O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Sam 21/12/2020

Ainda mais mágico que o filme (claro). Adorei a aventura, não pularia uma parte sequer. Ansiosa pelos próximos livros!

Caroline.Grossl 20/12/2020

Resenha: As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Olá queridos leitores!
Desfrutando ainda a inspiração do espírito natalino, o que espero que dure por longo tempo, aproveito para dar continuidade as resenhas sobre "As Crônicas de Nárnia" do autor C. S. Lewis. Hoje trago-lhes o segundo volume da ordem cronológica da série: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, que contém 180 páginas.

Este livro é o mais conhecido da série, escrito em meados de 1940 e publicado em 1950, mas até hoje continua atraindo o leitor para um mundo onde a magia encontra a realidade. Sem falar do filme que também é maravilhoso >.< fiel ao livro!!!

Neste volume conhecemos quatro irmãos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie que saíram de Londres por causa dos ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial e foram mandados para a casa do velho professor Kirke, que morava no campo. Como sua casa era grande, as crianças resolveram explorá-la até que encontraram uma sala onde havia somente um guarda-roupa. A princípio apenas Lúcia se interessou pela sala e pelo móvel que parecia se tratar de um guarda-roupa comum, cheio de casacos de pele, curiosa, a menina decide adentrar nele e conforme ela ia entrando, acaba por descobrir Nárnia, um país que enfrenta o eterno inverno decretado pela Feiticeira Branca, também conhecida como Jadis. Lá ela conhece o sr. Tumnus, um fauno que lhe conta várias histórias do país, depois de ficarem longo tempo conversando, Lúcia percebe que tinha que voltar para casa, pois todos já deviam estar preocupados com sua ausência. Mas para sua surpresa, ao retornar, ninguém havia notado que ela sumira por algum tempo e ao contar sua história ninguém acredita.

Num outro dia chuvoso, como as crianças não podiam sair para brincar no quintal e nem tinham nada de mais interessante para se fazer, os quatro irmãos decidiram brincar de pique-esconde, Lúcia tratou logo de entrar na sala e se esconder dentro do guarda-roupa. Edmundo, decidiu seguir a irmã e também entrou no guarda-roupa, sendo assim, o segundo a ir em Nárnia, lá ele acaba conhecendo a Feiticeira Branca que tira informações do garoto e o engana com falsas promessas.

"Não se deve acusar de mentirosa uma pessoa que sempre falou a verdade"

Depois foi a vez de Pedro e Susana descobrirem que Nárnia não era uma simples invenção de Lúcia. Agora que todos os irmãos estavam no país, Lúcia os leva até a casa do sr. Tumnus, mas ao chegar lá eles descobrem que o fauno fora preso por ordem da Feiticeira, por confraternizar com humanos.

Ainda em Nárnia, eles acabam conhecendo um casal de castores que são responsáveis a levá-los para se encontrarem com Aslam, o verdadeiro rei, que havia voltado para salvar Nárnia e seus habitantes.

É através dos castores que eles ficam sabendo que existe algumas profecias que se referiam a eles:

"Quando a carne de Adão
Quando o osso de Adão
Em Cair Paravel
No trono sentar
Então há de chegar
Ao fim a aflição"

"Uma velhíssima tradição de Nárnia já anunciava que, quando dois Filhos de Adão e duas Filhas de Eva se sentarem nos quatro tronos, então será o fim, não só do reinado da feiticeira, mas da própria feiticeira"

É por este motivo que a Feiticeira toma todos os cuidados para impedir que isso aconteça. O que coloca a vida dos irmãos em risco.
Durante essa conversa com os castores, Edmundo aproveitando a distração dos irmãos, foge a procura de Jadis, mas ela fica furiosa quando ele chega sozinho em seu castelo.

Quando todos percebem a ausência de Edmundo, o sr. Castor chegou a conclusão de que como Edmundo já havia estado em Nárnia antes, ele deve ter conversado com a Feiticeira, e agora tinha ido procurá-la, o que tornava ele um traidor, por este motivo eles devem fugir e chegar antes da Feiticeira ao encontro de Aslam.

"O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na juba, a flor há de voltar"

A quebra do encanto da Feiticeira já era visível, pois o gelo começava a derreter, no meio do caminho, Pedro, Susana, Lúcia, sr. e sra. Castor encontraram o Papai Noel que dá presentes para todos, Pedro ganhou um escudo e uma espada, Susana recebeu um arco e uma aljava cheia de flechas e uma trompa de marfim, e Lúcia recebeu uma garrafinha de vidro com uma poção de cura e um punhal pequeno.

A partir de então várias coisas acontecem, há um sacrifício para salvar Edmundo das mãos de Jadis, um renascimento e todos enfrentarão uma grande batalha contra a Feiticeira Branca.

Espero que tenham gostado!
Beijos e até a nossa próxima aventura!

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

Giane 18/12/2020

Tudo começa com um guarda-roupas. Lúcia descobre Nárnia e leva seus irmãos Suzana, Pedro e Edmundo a uma aventura nesse país. Ali eles conhecem Aslam e tentam salvar Nárnia do encanto da rainha Branca.
Bia 18/12/2020minha estante
Esse livro é uma riqueza de criatividade do autor! Amo demais.

Deh. 18/12/2020

Um país mágico
Ja conhecíamos Narnia dos filmes, e eu amava, a adaptação que fizeram para os cinemas foi incrível como a história, o livro me da um gostinho de infância e contos de fadas com um fundo bíblico divino, aslam representa jesus e não há dúvidas nisso... Mensagem que me passou nesse livro foi bem forte

Thaisbragah 17/12/2020

Essa história é de aquecer o coração, eu amo!
Lucia e seus irmãos embarcam nessa aventura para acabar com a Feiticeira Branca. Nárnia está congelada a anos...

Fran 16/12/2020

Fascinada
Esse com certeza é um livro para ler outras vezes... fassinante, como qualquer história infatil. Uma lição de boa conduta.

vcarpine 16/12/2020

Encantado
Completamente apaixonado pelo mundo de Narnia, pela segunda vez, fica o sentimento de querer ter lido quando era criança, se já estou encantado agora, imagine antes.

Asafe 15/12/2020

Cativante, criativo e envolvente
Oque dizer sobre esse livro perfeito... só que ele é perfeito! Por mais que ele seja uma leitura simples e um pouco infantil, ele me cativou e me prendeu demais com esses personagens são incríveis! Confesso que ficou devendo um explicação pra uma coisa, ficou uma ponta solta. Mas ainda assim é ótimo! Favoritado!

J.C. Marangoni 14/12/2020

Eu amo demais essa série e essa nova edição em volumes separados está lindíssima. E este é um dos meus favoritos da série.
...
Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado , sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Susana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.

Yasmin 14/12/2020

Esse livro me deixou TÃO nostálgica, eu amei. Livrinho curto e de fácil entendimento, recomendo para todos!

Gilmar 12/12/2020

Leitura suave e prazerosa.
Quatro irmãos que adentram um guarda-roupas e encontram um mundo mágico, com faunos, centauros, animais falantes e feiticeira. Ali vivem intensamente uma aventura emocionante.

Obs. O filme foi muito fiel ao livro, mas nada que torne a leitura dispensável.

Hong Zhuang 10/12/2020

Uma história que vale a pena
Sinceramente o livro não me trouxe muita diferença, a história é bem produzida, uma história para se ler no tempo livre. Gostei bastante do desenvolvimento de Edmundo, o filme havia me trazido uma percepção muito ruim dele, mas não foi pra tanto, é bom, recomendo para crianças.

Leonardo 10/12/2020

A história é curta e rica em detalhes, sendo uma obra agradável de ler e que não demanda muito mais que uma tarde.

Angel 08/12/2020

Emfim, cheguemos á já conhecida história pelo filme. Incrivelmente identica. A narrativa se mantem fluida, assim como a semelhança das passagens da crença cristã do autor. É um bom livro. Mas ainda prefiro o primeiro por algum motivo. É um livro antigo e com ideais cristãs é sempre o que se deve ter em mente ao ler narnia, entendo. E por isso é visível em algumas passagens a posição (que deveria ser ultrapassada, mas ainda corriqueira) homem e mulher, onde por mais que ocupem posições importantes, ainda se coloca as mulheres em caracteristicas submissas."

Ana 08/12/2020

Bom
A história em si é muito boa, mas algumas partes senti uma falta gigantesca de detalhes

Gabriel 28/10/2020minha estante
Sim, esses livros parecem um resumo kkkkk. Mas no geral todas as crônicas só tem 100 e poucas páginas

Eduarda.Segatti 28/10/2020minha estante
?