O Genocídio do negro brasileiro

O Genocídio do negro brasileiro Abdias do Nascimento

Resenhas - Genocídio do negro brasileiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lerica 06/03/2024

Por muito tempo tive vontade de me encontrar com este livro, se soubesse que era tão necessário, visceral e repleto de denúncias o teria lido antes.

Abdias Nascimento não só escreve, mas protesta, reivindica e anseia que a sociedade brasileira entenda que o racismo é uma realidade no país. A falsa ideologia de que aqui não matamos afro-brasileiros ou os espancamos que o racismo não exista, aliás, ele é muito pior, ele está em diversas camadas sociais e políticas que visam o branqueamento social.

Mesmo após a abolição, com o falso pretexto de que eram livres, eles foram deixados para morrer à mercê, sem trabalho, sem moradia e sem garantia nenhuma. Eles foram sendo escondidos através da miscigenação, na migração, visando embranquecer a população e apagar as raízes africanas.

Cadê as políticas públicas, o acesso ao ensino superior, cargos altos, salários dignos? Nada disso existia! E foi fruto de muita luta. Esse livro é fruto da luta do autor em denunciar o racismo.

caranguejotriste 29/02/2024

Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro
Genocídio: extermínio deliberado, parcial ou total, de uma comunidade, grupo étnico, racial ou religioso; destruição de populações ou povos.

Abdias Nascimento foi certeiro ao dar esse título a obra, ou melhor, nome aos bois. O negro no Brasil, como diz o autor, foi rebaixado a nada, usado, explorado e, após a então abolição da escravidão, por não ter mais utilidade para o branco, foi alvo de um projeto de apagamento, um genocídio instaurado, no seu sentido prático da violência, mas também ideológico.

Pesquisadores da época tinham um plano de embranquecimento do Brasil, com fórmula e data pra acontecer.

Abdias, com essa obra, chega como força contrária ao analisar o Brasil sem escrúpulos, dar voz e pôr luz sob as violências até hoje praticadas contra o negro no território brasileiro e, mais do que isso, com práticas para reverter esse processo genocida de Brasil, que ainda não acabou. São muitos os projetos de políticas públicas idealizadas pelo autor.

Um tópico interessante da obra é sobre a cultura, e de como ela é de suma importância para o fortalecimento da identidade negra. Com contribuições de Abdias, na criação do TEN (Teatro Experimental do Negro), por exemplo, os debates sobre racismo, a falsa democracia racial do país, a tentativa de embranquecimento do negro, no corpo e na alma, as violências e a folclorização destinadas aos costumes trazidos pelos africanos e as discussões a respeito da discriminação e injustiça sofridas pelos negros neste país, se tornaram mais evidentes e discutidos, nacional e internacionalmente.

Esse livro pode ser considerado um documento histórico do Brasil.

Jesnner 13/02/2024

Ge.no.cí.dio
Fruto de um colóquio do autor Abdias do Nascimento, em 1977, "O Genocídio do Negro Brasileiro" é mais do que um livro: é um documento forte, uma arma contra o epistemicídio negro, que ocorre há séculos no nosso país.

Na obra, Nascimento disserta, entre muitos tópicos, sobre o mito da democracia racial ? a ideia absurda de que não há racismo no Brasil, pois somos o fruto de uma miscigenação, uma união entre brancos e negros ?, que se alia ao paternalismo na tentativa sórdida de esconder o genocídio do povo preto.

Apresentando falas de outras sumidades no assunto, como Franz Fanon e Kabengelê Munanga, Abdias do Nascimento ajuda a desvendar a herança maldita da escravidão e suas raízes na sociedade brasileira.

O livro é potente, necessário para a construção filosófica e antirracista. Ao longo de todo o texto, ideais racistas são confrontados com fatos e posicionamentos firmes. É de leitura obrigatório para todo aquele que deseja realmente conhecer a história brasileira. Uma história que foi forjada a partir da maior desgraça ocorrida nos mais de 500 anos de Brasil: a escravidão.

Monica.Graziela 04/02/2024

O que dizer...
Caramba, como pode depois de anos o mundo continuar cometendo o mesmo erro? Esse livro mostra uma realidade que ainda é vista hoje em dia. Por mais que algumas coisas tenham evoluído e melhorado, por causa até mesmo do Abdias Nascimento, ainda é chocante que tem muita coisa para evoluir no Brasil.

O livro traz a realidade do negro no Brasil e a tentativa de mascarar o racismo presente. Mas o que torna essa escrita diferente é a solução para que ocorra essa mudança no país.

É um livro que prendem do começo ao fim, principalmente se a pessoa tem interesse de saber mais sobre a história do negro no Brasil.

Super recomendo!!!

luarapadilha 02/02/2024

Maravilhoso. Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Embora eu seja sempre muito emocionada com minhas leituras (RS) tentando captar o melhor delas, essa eu não precisei me esforçar pra ser convencida de sua grandiosidade.

O autor escreve de forma crítica e direta sobre a questão racial no país, não dá brecha para dúvidas sobre os absurdos que. falsa democracia racial promove. Abdias é corajoso ao confrontar diversos outros autores sobre seus comportamentos perante a questão.

É um livro bastante importante para quem estuda questões relacionadas ao colonialismo, além do racismo em si.

httpsams 27/01/2024minha estante
gostou muito mesmo

InfinitaTBR- Jana 10/01/2024

A falácia da democracia racial brasileira
Sabe, todas essas discussões sobre a desigualdade racial no Brasil que vemos hoje? Começou com este livro.

?O gen0cídi0 do negro brasileiro? de Abdias Nascimento foi uma leitura que me trouxe muitas reflexões. A primeira delas foi um antigo sentimento de incômodo causado por ?Casa grande & senzala? de Gilberto Freyre. Pois bem, Abdias Nascimento me fez ver que eu não estava errada. O autor desmascara Gilberto Freyre e desmonta a tal ?democracia racial? no Brasil.

Mas não é só isso. Ele vai analisar a condição da mulher negra, base da miscigenação, que tem sua honra comercializada na pr0stituição e no ?stupr0.
Abdias esclarece como o negro e tudo associado a ele é tido como primitivo e animalesco desde sua arte, vista como folclore, até a religião como má.

Foi fundador do Teatro Experimental do Negro (1944), do qual emergiram diversas ações visando educar a classe dominante através da arte e da cultura. Ex: tornar impossível a realização do black face nos palcos brasileiros.

Eu fiquei impressionada com todos os temas expostos neste livro. Absolutamente todas as pautas raciais de que se falam hoje estão aqui e o autor mostra toda a estrutura da condição da pessoa negra no Brasil.

Vale muito a leitura principalmente pra quem não entende o que é ou acha que rac1smo é fantasia ou exagero.

Lin 16/12/2023

Excelente livro. Surpreendente ter sido escrito em décadas passadas, mas parecer ser tão atual. O autor e estudioso Abdias Nascimento aborda um dos maiores males sociais no Brasil, o racismo velado e principalmente faz uma excelente abordagem e crítica sobre o comportamento do governo à época em querer passar uma falsa imagem de inexistência de diferenciação das pessoas pela cor da pele e que negros e brancos tinham iguais condições de oportunidade no país, com o fim vender uma falsa imagem do Brasil para o Exterior. Aborda, ainda, a ausência de preocupação do governo em reconhecer o valor e contribuição das povos africanos em relação a cultura, arte, tecnologia, dentre outras coisas para o mundo e principalmente para o Brasil. O autor foi um grande nome e influenciou muitos movimentos de valorização do negro e sua cultural, com reconhecimento de seu valor na sociedade brasileira, principalmente no Rio de Janeiro.

Bibliotecadabri 04/10/2023

Genocídio do negro brasileiro
SOBRE RAÇA E GÊNERO

O Genocídio do negro brasileiro: Processo de um racismo mascarado - Abdias Nascimento (Nigéria, 1977)

Este colóquio trata das trajetórias dos negros e negras no contexto da pós-abolição da escravidão.
Abdias Nascimento faz uma crítica ao entendimento de que o Brasil seria uma democracia racial, um lugar em que o grande problema do negro era a pobreza e não o preconceito de cor.

O texto foi apresentado em 1977, durante o segundo Festival de Artes e Culturas Negras, em Lagos, na Nigéria. Mas a sua escrita segue atual. O autor aponta que a situação do negro no Brasil, durante a vigência da ditadura militar, era pior do que dos negros nos EUA ou na África. Vítimas de um racismo dissimulado e mascarado, de uma política de genocídio cotidiana do corpo negro.

E, mais do que isso, o autor aponta a evolução do trabalho dos ativistas e da mudança de mentalidade na academia científica. No entanto, a situação continua inalterada. Muita coisa evoluiu? É claro que sim. Fruto da luta e resistência diária do povo negro brasileiro. Mas basta ler nos jornais os últimos acontecimentos; analisar o atual cenário político e econômico do país; e conhecer a realidade desse povo para saber que a situação é muito mais complexa.

Ainda sobre o livro, Abdias aborda a construção e desconstrução de mitos; a interpretação da formação social brasileira e racismo que impacta de maneira singular o ser negro; e a importância de uma nova sociedade, que seja multirracial e multicultural.

Falecido em 2011, aos 97 anos, Abdias deixou um legado de luta contra o racismo na literatura e na política. O ativista viveu exilado entre 68 e 81, durante a ditadura militar, e foi senador, deputado, escultor, ator e fundador do Teatro Experimental do Negro.

Laura 23/08/2023

Necessário!!
Q livro necessário!!
Ele expõe de forma completa, clara e transparente o racismo estrutural, desde o seu fundamento até as manobras para continuar sendo uma arma para os dias atuais. O autor desmascara o mito da "democracia racial brasileira" que lá nos anos 70 (se bobear até hoje) era super disseminado e aceito como vdd. Então, para provar para o leitor, que naquela época estava envolto nessa sociedade racista "velada", o autor vai mostrando características e artimanhas usadas para criar e manter essa estrutura racista, como a questão da habitação (as favelas).

Esse livro abriu muito a minha mente para entender a sistema do racismo e como ele funciona e afetou/afeta as pessoas negras. Deixou muito mais claro a luta de resistência dos brasileiros e o porquê ela parece tão distante da dos eua, pois apesar de ser o mesmo racismo, ele se apresenta de formas totalmente diferentes nos dois países.

Enfim mtos aprendizados sobre o meu povo e o meu país. Recomendo fortemente.

Thi Acrisio 28/06/2023

A Luta Antirracista
Descobrir esse livro foi uma das coisas mais legais desse ano, Abdias foi um homem gigante, que criticou o mito da democracia racial preexistente no Brasil, foi perseguido e impedido de apresentar seu ensaio no evento que ele organizou com seu orientador, porém ele furou a bolha, foi lançado como livro é hoje você encontra um obra que explica bem diretamente e resumidamente todos os problemas raciais do Brasil, e a dificuldade de combater eles.

JoAo.Nhan 08/06/2023

Um livro hiper necessário pra entendermos o porquê do racismo, e principalmente do racismo estrutural. O livro desmente muitas falácias racista além de trazes bastantes reflexões excelentes. E pensar que isso foi lançado na década de 70 no meio da ditadura só torna a obra mais revolucionária ainda.

Vitor Y. 02/06/2023

Livro da década de 1970 que permanece atual. Corajoso ao enfrentar e desafiar de frente o falacioso discurso da democracia racial brasileira, tão repercutido por pensadores renomados como Gilberto Freyre, afinal , como dizia Thales de Azevedo, ?a pretendida democracia racial realmente é uma ficção ideológica? (p. 53)

Relembra os discursos racistas supostamente científicos existentes no século passado, tal qual Nina Rodrigues ao afirmar que ?a raça negra do Brasil?há de constituir sempre um dos fatores da nossa inferioridade como povo?, p 82).

Livro bem escrito e com interessante bibliografia.

daniel.vasco.716 04/05/2023

Esta Resenha busca analisar o Pensamento Social Brasileiro descrito nesta obra de Abidias Nascimento, na perspectiva do autor negro, em como a comunidade negra era vista e estudada no Brasil neste período histórico, o autor demonstra que "democracia racial" é realmente um mito e que o Brasil é um país racista e extremamente desigual entre os seus.

Najú 25/04/2023

Sensacional
Abdias é certeiro ao apontar a construção do ser negro no Brasil desde de a colonização até os dias atuais. Analisa vários dos aspectos do racismo que estrutura a sociedade brasileira, demarcando os métodos sistemáticos em que a branquidade, enquanto classe dominante, oprime, segrega e elimina populações racializadas. Deveria se tornar leitura obrigatória.

Sensacional!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6