O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

@rccardopereira 19/06/2020

MÁGICO, LINDO, ENCANTADOR.
Feito sob medida para aquecer o coração. Amei a crônica, na verdade estou relendo. Eu comecei a série lendo na ordem cronológica e não curti daí resolvi começar de nova na ordem de publicação. Essa história é fascinante, os personagens são adoráveis, a forma como é contada, simples mas profunda. O desenrolar de tudo. Que cheiro de infância. Ansioso pela próxima jornada. Já sinto falta de Nárnia.
DaiMenezes7 28/11/2020minha estante
Mais uma história arrebatadora de C.S Lewis!

As crianças, os Srs Castor, a Batalha, morte e ressureição de Aislam....

E o vacilão do Edmundo. Até pq somos todos Edmundo!

Quantas vezes deixamos Deus de lado pelos manjares do mundo?
Quantas vezes abandonamos Cristo para correr atrás das rainhas deste mundo?
Quantas vezes ignoramos o Evangelho pelos nossos desejos e prazeres momentâneos e supérfluos?
Este somos nós no lugar de Edmundo com os olhos fixos nos manjares turcos!

Até que surge Cristo, nas Crônicas: Aislam.

Que morre por nossos pecados e culpas e ressuscita, pois: "Saberia que, se uma vítima voluntária, inocente de traição, fosse executada no lugar de um traidor, a mesa estalaria e até a própria morte começaria a andar para trás??

Essa ligação é extraordinária! Glória a Deus por isso!

Black Flower 22/01/2021minha estante
Estou lendo o livro por inteiro. Estou na segunda crônica, digo, esta e se aprende muito. Já estou no penúltimo capítulo dele, 16. O sacrifício de Aslam foi realmente muito triste, mas sua volta gloriosa foi motivo de alegria e júbilo, na terra de Nárnia.

Black Flower 22/01/2021minha estante
Sim, achei fantástico essa pegada que o autor faz para mostrar o evangelho de uma forma diferente sem deixar de fala sério.

@rccardopereira 22/01/2021minha estante
Verdade. É brilhante a ideia do Lewis de criar todo esse universo como uma forma didática de espelhar passagens bíblicas.

Black Flower 23/01/2021minha estante
O que fez chorar foi a morte de Aslam, pois remota a morte e ressureição de Cristo.

Caah 15/06/2021minha estante
Qual a ordem cronológica?

@rccardopereira 15/06/2021minha estante
5 - A Viagem do Peregrino da Alvorada;
6 - A Cadeira de Prata;
7 - A Última Batalha.

Caah 15/06/2021minha estante
Obrigada, Ricardo. Estou no 4° livro e amando muito??

drica 18/01/2022minha estante
melhor livro da vida, queria entrar dentro do livro e morar em narnia, juro

Marina.Talarico 29/06/2022minha estante
Lindo???

Marina.Talarico 29/06/2022minha estante
Lindo. O filme é muito fiel ao livro.

Julia 14/10/2022minha estante
É simplesmente perfeito!!! Amo mt ele,é um dos meus favs

Jessica 12/01/2023minha estante
Quero tantoooo esse livro meu Deus ?

Lulurusj 27/01/2023minha estante
Adorei o filme então vou ler

Larissa.Rangel 22/02/2023minha estante
Gente qual a diferença da saga separada e aquela de volume único? A de colume único não vate com o número de páginas que os livros separados tem.. queria ler mas não sei qual comprar

@rccardopereira 20/03/2023minha estante
Não tem diferença. Você escolhe.

Isabela1789 19/12/2023minha estante
concordo plenamente, um dos melhores livros que eu já li na minha vida inteira

ThaAs208 10/01/2024minha estante
Não tenho nada a falar deste livro além de que ele é perfeito ( adoro a parte em que ele passa pela ressurreição,em que ele brinca com a menininha e até quando Edmundo se apaixona pelo mangar kkkkjjk

Victor108 10/02/2024minha estante
vocês viram o luxo que tá o box da Harper Collins?

Victor108 10/02/2024minha estante
tô pensando se vou na ordem de lançamento o cronológica kkk vou olhar uns vídeos no YouTube

Victor108 10/02/2024minha estante
não fica complicado ler na ordem de lançamento?

@rccardopereira 10/02/2024minha estante
Eu gostei de ler na ordem de lançamento. Pra mim fez mais sentido.

Fer Sugano 03/03/2024minha estante
A gente sente um cheiro de infância mesmo. Que coisa boa que está leitura nos proporciona!

Beeea.triz 19/02/2023

O melhor livro de fantasia
A crônica do Leão, a feiticeira e o guarda-roupa é o livro mais lindo que já li!
Ao mesmo tempo que é rápido, rico de detalhes, tem personagens maravilhosos ?
Por mais que já tenha assistido o filme inúmeras vezes, livro é livro. E deixa uma sensação de coração quentinho ??
Radmila.Ribeiro 19/02/2023minha estante
Comprei o meu ontem, vou reler

Maria 19/02/2023minha estante
É meu livro preferido da saga ?

Beeea.triz 19/02/2023minha estante
Radmila é tão lindo, né?

Beeea.triz 19/02/2023minha estante
Maria é uma história que não dá pra descrever de tão linda que é ?? não é?

joseaugusto.lara 19/02/2023minha estante
Discordo, para mim é "O Senhor dos Anéis" ?

Beeea.triz 19/02/2023minha estante
José ainda não tive a oportunidade de ler (apesar de querer muito, está na minha lista), mas quem sabe não mudo de ideia?

joseaugusto.lara 20/02/2023minha estante
Eu gosto dos dois, mas meu preferido é "O Senhor dos Anéis". C.S. Lewis também tem algumas obras filosóficas como os "Quatro amores" que também são muito boas.

Patricia 01/03/2023

Senti como se estivesse assistindo ao filme novamente. Gostei mais desse livro do que o primeiro, acho que por ter mais aventuras e também pelas crianças (Lucy perfeita). Fiquei me perguntando se o tio é o sobrinho do primeiro (?)

Nesse podemos ver as referências bíblicas do sacrifício de Cristo (a crucificação) e a ressurreição. Além de toda grandeza, amor, poder, proteção e perdão.

"Quem é coroado rei em Nárnia, será sempre rei em Nárnia."

ps. para quem tem interesse em ler, recomendo começar pela ordem cronológica, ou seja, começar pelo "o sobrinho do mago"
Yavanna 01/03/2023minha estante
Moça, então esse não é o primeiro livro? Eu jurava q era ?

Nattydias1 01/03/2023minha estante
Sou apaixonada nos livros que aparecem os Reis de Nárnia.

Nattydias1 01/03/2023minha estante
Ano passado li a versão única, todos os livros em ordem certa e foi incrível.

ShiiLadeia 01/03/2023minha estante
Obrigada pela dica ?

Patricia 01/03/2023minha estante
Esse é o primeiro em ordem de publicação, mas na ordem cronológica da história o primeiro é "o sobrinho do mago", eu recomendo começar na ordem cronológica para entender o surgimento de Nárnia, do porque do guarda-roupa ser assim, como a feiticeira apareceu...

Nattydias1 01/03/2023minha estante
E tirando que ler na ordem cronológica ajuda a entender várias coisas nos outros livros. Dá de ler tranquilo sem ordem porém na cronológica todos eles se ligam.

Yavanna 01/03/2023minha estante
Obrigada!! Tô querendo muito comprar a edição única

sanktadelina 30/12/2022

Perfeito
Sempre tive vontade de ler as crônicas de Nárnia, pois amo muito os filmes
É uma história tão linda, tão cheia de encantos
E, apesar de ser um conto infantil, me entreguei demaisssss. É muito fácil de se ler, a leitura não é demorada. Enfim, amei muito, recomendo.
É muito bom mesmoo

Rodrigo.Silva 30/12/2022minha estante
Depois que vc descobre o motivo do autor ter escrito toda essa maravilha, o coração fica tão quente e em paz.

Foi pq ?

Rodrigo.Silva 30/12/2022minha estante
CS Lewis viveu momentos muito duros na guerra. Sempre foi um amante da fantasia, com o passar dos anos se aproximou mais do cristianismo e resolveu fazer uma "releitura" bíblica dentro do gênero de fantasia. O seu melhor amigo à época, J.R.R Tolkien, autor de senhor dos anéis, o incentivou, trocaram cartas e ambos participaram um no projeto do outro. O resultado é essa maravilha. Enfim, a verdade é que Aslam, Nárnia, os reis e todas as histórias trazem um significado muito profundo

Rodrigo.Silva 30/12/2022minha estante
Além disso CS Lewis tem alguns livros muito sérios a respeito. Sobre filosofia, teologia e fantasia aplicada

Geovana 30/12/2022minha estante
Nossa, amo o livro já que está sendo um dos poucos que já li do gênero

Obg

Emyllaynny.Freitas 03/09/2021

É incrível como parece que Aslam foi inspirado em Jesus Cristo (não sei se realmente é, mas foi a impressão que eu tive).
+1 vez não fiquei decepcionada. Eu tinha muitas expectativas nessa obra por causa do filme (afinal, os livros sempre são melhores) e não me frustrei. Essa foi minha segunda leitura audiobook (no final não aguentei e acabei lendo o último capítulo pelo eBook) e só consigo dizer o quão incrível é a escrita do autor; ele consegue te levar para Nárnia e estar com os personagens.
É MUITO BOM e bem melhor que o filme (pelo jeito a série será a primeira indicação de livros que farei para meus sobrinhos hehehe). Inclusive, eu tinha uma ideia muito ruim sobre o Edmundo e agora não tenho mais: SIM, ELE FOI MUITO MAL RETRATADO NO FILME. Mesmo que tenha agido impulsionado pela ganância, ele também estava sob um "feitiço". Fiquei sabendo que ele aparece nos próximos livros e tenho muitas expectativas com ele também haha.
Acho que Lúcia ganhou meu coração e é isto.
Amanda.Marques 03/09/2021minha estante
Foi inspirado sim ???

Emyllaynny.Freitas 03/09/2021minha estante
???????????

Jorisdana 04/09/2021minha estante
AAAAAAAAAA????????

Jorisdana 04/09/2021minha estante
Amiga é bastante forte a inspiração de Deus e da Bíblia desse livro. O último livro eu fiquei assim???? e o fato da Lúcia ser a que mais "sente" o Aslam, e acredita nele, nossa MT genial, MT forte

Emyllaynny.Freitas 05/09/2021minha estante
MUITOOOOO

mirianbezerra 29/11/2023

Icônico, memorável e atemporal
Eu me senti tão confortável lendo esse livro! Nárnia se tornou um lar para mim.
Adorei acompanhar as aventuras de Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia. Cada um deles tem um espaço enorme no meu coração.
Durante o livro, os personagens (mesmo sendo crianças) enfrentam situações que os obrigam a crescer e descobrir a força que têm dentro de si. É uma lição de vida embalada em uma narrativa mágica maravilhosa!
C.S. Lewis nos ensina sobre coragem, amizade e redenção.
A escrita é muito fluída. Nem percebi as páginas passarem, e quando fui ver já tinha acabado. Ficou um gostinho de quero mais. Vou iniciar a próxima crônica de Nárnia e espero que seja tão boa quanto esta.
Recomento muito a leitura!
Jennyfer23 29/11/2023minha estante
esse livro é maravilhoso! amo Nárnia

Karen533 29/11/2023minha estante
Tô lendo ele, e até agr tô gostando bastante tbm

Aninha52 29/11/2023minha estante
tive o mesmo sentimento!! é muito confortável

zxsaturno 29/11/2023minha estante
Este livro é um conforto só!!

mirianbezerra 07/12/2023minha estante
Virou favorito!

Samyra 30/12/2021

O filme até que foi fiel.
Gostei mais do livro do que do filme, isso já era de se esperar. Porém, esse livro foi muito mais que apenas um livro, ele me transportou para o ambiente em que se passava a história e me fez sentir cada alteração que tinha no ambiente. enfim, perfeito.
ibellaoliver 30/12/2021minha estante
olha? se vc já assistiu príncipe caspian, se prepara para quando ler pq o baque vai ser forte (não vou dizer em qual sentido)

Samyra 30/12/2021minha estante
Agora eu tenho um treco no coração de pura ansiedade.

ibellaoliver 01/01/2022minha estante
desculpa kkkkkk

Samyra 01/01/2022minha estante
Tudo bem. Eu vou me recuperar depois que ler o livro e ter conhecimento do que tu tá falando kkkkk

Wesley.Rodrigues 27/09/2021

Um bom começo
A história do livro e os acontecimentos se passaram bem rápido, achei que iria ter bem mais detalhes, mas fora isso a dinâmica foi bem boa, não vejo a hora de ler os outros livros.
Vanessa 27/09/2021minha estante
Você está lendo na ordem de publicação ou cronológica?

Wesley.Rodrigues 27/09/2021minha estante
Estou lendo na ordem de publicação, falaram que a experiência é melhor do que ler na ordem cronológica.

Vanessa 27/09/2021minha estante
Tbm ouvi falar que é melhor. Eu li no volume único que foi organizado cronologicamente e devo confessar que tive problemas. O Sobrinho do mago e O cavalo e seu menino foram as que eu menos gostei.

Wesley.Rodrigues 27/09/2021minha estante
O sobrinho do Mago, deve ser ruim de ler, todo mundo fala que não gosta muito dele, medo de quando começar a ler ele kkkk

bloodinthewine 30/05/2021

Incrível!
Esse livro me dá uma sensação de nostalgia enorme, me faz sentir como se eu voltasse a ser uma criancinha. Vindo de uma pessoa que é meio agnóstica/ateia, as referências a bíblia sempre me deixavam arrepiada!

Você consegue ler o livro em um dia já que a leitura é fluidíssima e muito rápida. Os personagens são adoráveis e o universo realmente mágico.

Uma coisa que eu mudaria se fosse possível, era escrever explicando melhor alguns detalhes, o que o filme fez mas ainda deixou a desejar, como a história da Feiticeira Branca e outros.

Recomendo demais pra todo mundo! É um livro que não importa a sua idade, você vai se apaixonar pelo universo!
Duda 31/05/2021minha estante
Mulher, vc nao tem noção do quão emocionante é o último livro! A coisa mais linda, de aquecer o coração mesmo!!

bloodinthewine 01/06/2021minha estante
@Duda eu tava com medo de ler as outras porque parece que n são com o ed, pedro, susana e a lúcia (porque eu me apeguei demais a eleskjkk) e tava com medo de n gostar, mas vou tentar ler elas agora que vc disse :))

Duda 01/06/2021minha estante
serio, muito massa! só quem nao aparece no último é susana... os outros aparecem

bloodinthewine 01/06/2021minha estante
espero que nada tenha acontecido com elakjjjjkkk

César 29/06/2023

Divertido
Uma leitura rápida e aconchegante. A estória é repleta de alegorias cristãs. Arrependo-me de não tê-lo lido lá nos meus 12 ou 13 anos (quando li o Senhor dos Anéis e Harry Potter). Hoje, com 31 anos, super indico este livro pra quem gosta de fantasia, contos de fadas? é uma ótima introdução à leitura para seus filhos ou sobrinhos.

A estória é sobre 4 crianças que, durante o período da guerra, são enviadas para a casa de um professor no campo. Lá, durante uma de suas brincadeiras, elas encontram um guarda-roupa que funciona como uma espécie de portal e as leva para um outro mundo conhecido como Narnia. Neste novo mundo, elas dão de cara com algumas personagens bem peculiares e que fazem referência a personagens bíblicos, como o próprio leão Aslan, assim como situações que também tem intertextualidade com as estórias do cristianismo. É uma ótima aventura.

Sobre esta edição em específico, de luxo, da Harper Collins Brasil, em capa dura e ilustrada é algo pra se ter na estante. Tudo muito lindo e bem acabado. 10/10 pra esta edição.
skuser02844 29/06/2023minha estante
E meu livro preferido de narnia

Jão 29/06/2023minha estante
É a edição de luxo recem lançada?

Stefany.Massi 29/06/2023minha estante
Quero mt leer

gomesbili_ 29/06/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso

Lysiane.Correa 16/03/2024

Pra usar na catequese ele é ótimo. Eu particularmente entendi as metáforas e não curti, não consegui sentir a fantasia ? só consegui ver o lado cristão.

Queria uma fantasia k k k k
dudasoaresb 23/03/2024minha estante
Trata-se de uma fantasia cristã. O autor era cristão e trouxe referências bíblicas de forma lúdica para a maior parte de suas obras. ?As Crônicas de Nárnia? são citadas por muitos teólogos justamente por isso, então?

Lysiane.Correa 24/03/2024minha estante
Então, Duda, eu estou falando que é EXATAMENTE por isso que eu não gostei. Entendeu?
Li para trabalho, não por prazer e minha opinião é essa ?????

Lysiane.Correa 24/03/2024minha estante
O teólogos que cuidem da parte deles, eu estou falando de ficção literária

Gabaloshan 08/04/2024minha estante
É por esse motivo que até hoje não li as Crônicas de Nárnia, ao que tudo indica é uma espécie de Senhor dos Anéis empobrecido e com muita doutrinação cristã. Tolkien era cristão, e também transmitia valores, mas ele o fazia de maneira muito mais sutil e rica.

ana.b4 25/09/2023

Perfeito
Amo os livros de narnia, simplesmente perfeitooo!
Demorei d ler um pouco esse, acho q é pq eu já li ele umas 2 vezes ent como já sabia a história por completo acabei ficando com preguiça d terminar.
Mas msm assim acho o livro perfeito e super recomendo!
Liv =) 26/09/2023minha estante
Eu tô enrolando pra ir terminar faltando só uma história kakakakaakkaa

ana.b4 26/09/2023minha estante
mdss meu sonhooo, até hoje n terminei aquele grandão

Liv =) 03/10/2023minha estante
Akakkakskakaka

Liv =) 03/10/2023minha estante
Akakkakskakaka

Peregrina 13/10/2016

O mal será bem quando Aslam chegar
Estou relendo aos poucos as crônicas de Nárnia (em ordem cronológica) e terminei recentemente de ler O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, considerada por muitos a "magnum opus" de Lewis. Não é por menos já que, por causa desta primeira crônica, outras seis vieram e foram traduzidas para dezenas de idiomas, colocando Lewis no rol dos maiores escritores de todos os tempos.

Foi graças à adaptação cinematográfica mais recente desta crônica que eu conheci o talentoso escritor e, como já disse na resenha de "O Sobrinho do Mago", foi amor à primeira vista.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um livro de fantasia infantil singular. Seus protagonistas são quatro irmãos - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie - que estão sendo levados à casa de campo do velho professor Kirke (Digory de "O Sobrinho do Mago") para escapar dos horrores da segunda guerra que aterrorizam Londres.

A enorme casa do professor Kirke esconde vários quartos e mistérios e, por acaso, a caçulinha dos irmãos descobre um deles: dentro de um guarda-roupa, numa sala vazia, há um mundo extraordinário, cujo tempo difere muito do do nosso mundo e cujas criaturas que lá habitam ela acreditava existir apenas nos livros de mitologia da escola.

O mundo é Nárnia, habitado por sátiros, ninfas, dríades, faunos, centauros e animais falantes. Outrora, Nárnia era um lugar que emanava alegria, agora jazia sob o encanto de um inverno eterno lançado por Jadis, uma feiticeira poderosa e má, usurpadora do trono de Nárnia, que matava qualquer humano que se aproximasse das terras narnianas, receosa de que uma antiga profecia que dizia que dois filhos de Adão e duas filhas de Eva haviam de ocupar os quatro tronos do castelo de Cair Paravel e colocar fim ao seu reinado..

"Quando a carne de Adão,
Quando o osso de Adão,
Em Cair Paravel,
No trono sentar,
Então há de chegar
Ao fim a aflição."

Quem informa Lúcia sobre tudo o que está acontecendo em Nárnia é o bondoso fauno Tumnus e a menina logo corre para contar as notícias para os irmãos, que não dão crédito ao que só podia ser invenção da cabeça da irmãzinha que sentia saudades de casa. Edmundo, apenas um ano mais velho que a menina, era o mais cruel com Lúcia, zombando da menina mesmo depois que ele próprio, após segui-la à noite, visitou Nárnia!

Os irmãos mais velhos só viriam a acreditar na caçula quando eles próprios se encontraram dentro do guarda-roupa mágico quando menos esperavam e deram de cara com os bosques narnianos. Mas sair de lá não seria tão fácil assim uma vez que, por ajudar Lúcia, o fauno Tumnus fora levado cativo pela feiticeira e, agora, cabia aos irmãos Pevensie ajudá-lo. Mas eles não fariam isso sozinhos, com a ajuda de dois castores falantes simpáticos, eles haviam de encontrar Aslam, o grande leão, filho do Imperador de Além-mar que criou Nárnia, e os ajudaria a derrotar a feiticeira.

Neste livro, os paralelos cristãos são quase palpáveis, desde a traição de Edmundo, até a sua expiação com o sacrifício de Aslam, Lewis nos conta de maneira sutil uma história que lembra muito àquela contada nos evangelhos e, assim, nos emociona e fortalece ainda mais a nossa fé. É incrível como, com uma história infantil, ele conseguiu pregar tudo sobre o que trata o evangelho de maneira tão simples e tocante. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa não peca nos elementos de fantasia e eu acredito que não há idade para o ler. Trata-se de um livro que nos ensina sobre ter coragem, fé, confiar e, sobretudo, perdoar.

Hoje, após tantos anos desde o meu primeiro contato com esta crônica, a releitura provocou em mim uma comoção sem medidas e um prazer indescritível, um sentimento de pertença, nostalgia, esperança e felicidade inigualáveis, por isso recomendo bastante a leitura independentemente de idade, sexo ou religião.

"O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na sua juba, a flor há de voltar."
Rebeca 13/10/2016minha estante
O paralelo que ele traça entre a crucificação e ressurreição de Jesus e o sacrifício de Aslam é espetacularmente construído. Até mesmo o detalhe de ter sido Lúcia e Susana (as meninas) a estarem lá pra vê-lo morrer - ver o suplício e depois o corpo - e vê-lo voltar à vida: o paralelo das mulheres preparando o corpo de Cristo e de Maria Madalena sendo a primeira a vê-lo ressurreto.
Lewis era genial.

Peregrina 14/10/2016minha estante
Era mesmo! Esta crônica é fenomenal! São tantos paralelos, eu não pude nem conter as lágrimas nesta releitura, de tão emocionada...

Peregrina 14/10/2016minha estante
Não há hora certa nem lugar mais apropriado para se pregar a mensagem do evangelho do que o agora. Lewis provou que até com um livro de fantasia infantil podemos evangelizar as pessoas e utilizou seu talento de forma brilhante ao criar esta história memorável.

RUDY 14/06/2021

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR
Começo logo dizendo que esse livro teve uma das melhores adaptações para o cinema, apenas algumas poucas alterações, o que o tornou um dos mais favoritos de toda série.

O autor tem uma forma própria e fazer sua narrativa. Mesmo sendo uma ficção fantasia carregada de aventura e trechos surpreendentes, o autor não divaga muito. É bem direto, todas as subtramas são desenvolvidas magistralmente e nada fica cansativo. Mesmo o livro sendo ‘pequeno’, tantas coisas acontecem e são tão intensas que dá para ler em uma tarde, ainda mais que tem ilustrações, tornando a leitura ainda mais lúdica. E aqui vou dizer a única coisa que me frustou um pouco foi não ter uma ilustração de Aslam, a não ser na capa... o que não atrapalha em nada a leitura.

Outra coisa que me agradou muito foram as inúmeras citações e analogias cristãs. E como é um livro infanto voltado para crianças mais jovens, acho importante já começarem a ter introdução aos ensinamentos bíblicos. Veja, é uma opinião bem pessoal, porque entendo que nem todos tem formação cristã, contudo, para mim, foi um ponto bem positivo.

Tem toda uma mitologia lúdica criada pelo autor e que não é difícil de ser entendida pelas crianças, e é mais um ponto a favor, porque cria fantasias que as crianças podem entender através das personagens.

Já deu para sentir que gostei demais e só posso recomendar a leitura para todos.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2021/06/resenha-37-o-leao-feiticeira-e-o-guarda.html
@sara_ranielle 14/06/2021minha estante
Eu estou lendo e amando! É incrível ??

Michelle 10/08/2021minha estante
Que edição vintage!
Tenho vontade de entrar nesse guarda roupa e embarcar nessa aventura!

Angela Cunha 07/09/2021minha estante
Uma pouca vergonha, mas eu tenho essa coleção linda da Família Cristã e ainda não comecei a ler rs
Mas farei isso em breve, pois para Nárnia é onde sonho ir.
E sei que terei leituras lindas e oh,essas edições estão impecáveis!!!!
Beijo

Khetelen 10/07/2019minha estante