As formas elementares da vida religiosa

As formas elementares da vida religiosa Émile Durkheim

Resenhas - As formas elementares da vida religiosa

Marcos606 14/08/2023

Para Durkheim, religião e sociedade são quase sinônimos e a religião surge como um vínculo social fundamental. Segundo ele, “uma sociedade não se constitui simplesmente pela massa de indivíduos que a compõem, pelo solo que ocupam, pelas coisas que utilizam, pelos movimentos que realizam, mas, antes de tudo, pela ideia que tem de si” Uma sociedade é mais do que a soma das suas partes e a imagem que uma sociedade tem de si própria representa esta existência ideal e supra-individual . Para Durkheim, a imagem que uma sociedade dá a si mesma assume sempre a forma de religião. Ele, portanto, escreveu As Formas Elementares da Vida Religiosa para melhor elucidar esse fenômeno.

A começar pela definição de religião como um sistema unido de crenças e práticas relativas a coisas sagradas, que unem na mesma comunidade moral, chamada Igreja, todos aqueles que a ela aderem.

As coisas sagradas estão no cerne de qualquer religião e não necessariamente aludem a uma força sobrenatural, como Deus, mas podem assumir a forma de qualquer objeto, seja material, como uma pena, uma bandeira, uma cruz ou uma pedra, ou sobrenatural. Mostra também uma primeira oposição entre o sagrado, por um lado, e o profano, por outro. O sagrado é alcançado através de ritos particulares.

Essa definição vem de um estudo das etnologias de várias tribos do mundo (principalmente aborígenes australianos, que ele considera os mais "primitivos" e, portanto, os menos complexos e mais fáceis de estudar). Ele traça uma comparação cruzada de seus ritos e crenças para descobrir o que eles têm em comum. Ao fazer isso, ele fundamenta as noções de sacralidade, igreja, ritos e comunidade moral que vemos em sua definição de religião. Ele aborda a explicação desses elementos em sua descrição do que chama de momentos de efervescência coletiva, o ponto de origem de toda religião.

Segundo Durkheim, a religião é criada em momentos do que ele chama de 'efervescência coletiva'. Esses momentos ocorrem quando todos os indivíduos de um grupo são reunidos para se comunicar "no mesmo pensamento e na mesma ação" um extraordinário grau de exaltação" que Durkheim chama de 'mana'. Podemos ver essa força de mana hoje em estádios de futebol ou em reuniões políticas nacionais. Então, para que a sociedade tome consciência dessa força mana, ela deve ser projetada em um objeto material externo. Como ele diz, “A força religiosa é apenas o sentimento que a comunidade inspira em seus membros, mas projetada fora das consciências que a vivenciam, e objetivada. Para objetivar, fixa-se em um objeto que assim se torna sagrado.” a sociedade toma consciência de si mesma, de sua própria unidade, e nasce uma religião.

Na conclusão de Formas elementares da vida religiosa, Durkheim discute a queda do cristianismo como religião do Ocidente. Ele indica que a religião cristã não mantém mais a sociedade ocidental em forma, devido ao fato de que a vida moderna excede em muito a doutrina do cristianismo.

“As grandes coisas do passado, aquelas que entusiasmavam nossos pais, já não despertam em nós o mesmo ardor, seja porque entraram no uso comum a ponto de se tornarem inconscientes para nós, seja porque não correspondem mais ao nosso atual aspirações; e ainda nada foi feito para substituí-los."

Padrões cristãos, moralidade e metafísica não fazem mais sentido e não nos inspiram mais. Trata-se, então, de uma importante crise da moralidade, situação que deixa a sociedade sem centro, sem autoridade e em estado de desintegração.

No entanto, Durkheim encontra no Ocidente os elementos de uma nova religião, o que ele chama de 'culto do indivíduo', uma religião que tem o indivíduo como seu objeto sagrado. Ele vê a Revolução Francesa como a primeira instância de efervescência coletiva dessa religião.

Bruno 17/03/2019

Os pilares da sociedade
De forma vasta e profunda Émile Durkheim trata o tema religião. Ele explora o que há de mais elementar e sagrado no conceito religioso. Ele vai aos primórdios e extrai os pilares e a base da sociedade.

Digo de antemão, que a leitura exige elevado grau de energia mental, os temas nas suas medidas são densos. Doravante, a fé religiosa será mais esclarecida e penetrante.

Christiane 10/01/2013

O inicio da religião através do totemismo
Durkheim busca despir as religiões de todo seu aparato e vai em busca do mais elementar, encontrando o Totemismo, que é uma forma de classificação inicial que divide, classifica em clãs, fratias, e o animal totêmico irá representar este clã, sendo sagrado, ditará normas e regras para o clã e também em relação à convivência com outros. È muito interessante e esclarecedor também sobre como se forma o psiquismo, a estrutura e também as regras sociais.