A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batatas

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batatas Annie Barrows e Mary Ann Shaffer

Resenhas - A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata

regifreitas 26/06/2023

A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA (The Guernsey literary and potato peel pie society, 2008), de Mary Ann Shaffer & Annie Barrows; tradução Léa Viveiros de Castro.
Esta foi uma releitura. Meu primeiro contato com a obra foi em 2014, e foi uma das melhores leituras daquele ano. Como deixei registrado na resenha da época - para quem se interessar, o link dela encontra-se no final deste texto - não se trata de uma obra inovadora. Mas era uma história tão deliciosa, tão bem contada, com personagens tão cativantes, que não teve como não me sentir arrebatado pelo livro. E a impressão permaneceu nesta revisitação da obra.
Contudo, para ser totalmente honesto, ela não teve o impacto das descobertas, conforme a história ia sendo contado, como foi o caso da primeira vez. Mas isso já era esperado. Mesmo assim, continua sendo daquelas leituras que trás um quentinho no coração, e mantenho praticamente tudo o que escrevi sobre ela da vez passada.
Então, para variar, resolvi falar aqui da adaptação realizada pela Netflix em 2018. Na época do seu lançamento, lembro de ter gostado bastante do resultado. Mas, como já tinha transcorrido um tempo considerável entre a leitura do romance e a obra cinematográfica, uma análise que contrastasse as duas não foi possível. Porém, revendo o filme agora, após a releitura do livro, digo tratar-se de um excelente trabalho de adaptação.
Houve mudanças, e alguns personagens foram até suprimidos em relação à obra original. Entretanto, foram escolhas muito acertadas. Isso possibilitou um aprofundamento maior dos personagens do filme, maior até do que na obra literária. A própria estrutura do romance, cuja narrativa se dava exclusivamente por cartas, foi modificada no filme. Novamente um acerto, evitando o excessivo e batido recurso da narração em off, e colocando os personagens para interagir de forma direta praticamente desde o início. Isso possibilitou um dinamismo maior à história. Mesmo com as alterações, a essência da obra original se manteve.

Para mim, ambas são excelentes no que se propõem!

[Resenha de 2014: http://vialittera.blogspot.com/2014/07/a-sociedade-literaria-e-torta-de-casca.html?q=batata]

Bea 25/04/2023

A sociedade literária e a torta de casca de batata
Esse livro é simplesmente incrível!
Não tenho palavras para descrever o quão maravilhoso esse livro é, tudo nele te envolve de uma forma surreal. A escrita das autoras é fluída e nada cansativa, os personagens são bem explorados, a forma como o livro e narrado por cartas deixa tudo bom demais. Muitos momentos o livro faz com que o leitor sinta como se fizesse parte da história e se emocione com a história de cada personagem e tudo o que eles sofrem na ocupação e tudo o que as pessoas passaram na segunda Guerra Mundial, a maneira que as autoras retratam isso é de uma delicadeza e empatia absurdas. Recomendo muito esse livro!

Sandra99 17/04/2023

A sociedade literária e a torta de casca de batata
Lindo em 2017 , relido em 2023 , amado demais, esse é um livro favorito da vida pra mim , uma história com pontos de sofrimentos por causa da segunda guerra mundial, mas muito bem desenvolvido.
Pra começar é um livro epistolar , o que torna a leitura rápida ,mas mesmo sendo rápidonos vamos conhecendo os personagens, e nos envolvendo com cada relato .
Eu amo esse livro , recomendo, o filme infelizmente deixou muito a desejar , mas entendo que é uma inspiração e não uma adaptação.
Temos também duas personagens principais que são muito carismática, a Elizabeth e a Juliet
Entre outros personagens apaixonantes !!

Leiam !!!
Relerei novamente, em um outro momento!!!

LuanaLopesEscritora 06/08/2022

A melhor sociedade dos livros
Nunca li muitos livros sobre clube de livros, mas esse desponta como o melhor. Nunca li um livro todo narrado por cartas e foi uma experiência muito legal. Eu me questionava: como? E as cenas? E outros pontos de vista? E teve tudo isso. Ainda teve romance, emoção e descrições perfeitas. Recomendo!

Vitta Mell 13/07/2022

Expectativa superior
Assim como da primeira vez em que eu li esse livro ganhou meu coração.

Por incrível que pareça eu já havia me esquecido de muita coisa desde a primeira vez em que li, mesmo tendo gostado muito. O filme também é maravilhoso, depois que assisti e fui reler o livro não pude não imaginar sendo a cara dos atores, simplesmente maravilhoso.

Natalia Cunha 03/10/2021

Lindo - e bem diferente do filme
Conheci a história através do filme da Netflix - que achei uma fofura e com uma personagem principal super cativante. Acabou que o livro conseguiu superar as minhas expectativas! Percebe-se que o filme (apesar de muito bom) foi apenas inspirado pelo livro - que contém muuuuito mais detalhes dos personagens da ilha (que são bastante cativantes). A trama também é diferente, o quer deixou com vontade de engolir o livro.

Temos duas personagens principais muito carismáticas - Juliet e Elizabeth. As duas não se conheceram, mas as histórias delas estão ligadas à ilha de Guernsey e aos integrantes da sociedade literária. Adorei o desenrolar, achei a troca de cartas muito inteligente (com respostas a cartas que não lemos, por exemplo) e uma comicidade tão fina. Fiquei inspirada pelo humor de Juliet e a coragem de Elizabeth.

Achei a história fofa e leve, abordando de forma delicada um momento tão tenebroso da historia humana. Um livro para reler!

Naosoualoucadoslivros 29/05/2021

Um novo olhar, um novo viver.
[...] Não sei como o livro foi parar em Guernsey. Talvez haja algum instinto secreto nos livros que os leve aos seus leitores perfeitos. Se isso fosse verdade, seria encantador.
?? Juliet Ashton é uma escritora notável. Sua escrita espontânea e leve está lhe proporcionando uma certa fama. Num cenário da segunda guerra, seu livro trouxe certo divertimento e porque não dizer, fuga da realidade assombrosa, em que estavam inseridos. Agora pós guerra Juliet recebe uma carta de um homem que teve o prazer de ter em suas mãos, não um livro escrito pela Juliet, mas um livro que pertencera à mesma. Durante a guerra esse livro e as anotações pertinentes de sua dona antecessora foram um alento para esse homem. Ele não pôde controlar o desejo de saber mais sobre o livro.
Dawsey Adams, é a definição de melhor pessoa do mundo, porém seu jeito tímido, até mesmo inseguro em certas ocasiões o faz parecer solitário. E até era, mas isso mudara, graças a um porco assado, uma torta de casca de batatas e à Elizabeth.
[...] "A vida continua." Que bobagem, eu pensava, porque é claro que ela não continua. É a morte que continua; Ian está morto agora, estará morto amanhã e no ano que vem e para sempre. Não existe fim para isso. Mas, talvez, haja um fim para o sofrimento que isso causa.
?? Esse livro é lindo, embora traga alguns relatos de dor, sofrimento e desumanidade causados pelos alemães durante a guerra. É um livro apaixonante, cativante, nos leva a ser íntimos dos personagens, a amá-los, a torcer pelo final feliz. Chegamos ao final do livro com um gostinho de quero mais. Queremos mais dessa sociedade literária e torta de casca de batatas.
Indicadíssimo.