O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Thaisa 20/05/2022

Encantadora e magnífica!!!
Segunda crônicas de Nárnia!!! Magnífica história, recheada de representações cristãs. Adaptável a qualquer idade. Perfeita para ensinar lições divinas, humanas e sociais.

Amo de mais essa obra!!! E cada vez que releio aprendo mais um pouco sobre Deus.

Se você não leu ainda o que está esperando?
Bianca 20/05/2022minha estante
Tomo suas palavras como minha

Bianca 20/05/2022minha estante
Amo as "Crônicas de Nárnia" ??

Thaisa 20/05/2022minha estante
Nehhhhhh mulher!!! É apaixonante essa história!!! Linda!!! ??

Peregrina 13/10/2016

O mal será bem quando Aslam chegar
Estou relendo aos poucos as crônicas de Nárnia (em ordem cronológica) e terminei recentemente de ler O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, considerada por muitos a "magnum opus" de Lewis. Não é por menos já que, por causa desta primeira crônica, outras seis vieram e foram traduzidas para dezenas de idiomas, colocando Lewis no rol dos maiores escritores de todos os tempos.

Foi graças à adaptação cinematográfica mais recente desta crônica que eu conheci o talentoso escritor e, como já disse na resenha de "O Sobrinho do Mago", foi amor à primeira vista.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um livro de fantasia infantil singular. Seus protagonistas são quatro irmãos - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie - que estão sendo levados à casa de campo do velho professor Kirke (Digory de "O Sobrinho do Mago") para escapar dos horrores da segunda guerra que aterrorizam Londres.

A enorme casa do professor Kirke esconde vários quartos e mistérios e, por acaso, a caçulinha dos irmãos descobre um deles: dentro de um guarda-roupa, numa sala vazia, há um mundo extraordinário, cujo tempo difere muito do do nosso mundo e cujas criaturas que lá habitam ela acreditava existir apenas nos livros de mitologia da escola.

O mundo é Nárnia, habitado por sátiros, ninfas, dríades, faunos, centauros e animais falantes. Outrora, Nárnia era um lugar que emanava alegria, agora jazia sob o encanto de um inverno eterno lançado por Jadis, uma feiticeira poderosa e má, usurpadora do trono de Nárnia, que matava qualquer humano que se aproximasse das terras narnianas, receosa de que uma antiga profecia que dizia que dois filhos de Adão e duas filhas de Eva haviam de ocupar os quatro tronos do castelo de Cair Paravel e colocar fim ao seu reinado..

"Quando a carne de Adão,
Quando o osso de Adão,
Em Cair Paravel,
No trono sentar,
Então há de chegar
Ao fim a aflição."

Quem informa Lúcia sobre tudo o que está acontecendo em Nárnia é o bondoso fauno Tumnus e a menina logo corre para contar as notícias para os irmãos, que não dão crédito ao que só podia ser invenção da cabeça da irmãzinha que sentia saudades de casa. Edmundo, apenas um ano mais velho que a menina, era o mais cruel com Lúcia, zombando da menina mesmo depois que ele próprio, após segui-la à noite, visitou Nárnia!

Os irmãos mais velhos só viriam a acreditar na caçula quando eles próprios se encontraram dentro do guarda-roupa mágico quando menos esperavam e deram de cara com os bosques narnianos. Mas sair de lá não seria tão fácil assim uma vez que, por ajudar Lúcia, o fauno Tumnus fora levado cativo pela feiticeira e, agora, cabia aos irmãos Pevensie ajudá-lo. Mas eles não fariam isso sozinhos, com a ajuda de dois castores falantes simpáticos, eles haviam de encontrar Aslam, o grande leão, filho do Imperador de Além-mar que criou Nárnia, e os ajudaria a derrotar a feiticeira.

Neste livro, os paralelos cristãos são quase palpáveis, desde a traição de Edmundo, até a sua expiação com o sacrifício de Aslam, Lewis nos conta de maneira sutil uma história que lembra muito àquela contada nos evangelhos e, assim, nos emociona e fortalece ainda mais a nossa fé. É incrível como, com uma história infantil, ele conseguiu pregar tudo sobre o que trata o evangelho de maneira tão simples e tocante. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa não peca nos elementos de fantasia e eu acredito que não há idade para o ler. Trata-se de um livro que nos ensina sobre ter coragem, fé, confiar e, sobretudo, perdoar.

Hoje, após tantos anos desde o meu primeiro contato com esta crônica, a releitura provocou em mim uma comoção sem medidas e um prazer indescritível, um sentimento de pertença, nostalgia, esperança e felicidade inigualáveis, por isso recomendo bastante a leitura independentemente de idade, sexo ou religião.

"O mal será bem quando Aslam chegar,
Ao seu rugido, a dor fugirá,
Nos seus dentes, o inverno morrerá,
Na sua juba, a flor há de voltar."
Rebeca 13/10/2016minha estante
O paralelo que ele traça entre a crucificação e ressurreição de Jesus e o sacrifício de Aslam é espetacularmente construído. Até mesmo o detalhe de ter sido Lúcia e Susana (as meninas) a estarem lá pra vê-lo morrer - ver o suplício e depois o corpo - e vê-lo voltar à vida: o paralelo das mulheres preparando o corpo de Cristo e de Maria Madalena sendo a primeira a vê-lo ressurreto.
Lewis era genial.

Peregrina 14/10/2016minha estante
Era mesmo! Esta crônica é fenomenal! São tantos paralelos, eu não pude nem conter as lágrimas nesta releitura, de tão emocionada...

Peregrina 14/10/2016minha estante
Não há hora certa nem lugar mais apropriado para se pregar a mensagem do evangelho do que o agora. Lewis provou que até com um livro de fantasia infantil podemos evangelizar as pessoas e utilizou seu talento de forma brilhante ao criar esta história memorável.

Khetelen 10/07/2019minha estante
Que linda a sua resenha. S2

Kelly Oliveira Barbosa 10/07/2019minha estante
Obrigada Khetelen :)

Khetelen 10/07/2019minha estante
De nada :)

Raven Murdock 27/07/2021

Lewis, Te Amo!
Que delícia essa crônica, estes personagens, esta história. Nárnia é uma leitura tão gostosa que você termina sem ver o tempo passar, e já quer partir para a próxima, não há como não favoritar este capítulo da história.
Carine 27/07/2021minha estante
Essa crônica é perfeita! Uma das minhas preferidas

Raven Murdock 27/07/2021minha estante
Sim sim, amei O Sobrinho do Mago e amei mais anda esta. Tenho que terminar Drácula mas já quero partir também para a terceira crônica ?

belongswifty 01/10/2021

Mais um perfeito
Estou devorando essa série, apesar de ser para crianças, eu estou adorando a leitura, há muitos ensinamentos e reflexão amo demais e estou ansiosa para ler os outroa
Abner 01/10/2021minha estante
Essa é cm cttz uma das minhas séries favoritas, CS Lewis é pfft. Meu livro favorito é "O Sobrinho do Mago"

Washington24 31/10/2021minha estante
To gostando tbm

Sammy Kerolyne 09/08/2021

Maravilhoso
Eu achei o livro ótimo, li ele super rapidinho. Me prendeu de uma forma. Conhecer os irmãos, a magia de Narnia é inexplicável. Amei ?
Andre409 09/08/2021minha estante
Realmente e muito bom mesmo, saudades das crônicas, talvez algum dia releio de novo ?

Sammy Kerolyne 09/08/2021minha estante
Vale muito a pena ?

Gabi1568 07/02/2023

Maravilhoso ?
Eu acho a escrita desse autor parecida com a do Tolkien, não consigo explicar por quê. Tenho o mesmo sentimento lendo as obras de ambos, mesmo sendo bem diferentes.

Em relação ao enredo em si, eu acho super legal. Apesar de ser um livro infantil, ele não é bobo, pelo contrário, é bem interessante. Eu, como adulta, curti bastante a leitura.

Acho que faltam detalhes, é claro. Se você está acostumado a ler obras de fantasia não infantis, vai sentir isso, também.

Aqui, é meio que uma sequência de fatos: aconteceu isso, e então isso, e depois isso. Não tem toda aquela construção narrativa detalhada sobre como os personagens se sentiam, etc.

Entretanto, eu não tirei pontuação por isso pois, como já citei anteriormente, se trata de um livro para crianças, então é natural que a linguagem seja mais simples e direta, mesmo.

Assim que minha filha ficar um pouco mais velha, eu vou incentivar que ela leia ??
Léo 07/02/2023minha estante
Acho que talvez a escrita dele ser parecida com a do Tolkien, seja por ele ter convivido e sido um amigo do autor.

Gabi1568 07/02/2023minha estante
Aah, eu nem sabia desse fato, talvez seja isso mesmo!

Wardson 15/04/2021

Lembrei porque sempre gostei tanto de ler fantasias: Há uma realidade pintada de sonho e/ou pesadelo que mesmo nos tirando da vida real nos traz de volta à ela com um "quê" de um ser mais sábio.
Em 180 e poucas páginas Lewis nos leva em espírito a verdades tão essenciais quanto a irmandade, o perdão e, tão lindamente, ao amor sacrificial. Enquanto nos faz lembrar de que o mal existe e está à espreita com uma bandeja de manjares turcos.
Leitura dinâmica e densa ao mesmo tempo, mesmo infantil, tem um ar de sabedoria que poucos livros assim trazem em suas linhas.
Liliane 15/04/2021minha estante
Livro maravilhoso!!! ? Bela resenha!

Wardson 22/04/2021minha estante
Ele é mesmo! E fico feliz por ter gostado! ??

Bea 29/03/2022

Sei que comecei a coleção das Crônicas de Nárnia uns 10 anos mais atrasada que a maioria... Mas que continuação perfeita.
É um livro fácil de ler, cada página que você termina, te deixa com vontade de mais.
É singelo, delicado, poderoso, surpreendente, verdadeiramente uma obra prima.
Eu amei, e estou ansiosa para o próximo ??
Jeniffer 29/03/2022minha estante
O próximo é meu favorito

Bea 29/03/2022minha estante
Já estou ansiosa ?

Cíntia Costa 25/07/2019minha estante
Muito boa sua resenha. Sensacional!

Coruja 30/07/2019minha estante
Obrigada!

Lolô 28/01/2023

Nostalgia e genialidade
Essa saga foi minha primeira e a sensação de nostalgia é indescritível. Porém, acho que é um dos poucos livros que eu prefiro a adaptação cinematográfica. Não que a leitura seja ruim, longe disso, mas é porque o filme é realmente muito muito bom. A adaptação é *extremamente* fiel ao livro e numa linguagem menos infantil (porque pra quem não sabe, essa saga é escrita pra crianças). Ainda assim, releio porque admiro a escrita de Lewis e o legado que ele deixou. Gostei especialmente dos trechos que aparecem o professor, já que eu o conheço desde o primeiro livro (quem sabe sabe) e tentei não passar mal de ódio do edmundo pq: 1- ele é só uma criança; e 2- somos mais parecidos com ele do que imaginamos.
Enfim, tô animada pelos próximos!

site: https://www.instagram.com/tantopraler/
Victoria 28/01/2023minha estante
a escrita é mais simples já que é pra crianças? porque a maioria dos livros do lewis tem uma leitura mais difícil.

Lolô 29/01/2023minha estante
muito mais! é uma fantasia super tranquila

diego.sena 08/12/2021

Este foi o meu primeiro contato com As Crônicas de Nárnia, decidi lê por ordem de publicação ao invés da ordem cronológica.

Essa é o tipo de história que aquece teu coração, da vontade de não parar nunca de ler e você mau percebe o tempo passar. Os quatros irmão que entram por um guarda-roupa e encontram um mundo fantástico, lutando com uma feiticeira para libertar aquele "mundo" de suas tiranias é o tema central da historia.

É engraçado, porque já adulto (com meus 30 anos) você percebe algumas passagem e diálogos bem infantis, até mesmo algumas decisões de personagens também são, mas nada disso tira o brilho da história, ser adulto também é descer do nosso pedestal de pagar boletos para embarcar em um livro tão fascinante quanto esse primeiro volume.

A historia é recheada de ensinamentos e reflexões. Posso garantir que eu fui tocado por esse livro tão lindo e por essa historia tão pura e genuína que o C.S. Lewis escreveu. Mau posso esperar para ler o próximo volume.
Temperini 08/12/2021minha estante
Mesmo sendo adulto, é minha história preferida

diego.sena 08/12/2021minha estante
Eu tô ancioso pra ler os outros.

@estantedamolina 07/01/2022

A historia mais conhecida de as cronicas de Nárnia.
Amo demais Nárnia, mas por ser a historia mais conhecida, n consigo favoritar (apesar de dar 5 ESTRELAS pq é muito bom), ainsa prefiro outras croncias q n sao tao conhecidas.
Bruno 08/01/2022minha estante
Em qual você tá agora? Eu tô no Príncipe Caspian, não estou relendo, tô lendo pela primeira vez mas estou adorando! Não fui muito com a cara de O Cavalo e Seu Menino kkkk, deixei uma resenha dele aqui!

@estantedamolina 09/01/2022minha estante
Depois que terminei esse ainda não comecei o próximo. Mas em breve postarei resenha de todos no meu instagram!

B. A Silva 25/07/2022

Quando a carne de Adão... Em cair paravel no trono sentar...
Esse livro parece ser o mais fiel em questão de adaptação, é igualzinho ao filme. A Lucia é a minha favorita até agora porque ela é a que mais ama Nárnia até o momento, vou continuar a leitura sim, porque eu estou adorando esse mundo ?
ale 25/07/2022minha estante
Amo demais

B. A Silva 25/07/2022minha estante
Eu amei também, é tão mais gostoso de ler em livros separados, tentei mto ler o livro único e não conseguia

sosô :) 21/07/2022

o leão, a feiticeira e o guarda roupas<3
Eu amo esse livro como todo meu coração, acabei ele bem rápido, o enredo da história te prende e você se sente como se estivesse em Nárnia com Lúcia, Susana, Pedro e Edmundo.

Confesso que eu tinha um pouquinho de "nojo" da cara do Edmundo, mas ele eh mto lindo e isso ngm pode negar (no filme )

Amei o livro, leiam!!! Nao vão se arrepender
lleaud 21/07/2022minha estante
Eu amo tanto essa história, deixa meu coração tão quentinho. Minha favorita das crônicas. É mágico

sosô :) 21/07/2022minha estante
SIM!!! SUPER CONCORDO ???