O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Ricardo Pereira 19/06/2020

MELHORES LIVROS DO ANO | 2020
(5° Lugar) ?????

MÁGICO, LINDO, ENCANTADOR.

Feito sob medida para aquecer o coração. Amei a crônica, na verdade estou relendo. Eu comecei a série lendo na ordem cronológica e não curti daí resolvi começar de nova na ordem de publicação. Essa história é fascinante, os personagens são adoráveis, a forma como é contada, simples mas profunda. O desenrolar de tudo. Que cheiro de infância. Ansioso pela próxima jornada. Já sinto falta de Nárnia.
DaiMenezes7 28/11/2020minha estante
Mais uma história arrebatadora de C.S Lewis!

As crianças, os Srs Castor, a Batalha, morte e ressureição de Aislam....

E o vacilão do Edmundo. Até pq somos todos Edmundo!

Quantas vezes deixamos Deus de lado pelos manjares do mundo?
Quantas vezes abandonamos Cristo para correr atrás das rainhas deste mundo?
Quantas vezes ignoramos o Evangelho pelos nossos desejos e prazeres momentâneos e supérfluos?
Este somos nós no lugar de Edmundo com os olhos fixos nos manjares turcos!

Até que surge Cristo, nas Crônicas: Aislam.

Que morre por nossos pecados e culpas e ressuscita, pois: "Saberia que, se uma vítima voluntária, inocente de traição, fosse executada no lugar de um traidor, a mesa estalaria e até a própria morte começaria a andar para trás??

Essa ligação é extraordinária! Glória a Deus por isso!

Black Flower 22/01/2021minha estante
Estou lendo o livro por inteiro. Estou na segunda crônica, digo, esta e se aprende muito. Já estou no penúltimo capítulo dele, 16. O sacrifício de Aslam foi realmente muito triste, mas sua volta gloriosa foi motivo de alegria e júbilo, na terra de Nárnia.

Black Flower 22/01/2021minha estante
Sim, achei fantástico essa pegada que o autor faz para mostrar o evangelho de uma forma diferente sem deixar de fala sério.

Ricardo Pereira 22/01/2021minha estante
Verdade. É brilhante a ideia do Lewis de criar todo esse universo como uma forma didática de espelhar passagens bíblicas.

Black Flower 23/01/2021minha estante
O que fez chorar foi a morte de Aslam, pois remota a morte e ressureição de Cristo.

Enza Cerqueira 13/10/2016

O mal será bem quando Aslam chegar
Estou relendo aos poucos as crônicas de Nárnia (em ordem cronológica) e terminei recentemente de ler O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, considerada por muitos a "magnum opus" de Lewis. Não é por menos já que, por causa desta primeira crônica, outras seis vieram e foram traduzidas para dezenas de idiomas, colocando Lewis no rol dos maiores escritores de todos os tempos.

Foi graças à adaptação cinematográfica mais recente desta crônica que eu conheci o talentoso escritor e, como já disse na resenha de "O Sobrinho do Mago", foi amor à primeira vista.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um livro de fantasia infantil singular. Seus protagonistas são quatro irmãos - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie - que estão sendo levados à casa de campo do velho professor Kirke (Digory de "O Sobrinho do Mago") para escapar dos horrores da segunda guerra que aterrorizam Londres.

A enorme casa do professor Kirke esconde vários quartos e mistérios e, por acaso, a caçulinha dos irmãos descobre um deles: dentro de um guarda-roupa, numa sala vazia, há um mundo extraordinário, cujo tempo difere muito do do nosso mundo e cujas criaturas que lá habitam ela acreditava existir apenas nos livros de mitologia da escola.

O mundo é Nárnia, habitado por sátiros, ninfas, dríades, faunos, centauros e animais falantes. Outrora, Nárnia era um lugar que emanava alegria, agora jazia sob o encanto de um inverno eterno lançado por Jadis, uma feiticeira poderosa e má, usurpadora do trono de Nárnia, que matava qualquer humano que se aproximasse das terras narnianas, receosa de que uma antiga profecia que dizia que dois filhos de Adão e duas filhas de Eva haviam de ocupar os quatro tronos do castelo de Cair Paravel e colocar fim ao seu reinado..

"Quando a carne de Adão,
Quando o osso de Adão,
Em Cair Paravel,
No trono sentar,
Então há de chegar
Ao fim a aflição."

Quem informa Lúcia sobre tudo o que está acontecendo em Nárnia é o bondoso fauno Tumnus e a menina logo corre para contar as notícias para os irmãos, que não dão crédito ao que só podia ser invenção da cabeça da irmãzinha que sentia saudades de casa. Edmundo, apenas um ano mais velho que a menina, era o mais cruel com Lúcia, zombando da menina mesmo depois que ele próprio, após segui-la à noite, visitou Nárnia!

Os irmãos mais velhos só viriam a acreditar na caçula quando eles próprios se encontraram dentro do guarda-roupa mágico quando menos esperavam e deram de cara com os bosques narnianos. Mas sair de lá não seria tão fácil assim uma vez que, por ajudar Lúcia, o fauno Tumnus fora levado cativo pela feiticeira e, agora, cabia aos irmãos Pevensie ajudá-lo. Mas eles não fariam isso sozinhos, com a ajuda de dois castores falantes simpáticos, eles haviam de encontrar Aslam, o grande leão, filho do Imperador de Além-mar que criou Nárnia, e os ajudaria a derrotar a feiticeira.

Neste livro, os paralelos cristãos são quase palpáveis, desde a traição de Edmundo, até a sua expiação com o sacrifício de Aslam, Lewis nos conta de maneira sutil uma história que lembra muito àquela contada nos evangelhos e, assim, nos emociona e fortalece ainda mais a nossa fé. É incrível como, com uma história infantil, ele conseguiu pregar tudo sobre o que trata o evangelho de maneira tão simples e tocante. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa não peca nos elementos de fantasia e eu acredito que não há idade para o ler. Trata-se de um livro que nos ensina sobre ter coragem, fé, confiar e, sobretudo, perdoar.

Hoje, após tantos anos desde o meu primeiro contato com esta crônica, a releitura provocou em mim uma comoção sem medidas e um prazer indescritível, um sentimento de pertença, nostalgia, esperança e felicidade inigualáveis, por isso recomendo bastante a leitura independentemente de idade, sexo ou religião.

"O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na sua juba, a flor há de voltar."
Rebeca 13/10/2016minha estante
O paralelo que ele traça entre a crucificação e ressurreição de Jesus e o sacrifício de Aslam é espetacularmente construído. Até mesmo o detalhe de ter sido Lúcia e Susana (as meninas) a estarem lá pra vê-lo morrer - ver o suplício e depois o corpo - e vê-lo voltar à vida: o paralelo das mulheres preparando o corpo de Cristo e de Maria Madalena sendo a primeira a vê-lo ressurreto.
Lewis era genial.

Enza Cerqueira 14/10/2016minha estante
Era mesmo! Esta crônica é fenomenal! São tantos paralelos, eu não pude nem conter as lágrimas nesta releitura, de tão emocionada...

Enza Cerqueira 14/10/2016minha estante
Não há hora certa nem lugar mais apropriado para se pregar a mensagem do evangelho do que o agora. Lewis provou que até com um livro de fantasia infantil podemos evangelizar as pessoas e utilizou seu talento de forma brilhante ao criar esta história memorável.

Khetelen 10/07/2019minha estante
Que linda a sua resenha. S2

Kelly Oliveira Barbosa 10/07/2019minha estante
Obrigada Khetelen :)

Khetelen 10/07/2019minha estante
De nada :)

Cíntia Costa 25/07/2019minha estante
Muito boa sua resenha. Sensacional!

Coruja 30/07/2019minha estante
Obrigada!

Pedro 20/07/2020

Uma dúvida...
Agora que eu conheci esse mundo, será que vou identificar outras pessoas que também já foram pra Nárnia?
Se fosse para apostar, eu diria que tem um portal no Jardim Botânico!
Rachel 22/07/2020minha estante
Que surto coletivo é esse de todo mundo lendo Nárnia?

Pedro 22/07/2020minha estante
É o clube do livro haushaush

Júnior 25/02/2010

As Crônicas de Nárnia : O Leão, a Feiticeira e o Gauarda-roupa
Esse livro nos conta a história de quatro irmãos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pensive.
Entre uma guerra, e bombardeios aéreos onde moravam tiveram que se mudar para a casa de um professor cujo nome era Digory. Chegando a casa do professor, foram recebidos por Dona Marta, mas não era uma casa e sim uma enorme mansão que ficava muito afastada da cidade mais próxima
Em um dia de chuva, em que não poderiam sair para o jardim, resolveram brincar de esconde-esconde dentro da casa. Pedro, o mais velho, começou contando e os outros foram se esconder, Lúcia não sabia onde se esconder e achou numa sala vazia, um grande guarda-roupa, onde se escondeu. Quando entrou viu que estava cheio de casacos, foi para o fundo do guarda-roupa e de repente sentiu um friozinho Olhou melhor e encontrou um lugar mágico, muito branco, pois onde olhasse havia somente neve.
Logo que deu o primeiro passo na neve avistou um poste com uma luz brilhante e um fauno que se assustou e foi para trás de uma árvore derrubando tudo que havia em sua mão, Lucia falou para que ele não tivesse medo e foi conversar. Até que o fauno, Tummus, notou que ela era uma “filha de Eva” e a convidou para ir tomar chá em sua casa e contou a história daquele lugar, que era a seguinte:
“A terra de Nárnia foi criada por um leão, Aslam, que é o rei, e agora está em outro lugar bem distante. Quando foi embora dessa terra, a feiticeira branca tomou o poder e transformou esse lugar em um campo de neve gelado, onde sempre é natal, mas nunca tem papai Noel, e diz a profecia que quando dois “filhos de Adão” e “duas filhas de Eva”voltarem a Nárnia, o rei voltará também, então haveria uma guerra e o bem triunfaria”. Por isso a feiticeira quer que todas as criaturas quando vejam um humano os leve para ela, para poder matar, mas ele não queria fazer isso com Lúcia, continuaram conversando por horas e Lúcia resolveu voltar pois pensava que seus irmãos estavam preocupados.
Quando voltou saiu correndo e gritando o que havia acontecido a todos e eles se entreolharam e não entenderam nada, Lucia falou que havia horas que estava com um Fauno em um lugar mágico onde sempre era inverno, mas seus irmão pensaram que fosse a fértil imaginação de Lucia, pois, não havia passado nem um minuto desde que se esconderam, Edmundo que era muito chato falou para seus irmãos que só podia ser brincadeira de Lúcia.
Após alguns dias, enquanto todos (menos Edmundo) dormiam Lúcia voltou ao guarda-roupa e entrou para ver novamente o fauno. Edmundo viu e resolveu segui-la. Ele entra no guarda roupa fica impressionado, pois pensava que Lucia estava mentindo. Foi nesse momento que a feiticeira branca, Jadis, em uma carruagem puxada por três veados brancos, e dirigida por um anão, parou e o menino foi ver de perto. Jadis, uma mulher alta, de pele branca como a neve e muito bonita, o chamou para sentar-se ao seu lado e assim fez. A feiticeira que dizia ser rainha de Nárnia começou a conversar e perguntar se havia mais humanos naquele território, e a fazer milhares de perguntas como: de onde ele veio; se tinha irmão; como eram..., Edmundo falou que sim havia outras duas irmãs e um irmão, a grande mulher ficou furiosa, mas rapidamente se acalmou e falou para que Edmundo levasse o mais rápido possível seus irmão para lhe fazer uma visita no castelo dela que ficava logo após as montanhas. Então Edmundo desceu daquele transporte, encantado pela mulher, deixando a feiticeira seguir seu caminho, quando ia saindo daquele lugar pelo guarda roupa Lucia o viu e Edmundo falou admiradamente que não era mentira dela e o lugar existia mesmo! Saíram os dois e voltaram a dormir.
No dia seguinte quando estavam os quatros irmãos reunidos, Lucia falou para Edmundo contar aos outros, o que havia acontecido dentro do guarda roupa, mas ele respondeu que não tinha nada e que a imaginação de Lucia era muito fértil.
Susana e Pedro ficaram confusos e foram falar com o professor e ele perguntou quem os meninos achavam que dizia a verdade. Como Edmundo era muito mentiroso, deduziram que era a menorzinha e desconfiaram que o professor soubesse de mais alguma coisa, mas ficaram com medo de perguntar.
Às vezes vinham turistas para ver aquela esplendorosa casa, pois era bem famosa, Dona Marta já tinha falado que quando houvesse visita não queria nem ver as crianças por perto. E hoje era um desses dias, muitos turistas estavam lá e a governanta vinha em direção das crianças. Eles não tinham aonde ir então tiveram que entrar na sala onde havia o guarda roupa, foi quando ouviram vozes no corredor e resolveram entrar todos no armário e ficaram bem quietos lá dentro, Susana começou a achar que estava meio frio deu um passo para trás e sentiu uma coisa pontuda encostar-se a suas costa era um galho de árvore, quando olhou para trás viu que Lucia dizia a verdade e existia mesmo um lugar diferente e que Edmundo mentiu o tempo todo, então cada um pegou um casaco e Lucia sugeriu para que eles fossem até a casa de Tummus, o fauno, para tomarem chá e conversarem. Chegando lá estava uma bagunça, tudo jogado, e havia uma carta com a assinatura da rainha dizendo que ele foi preso por traição de não ter contado sobre ter visto uma humana em ‘seu’ território. Lucia ficou muito triste e resolveu ir procurar seu amigo, quando viram um passarinho muito bonito. O pequeno bichinho pulava de galho em galho e os quatros resolveram o seguir até encontrarem um castor, que era amigo de Tummus. O castor, escondido, os levou até um lugar onde as árvores que estavam do lado da feiticeira, não os pudessem ver conversando e então o animal peludo, começou a falar. As crianças acharam estranho, pois animal algum fala. Depois que o Sr. Castor (como gostava de ser chamado) conversou um pouco com eles, foram até sua casa onde preparou pães e biscoitos para eles comerem, o bichinho contou toda a história e a profecia para eles, como Tummus já havia contado, estavam gostando da história quando o castor lembrou que a feiticeira já devia saber deles e resolveram ir para longe, onde ela não poderia os encontrar, foi quando perceberam que Edmundo já não estava mais lá, então saíram da casa dos castores e começaram a chamá-lo mas não obtiveram respostas. Sr. Castor falou que Edmundo já havia estado em Nárnia e falado com a feiticeira e não adiantaria procurar Edmundo porque ele teria ido ver a aquela mulher.
Quando o menino chegou ao castelo viu muitas estátuas no terraço, pareciam reais, a feiticeira o tratou muito mal e o prendeu no calabouço. Ele contou sobre Aslam, o único que conseguirá derrotá-la, que estava a caminho, ela ficou muita furiosa e o deixou trancado.
A quebra do encantamento já era notável, pois o gelo começava a derreter, os castores com as crianças foram andando até a mesa de pedra ao encontro do verdadeiro rei, quando escutam uma carruagem vindo atrás deles e começam a correr até acharem um esconderijo, depois de certo tempo o castor resolve ver o que esta acontecendo e viu que não era a feiticeira como haviam pensado e sim o bondoso velhinho, papai Noel, que deu um presente a cada uma das crianças, a Lucia um liquido que faz com que as pessoas se curem quando machucadas, a Susana um arco e flecha e a Pedro uma escudo e uma espada.
Enquanto isso a falsa rainha, Edmundo, anões e outros animais e seres que a rainha controlava iam à mesa de pedra para ver Aslam e pretendiam usar Edmundo, que estava amarrado à carruagem da rainha, para fazer o leão sofrer e por meio de um plano matá-lo. Como a carruagem já não deslizava muito bem por causa do derretimento da neve ela ordenou que os seres a carregassem em um tipo de tenda.
Os castores e as três crianças já haviam chegado à mesa de pedra e Aslam também estava lá com muitas outras criaturas, como unicórnios, ratos, gambás, veados, leões, sagitários e muitos outros tipos de animais, alguns até misturados como leões com asas e boca de águias.
Tempo depois chega à feiticeira e alega que todos os traidores pertencem ao lado dela e Edmundo era um traidor, o leão queria que o menino ficasse com ele, então a feiticeira e o rei foram a uma tenda no acampamento, em volta da mesa de pedra, para conversarem. Depois de uma longa demora, quando saíram da tenda, o leão e a feiticeira, que estava muito feliz pela proposta. Aslam exclamou que Edmundo ficava e a rainha iria embora e assim foi feito.
Logo que ela se foi, o grande animal, que estava muito triste, falou para irem longe da mesa de pedra. Sem ninguém questionar, foram até um outro lugar para acampar, o leão falou para Pedro atacar a rainha depois dessa noite e vencer a luta libertando Nárnia. Quando chegou a noite o rei saiu do acampamento, Lucia e Susana viram e começaram a segui-lo, então o leão falou para as duas irem com ele, mas só até metade do caminho, o resto ele iria sozinho. Quando chegou a certo ponto, ele falou para elas voltarem que continuaria sozinho. Ele continuou andando sem olhar para trás, sempre de cabeça baixa. Elas o desobedeceram e o seguiu, ele estava indo a caminho da mesa de pedra, que ficava no alto, em cima de um monte com cerca de quatro metros de altura, era uma escadaria gigantesca até a mesa, onde havia muito barulhos e seres incrivelmente feio e nojentos, bruxas, anões, almas das árvore, vulpinos, sátiros, lobisomens, homens morcegos..., a feiticeira mandou cortarem sua juba e depois pegou um facão afiado e enfiou bem no coração do pobre leão. Susana e Lúcia que estavam vendo tudo isso se sentiram muito tristes. Depois que todos foram embora, elas subiram até onde o leão estava, as duas meninas choravam desesperadamente, quando Lúcia foi colocar algumas gotas do líquido que o bom velhinho tinha lhe dado, mas nada aconteceu, então se viraram de costas e quando iam embora, ouviram um grande estrondo, a mesa estava partida e o leão não estava mais lá. A feiticeira não sabia é que, se alguém se oferecesse para morrer no lugar de um traidor, a mesa iria partir ao meio e quem morresse iria voltar à vida, e aconteceu. O leão parecia estar com a juba mais brilhante e bonita.
Enquanto isso Pedro estava indo atacar a feiticeira e já tinha preparado uma armadilha, mas ela já estava pronta também e quando ficou sabendo, armou seus exércitos e foram até a briga. Foi uma grande luta em uma arena gigantesca. Enquanto isso, o leão e as meninas estavam indo ao castelo da rainha para fazer com que as estátuas ganhassem vida novamente. Chegando, Aslam, com um sopro, devolveu a vida às estátuas, que começaram a se mexer, mas não se lembravam de nada. Aslam contou com poucas palavras o acontecido e mandou todos irem até onde estava tendo a guerra para ajudarem Pedro, Edmundo e os outros seres daquele lugar encantado a acabarem com o mal que a feiticeira branca implantou sobre esse belo lugar,e assim foi feito. A luta foi emocionante. Os meninos ganharam. Susana também lutou com seu arco e flecha, e Lúcia deu umas gotas de seu precioso líquido a cada ser ferido, muitos morreram, mas a maioria sobreviveu.
A feiticeira foi morta por Aslam, e depois as “filhas de Eva” e “filhos de Adão” foram coroados como reis e rainhas de Nárnia, e assim eles cresceram nesse lugar e nunca mais voltaram a casa do professor. Certo dia, foram caçar, e Lúcia avistou um poste com uma luz muito brilhante. Eles se lembraram da sala grande com o guarda roupa. Entraram e quando saíram do guarda roupa voltaram a ser crianças, D. Marta e os convidados ainda estavam falando no corredor, mas não entraram na sala vazia. Para todos que estavam na casa do professor o tempo não havia passado.

Mariana Bortoletti 24/03/2011minha estante
Isso não é uma resenha... o.O

C. Aguiar @coelhoobrancoo 26/03/2014minha estante
dica isso não é resenha e isso tem spoiler, favor marcar como spoiler para quem ainda não leu o livro não ficar sabendo das coisas ¬¬

Sakaniwa 02/09/2013

Decepção.
Quando fui começar a ler As Crônicas de Nárnia já tinha assistido O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e Príncipe Caspian, e o primeiro livro (admitam) é fantástico.
Logo corri atrás do segundo, mas O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa me decepcionou, juro que sim. A Disney fez uma produção maravilhosa baseada no livro, acrescentou coisas diferentes, mas o mais importante: deu vida à batalha do ponto com mais ação (a batalha em si), enquanto o livro narra Aslan e as garotas, e algumas coisas diferentes acontecem.
Se você, amigo, vai ler este livro, eis uma dica: se você espera um livro superprodução como o filme, espere sentado perto da cova de C. S. Lewis, pois é um livro bem tranquilo. Se você ler com expectativas muito baixas talvez se surpreenda um pouquinho.
Não é que eu não goste da série, muito pelo contrário, eu gosto até demais, mas o filme nos dá expectativas falsas de como o livro é. Leia outros, esse não vai ser o mais emocionante dos 7 livros (apesar de a história nele ser muito importante).
Alan 19/11/2013minha estante
Também assisti o filme primeiro e as batalhas foram fantásticas, esperava o mesmo do livro e realmente deixou a desejar nesse quesito.

Andreia 04/05/2020

Nostálgico
Vi o filme na minha infância e assim como ele o livro me deixou no final com aquela vontade de ir para Nárnia. Quem foi criado dentro da igreja tem que concordar comigo que é uma bela e divertida representação. Espero que se a Netflix levar a diante o processo de fazer uma adaptação, que faça bem feito.
Assim como a maioria, também prefiro Edmundo, desde mais nova eu tinha uma paixonite por ele, mas temos que confessar que o Pedro é de fato magnifico e mais do que digno de ser rei. Susana pra mim não é medrosa e sim cautelosa, mesmo com medo enfrentou tudo junto com os irmãos. A Lúcia é doce e cativa qualquer um com seu bom humor.
Enfim, ainda me sinto a mesma menina que queria ir para Nárnia quando mais nova. Em breve lerei as outras crônicas e recomendo a todos também.
Andreia 30/07/2020minha estante
q resenha chata do caralho q q eu tinha na cabeça quando escrevi isso

Mi 30/12/2016

"Quando os pés estão corretos, todo o resto nos acompanha."
O livro se trata da história dos quatro irmãos, que descobrem uma passagem secreta para outro mundo, no guarda roupa de sua casa. Nesse mundo se envolveram em várias aventuras, conhecerão a maquiavélica Feiticeira, e descobrirão o verdadeiro valor da amizade. O quao bom é ter amigos, a qual possam confiar. Amigos eles, que levarão para a vida toda.

Vamos a história. ...

Os quatro irmãos (Susana, Lúcia, Pedro e Edmundo ), tiveram que sair de onde estava morando em Londres, por causa dos rotineiros ataques aéros.
Com tamanho perigo em Londres, eles foram morar na casa de um Professor.
No dia seguinte, apos ja conhecer o Professor, entendiados,os irmãos decidiram explorar a casa.

A mais nova, Lúcia decidida ir mais a fundo na aventura, e então abriu um armário, o qual lhe havia chamado atenção. Logo se dar conta que não está mais na Casa do Professor, ela se ver em um lugar completamente desconhecido.
Ela se encontra em um bosque, cheio de ramos de árvores e flocos de neve que preenchiam o ar.
Em vez de assustada, Lúcia se sentira excitada com toda a aventura. E começou à avançar mais adentro do bosque, a caminho da luz.
E é durante sua expedição que ela, se esbarra com um Fauno (S2 S2 S2 ).
Tumnus o meu fauno favorito, se admira em encontrar Uma filha de Eva ( humana ), nas Terras de Nárnia, onde o inverno é predominantemente. Logo os dois se ver encantados um com o outro, e se tornam grandes amigos.
(A amizade deles é Tão fofinha, quando eu os vi no filme,fiquei tão encantada).

O segundo a descobrir Nárnia foi Edmundo, só que a Pessoa a qual ele conhecera não é nada amistosa como Tumnus. Nem bondosa com os moradores de Nárnia. A Feiticeira Branca.
Aos olhos de Edmundo, parece até ser simpática, mas ele nem imagina os pensamentos que rondam na mente da Branquela.
E ele, que tem a força de caráter um pouco "inferior ", se comparado aos outros irmãos, se deixa iludir com as promessas vazias da Rainha.
E se tornam "aliados ". (Edmundo nem imagina no que está se metendo )

Depois de um ocorrido envolvendo todos os irmãos, todos se encontram no fantástico mundo mágico de Nárnia. Os irmãos mais velhos contemplando toda a beleza do lugar, são obrigados a acreditar no que a pequena Lúcia falava.

Um acontecimento terrível faz com que os irmãos permaneçam em Nárnia, e vão em busca da Feiticeira Branca , para um acerto de contas, com a ajuda de Aslam, O Leão - Rei de Nárnia.
O que os irmãos não imaginavam era fazer parte de um profecia, alem disso , que iriam fazer parte de um Marco na história de Nárnia.

Ps: Mesmo o livro sendo bom, acho o filme mais legal. #NaoMeMatem kkkk

Bjss no core
Kelly 31/12/2016minha estante
Sou apaixonada por essa saga .. é muito amor !!!

Bela 06/10/2014

Um livro para ler pros filhos *--*
O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa. As Crônicas de Narnia #2 Autor: C. S. Lewis. Editora: Martins Fontes. Páginas: 180.

Esse é o segundo livro da série e o primeiro filme. A proposito, o filme tem pouquíssimas diferenças se comparando com o livro. Eu fiquei um pouco surpresa por terem feito um filme de mais de duas horas com um livro tão curtinho. Quando fui me aproximando no final da leitura até cheguei a me perguntar se a história terminaria nesse livro ou no próximo, uma vez que vi já vi o filme, e a sensação que eu tinha era de que ainda faltava muita coisa acontecer em tão poucas páginas.. O enredo acontece rápido, mas sem ser necessariamente corrido.

"[]Mas se você sabe o que é isso, se já passou a noite toda acordado e chorou até acabarem as lágrimas Então sabe que, no fim, desce sobre a gente uma grande calma. Chegamos até a ter a sensação de que nada mais nos poderá acontecer."

Lucia, Susana, Pedro e Edmundo são irmãos e foram enviados pela sua mãe para a casa de um velho professor porque estava acontecendo uma gerra em Londres onde eles moravam. A casa era uma verdadeira mansão, repleta de cômodos de diferentes tamanhos e utilidades, o professor mantinha até um pequeno museu de antiguidades e de vez em quando apareciam algumas pessoas para conhecer a casa e sua história. Assim eles passaram muitos dias se aventurando pelos quartos e corredores, até toparem com um quarto onde só havia um grande guarda roupa. Lucia é a única que se interessa pelo móvel e sem querer acaba descobrindo que na verdade, ele esconde um mundo magnifico repleto de seres mágicos e governado por uma feiticeira cruel.

De inicio seus irmãos não acreditam na sua história, mas no momento certo eles acabam descobrindo tudo por si mesmos e, aí sim, embarcam em uma grande aventura com direito a guerra, traição, sacrifício, arrependimento, tentação, etc. C.S. Lewis continua com seus paralelos bíblicos, nessa história, se no primeiro livro Asla representou o Deus criador, nesse ele representa Jesus Cristo que se entregou para pagar pelos pecados da humanidade. A linguagem é bem fluída e fácil, sem delongas. rs Taí um livro que pretendo ler para meu filhos, quando eu tiver, daqui a muitos anos! *-* hahahhaha

Gostei do livro porque ele retrata as características de cada personagem de forma bem clara, nem todos eram corajosos e curiosos, e se não me engano, no livro eles parecem ser mais novos do que no filme. São crianças que estão crescendo, formando seu caráter e entendendo que suas ações geram consequências com as quais eles terão de arcar. ;) #SuperRecomendo

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/
Hannah 08/07/2017minha estante
eu sou completamente apaixonada por esse livro ! também amo o filme, mas eu achei o livro mais completo e fascinante sabe?. Enfim eu já li todas as Crônicas de Nárnia e amei.
gostei bastante da sua resenha.

julia.roberta 10/09/2020

Adorável
Queria conseguir esquecer o filme, para poder ter o prazer de conhecer, novamente, a história de como os futuros reis de Nárnia encontraram essa terra mágica e ajudaram a salva-la do inverno infinito da Feiticeira Branca.
Mesmo já conhecendo a história, eu amei a leitura, foi divertida e cativante.
É um clássico do C.S. Lewis que todos deveriam conhecer.
Vale muito a pena
julia.roberta 11/09/2020minha estante
Sem o interrogação no fim kk !*

Anderson Brito 21/08/2010

O que nos leva a ler “As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” e página após página a gente sentir aquele misticismo de fantasia ganhar forma e nos tele-transportar por completo para dentro da história? Eu ainda não descobri, pois este foi o segundo livro das crônicas que eu li. Independente disso é quase um vício ler a aventura narrada! Nárnia é um lugar onde você não tem aquela obrigação contra sua vontade de visitá-la mesmo sem disposição para saber o que vem por aí na história dela. Nárnia é livre, é familiar, é vida e uma deliciosa descoberta sem compromisso. É um convite irrecusável para explorar o sumo da fantasia e fazer sua história ali dentro.

Em “As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana, os quatro irmãos, são mandados para a mansão de um historiador (quem está lendo na ordem cronológica e já leu “As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago” entenderá melhor sobre o historiador) para se refugiarem da guerra que assombra a região onde moravam. Nesta mansão descobrem um guarda-roupa que dá acesso a um mundo, Nárnia, cheio de fantasia e que reserva uma profecia para os quatro irmãos. Profecia esta, que a maligna Rainha Branca fará de tudo para mudar o rumo da história e manter de título em Nárnia.

Uma das personagens mais queridas por mim é a caçula dos quatro irmãos, Lúcia. A menina é doce, meiga e hiper educada. Susana também tem seus méritos como irmã madura e valente. Pedro é corajoso e super protetor, faz de tudo pelos irmãos. Edmundo consegue ser detestável como criança, mas conquista nossa confiança até o fim desta história. Todos os quatro são apresentados com a maior riqueza de personalidade que C.S. Lewis consegue passar. E, que pode lhe levar as lágrimas de fato é o amor e o elo que unem estes irmãos.

O legal de ler “As Crônicas de Nárnia” na ordem cronológica é ler este segundo livro já sabendo quem é a rainha e por que dela ser tão maligna, entender o porquê de um guarda-roupa dá acesso a Nárnia, saber quem é o historiador e por que ele acredita nas crianças e acima de tudo matar a saudade de Aslan.

Thay 01/01/2011minha estante
Ótima Resenha!

Gabrielle 16/04/2020

Valeu a pena reler
"Mas se você sabe o que é isso, se já passou a noite toda acordado e chorou até acabarem as lágrimas. Então você sabe que, no fim, desce sobre nós uma grande calma. Chegamos até a ter a sensação que nada mais nos poderá acontecer."

Em menos de um ano assisti ao filme duas vezes, li e agora reli essa crônica maravilhosa, leve e que sem dúvidas é feita para leitores adultos e crianças!

Levo Nárnia sempre em meu coração.
almeidalewis 19/06/2020minha estante
É o que eu digo uma vez em Nárnia sempre em Nárnia ! Gosto qdo o leão é transformado em Cordeiro e diz as crianças : eu estarei com vcs no outro mundo, só que com outro nome??....

Doug Tods 12/05/2010

INCRIVELMENTE IDÊNTICO AO FILME
O conto magnífico de quatro irmãos que descobrem a passagem secreta para outro mundo, ao entrar em um guarda roupa, isso basta... Já é fantástico!
A aventura de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia é repleta de magia do principio ao fim, não tem como não se apaixonar!
Se eu houvesse lido o livro para depois assistir o filme, eu acharia perfeito, pois veria com meus olhos tudo que minha mente imaginou... Mas como assisti o filme primeiro, enquanto eu lia, tinha a estranha sensação de já ter lido aquele livro, isso devido ao fato do filme ser tão fiel a história de C.S. Lewis. Se você não leu e nem assintiu o filme ainda, recomendo que leia primeiro, pois será mais gratificante.
Alê 31/08/2012minha estante
Eu li o livro primeiro e foi exatamente assim que me senti quando assisti o filme. IDENTICO.