O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa C. S. Lewis
Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Aimee.Eduarda 12/01/2021

O Leão a feiticeira e o guarda-roupa.
Ótima leitura, de fácil compreensão e uma alegoria muito didática daquilo que Jesus representa em nossas vidas.
O colorido, a primavera, o aconchego, e a felicidade, lutando contra o frio, o inverno, os dias curtos, o escorregadio do chão, a tristeza e a repressão.
Que Aslam (Jesus) possa fazer dos nossos invernos rigorosos, primaveras florescentes.
Um presente muito bom para crianças ??
Babi159 12/01/2021minha estante
É talvez meu favorito das Crônicas.

Amanda 30/01/2022

3,5 estralas
Uma história bonita, com aventura, personagens interessantes, momentos emocionantes e uma sensação estranha de nostalgia no final. Tenho a sensação de que foi escrita pra nos dar a impressão de que tudo poderia ser de fato só a imaginação das crianças (se no livro anterior não houvessem cenas em que a Jadis veio ao mundo real e tocou o terror). Se fosse tudo uma brincadeira dentro do armário seria muito louco e um pouco triste.
Essa continuação me fez ficar ainda mais apegada ao Aslam... É muito instigante toda a atmosfera solene e misteriosa ao redor dele. Sua coragem, sua entrega, seu amor incondicional e seu senso de justiça me lembraram um pouco da história de Jesus (tá podem me chamar de louca, mas me veio assim na cabeça). Também acabamos criando um amor por Narnia, imaginando o que acontecerá por lá num intervalo de tempo de alguns anos no nosso mundo e desejando que as crianças possam ir mais vezes para descobrir.
Aguardando sinceramente muitas outras aventuras e principalmente o reencontro dos irmãos com Aslam.
Amanda 30/01/2022minha estante
Ok acabei de descobrir que o lance do Aslam parecer Jesus Cristo é real mesmo. Tô passada.

Gustakakkoii 27/07/2021

É realmente impressionante como o filme é fiel, eu li na intenção de encontrar diferença mas a história é realmente a mesma! muito boa a leitura recomendo
Carine 27/07/2021minha estante
Uma das minhas crônicas preferidas

Julyana.karla 03/08/2022

Filhos de Adão e Filhas de Eva...
Esse é o segundo livro da saga. Esse livro me dá uma sensação de nostalgia enorme. (...) ''Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.
Não estava planejando ler essa saga agora, mas foi uma grata surpresa.
Julyana.karla 03/08/2022minha estante
Vou tentar fazer resenhas de todos os livros

alicemartanii 15/09/2021

eu já conhecia a história por conta do filme, mas nossa... o livro é TÃO bom.
gosto demais da referência bíblica que o autor faz com o aslan, é profundo e lindo.
os irmãos são tão maravilhosos
sou defensora do edmundo sim!
vale muito a pena ??
Aline Maia 15/09/2021minha estante
Edmundo ???

Doug Tods 12/05/2010

INCRIVELMENTE IDÊNTICO AO FILME
O conto magnífico de quatro irmãos que descobrem a passagem secreta para outro mundo, ao entrar em um guarda roupa, isso basta... Já é fantástico!
A aventura de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia é repleta de magia do principio ao fim, não tem como não se apaixonar!
Se eu houvesse lido o livro para depois assistir o filme, eu acharia perfeito, pois veria com meus olhos tudo que minha mente imaginou... Mas como assisti o filme primeiro, enquanto eu lia, tinha a estranha sensação de já ter lido aquele livro, isso devido ao fato do filme ser tão fiel a história de C.S. Lewis. Se você não leu e nem assintiu o filme ainda, recomendo que leia primeiro, pois será mais gratificante.
Alê 31/08/2012minha estante
Eu li o livro primeiro e foi exatamente assim que me senti quando assisti o filme. IDENTICO.

Binox 23/08/2021

Ótimo
Acho que o filme foi bem fiel ao livro, nada demais a acrescentar, é bom, cumpre seu papel, mas como o anterior eu acho que podia ser maior, as mudanças de cenas são muito abruptas as vezes.
Eusoumariahellen 23/08/2021minha estante
Vou colocar na lista!

Alice485 08/03/2022

O leão,a feiticeira e o guarda roupa
Que leitura maravilhosa.
Cenas bem construídas,que faziam paralelo com partes da Bíblia.
Amei quase todos os personagens.
Me emocionei com a escolha de Aslam.
08/03/2022minha estante
PERFEITO

abrahao.dias 29/05/2021

"Ele virá muitas vezes. O importante é não pressioná-lo, porque, como sabem, ele é selvagem. Não trata de um leão domesticado".

Trecho marcante do livro.
lalidesu 29/05/2021minha estante
Amo demais todas as crônicas. E pensar que "Não trata de um leão domesticado" se repete e é de extrema importância em todas elas. ??

ludmila139 03/01/2022minha estante
amooo ?

julia :) 23/04/2022

meu... é tão fofinho, tão meigo e simples, mas ao mesmo tempo tão profundo e complicado. se você ler essa história para um criança ela irá enxergar o simples e confortável, mas lendo isso com uma mentalidade mais madura consegue perceber o peso dos ensinamentos dessa série de livros. se for cristão enxergará a bíblia com clareza na história e talvez entenda melhor Jesus, ou não também, mas o importante não é o entendimento e sim a paz que essa história transmite.
se você tiver oportunidade apenas leia, recomendo pra qualquer um (de ateus a cristãos, de crianças a idosos) de olhos fechados.
Viviane Willinghoefer 26/04/2022minha estante
Gostei

1001 Páginas 19/02/2022

Simplesmente maravilhoso!
Não é muito diferente do filme, porém o livro é mil vezes melhor. Amei muito!
Carine 19/02/2022minha estante
Qual parte tu gostou mais?

Reinaldo.Souza 18/11/2020

Esperava mais
Nessa crônica, vemos as aventuras de Pedro, Susana, Edmundo e Lucia ao entrarem em um guarda-roupa e conhecerem Nárnia.

Lembro de ter visto o filme a muito tempo, logo não lembrava de quase nada da história.

Ainda falta alguma coisa pra me cativar. Achei tudo tão raso e sem emoção. A Feiticeira só está lá por estar, a grande batalha final não existiu. Não sei se é a forma que foi escrito, mas sei lá. Ainda não me cativou. Engraçado que lembro de ter gostado do filme.
Italo204 22/11/2020minha estante
prefiro o filme, sinto nada lendo tb rs

Anderson Brito 21/08/2010

O que nos leva a ler “As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” e página após página a gente sentir aquele misticismo de fantasia ganhar forma e nos tele-transportar por completo para dentro da história? Eu ainda não descobri, pois este foi o segundo livro das crônicas que eu li. Independente disso é quase um vício ler a aventura narrada! Nárnia é um lugar onde você não tem aquela obrigação contra sua vontade de visitá-la mesmo sem disposição para saber o que vem por aí na história dela. Nárnia é livre, é familiar, é vida e uma deliciosa descoberta sem compromisso. É um convite irrecusável para explorar o sumo da fantasia e fazer sua história ali dentro.

Em “As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” Lúcia, Pedro, Edmundo e Susana, os quatro irmãos, são mandados para a mansão de um historiador (quem está lendo na ordem cronológica e já leu “As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago” entenderá melhor sobre o historiador) para se refugiarem da guerra que assombra a região onde moravam. Nesta mansão descobrem um guarda-roupa que dá acesso a um mundo, Nárnia, cheio de fantasia e que reserva uma profecia para os quatro irmãos. Profecia esta, que a maligna Rainha Branca fará de tudo para mudar o rumo da história e manter de título em Nárnia.

Uma das personagens mais queridas por mim é a caçula dos quatro irmãos, Lúcia. A menina é doce, meiga e hiper educada. Susana também tem seus méritos como irmã madura e valente. Pedro é corajoso e super protetor, faz de tudo pelos irmãos. Edmundo consegue ser detestável como criança, mas conquista nossa confiança até o fim desta história. Todos os quatro são apresentados com a maior riqueza de personalidade que C.S. Lewis consegue passar. E, que pode lhe levar as lágrimas de fato é o amor e o elo que unem estes irmãos.

O legal de ler “As Crônicas de Nárnia” na ordem cronológica é ler este segundo livro já sabendo quem é a rainha e por que dela ser tão maligna, entender o porquê de um guarda-roupa dá acesso a Nárnia, saber quem é o historiador e por que ele acredita nas crianças e acima de tudo matar a saudade de Aslan.

Thay 01/01/2011minha estante
Ótima Resenha!

jvsherlocked 12/02/2022

"céus! o que é que estão ensinando às crianças na escola?"
"o mal será bem quando aslam chegar
ao seu rugido, a dor fugirá,
nos seus dentes, o inverno morrerá,
na sua juba, a flor há de voltar"

ai, que saudades dos filhos de adão e das filhas de eva mais famosas do rolê. owo

de novo, não é a minha favorita, mas não deixa de me fazer dar pulinhos de alegria, "arghs" de raiva e momentos de deslumbre com a descrição de nárnia tornando a ser o país que era com a volta do verdadeiro Rei.

e, é claro, minha frase favorita na crônica - repetida umas 3x kkk - como uma estudante de letras é: o que é que estão ensinando às crianças na escola? kkkk lewis, como um professor de literatura, era também um ótimo defensor de contos de fada e abertura à imaginação. eu amo.
Alice Aras 12/02/2022minha estante
Lewis é perfeito, só isso ( ???)