O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa C. S. Lewis
Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Karen.Belter 19/01/2024

"- Feliz natal!"
Cuidado quando for arrumar o guarda roupa. Uma história mágica e com emoção, porém a escrita não envolve e os acontecimentos chaves são rápidos para resolver.

Lucas 19/01/2024

Amável e aventureiro
Um livro que te deixa com quentinho no coração assim como um manjar turco no meio do inverno.
Uma história de crianças que vale muito aos adultos.

Rodrigo Guergolet 19/01/2024

Aquela coisa de sempre
O livro é sempre superior ao filme, não importa o que façam e o orçamento que tenham a imaginação sempre ganha! Um bom livro, queria mais descrição do paraíso que é Nárnia. Acho o Pedro meio bobo.

Wikley.Ramos 18/01/2024

Que história incrível
Esse conto sobre as crônicas de Narnia, de fato, é muito bem escrito, além de ser super instigante e de leitura fácil, eu amei me aprofundar ainda mais no universo de Nárnia, principalmente quando se observa todas as referências usadas, super recomendo para todos que estão dispostos e treinar um pouco da imaginação e aguçar ainda mais a curiosidade

Maria3235 18/01/2024

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
Eu gostei da história, mas acho que eu prefiro o filme, por é mais rápido, no livro a escrita é um pouco mais "demorada", não sei explicar e muito mais descritiva também.
Não que seja ruim, mas acho que o fato de eu saber o que ia acontecer deixou a história um pouco menos "mágica".
Mas indico a leitura a vocês, pois ainda assim é uma experiência maravilhosa!

Nina 18/01/2024

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa é o primeiro (na ordem de publicação) livro de sete, e conta a história de quatro irmãos e suas aventuras em Nárnia, um mundo mágico acessado inesperadamente por meio de um guarda-roupa.

Creio que a maioria dos leitores conhece, pelo menos por alto, a história, sendo assim, vou me ater nas minhas impressões durante a leitura. Em relação às personalidades Lúcia, a mais nova dos irmãos, apesar de ingênua e emotiva é a mais cativante, Edmundo, o terceiro, é daquelas crianças que se acham adultos sábios demais, entretanto, são realmente tolas, Susana é a segunda mais velha, é também a mais sensata, Pedro é justo e carrega o fardo de irmão mais velho, responsável muitas vezes por corrigir as falhas de caráter de Edmundo.

É fato que o público-alvo deste livro é infantil, no entanto, sua leitura é graciosa em todas as idades. Observar valores como verdade, certo e errado, coragem, perdão e sacrifício descritos de forma tão leve e, ainda sim, belos, é a verdadeira mágica de C.S. Lewis.

Do início até quase o fim da história tive muita antipatia de Edmundo, suas escolhas egoístas, colocaram em risco toda família, ele sabia o que era certo e errado e mesmo assim, preferiu tomar o pior caminho. É interessante ver como Aslan lida com a situação e nos faz enxergar que, apesar de nos vermos como “melhores que Edmundo” somos piores, é necessário um salvador para nos libertar de nós mesmos e dos nossos desejos egoístas e pecaminosos.

O paralelo bíblico entre Jesus e Aslan é significativo, Aslan é o grande Rei que virá redimir Nárnia, o que mantém acesa a esperança é a fé nas profecias e canções passadas por gerações, essa fé se contrapõe a Nárnia visível tomada pelo mal representado pela figura da feiticeira branca, essa luta do bem contra o mal nos faz pensar em nosso próprio mundo, na certeza da primeira vinda, onde fomos redimidos, e na fé na segunda vinda, onde seremos completamente salvos. É isso que nós da esperança!

Durante a leitura fui levada a pensar em Nárnia, em como precisamos de contos de fadas, e que estes podem sim nos trazer entretenimento, mas ao mesmo tempo, virtudes em meio a dias tão turbulentos.

Minha dica final é: lembrem-se que este é um conto de fadas direcionado à crianças, é claro que os adultos por vezes o acharão infantil, mas não deixe de apreciar cada segundo desta leitura leve.

Lidia Valverde 17/01/2024

Muito bom!
Realmente a escrita do Lewis é muito gostosa. Os capítulos curtos dão bastante dinamismo na história e parece que faz até ler mais rápido.

No início o Edmundo me irritou demais, guri chato, mds kkkkk mas aí o Aslan apareceu e tudo ficou bem, ainda bem, se não socava o Edmundo kkkkk

A forma como é apresentado o Aslan eu amei, e super imagino ele de verdade.

Curti o livro e estou curiosa pelos próximos livros, já que de alguma forma esse livro tem um fechamento e tals rsrs
Reixx_emily 17/01/2024minha estante
??????

tortuguitou 16/01/2024

Sobre curiosidade e redenção
Não é novidade para ninguém, pelo menos eu acho, que sou muito fã dos filmes das Crônicas de Nárnia e adoro tudo que envolve esse Universo, então acho que devem imaginar qual foi minha reação ao ler o livro pela primeira vez. Antes de tudo, também tenho que explicar que o primeiro livro da saga é na verdade O Sobrinho do Mago, que se passa antes do quarteto de irmãos conhecerem Nárnia, mas para adicionar uma dose de nostalgia e euforia em minha pessoa, decidi ler a partir desse livro (o segundo da saga) por se tratar do momento que Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia entram na narrativa.

O que eu tenho para falar? É encantador, se não triplamente mais encantador que o filme. Eu terminei de ler, abracei o livro e fiquei com uma vontade imensa de chorar de felicidade, porque é simplesmente uma aventura muito frenética, mas te traz paz e alegria na mesma medida que as coisas vão acontecendo.

Também tenho que dizer que não é exatamente um livro de fantasia que todo mundo vai gostar por conversar com um público muito mais jovem, sobretudo infantil, mas isso me fez sentir como se eu voltasse as vezes que eu assistia ao filme na escola quando tinha por volta dos 6 anos de idade e estivesse degustando toda a história pela primeira vez de novo, então eu simplesmente adorei.

Tenho que dar uma menção honrosa aqui a descrição das comidas, porque meu Deus, me dava fome toda vez que o C.S. Lewis ousava descrever um pouquinho do que eles estavam comendo em Nárnia, e principalmente para a adaptação maravilhosa que fizeram, porque é como se o filme passasse em sua cabeça enquanto você lê de tão perfeito que é.

Quero dizer que esse provavelmente vai ser um livro de cabeceira dos meus filhos (se eu tiver filhos), porque é uma ótima história para se ler aos pouquinhos antes de dormir e as crianças com certeza vão adorar e tentar encontrar Nárnia em seus próprios guarda-roupas como eu fazia quando tinha a idade delas. Ah, eu estou nostálgico, me deixem.

Lucas 16/01/2024

Mágico
Sou um grande amante de fantasia e sempre tive vergonha por nunca ter lido nárnia... e confesso que atendeu minhas expectativas! não vejo a hora de ler o restante da saga.

GeL 16/01/2024

Resenha para o blog Garotas entre Livros
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa é o segundo e, talvez, mais importante livro da fantástica e épica saga escrita por Clives Staples Lewis também conhecido como C. S. Lewis.

Trata-se do primeiro livro lançado pelo autor dentro das terras de Nárnia e traz a chegada de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia a esse universo fantástico. Os personagens são os mais emblemáticos desse universo, sendo muito recorrentes nas histórias vindouras, mas um passo de cada vez.

Também o filme (eu falo muito da sétima arte, desculpa) me marcou muito quando mais jovem, mas o Volume Único da história me afastava (eu tenho minhas questões, estou me tratando), mas as novas edições individuais da Harper Collins Brasil me deram um novo ânimo.

Pois bem, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa acompanha a chegada dos Pevensie numa Nárnia bem diferente da que deixamos em O Sobrinho do Mago, a terra de Aslam está num sempre inverno e nunca Natal há mais de cem anos, devido ao regime autoritário da Feiticeira Branca, sim, ela mesma que foi trazida à Nárnia por Polly e Digory. Aqui cabe dizer que O Sobrinho foi o penúltimo livro a ser lançado na ordem cronológica, justamente para tentar “explicar” algumas questões.

O livro começa no nosso mundo no contexto de Segunda Grande Guerra, quando os Pevensie fogem de Londres para o interior devido aos bombardeios. Eles acabam parando na casa de Digory, agora um professor mais velho. Num dia de chuva, brincando de pique-esconde, Lúcia acaba entrando no Guarda-roupa, feito da uma árvore vinda de Nárnia, e chega à fantástica terra. Lá encontra o Sr. Tumnus, que a convida para tomar um chá, mas com segundas intenções.

"E aí aconteceu uma coisa muito engraçada. As crianças ainda não tinham ouvido falar de Aslam, mas no momento em que o castor pronunciou esse nome, todos se sentiram diferentes. Talvez isso já tenha acontecido a você em sonho, quando alguém lhe diz qualquer coisa que você não entende, mas que, no sonho, parece ter um profundo significado – o qual pode transformar o sonho em pesadelo ou em algo maravilhoso, tão maravilhoso que você gostaria de sonhar sempre o mesmo sonho."

Se no primeiro livro acompanhamos a criação da terra de Nárnia, aqui temos uma Nárnia em declínio por conta de sua governante, os animais e seres fantásticos estão com medo, deprimidos e revoltados. A Feiticeira determinou a apreensão de todos os Filhos de Adão e as Filhas de Eva, o que torna a mera presença dos Pevensie em Nárnia perigosa.

Crônicas possui características muito únicas, a começar pela maneira com que a história é contada, com um narrador-personagem em terceira pessoa, que emite opiniões; as alegorias cristãs presentes na obra, quer pelo uso de “Filhos de Adão” e “Filhas de Eva”, quer pela alegoria de Aslam como Jesus Cristo.

"Explico: a feiticeira pode conhecer a Magia Profunda, mas não sabe que há outra magia ainda mais profunda. O que ela sabe não vai além da aurora do tempo. Mas, se fosse capaz de ver um pouco mais longe, de penetrar na escuridão e no silêncio que reinam antes da aurora do tempo, teria aprendido outro sortilégio."

Nesse segundo livro, as relações entre os Pevensie são o ponto alto, a dinâmica dos irmãos é muito boa e divertida, temos Pedro e Susana buscando encenar uma espécie de sabedoria a qual não possuem, Lúcia com sua doçura e bondade inigualáveis e Edmundo. Edmundo talvez seja o melhor personagem das Crônicas. Sua complexidade e seus traços infantis e inocentes tornam o menino mais real, mais interessante.

Um dos melhores momentos do livro é a Caminhada Noturna de Aslam, acompanhado de Susana e Lúcia, ali o Leão mostra uma humanidade bonita, retirando a imponência e sua majestade para demonstrar medo, ainda que com determinação, mas há ali um medo palpável de enfrentar o que o aguarda. É emocionante.

"Por fim todos se calaram e foi um silêncio daqueles de ouvir zumbido de abelha, esvoaçar de passarinho e sussurrar de brisa na folhagem."

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa é uma história emocionante, divertida e que não dá vontade de parar de ler. Um deleite para quem ama uma boa história de fantasia.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2024/01/resenha-453-o-leao-a-feiticeira-e-o-guarda-roupa.html

Larissa 16/01/2024

Aslam está a caminho!
Como expressar em palavras tudo o que senti lendo esse livro? A analogia da vez foi a morte de Jesus, simplesmente apaixonante, emocionante, chorei tudo que não sabia que conseguir chorar. Sem palavras!!! Ansiosa pelas próximas leituras.

Tiago 16/01/2024

Livro viciante e leitura delicinha
Não é de hoje que Narnia tem uma fama muito grande de ser uma história mágica e encantadora. Mas, eu nunca havia lido os livros, e comecei pelo "O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa" por ser o primeiro livro publicado, e por eu estar lendo na ordem de publicação. E, cacetada, que livro maravilhoso.
Esse livro tem uma leitura envolvente e viciante. Os personagens são marcantes e cheios de personalidade. A história é empolgante e deixa sempre com gostinho de quero mais, não dá pra parar de ler, é viciante. Eu realmente tentei procurar erros aqui, mas não consegui achar, e é sério.
Dito isso tudo, esse livro entra nos meus favoritos, pois me encantei com o universo e história de Nárnia e com a escrita do C.S. Lewis. Pretendo continuar daqui e seguir até o final. Enfim. Simplesmente leiam esse livro
"Uma vez rei de Nárnia, sempre rei de Nárnia"

keepingupwmary 15/01/2024

Li esse livro em 2020, gostaria de ler de novo, mas eu sou apaixonadaaaa por esse livro, pra quem gosta de fantasia é um livro perfeito

stefany 15/01/2024

Gostei bastante do livro, uma história muito fofa com elementos fantásticos que tornam a obra mais interessante.

Gabrielle 15/01/2024

é um livro maravilhoso
demorei algum tempo pra começar e quando comecei não conseguia mais parar de ler
é um livro encantador, lindo de se ler