está acontecendo. Ai sim começa a ficar bom.
Eu não devia, mas sou muito amadora, porque o plot me surpreendeu bastante. Mas fico feliz quando isso acontece.
Vale a pena ler, apesar de não ter achado excelente.

Dani @oslivrosdadani 10/04/2020

Sophie não consegue recordar o momento certo que tudo começou a ruir. Os esquecimentos tidos inicialmente como comuns, passaram a ser rotineiros. Perdeu o carro, os amigos, foi detida por roubo e seus distúrbios foram, pouco a pouco contaminando todos os aspectos da sua vida. A ponto de fazê-la dissimular suas faltas e trapacear para que ninguém se desse conta de nada.  Uma terapeuta lhe propôs que se internasse, mas ela recusou.  E foi aí que a morte se convidou a tomar parte da sua loucura. A jovem se vê envolvida em vários assassinatos dos quais não tem a menor lembrança. Mas receberá a culpa por todos eles.

Com uma escrita instigante Pierre Lemaitre nos apresenta um thriller tenso do início ao fim. Com muitas reviravoltas impactantes e outras de certa forma previsíveis.
Confesso que no início achei o enredo um pouco confuso, mas ao decorrer da leitura as pontas foram se unindo e a narrativa fluiu, a ponto de me aguçar a querer saber o que iria acontecer nas páginas seguintes.

Antes dos fortes lapsos, Sophie era uma mulher bonita e inteligente, tinha uma vida muito bem sucedida e dividia seus dias entre o trabalho e o marido. Saber disso faz com que nos afeiçoemos a personagem, ao mesmo tempo que ficamos intrigados com todos as mortes ao qual ela está envolvida. E essa alternância entre o passado e o presente é o que deixa a leitura ainda mais eletrizante.

Bodas de Sangue é um thriller psicótico e perturbador, que brinca com a linha tênue entre a sanidade e a loucura.
Dois anos bastaram para que Sophie ficasse louca, menos de uma noite para voltar a ser uma criminosa e algumas horas para surpreender o leitor.

Beijos.
Dani ??. ?

#oslivrosdadani

Priscila 23/03/2021

Bodas de Sangue
Uma escrita boa, capítulos pequenos que aceleram a leitura porém uma história com alguma defeitos para mim...coisas exageradas, as vezes absurdas e impunes, num final muito estranho que nem parece final.

Maiah 23/03/2020

Um thriller inteligente e puramente psicológico
Sophie é uma mulher que sempre levou uma vida pacífica e sem grandes acontecimentos. Porém sua memória anda lhe pregando algumas peças que a faz questionar sua sanidade.
Quando ela acorda pela manhã e se dá conta de que a criança que ela é responsável como babá está morta, Sophie se torna a principal suspeita e apesar de não se lembrar de nada que aconteceu ela prefere fugir à ficar e arcar com as consequências.

Sophie então abandona completamente sua vida e muda de identidade, porém esse não é o único assassinato ao qual ela se vê envolvida dos quais curiosamente ela não se lembra.
Desesperada ela tenta usar o pouco de lucidez que a resta para tentar uma nova vida. Porém seu passado nebuloso acaba a alcancando.

Lançado anteriormente com o título de Vestido de Noivo, Bodas de Sangue é um thriller extremamente psicológico escrito pelo autor francês Pierre Lemaitre que traz uma trama que tem em suas primeiras 100 páginas um início nebuloso e até um pouco confuso uma vez que é narrado sobre o ponto de vista de Sophie que está extremamente abalada mentalmente.
Após a pagina 100 contamos com uma narrativa sobre outro ponto de vista que nos permite entender o que de fato está acontecendo com a personagem.

Apesar de ter um ritmo mais lento Bodas de Sangue tem uma história interessante e muito inteligente que nos mostra o extremo que um ser humano pode alcançar em busca de vingança.
Às últimas 50 páginas são de pura ação o que me fez devorar esse final de história.
O final me agradou bastante e fechou todas as pontas da história.
Com uma trama instigante, personagens complexos e um final cheio de reviravoltas, o autor construiu uma história que nos mostra até que ponto a maldade do ser humano pode alcançar.

Bárbara Allen - @trendbarbs 05/04/2020

Que final!
Bodas de Sangue traz a história de Sophie que se vê envolvida em vários assassinatos, dos quais, curiosamente, não se lembra. E assim que o livro começa já deixando o leitor sem fôlego e desesperado para saber o que aconteceu.

A primeira parte do livro conta o agora com foco na Sophie, como ela faz para escapar da polícia, como consegue sobreviver e por ai vai. É uma parte que contextualiza bem a história, porém é muito arrastada. A narrativa em si acaba não dando ao leitor um gostinho de "meu Deus não posso largar isso aqui", é bem frio por sinal essa parte.

Já no segundo momento do livro as coisas começam a ficar mais emocionantes, importantes segredos começam vir a atoa e personagens secundários começam ganhar vida no enredo. Agora sim a história se transforma e você quer ler cada página desesperadamente para entender logo a situação.

A terceira e a quarta parte começamos a viajar no psicológico de dois personagens e simplesmente parece uma loucura. Agora a pegada do livro acaba ficando mais rápida, o que ajuda no desenvolvimento para a reta final ser mais interessante. Confesso que só daqui em diante a história para mim ficou melhor, consegui me conectar com a personagem e pela primeira vez sentir o que ela estava passando.

Agora o que realmente vale é o final do livro. Mesmo aos trancos e barrancos durante a leitura, quando cheguei no final tive que ler umas 3 vezes porque não estava acreditando naquele final, era muito bom para ser verdade.

Em resumo, mesmo com todas as dificuldades a leitura valeu pelo final muito bem bolado pelo autor. Eu recomendo esse livro para quem gosta de um bom livro que mexe com o psicológico e gosta de se surpreender com o final.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6