A Ameaça da Terra

A Ameaça da Terra Robert A. Heinlein

Resenhas - A Ameaça da Terra

Regis 09/01/2024

Não é à atoa que contos de Heinlein sejam premiados
O livro A Ameaça da Terra é uma Coletânea com 8 contos de Robert A. Heinlein publicados entre 1941 e 1957, a coletânea traz contos de ficção científica e ficção especulativa com o intuito de afastar os leitores do cotidiano nos proporcionando um vislumbre maravilhoso de prováveis futuros e universos alternativos.

Robert A. Heinlein escreve maravilhosamente bem histórias de ficção científica e consegue nos fazer pensar, por horas a fio, sobre suas narrativas de futuros possíveis que estão reunidos nesse livro.

Meus contos favoritos do livro são: O Ano do Grande Prêmio, Elevador para o Céu, Pelos Cordões de Suas Botas e Aquário de Peixinhos Dourados. Os outros quatro contos também são bons, mas esses são sublimes.

Eu recomendo muitíssimo os contos de Heinlein reunidos nesse ótimo livro.

O primeiro conto, O Ano do Grande Prêmio, fala sobre o final do mundo, trazendo um personagem matemático, Potiphar Breen, especialista em estatística que está estudando a ciclicidade (periodicidade) de ocorrências estranhas que vêm acontecendo por todo o mundo, indicando que uma grande crise mundial se aproxima.
O conto tem uma progressão contínua, que entusiasma e gera alguns questionamentos. A história nunca fica maçante e a interação entre os personagens, Potiphar e Meade, lembra muito os casais de filmes da Era de Ouro de Hollywood. O desfecho do conto é muito bom e sugere, de forma sutil, o que teria sido da civilização após uma Terceira Grande Guerra iniciada pelos Russos e Americanos. ?????

O segundo conto Pelos Cordões de Suas Botas é uma história de de viagem no tempo onde Bob Wilson se vê preso em um angustiante e interminável círculo de acontecimentos causado pelo fenômeno chamado "Arco Fechado no Tempo", após receber uma visita de um pouco mais de 30 mil anos no futuro.

Essa é uma história excepcional que mostra a viagem no tempo de uma forma que eu ainda não tinha visto e que é considerada uma das melhores histórias de Heinlein, e com toda razão, ficando atrás apenas de Todos Vocês Zumbis que foi o conto que me apresentou o autor há alguns anos e que possui pontos totalmente parecidos com esse conto,  mas mostrado através de uma narrativa bem diferente e da qual gosto enormemente. ?????

O terceiro conto, Colombo foi um Idiota, é muito curtinho e usado para mostrar um ponto: que o progresso depende de visionários que estão dispostos a arriscar tudo para avançar, se desenvolver e desbravar novos lugares.

Esse tem apenas cinco páginas mas cumpre com o papel de trazer surpresas assim como os anteriores e discutir o quanto os desbravadores corajosos têm um papel importante no ponto que a humanidade alcançou e que ainda irá alcançar. Me pareceu uma história bem otimista, que visa um futuro de conquistas científicas e exploratórias do universo além do nosso sistema solar. ???

O quarto conto, A Ameaça da Terra, tem um toque de romance adolescente, mas se passa na cidade lunar, Luna City, onde acompanhamos o cotidiano da vida em uma colônia lunar através de Holly, uma guia turística de 15 anos de idade.

Essa é a história que dá nome ao livro. Gostei de lê-la, Luna City é muitíssimo interessante; Holly é uma típica adolescente que acha que sabe tudo, mas que ignora completamente partes essenciais de seus próprios sentimentos ou apenas finge ignorar para não ter que lidar com essa parte sua.
Gostei de acompanhar o desenvolvimento do conto e a parte científica bem elaborada da vida na lua. ????

No quinto conto Elevador para o Céu, Joe e Kleuger são enviados para Plutão na nave Proserpina na velocidade absurda de três gravidades e meia, na tentativa de salvar 300 pessoas que estão com uma doença sanguínea grave e que necessitam de transfusão de sangue.

A intensidade de sentimentos que a leitura desse conto desperta é impressionante. Faz sentir como se um pesadelo estivesse em curso e que, assim como o protagonista, estamos presos nesse sonho ruim. A revolta que os acontecimentos me causaram me deixou estarrecida ao final. Essa foi uma história intensa e revoltante onde as consequências da ação do superior de Joe não foram medidas e ao final ainda temos de vê-lo lamentar-se como se tudo que aconteceu tivesse sido um acidente. Fiquei indignada. ?????

No sexto conto, Aquário de Peixinhos Dourados, o Capitão Blake, da marinha americana, leva dois pesquisadores, Eisenberg e Graves, até dois pilares que surgiram misteriosamente no mar do Havaí para que fizessem uma pesquisa sobre esse fenômeno estranho que, juntamente com alguns outros, têm alarmado e causado interesse por todo o mundo.

A história conjectura sobre a mente alienígena e como seu funcionamento pode ser diferente do humano e sobre o que seríamos para eles.
A impotência contra o desconhecido e a constatação de terem sido superados por uma inteligência superior permea todos os momentos em que os personagens ficaram encarcerados. Seríamos como peixinhos dourados capturados e mantidos em um aquário?
Esse é outro ótimo conto que desenvolve o panorama sobre o que, comumente, pensamos sobre seres desconhecidos, trazendo um novo ponto de vista através de conjunturas criveis e, de certa forma, angustiantes criadas pelo autor. ?????

No sétimo conto, Projeto Pesadelo, o Dr. Withers e um grupo de pessoas com poderes de percepção extra-sensorial (PES) fazem uma demonstração para o alto escalão do exército e alguns VIPs e depois são designados para auxiliar o Exército americano.

A premissa é boa e já me deparei com ela em outro conto: DINOSSAUROS de Geoffrey A. Landis, do livro Dinossauro! de Arthur C. Clarke e Outros, onde um pesquisador e alguns detentores de poderes de percepção extra-sensorial ajudam o exército durante a Guerra Fria e acabam ocasionando uma catástrofe há 66 milhões de anos no passado.
Em Projeto Pesadelo a história discorre sobre a ajuda prestada, por essas pessoas especiais, ao exército americano também durante a Guerra Fria, com uma tensão excruciante do meio para o final do conto com os personagens buscando por bombas posicionadas nas grandes cidades do EUA.
É um bom conto, mas sem muitas surpresas para mim, já que me lembrou o outro conto muitíssimo parecido. ???

No oitavo conto, Água é para Lavar, um homem sem nome, que morre de medo de água, corre desesperadamente para fugir de uma enchente após uma sequência de terremotos.

A história é imersiva e tem um grande senso de urgência, o personagem principal nem possui nome, mas logo nos vemos presos no carro com ele e outros em busca de salvação. Esse foi um conto bom mas com um final brusco, um pouco diferente dos outros sete contos do livro. ???
CPF1964 09/01/2024minha estante
Parabéns amiga. Resenha Impecável. Na minha opinião esta foi a sua melhor resenha de 2024.....???

Bruno 09/01/2024minha estante
Suas resenhas são sempre tão perfeitas! ?

Fabio.Nunes 10/01/2024minha estante
Começou bem hein fia! Benzadeus.

Obrigada, Cassius! ??

Regis 10/01/2024minha estante
Agradeço muito que ache isso, Bruno. ??

Regis 10/01/2024minha estante
Comecei o ano com ótimos contos, Fábio Nunes, eu dei sorte. ??

HenryClerval 21/01/2024minha estante
Vou ler esse porque sua resenha dos contos ficou maravilhosa, Régis. ??

Regis 21/01/2024minha estante
Obrigada, Leandro. Depois poderemos comentar sem medo de spoilers. ??

HenryClerval 21/01/2024minha estante
Com certeza. ?

HenryClerval 11/02/2024minha estante
Acabo de ler e é impossível discordar de você, Régis. Muito obrigado pela dica maravilhosa!??

Regis 11/02/2024minha estante
Por nada, Leandro.??

Virginia Barros 17/08/2012

Surpreendente
Meu pai leu esse livro quando criança e achou outro dia, em um sebo, e colocou na minha mão. Não era fã de ficção científica, mas esse livro me fez pensar. Em especial o conto que leva o mesmo título da coletânea, sobre uma menina que vive em uma colônia de humanos na Lua. A riqueza de detalhes e carisma da garota me levaram a ler o livro inteiro.

Outro conto que me chamou atenção foi "Pelos Cordões de suas Botas", surpreendente do início ao fim. "O ano do Grande Prêmio" também é envolvente e divertido de ler. As possibilidades que o autor deu ao futuro no momento em que vivia me fizeram mudar completamente a forma como eu enxergava a ficção científica.

Algumas partes refletem a época em que o livro foi escrito (Guerra Fria), mas mesmo hoje essas histórias provocam a imaginação com sua complexidade. Os temas passam por desastres apocalípticos, fim do mundo e existência de seres extraterrestres e poderes psíquicos. Ainda que alguns pareçam repetidos, o autor é bem original, ao menos para mim que não li muitos livros do gênero :)

Alguns contos não me envolveram tanto, mas a criatividade do autor é um espanto e me deixou pensando por horas. Com certeza foi marcante.