O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

Gene Edward Veith Jr.

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa

@rccardopereira 19/06/2020

MÁGICO, LINDO, ENCANTADOR.
Feito sob medida para aquecer o coração. Amei a crônica, na verdade estou relendo. Eu comecei a série lendo na ordem cronológica e não curti daí resolvi começar de nova na ordem de publicação. Essa história é fascinante, os personagens são adoráveis, a forma como é contada, simples mas profunda. O desenrolar de tudo. Que cheiro de infância. Ansioso pela próxima jornada. Já sinto falta de Nárnia.
DaiMenezes7 28/11/2020minha estante
Mais uma história arrebatadora de C.S Lewis!

As crianças, os Srs Castor, a Batalha, morte e ressureição de Aislam....

E o vacilão do Edmundo. Até pq somos todos Edmundo!

Quantas vezes deixamos Deus de lado pelos manjares do mundo?
Quantas vezes abandonamos Cristo para correr atrás das rainhas deste mundo?
Quantas vezes ignoramos o Evangelho pelos nossos desejos e prazeres momentâneos e supérfluos?
Este somos nós no lugar de Edmundo com os olhos fixos nos manjares turcos!

Até que surge Cristo, nas Crônicas: Aislam.

Que morre por nossos pecados e culpas e ressuscita, pois: "Saberia que, se uma vítima voluntária, inocente de traição, fosse executada no lugar de um traidor, a mesa estalaria e até a própria morte começaria a andar para trás??

Essa ligação é extraordinária! Glória a Deus por isso!

Black Flower 22/01/2021minha estante
Estou lendo o livro por inteiro. Estou na segunda crônica, digo, esta e se aprende muito. Já estou no penúltimo capítulo dele, 16. O sacrifício de Aslam foi realmente muito triste, mas sua volta gloriosa foi motivo de alegria e júbilo, na terra de Nárnia.

Black Flower 22/01/2021minha estante
Sim, achei fantástico essa pegada que o autor faz para mostrar o evangelho de uma forma diferente sem deixar de fala sério.

@rccardopereira 22/01/2021minha estante
Verdade. É brilhante a ideia do Lewis de criar todo esse universo como uma forma didática de espelhar passagens bíblicas.

Black Flower 23/01/2021minha estante
O que fez chorar foi a morte de Aslam, pois remota a morte e ressureição de Cristo.

Caah 15/06/2021minha estante
Qual a ordem cronológica?

@rccardopereira 15/06/2021minha estante
5 - A Viagem do Peregrino da Alvorada;
6 - A Cadeira de Prata;
7 - A Última Batalha.

Caah 15/06/2021minha estante
Obrigada, Ricardo. Estou no 4° livro e amando muito??

drica 18/01/2022minha estante
melhor livro da vida, queria entrar dentro do livro e morar em narnia, juro

Marina.Talarico 29/06/2022minha estante
Lindo???

Marina.Talarico 29/06/2022minha estante
Lindo. O filme é muito fiel ao livro.

Julia 14/10/2022minha estante
É simplesmente perfeito!!! Amo mt ele,é um dos meus favs

Jessica 12/01/2023minha estante
Quero tantoooo esse livro meu Deus ?

Lulurusj 27/01/2023minha estante
Adorei o filme então vou ler

Larissa.Rangel 22/02/2023minha estante
Gente qual a diferença da saga separada e aquela de volume único? A de colume único não vate com o número de páginas que os livros separados tem.. queria ler mas não sei qual comprar

@rccardopereira 20/03/2023minha estante
Não tem diferença. Você escolhe.

Isabela1789 19/12/2023minha estante
concordo plenamente, um dos melhores livros que eu já li na minha vida inteira

ThaAs208 10/01/2024minha estante
Não tenho nada a falar deste livro além de que ele é perfeito ( adoro a parte em que ele passa pela ressurreição,em que ele brinca com a menininha e até quando Edmundo se apaixona pelo mangar kkkkjjk

Victor108 10/02/2024minha estante
vocês viram o luxo que tá o box da Harper Collins?

Victor108 10/02/2024minha estante
tô pensando se vou na ordem de lançamento o cronológica kkk vou olhar uns vídeos no YouTube

Victor108 10/02/2024minha estante
não fica complicado ler na ordem de lançamento?

@rccardopereira 10/02/2024minha estante
Eu gostei de ler na ordem de lançamento. Pra mim fez mais sentido.

Fer Sugano 03/03/2024minha estante
A gente sente um cheiro de infância mesmo. Que coisa boa que está leitura nos proporciona!

bloodinthewine 30/05/2021

Incrível!
Esse livro me dá uma sensação de nostalgia enorme, me faz sentir como se eu voltasse a ser uma criancinha. Vindo de uma pessoa que é meio agnóstica/ateia, as referências a bíblia sempre me deixavam arrepiada!

Você consegue ler o livro em um dia já que a leitura é fluidíssima e muito rápida. Os personagens são adoráveis e o universo realmente mágico.

Uma coisa que eu mudaria se fosse possível, era escrever explicando melhor alguns detalhes, o que o filme fez mas ainda deixou a desejar, como a história da Feiticeira Branca e outros.

Recomendo demais pra todo mundo! É um livro que não importa a sua idade, você vai se apaixonar pelo universo!
Duda 31/05/2021minha estante
Mulher, vc nao tem noção do quão emocionante é o último livro! A coisa mais linda, de aquecer o coração mesmo!!

bloodinthewine 01/06/2021minha estante
@Duda eu tava com medo de ler as outras porque parece que n são com o ed, pedro, susana e a lúcia (porque eu me apeguei demais a eleskjkk) e tava com medo de n gostar, mas vou tentar ler elas agora que vc disse :))

Duda 01/06/2021minha estante
serio, muito massa! só quem nao aparece no último é susana... os outros aparecem

bloodinthewine 01/06/2021minha estante
espero que nada tenha acontecido com elakjjjjkkk

m.cIara 02/02/2024

Claro e vívido.
Adorei como Lewis criou Nárnia, uma terra de criaturas mágicas e aventuras. Lewis descreve seus personagens, escrevendo sobre eles de uma forma que crianças de nove anos ou mais, e até mesmo alguns adultos, gostariam. Gostei mais de Lucy porque ela é uma garota curiosa, verdadeira e de bom coração com quem me identifico. Este livro me ensinou duas lições importantes; que as aparências enganam e que dois erros não fazem um acerto. Lewis tem um estilo de escrita claro e vívido, o que torna fácil para o leitor acompanhar e permanecer absorto. Minha parte favorita do livro foi quando Aslam desapedrejou as estátuas e tudo ganhou vida. Isso me fez sentir como se todos os animais não apedrejados estivessem bem na minha frente, me convidando para me juntar a eles. Agora entendo porque O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é um clássico infantil. É uma leitura obrigatória para todos nós.

Gabriel1994 29/12/2023

Emocionante
Para ser bem sincero eu vi o filme primeiro depois li o livro, mas a riqueza de detalhes que o C.S. Lewis trás em cada ação, reação, observação e situação que estimula demais a imaginação da riqueza dos acontecimentos.
Me emocionei demais, me irritei demais com certos personagens filhos da mãe, e me entusiasmei com os próprios protagonistas a suas reações em certas ocasiões, (Sem dar Spoiler).
Mas olha é um livro lindo, muito lindo de se ler e poder refletir sobre o cada ocasião e personalidade dos personagens, como ser um bom anfitrião e seguir o bom senso apesar de ariscar a vida com o Fauno Tomnus, Ser acolhedor, recepcionista, preocupado e conversador como o Sr. Castor. Ser feliz, alegre e gentil como a Lúcia, ser responsável, decidido e seguro como o Pedro. Ser piedoso, calmo, líder, sábio, ter compaixão, amoroso e acimo de tudo Alguém que saiba perdoar. Mas tirando outros personagens o enredo é desde o começo lindo, fantástico e mágico.
farofadecouve 29/12/2023minha estante
Esse livro me emociona e conforta

Geovanna.Holanda 29/12/2023minha estante
Você sentiu como esse livro é uma metáfora cristã?

Herick 26/03/2021

Tinha achado um bom filme, e o livro achei melhor ainda. Isso não mudou o fato da minha opinião ao filme, creio que ficou bem representado.

Diego Lima 16/08/2021

História em volta dos irmãos Pevensie: Pedro, Suzana, Lucia e Edmundo que estão passando um tempo na mansão de um velho professor. No meio de suas brincadeiras e explorações pelo casarão, acabam encontrando um guarda roupa que, na verdade, era uma porta de acesso a Nárnia e uma nova aventura nesse mundo criado por C.S.Lewis acontece.

As crônicas de Nárnia é um livro infantil, com isso, a história será mais simples e sem muitas problemáticas, mas o que não tira todo o sentimento prazeroso da leitura de cada página. E, novamente, se você tiver um pouco de conhecimento básico na Bíblia, verá que tem muitas passagens entre os textos que se assemelham.

Recomendo demais a leitura desse clássico para todos, e, de acordo com o final do segundo livro na ordem cronológica e primeira na ordem de publicação, os irmãos ainda continuaram tendo aventuras no mundo dentro do guarda-roupas nos próximos livros.

mirianbezerra 29/11/2023

Icônico, memorável e atemporal
Eu me senti tão confortável lendo esse livro! Nárnia se tornou um lar para mim.
Adorei acompanhar as aventuras de Susana, Pedro, Edmundo e Lúcia. Cada um deles tem um espaço enorme no meu coração.
Durante o livro, os personagens (mesmo sendo crianças) enfrentam situações que os obrigam a crescer e descobrir a força que têm dentro de si. É uma lição de vida embalada em uma narrativa mágica maravilhosa!
C.S. Lewis nos ensina sobre coragem, amizade e redenção.
A escrita é muito fluída. Nem percebi as páginas passarem, e quando fui ver já tinha acabado. Ficou um gostinho de quero mais. Vou iniciar a próxima crônica de Nárnia e espero que seja tão boa quanto esta.
Recomento muito a leitura!
Jennyfer23 29/11/2023minha estante
esse livro é maravilhoso! amo Nárnia

Karen533 29/11/2023minha estante
Tô lendo ele, e até agr tô gostando bastante tbm

Aninha52 29/11/2023minha estante
tive o mesmo sentimento!! é muito confortável

zxsaturno 29/11/2023minha estante
Este livro é um conforto só!!

mirianbezerra 07/12/2023minha estante
Virou favorito!

Matheus 30/01/2021

Segunda crônica de Nárnia, a primeira com os personagens Lúcia, Pedro, Susana e Edmundo, crianças que, em meio à guerra, têm de sair de Londres devido aos ataques aéreos e são enviadas para a enorme casa de campo de um idoso, personagem este conhecido por quem ler a primeira crônica, O Sobrinho do Mago. Em um de seus infindáveis cômodos, descobre-se um guarda-roupa mágico, que tem sua origem explicada no fim da primeira crônica e que funciona como um portal para a terra de Nárnia, onde as crianças passam por momentos desafiadores em meio ao reinado de uma feiticeira cruel, que tem seu domínio colocado à prova diante do surgimento do leão Aslam.

mari1464 11/04/2021

O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa
Para o primeiro livro oficial da saga, digamos, gostei muito da introdução dos personagens e do universo, mas achei que a parte da ação em si, quando ocorre a batalha, foi meio... meh.

Não tenho muito o que falar, acho que é só isso mesmo kkk

Madu 06/01/2021

Livro com excelente exemplos para crianças, ensinando sobre cautela, coragem, lealdade, verdade e nobreza. O livro é um chamado à aventura e uma excelente obra de imaginação.

Samyra 30/12/2021

O filme até que foi fiel.
Gostei mais do livro do que do filme, isso já era de se esperar. Porém, esse livro foi muito mais que apenas um livro, ele me transportou para o ambiente em que se passava a história e me fez sentir cada alteração que tinha no ambiente. enfim, perfeito.
ibellaoliver 30/12/2021minha estante
olha? se vc já assistiu príncipe caspian, se prepara para quando ler pq o baque vai ser forte (não vou dizer em qual sentido)

Samyra 30/12/2021minha estante
Agora eu tenho um treco no coração de pura ansiedade.

ibellaoliver 01/01/2022minha estante
desculpa kkkkkk

Samyra 01/01/2022minha estante
Tudo bem. Eu vou me recuperar depois que ler o livro e ter conhecimento do que tu tá falando kkkkk

Barbara (@estantedaba) 16/09/2021

Divertido
Gostei bastante desse segundo volume das Crônicas de Narnia. Apesar da linguagem mais infantil, a história é muito bem escrita e envolvente.
Gostaria de ter descoberto quando mais nova, acredito que ficaria completamente encantada com o mundo criado por C S Lewis
Emyllaynny.Freitas 16/09/2021minha estante
Nossa, eu também senti o mesmo

Miih.... 04/04/2021

O leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa
"E aí aconteceu uma coisa muito engraçada. As crianças não tinham ouvido falar de Aslam, mas no momento em que o castor pronunciou o nome esse nome, todos se sentiram diferentes. Talvez isso já tenha acontecido a você em sonho, quando alguém lhe diz qualquer coisa que você não entende mas que, no sonho, parece ter um profundo significado ? o qual pode transformar o sonho em pesadelo ou em algo maravilhoso, tão maravilhoso que você gostaria de sonhar sempre o mesmo sonho."