Senhor Tempo Bom

Anna Fagundes Martino

Resenhas - Senhor Tempo Bom

Jey Canavezes 29/12/2023

Uma boa surpresa
Ficção científica brasileira. Que leitura gostosa. Que reflexão. A realidade do Brasil, com viagem no tempo e falta de investimento em pesquisa científica. Delícia.

Kiri 27/11/2023

O comecinho é meio chato, admito. Tanto que eu cheguei abandonar esse aqui e acabei voltando pra insistir depois... Mas ele vale muito a pena! Na hora que engrena fica bem bom e chega dar umas apertadas no coração

Guilherme 27/07/2023

Senhor tempo bom é uma história curta com uma trama simples, mas nem por isso deve ser menosprezado. O poder deste livro está nos personagens, que com apenas dois capítulos já sabemos como agem e falam. E sobre falar, os diálogos são muito característicos, com cada um deles tendo maneirismos diferentes e regionalismos quando necessário. Inclusive me senti muito representado pelo Estevão, o porto-alegrense, apesar de que ele conjuga corretamente os "Tu"s e eu não.

Por ser um livro pequeno, prefiro não fazer muitos comentários sobre a história. Vou só dizer que é ficção científica e envolve viagem no tempo. Além disso o final me deixou bem emocionado, de uma maneira que eu não esperava.

Ideal para quem tem saudade de sua avózinha e deseja muito vê-la novamente, nem que para isso tenha que voltar 30 anos no tempo e cair bem na ditadura militar.

Thays 10/01/2023

Esse aqui não me prendeu muito. Narrativa meio confusa e arrastada. O final em aberto me deixou meio insatisfeita.

Amanda 27/11/2022

Resenha
A premissa do livro é bem legal, e a leitura também! Fiquei surpresa com o que o Galileu conseguiu descobrir no passado dele, e fica realmente a reflexão, nos deparando com pessoas importantes do nosso passado, o que faríamos?

Pê Reck 02/01/2021

...
Nossa, adorei. Adorei as personagens, que mesmo em um texto curto, têm suas personalidades apresentadas, adorei o enredo e a premissa. Fora que sempre fico feliz e me identifico com histórias que se passam no Brasil.
Cara Anna Martino, caso leia essa resenha, por favor, cobtinue escrevendo mais sobre esse time, quero conhecer mais a Irene, Estevão, Rúben, Xavier e claro, o Galileu!

Lara 31/12/2020

ficção científica puramente brasileira!
conheci a anna há pouco tempo, mas sua escrita me pegou de primeira. é perfeitamente fluída, com os toques certos de humor e drama. nesse conto não é diferente: as palavras da autora te prendem desde o primeiro capítulo. somado a isso, temos um desenvolvimento de mundo majestoso, incorporando a viagem no tempo àquela realidade de 2010 sem despejar informações demais no leitor. recomendo demais o livro, que com certeza me deu vontade de conhecer as outras obras da coleção!

danprestes 04/09/2020

Ficção científica do cotidiano
Gostei bastante pelo fato de usar o tema de viagem no tempo no Brasil e para outros fins que não aqueles de ter que salvar o futuro.

Paulo 11/08/2020

Quando se fala em histórias de viagem no tempo, normalmente o leitor imagina histórias aventurescas ou que tratem do futuro da humanidade. Mas, é possível abordar este gênero de uma maneira mais intimista como Audrey Niffenegger fez em A Mulher do Viajante do Tempo. É nesse clima que Anna Martino conta a história de Galileu, um homem já maduro, médico e parte de uma equipe de viajantes do tempo a serviço de Xavier. Quando uma das expedições de Xavier dá errado, eles precisam ir até 1980 resgatar o patrão. Só que Galileu não esperava ter que enfrentar alguns dos fantasmas de seu passado.

Uma das características marcantes da escrita da autora é seu jeito compassado de levar a história. Ela não tem pressa de expor as situações e sentimentos dos personagens. Isto a gente pode perceber em A Casa de Vidro, onde ela vai contar uma narrativa que dura vários anos. Ela consegue nos entregar um personagem repleto de camadas na figura de Galileu. Ele possui um trauma relacionado a chuvas e enchentes. Logo no início ela revela que o personagem perdeu a mãe na enchente do rio Capiberibe. O personagem acaba sendo enviado para o Rio de Janeiro para ser cuidado por sua avó de quem guarda boas recordações. Nesse resgate de Xavier, ele jamais esperaria cruzar com sua avó no meio de uma capital como São Paulo. Mas, o destino prega estranhas peças em nossas vidas. A narrativa vai nos guiar pela vida do protagonista e ao mesmo tempo em que ele vai se recordando de alguns bons momentos, Galileu descobre novas informações sobre sua vida.

Não paramos para pensar muito a respeito de nossas infâncias. Sempre nos lembramos com nostalgia de algumas coisas, mas as informações costumam ser nubladas. É interessante perceber como a visão de determinadas coisas ou a opinião sobre nós pode mudar de acordo com o ponto de vista. E é isso o que pega o nosso viajante do tempo de surpresa. Ao mesmo tempo o personagem acaba revendo algumas de suas opiniões sobre acontecimentos do passado. Isso com um novo olhar, um olhar mais maduro de quem já teve anos de vivência.

Se eu falo que a escrita da Anna é compassada, o fato de a narrativa toda se passar em um dia acaba tornando tudo muito corrido. Eu entendo que havia a necessidade de mostrar uma certa urgência, mas isso foi prejudicial ao todo. Talvez se a história tivesse ocorrido no espaço de alguns dias, daria para aceitar determinados acontecimentos. Por exemplo, por mais que Galileu seja um cara bom de lábia, as pessoas o aceitaram com muita facilidade. Informações íntimas de família foram repassadas para ele em um espaço de horas. Mesmo ele sendo um conhecido de alguém aparentado da família, eu acho pouco provável repassar essas informações para um total estranho. Nesse sentido, a narrativa da Anna teria se beneficiado da própria qualidade da autora, a paciência e o ritmo calmo: construir uma interação entre Galileu e a família no espaço de alguns dias e criar alguns obstáculos para Estevão e Xavier.

A leitura é muito gostosa e divertida. A Anna tem uma qualidade de compreensão de personagens que poucos autores possuem. Como eu já disse algumas vezes, ela é uma boa contadora de histórias. Infelizmente ela acabou derrapando no próprio esquema que ela criou para essa história em particular, mas essa narrativa vai te deixar pensando bastante sobre escolhas e o valor dos dias vividos. Nossa existência é única e cada nascer do sol é um momento que jamais se repetirá no tempo e no espaço. Aproveitem cada segundo de suas vidas.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Juliana 27/06/2020

Valeu demais conhecer esse livro e a autora Anna Martino. Recomendo!!

Carol Vidal 27/04/2020

Surpreendente
Eu gosto como a Anna tem a habilidade de dar personalidade aos personagens. Tenho muita facilidade em me conectar e me importar com os personagens que ela cria.

Nessa história em específico, fui positivamente surpreendida. Li sem saber o que esperar e amei a história! É engraçada, sensível e emocionante.

Denys 07/04/2020

Uma história gostosa, cheia de carisma e com as melhores características da escrita da Anna. Contém dramas familiares, personagens cheios de vida e viagens no tempo com particularidades inéditas, além de outros elementos de ficção científica que vão lhe fazer ansiar por novas histórias nesse universo.