O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Camille 08/12/2020

O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA
perfeito! Foi tão magico! E imaginativo! com batalhas, aventuras, magias! Com personagens tão cativantes! E partes lindas de se ler!

Amei acompanhar e conhecer Susana, Edmundo, Lúcia e Pedro nessa aventura conhecendo Nárnia através de um guarda-roupa!
Ver o sacrifício de Aslam, ver como os Nárnianos são gentis (Sr. Castor e a Sra. Castor, Sr. Tumnus e muitos outros).
E muitas outras coisas fizeram esse livro ser mágico!

"O MAL SERÁ BEM QUANDO ASLAM CHEGAR
AO SEU RUGIDO, A DOR FUGIRÁ,
NOS SEUS DENTES, O INVERNO MORRERÁ.
NA SUA JUBA, A FLOR HÁ DE VOLTAR."

Juninho 07/12/2020

Gostoso de ler
Quem já assistiu a adaptação cinematográfica de "O Leão, a Feiticeira e O Guarda Roupa" vai captar muitos pontos em comum no livro. No entanto, a obra de C.S. Lewis apresenta Nárnia e os personagens com muito mais profundidade e encanto, nos fazendo sentir amigos dos quatro irmãos e como se estivéssemos no longínquo país. É uma história envolvente e, para os fãs de fantasia, é um prato cheio. As lições presentes no livro, explicitas ou nas entrelinhas, são magníficas. Leia tendo em mente que foi escrito para crianças, e será uma leitura bastante gostosa.

Nana 02/12/2020

A história mais famosa
No segundo livro da série, iremos conhecer a história mais famosa graças aos filmes. Acompanhamos aqui os 4 irmãos, Pedro, Edmundo, Suzana e Lúcia, chegando em Nárnia. O lindo pais criado por Aslam no primeiro livro já não tinha mais sua beleza. Passava por um tenebroso inverno que durava cerca de 100 anos devido ao domínio das forças malignas da feiticeira branca. Com fortes referências bíblicas, vemos Aslam guiar as crianças a se tornarem quem devem ser. O cumprimento das profecias agitam Nárnia e nos transportam para uma história de batalhas, encantamentos e aventuras. Fiquei feliz que o livro seja relativamente diferente do filme, embora seja muito difícil não visualizar os atores durante a narrativa. Além disso, a parte do arrependimento de Edmundo, mexeu muito comigo. Como cristã, foi bem legal ver vários ensinamentos de uma forma lúdica.

ariwlizza 01/12/2020

esse livro é tão bom de ler! consegui ler em uns 2 dias pq a leitura flui muito bem, sem muita enrolação e muitos detalhes desnecessários. tô lendo o segundo livro e seguindo a ordem de publicação e me apaixonando cada vez mais por nárnia!

Lorrany 28/11/2020

É bom, mas não é meu favorito
Diferente de uma grande maioria, não tenho uma memória afetiva tão forte com essa série. Mas, acabo de reler esse livro por audiobook e adorei a sensação nostálgica que ele me trouxe. Quando o li pela primeira vez, aos 11 anos, não tinha gostado tanto, mas mesmo assim li a série inteira porque não queria a única a não conhecer essa história. Não assisti todos os filmes e faz muito tempo desde a última vez que assisti as adaptações, mas consegui me lembrar de muitas cenas durante com a narração. Agora, relendo após 10 anos, posso dizer que gostei mais do que naquela época. Consigo enxergar o enredo de forma mais madura e perceber coisas que não percebia naquela época, como as referências religiosas que C. S. Lewis gosta tanto de inserir em suas histórias. Por mais que não seja meu livro infantil favorito, não posso negar que é um clássico que merece ser apresentado às crianças.

Tami 27/11/2020

????????
?
? ???? ? ?????????? ? ? ??????-??????
?
[LEWIS, C. S. ?? ???????? ?? ?????? (? ????, ? ?????????? ? ? ??????-?????).- 3.ed.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009]. ?
?
C. S. Lewis nasceu em Belfast, Irlanda. Por mais de trinta anos, foi membro e professor do Magdalen College, em Oxford. Conservou Esse posto até tornar-se professor de Literatura Medieval e Renascentista, na Universidade de Cambridge. Seus dois primeiros livros foram de poesia e publicados sob o pseudônimo de Clive Hamilton. Mais tarde, publicou vários livros, principalmente relacionados com assuntos literários e teológicos. Para a literatura infantil, C. S. Lewis escreveu, em sete volumes, a história sobre a Terra mágica de Nárnia, que começou com ??? ????, ??? ????? ??? ??? ???????? ( ? ????, ? ?????????? ? ? ??????-?????).?
?
Lewis, é mesmo um autor incrível, pois apesar de o autor ter dado início com ? ????, ? ?????????? ? ? ??????-?????, na ordem sequencial ele é o segundo livro. Como a estória do livro 01 encerra na confecção do guarda-roupa, ainda assim é possível perceber uma sequência no segundo livro, possibilitando ao leitor o segmento do fluxo. ?
?
O livro dois é marcado por aventuras, trata-se da ida de Lúcia, Suzana, Edmundo e Pedro para o mundo de Nárnia, utilizando como portal, o guarda-roupa. Com uma narrativa cheia de aventuras o leitor é convidado a dar asas à imaginação. Com uma linguagem clara e acessível o autor é capaz de captar todas as atenções, e independente da idade.?
?
A leitura me proporcionou reflexão sobre diversas ações humanas, muitas das vezes, errôneas; foi o caso do personagem ???????, que para conquistar o poder foi capaz de trair os seus irmãos, ao passo que vemos o amor de Aslan ao optar por sofrer as consequências em seu lugar, esse trecho nos remete ao amor de ?????? por nós, que se entrega sem esperar nada em troca. ?
?
Concluo que ?? ???????? ?? ?????? é uma alegoria sem igual, quase que impossível lê, sem lembrar-se das Sagradas Escrituras, pois a todo tempo autor nos remete a ela.

By: Tamires Tavares

25/11/2020

O que achei de "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa?
Desde as primeiras páginas, o leitor se sente convidado a mergulhar no fantástico mundo de Nárnia e acompanhar as primeiras aventuras de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia nessa terra mágica. A história superou minhas expectativas e
tenho certeza de que algum dia vou reler esse livro, eu amei!
Mal posso esperar para descobrir as novas aventuras do quarteto, afinal, elas estão apenas começando!

"Quem é coroado rei ou rainha em Nárnia será sempre rei ou rainha." -Aslam

Luc Candelore 25/11/2020

Aslan!
Quatro crianças vivem uma aventura mágica com direito a seres mitológicos, fantásticos e mágicos.
O pano de fundo é uma história de redenção que remete ao tema do cristianismo, essa certamente foi a intenção de C.S. Lewis.
Cativante do início ao fim a história toca crianças e adultos, leva a lágrimas e sorrisos, acontecimentos que a leitura proporciona até mesmo aos leitores mais desatentos.

Renypsv 25/11/2020

Maravilhosa
Muito bom. "As Crônicas de Nárnia" são voltados para crianças, e são bem curtos (uma boa opção para se ler num dia inteiro, como fiz com esse e com o primeiro também). Esse é o segundo livro da série, e é melhor do que o primeiro, na minha opinião.

Carol Tiezerin 22/11/2020

Amo como a Lúcia é tão inocente e meiga, gosto muito do desenvolvimento dos personagens nesse livro

Cris Neves 20/11/2020

O livro é interessante, me peguei em alguns momentos relembrando do filme, só que de forma diferente, não sei explicar bem, ao mesmo tempo em que me trouxe novas descobertas.

Reinaldo.Souza 18/11/2020

Esperava mais
Nessa crônica, vemos as aventuras de Pedro, Susana, Edmundo e Lucia ao entrarem em um guarda-roupa e conhecerem Nárnia.

Lembro de ter visto o filme a muito tempo, logo não lembrava de quase nada da história.

Ainda falta alguma coisa pra me cativar. Achei tudo tão raso e sem emoção. A Feiticeira só está lá por estar, a grande batalha final não existiu. Não sei se é a forma que foi escrito, mas sei lá. Ainda não me cativou. Engraçado que lembro de ter gostado do filme.
Italo 22/11/2020minha estante
prefiro o filme, sinto nada lendo tb rs

Eduda 18/11/2020

Releitura por áudio book!
Eu acabei de escutar essa história e eu amei, quando eu li com meus 12/13 anos eu lembro de esse ter sido o meu preferido, e realmente agora ?relendo? eu lembrei por ele ser o meu preferido!
O filme que a Disney fez e muitooo fiel ao livro, muitas pessoas falan de adaptação de filmes e sempre esquecem esse... ele é muitoo fiel ao livro, apenas alguns detalhes ficam de fora, mas até algumas falas são as mesmas que tem no livro!
Amei, amo e continuarei amando muito esse livro... o melhor de Narnia (mesmo as crianças ganhando armas de Natal... nunca achei isso muito coerente, mesmo com a situação do livro!)

Vinicius Casimiro 18/11/2020

Segunda vez em Nárnia
Essa história acho que a maioria conhece. Uma menina brincando pela casa encontra um guarda roupa e se esconde nele. Vai para um mundo mágico e retorna para contar a aventura para seus irmãos que não acreditam nela. Um tempo depois ela e os outros irmãos acabam nesse mundo mágico chamado Nárnia. Onde existem leis, criaturas e muita aventura.

? A partir daqui tem spoilers:

Achei a o segundo livro mais corrido que o primeiro. O autor não parece gostar de encher linguiça e isso pode ser bom e ruim. Bom porque acontece rápido e ruim porque pode não desenvolver muito o universo e nem os personagens. Adorei entender melhor como foi o sacrifício de Aslam para salvar o insuportável do Edmundo rs. O livro aborda o que mentira e traição pode te resultar. Também fala rapidamente sobre como mudamos. O que me incomodou um pouquinho foi do nada aparecer o Papai Noel (do nada) e sair distribuindo presentes por Nárnia. Talvez a ideia era melhor antes de Lewis a colocar no papel. Ah e também a parte da batalha que durou menos de um capítulo, tô com mede de chegar na última batalha e ser assim também. Espero me surpreender mais nós livros que não foram adaptados. Até hoje não consegui superar O Sobrinho do Mago. Aquele livro até hoje me faz refletir no quanto a ideia da criação de Nárnia e do guarda roupa é maneira.

Morgxstar 17/11/2020

Tem anos que não vejo os filmes e para mim muitas coisas que acontecem nesse livro eram as últimas a acontecerem, foi ótimo relembrar de tudo e me apaixonar por Nárnia.